FOTO: Voa o Saab Gripen E 6002 da Força Aérea Sueca
Voou pela primeira vez o caça Saab JAS39E Gripen matrícula 6002 da Força Aérea Sueca.
Este é o primeiro Gripen E sueco com o display panorâmico, os dois primeiros voaram com os três displays antigos.
Agora são cinco caças Gripen E no programa de testes de voo, incluindo um avião da Força Aérea Brasileira.
A aeronave 6002 apresenta uma nova camuflagem splinter, em três tons de cinza.
que ironia, o brasil sai da feiosa pintura camuflada e a Suécia entra…
Pintura em avião de combate não é para agradar os olhos, é para iludí-los, o mais possível…
Definitivamente, gosto é igual bunda…
Eu achei linda essa pintura camuflada !
Olá Alfredo. Também achei bem legal a camuflagem com linhas retas.
Tbm achei
Que camuflagem liiinda!!!
Também achei muito bonita!
Eu tambem achei essa camuflagem muito bonita.
Parece pintura de Sukhoi! Gostei!
Pinturas não apenas bonitas, mas extremamente funcionais!!!
Muito parecida com uma das pinturas de desenvolvimento do Su-57.
treinar como esquadrao agressor
Realmente lembra pintura do Su-57 mas em outra cor. Ficou bacana demais.
Pensei a mesma coisa
Pensei o mesmo
Curti a pintura.
O que seria do mundo se todos pensassem igual?
Prefiro aquela que melhor atenda o requisito da nossa FAB.
Viva a diversidade de opiniões!
No Brasil diversidade significa outra coisa.
Disse tudo!
Que pintura linda!!
Vou repetir, “que pintura linda!”
Gostei da pintura…esconde os “deltas” das asas e canards…..
Apesar de não existirem mais os “dogfight” fica difícil identificar o modelo….
Sergio, os americanos vão gastar cerca de US$ 6,4 bilhões para treinar seus pilotos na arena de dogfight, não vai na onda de que os combates dogfight são coisas do passado, pode ser mais difícil de acontecer, mas ainda acontece.
É igual possuir arma de fogo. Pode ser que você precise dela apenas uma vez ao longo da vida, mas quando precisar, tem que funcionar tudo perfeitamente bem.
absolutamente lindo!
A pintura com camuflagem poligonal lembra a própria camuflagem M90 das FA suecas.
Bela pintura do Gripen-E, ansioso para ver eles nos céus do país, pelos próximos 30-40 anos, gostem alguns ou não …
Conhecendo a FAB , acho que pelos próximos 70 anos…
Não concordo! Quando fizerem 70 anos vão anunciar uma modernização pela Embraer Defesa e Segurança… kkkk
uma dúvida… os gripens virão todos já completos para multirole?… ou de inicio apenas superioridade aérea? e gradualmente recebendo todas as capacidades?
https://www.aereo.jor.br/2019/09/21/primeiros-gripen-e-serao-configurados-apenas-para-missoes-ar-ar/ “As primeiras aeronaves Gripen E a serem entregues para a Força Aérea Brasileira (FAB) e para a Força Aérea Sueca estarão voltadas para a execução de missões ar-ar, como superioridade aérea e interceptação. Esta foi a prioridade estabelecida pelas duas forças. Mas isto não significa que os caças não terão outras capacidades como ar-superfície e guerra eletrônica. Elas estão incluídas tanto nos hardwares quanto nos softwares previstos para instalação nas aeronaves, e que vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos. As demais capacidades serão instaladas, ensaiadas e, consequentemente, certificadas para emprego operacional num futuro próximo. Esta ordem de prioridades na… Read more »
Obrigado pela informação!
Apenas para movimentar o fórum…
Cadê o IRST?
Também foi a primeira coisa que senti falta, acho que estamos todas ansiosos e toda foto nova que surge, já fica a vontade de ver o caça completo. O sistema IRST adotado pela SAAB para o Gripen E, ainda será o da Leonardo ? Porem gostei da pintura!
Tem várias fotos, publicadas aqui, de protótipos do Gripen E com o IRST. Normalmente não aparece nos primeiros voos mas depois são instalados.
Uma das imagens publicadas há quase seis meses:
https://www.aereo.jor.br/2019/07/10/prototipos-do-gripen-e-39-9-e-39-10-voam-juntos/
Bixo, tá aqui o IRST
Esses protótipos ainda voavam com os três monitores convencionais, depois que a SAAB adotou o WAD nos Gripens suecos não vi mais imagens de aeronaves voando com o IRST. Será que tem alguma relação de integração do IRST com o WAD?
