VÍDEO: Sukhoi Su-27 Flanker da Ucrânia
Um Su-27 Flanker filmado em voo por uma equipe a bordo de um Skyvan da SKY FORCE, durante o LOTOS Aerobaltic Gdynia 2019 Airshow.
A Ucrânia tem 70 caças Su-27 em seu inventário e em março de 2019, 34 aviões estavam operacionais.
O Sukhoi Su-27 (russo: Сухой Су-27; designação na OTAN: Flanker) é um avião de combate supermanobrável de origem soviética de dois motores, projetado pela Sukhoi. O objetivo do avião era competir diretamente com os grandes caças de quarta geração dos Estados Unidos, como o Grumman F-14 Tomcat e o F-15 Eagle, com alcance de 3.530 quilômetros (1.910 milhas náuticas), grande quantidade de munição, aviônicos sofisticados e alta manobrabilidade.
O Su-27 foi projetado para missões de superioridade aérea e as variantes subseqüentes são capazes de executar quase todas as operações de guerra aérea. Foi projetado com o Mikoyan MiG-29 como complemento.
O Su-27 entrou em serviço com as Forças Aéreas Soviéticas em 1985. O principal papel era a defesa aérea de longo alcance contra os bombardeiros americanos B-1B e B-52G/H, protegendo a costa soviética contra os porta-aviões e fazendo escoltas de caça de longo alcance para os bombardeiros pesados soviéticos como o Tu-95 “Bear”, Tu-22M “Backfire” e Tu-160 “Blackjack”.
Existem vários desenvolvimentos relacionados ao design do Su-27. O Su-30 é um caça biposto e duplo papel para missões de interdição profunda para todos os climas, em missões ar-ar e ar-superfície.
O Su-33 ‘Flanker-D’ é um interceptador de defesa de frota naval para uso em porta-aviões. Outras versões incluem a variante de ataque/caça-bombardeiro Su-34 ‘Fullback’ de dois lugares, e o Su-35 ‘Flanker-E’ melhorado, para a superioridade aérea e o caça multifuncional. O Shenyang J-11 é uma versão chinesa do Su-27, construída sob licença.