Finlândia inicia testes de caças em janeiro de 2020
O programa de substituição de caças HX (HX-FRP, HX significa substituição do Hornet com aeronaves candidatas X) entrará na próxima fase, chamada HX Challenge, onde os respectivos fabricantes levarão seus aviões de teste à base aérea finlandesa Tampere/Pirkkala. Cada fabricante terá cinco dias para executar todos os cenários de teste necessários.
O período de teste para os respectivos fabricantes é definido da seguinte forma:
- 09-01/17-01-2020: Eurofighter Typhoon
- 20-01/28-01-2020: Dassault Rafale
- 29-01/06-02-2020: Saab 39 Gripen NG
- 07-02/17-02-2020: F-35A Lightning II
- 18-02/26-02-2020: F/A-18 Super Hornet
O objetivo do Programa de Substituição de Caças HX da Finlândia é substituir a frota de aeronaves de caçaS F-18C/D Hornet da Ilmavoimat (Força Aérea Finlandesa). A vida útil planejada dos F-18C/D Hornets terminará em 2030. As aeronaves foram comissionadas entre 1995 e 2000. Pedidos de informações foram enviados durante o período governamental 2015-2019.
As aeronaves de combate multifuncionais das quais foram recebidas respostas foram Boeing F/A-18 Super Hornet, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-35 Lightning II e Saab 39 Gripen NG. No segundo semestre de 2019, foi enviado um pedido mais detalhado aos respectivos fabricantes.
A segunda fase das negociações terminará em 2020, quando serão solicitadas ofertas finais aos fabricantes. O governo tomará uma decisão sobre o sucessor do Hornet em 2021.
FONTE: Ilmavoimat – Flygvapnet – Força Aérea Finlandesa
Torço para que dê Gripen apesar de ter em conta que o SH é também um candidato muito forte para a Ilmavoimat
Tambem torço pelo Gripen por ser diferente dos demais, uma jogada ousada da Finlândia
mas, acho que o SH seria a escolha mais tranquila por causa do uso do F-18 pelo País.
Resta-nos esperar por detalhes desses testes e ver se a SAAB terá condições de participar, levando em conta o nível de desenvolvimento dos protótipos que estão sendo ensaiados. Algum novo Gripen E saindo do forno, após o brasileiro?
Eu acho q vai dar é f35
Chances de escolha:
F-35A Lightning II- 50% (único de quinta geração)
F/A-18 Super Hornet- 20% (já possui histórico de utilização pela Finlândia)
Eurofighter Typhoon – 10% (alto custo de operação e atualização)
Dassault Rafale- 10% (alto custo de operação e manutenção)
Saab 39 Gripen NG- 10% (mono turbina e menor dos vetor)
Há outros fatores a se considerar. Por exemplo: o F-35 é bem carinho de operar.
Não mais que os bimotores Typhoon e Rafale
E tem o revestimento stealth, que custa um milhão de rins por cada retoque, e cuja vida útil é mais curta que um coice de bacorinho. Mas os que você citou também custam os tubos. Por isso, acho que F/A-18 seria o mais equilibrado para o caso em questão, e talvez o Gripen tivesse uma boa chance, visto a proximidade dos dois países.
Aposto que eles receberão a última aeronave antes do Brasil receber a primeira.
Aposto que você nunca viu o cronograma de entregas do Gripen e nem as notícias que são divulgadas sobre a produção do caça.
Extrai já estão um mês atrasados, a primeira já foi entregue, está auxiliando nos testes de certificação.
Tem caboclo que tem prazer em postar m….!!
Apesar de escrito aqui que o F-35 é um fortissímo candidato por ser o único de quinta geração pesa contra o mesmo o histórico de problemas enfrentado pelo mesmo. Porém como também rola um lobby muito forte pelos bastidores, tudo é incerto. Infelizmente concordo com que escreveram que o Gripen é o que menos tem chance, apesar de bater de frente com todos, ele é monomotor (O único de todos) e isso pesa para países que operam bimotor. Mas vamos esperar… Peguem sua pipoca e assistam…
Todos os problemas já foram superados, e quanto aos seus concorrentes, todos estarão obsoletos em pouquíssimos anos…
Luiz,
“ele é monomotor (O único de todos) e isso pesa para países que operam bimotor”.
Pense por um segundo no que vc escreveu…
Não é o único pois o F-35 também é monomotor.
A Finlândia tem proximidade política e cultural com a Suécia mas também tem longa tradição de uso do F-18 americano. Acho mais difícil para o Rafale e o Typhoon. A relação custo x benefício aponta para o F-18 e Gripen, mas a extensa fronteira com a Rússia que está cada vez mais ousada em seus voos sobre a fronteira podem fazer pender a balança para o F-35, apesar de este não ser talhado para a missão de interceptação. Acho que o aparelho mais equilibrado seria o Gripen E/F.
10 anos antes dos Hornets darem baixa. Isto se chama planejamento.
Fora o poder de negociação por não estar com a corda no pescoço.
Aposto 20 pila ou 20 mangos (não sei a moeda de vcs…kkk) na continuação da plataforma Hornet.
Torço pro Gripen, mas acredito que vai dar SH nessa.
Acredito que os favoritos serão o Gripen e o SH. O SH por questões óbvias, e o Gripen pelo menor custo de aquisição e manutenção, proximidade física com a Suécia que deve garantir alguma vantagem logística e/ou operacional, histórico de operação de aviões suecos pela Finlândia (com o Draken), além de ter sido projetado basicamente para aquele cenário com a mesma ameaça em comum.
A imagem dessa matéria lembra essa nostalgia aqui:https://http2.mlstatic.com/revista-forca-aerea-n34-fx-a-reta-final-D_NQ_NP_975708-MLB26766983281_022018-F.webp
2004
Ah, se soubessem que ainda tinha muita novela pela frente antes dessa “reta final”…
Queria ler essa revista, só pra saber qual era o caça em que tinham apostado como favorito na época.
Willber, eu tenho essa revista, geralmente eles ficavam em cima do muro, a revista tinha patrocínio de todos os finalistas do F-X, ficaria chato apontar um favorito, mas eu acho que no fundo eles apostavam no Mirage 2000BR por causa da parceria com a Embraer.
Imagino uma pessoa de 2004 dizendo que, em alguns anos, o Gripen venceria o F-16 e o SH.
O da esquerda inferior perdeu pro da direita superior, contrariada a Embraer trabalhou pra melar o certame.
F/A-18 Super Hornet.
A briga se dará entre os 3 de cima, mais exatamente entre o do centro e o da direita.
Esse da esquerda é um fanfarrão, qndo a coisa apertar ele dará um jeitinho de escapulir.
Os 2 de baixo estão ai somente pra figuração.
Estou torcendo para dar Gripen
Olha… agora com o preço do F-35 em queda, com a grande probabilidade de escala de produção sem precedentes nos jatos pós anos 80, desde o F-16, só não compraria, se autorizado for, o F-35, um país que não sabe resolver sua defesa…