Alguns não gostam. Já eu achei o padrão de camuflagem lindo.
E o dito radar? Já é funcional e está integrado aos demais systemas?
Não! Só vai instalar radar quando for necessário! É cada pergunta, tô dizendo…
Marcos, vc pode me indicar a fonte que afirma que o radar já está plenamente funcional e integrado aos sistemas? Eu não achei nem na Saab, nem na Selex e nem em sites internacionais especializados em defesa. Vai ser muito legal se vc conseguir isso em primeira mão para o Galante.
Ajuda ele aí, vai.
Eu gostaria de ver o padrão tático atual da FAB, mas, essa pintura eu aprovo, inclusive nos E-99M, R-99, R-35A/M e RQ-450.
Gostei da pintura. Dá um “ar belicoso” ao caça
*** Todos !!
Bela pintura, até mais bonita que a versão “pixelizada” que a FAB apresentou!
Dica de uma padronagem para a FAB?!?!?!?!
Se for, seria perfeita também para a nossa Força Aérea!
Quem sabe se é perfeita ou não, é a FAB. Mesmo aquela camo horrível do F-5 deve ter lá alguma vantagem.
Vão trocar os displays dos dois primeiros?
Engraçado.
A contratação do Gripen 39 E sabia que era para só uso da FAB, Agora temos um caça que pertence a Força Aérea Sueca.
Após sim, tendo em vista que dispõe de tecnologia tb brasileira, cabe algum ganho $$$ em divisas royeltis a empresa Brasileira.
Prezado Jorge
O Gripen NG (agora E e F) era um projeto para a Força Aérea Sueca. Depois o Brasil entrou como parceiro, recebendo transferência de tecnologia e fornecendo alguns componentes. E com montagem no Brasil após certo número de aviões montados na Suécia.
O Brasil encomendou 36 aeronaves e a Suécia creio que 60, não lembro bem.
Abraço
Você deve está confundindo com o Gripen F não é? É o modelo biposto que a Força Aérea Sueca não encomendou e que ficou a cargo do Brasil com o apoio e supervisão da SAAB, que é a dona do projeto, desenvolver.
O ganho para a AEL/Elbit se dará por ela ser a contratada para fornecer o display panorâmico mas o projeto do Gripen E/F é da SAAB e da Suécia, o Brasil sob a liderança da Embraer, com acesso aos códigos fonte, poderá desenvolver suas próprias atualizações de acordo com as necessidades da FAB.
tecnologia brasileira… KKKKK
Apenas o F (versão biposta) é só para uso da FAB, tanto é que o projeto com as adaptações está sendo desenvolvido pela Embraer D&S.
O painel WAD seria exclusivo da FAB e desenvolvido aqui pela AEL, só que a Suécia acabou gostando ( a despeito de alguns foristas) e encomendando também, então todos os Gripen suecos terão pelo menos uma tecnologia desenvolvida aqui e gerando empregos aqui, mesmo alguns dizendo que a AEL é israelense e nada sobra para os brasileiros que trabalham lá.
Ficou muito bonito. Show.
Agora, só falta a FAB assinar o segundo lote de 54 Gripen E.
90 caças, 5 Esquadrões, cada esquadrão com 1 E-99M apoiando.
Nem de perto essa quantidade seria o ideal para o nosso país. Mesmo se tratando de uma arma altamente tecnológica, essa quantidade mau daria para defender uma área do nosso Brasil. Não vou chutar uma quantidade ideal. Porém, o mínimo em minha humilde opinião seriam 10 esquadrões com 18 aeronaves cada um.
Infelizmente a perspectiva para mais lotes, hoje é praticamente nula, que significa o “enterro” das linhas de montagem, pelo menos no Brasil, pois não há “massa crítica” para justificar a manutenção de linhas de produção inativas e pessoal “chutando pombo”. É a realidade, quer alguns gostem ou não. Quero que calem minha boca, com a FAB contratando novos lotes e esses 10 esquadrões do colega D2b ainda seriam o mínimo para permitir dissuasão. Nem falamos ainda da versão naval, que não necessariamente nos obrigaria a ter um NAE de imediato. Com a flexibilidade do F-39, bases navais tambem não seriam… Read more »
Interessante notar que a pintura é simétrica, tal qual a pintura pixerizada apresentada no exemplar da FAB.
Lindaaaaa!!! das camuflagens mais lindas que já vi!!
Linda camuflagem…
Fotografei esse mesmo 6002 quando estava na linha de montagem final em setembro. Pretendo retomar o assunto e escrever uns posts sobre o Gripen/Saab neste mês. Uma espécie de “especial de fim de ano” (ao melhor estilo Roberto Carlos)
Então é navio e não avião.
Bom dia Poggio faz tempo que não ouço falar do super cruize????falava tanto nisso em determinadas discussões tem noticias sobre essa capacidade???1400kh sem acionar o pos combustão seria top demais.
Poggio, no texto fala que esse é o 4° Gripen E usado em testes de voo, incluindo o “E” brasileiro. Esse não seria o 5° E? 39-8, 39-9, 39-10, 6001 (brasileiro) e agora o 6002?
Sim, Flanker, são cinco Gripen E nos testes de voo. Corrigimos o texto, obrigado. Abs!
Linda camuflagem, agressiva, digna de um caça puro sangue! Espero que seja adequada ao nosso TO e adotada pela FAB.
Mais uma da série:noticias para não esquecer do Grippen..
Interessante, não me recordo de ter visto anteriormente esse padrão. Quebrou bem as linhas da aeronave.
Suecos são suecos e brasileiros são brasileiros!
Cada qual com seu qual!
Nada à ver com a “nossa camuflagem”!!
Prefiro esta pintura.
Tem certeza? Bom, gosto não se discute…
Essa camuflagem da década de 40 pode abrir o precedente para os alemães camuflarem os Typhoon os seus também mesmo período!
Só digo isso:
Esse avião é lindo !! O Brasil mais poderoso ….
Pintura linda hein…chique…
E uma bela nave!
Bonitão!!!
Vestiram o Gripen de M90 e ele ficou lindão.
Achei feia a pintura.
Se camuflagem é pra dificultar a visualização, ppr que cada país usa uma diferente?
Os russos adoram o azul bebê…
Mistura tons de amarelo e verde. Com o branco do nariz e o preto do canopi.
a pintura ficou mais bonita do que o gripens da FAB.
Pintura maravilhosa!!
Aff… O céu é mais lindo que qualquer uma das pinturas desses caças!!
(Lá vem… fogo no parquinho! Rsrsr….)
Simplesmente LINDA essa pintura. Para mim, até parece outro Caça. Camuflou mesmo, cumprindo a finalidade!
LINDO!
Cada comentário… Camuflagem em avião é para disfarçar o avião no solo! Não no ar!
??????????
.
Então explica pra nós esse esquema, em que algumas forças pelo mundo pintam um “cockpit fake” em suas aeronaves:
.
essa pintura da “bug” até na gente…. rsrsrs
Seria legal a FAB usar este esquema de camuflagem reto com as cores da camuflagem dela nos Gripen’s, só não sei se seria funcional/útil .
Camuflagem baseada no padrão de camuflagem dos uniformes da Força Aérea Sueca, porém em tons de cinza. Excelente idéia e belíssima, única e moderna camuflagem.
Esta pintura me lembra os navios da I e II GGM. Aquelas camuflagens. Atrapalham muito em caso de contato visual
Achei lindão !!!!
Duas perguntas: essa pintura tem material absorvente de ondas eletromagnéticas? Desmancha se molhar com espuma de extintor como o revestimento dos F-35 na Holanda?
Na minha opinião camuflagem de avião serve para quando estiver no solo, no ar não serve para muita coisa, só antes da invenção do radar ou do IRST serviria. No nosso caso até teriamos que pensar que cores seriam melhores, porque o nosso pais é enorme e o solo tem cores diferentes no sul, no centro, no norte e no nordeste, o melhor seria optar por algum tom leve meio esverdeado com apliques de cor camurça e alguma outra cor. Bem, esse é um detalhe da FAB, que faça a escolha mais apropriada. De uma coisa não tenho duvida, esse… Read more »
Com 36 unidades e provavelmente disponibilidade de 30%? Defender o que? O bairro da Lapa?
Linda camuflagem! Aí quando chegarem no Brasil vão meter aquela camuflagem que mais parece um sapo cururu. Mas vai ter gente defendendo o “padrão” da FAB, pois é pra “defender” a Amazônia.
Moro em Belém e pra não dizer que nunca vi um caça de perto fui ao aniversário da base aérea em 2005 onde vi de perto um mirage.
“Miragens” é o que não faltam no Brasil. Desculpe mas não pude resistir.
Bom pessoal, o papo tá bom mas vou sair. Tenho um curso na paulista e o waze ja avisou que o transito esta parado.