VÍDEO: TUCANO 35 – Documentário
O dia 29 de setembro de 2018 marcou os 35 anos de operação de um avião que se tornou um marco na história da Força Aérea Brasileira e de mais 15 nações no mundo que operaram o treinador turboélice avançado da EMBRAER.
Em alguns países serviu apenas como treinador, em outros também como plataforma de ataque e até mesmo caça garantindo a soberania do espaço aéreo. Já no Brasil, além de cumprir todas essas missões, serviu por quase 30 anos na famosa Esquadrilha da Fumaça.
O Tucano mudou a forma de treinamento intermediário e avançado no mundo. Quando todos voavam jatos, a EMBRAER apostou num novo modelo de treinamento que seria mais eficaz e com custo muito mais baixo de aquisição e operação.
Entretanto, tinha assentos ejetáveis, com instrutor e aluno sentando um na frente do outro ao invés da configuração lado a lado. O aluno completava o curso avançado utilizando 20% a menos das horas de voo se comparado a um jato.
Tinha um cockpit semelhante aos dos caças de 3ª geração da sua época, o que facilitava em muito a conversão do piloto militar para a aviação supersônica. Através de simples procedimentos era possível fazer o acionamento do motor. Uma única manete controlava a sua potência. Era um turboélice com alma de jato!
A história do Tucano é contada através de um documentário de mais de 100 minutos de duração, feito por iniciativa do jornalista e fotógrafo João Paulo Zeitoun Moralez, que foi lançado e disponibilizado gratuitamente em alta resolução na internet em 29 de setembro de 2018 – 35 anos depois de entrar em serviço na Força Aérea Brasileira.
Um time de ases como o Coronel Aparecido Camazano Alamino, Ary Guilherme Leber, Celso Luis Cardoso Vilarinho, Ruy Flemming e Ozires Silva estão presentes no documentário.
Assisti à esse documentário já umas duas vezes. Muito bom e não poderia recomendar o suficiente.
Além de treinador era um excelente avião de ataque ao qual provou muitos das táticas de ataque em esquadrilhas como 2å ELO (Segunda Esquadrilha de Ligação e Observação) bem como em outros esquadrões. Tais táticas deram base para saber o que precisar ser melhorado e criaram o A-29 Super Tucano. Meus parabéns ao Poder Aéreo em dar destaque à essa magnifica aeronave brasileira.
O tucano é um triunfo aeronáutico brasileiro.
Já vi este documentário muito bom, uma verdadeira aula a respeito do Tucano!
Sempre que vejo esta aeronave penso pq a Embraer não ofereceu uma versão civil, esportiva, para gente aba$tada que poderia comprá-lo como compra Ferraris. É uma aeronave de linhas belíssimas que não faria feio no mercado civil.
Sei que existem alguns Shorts Tucano em mãos civis. Inclusive pelo menos um com glass cockpit e tudo.
Por culpa do Neri, primeira vez que um tucano matou uma vaca ???, excelente documentário, já podem ir preparando um para a despedida dos F5…
Sensacional! Vale a pena ser visto e revisto!
Muito bom. Parabéns pela reportagem.
Nelson Rodrigues disse que o brasileiro vaia até minuto de silêncio. Queria ver a cara do sujeito que entrou aqui para negativar tudo, da matéria até respostas aos comentários, todos com UM voto negativo.
Acho que está faltando algo em sua vida.
Meu caro, muito provavelmente a vida dele é o sputinik!!! Abraços e salve Nelson Rodrigues, salve os idealistas e visionários da Embraer!!!
O design do Tucano é quase atemporal…Parece que os anos passam e ele não deixa de ser moderno e elegante!
Sensacional!!!
Muito bom o documentário!!!! O empenho das pessoas envolvidas sensacional!!!!
Show… Uma dúvida, haveria possibilidade de tornar o tucano um avião com turbinas ao invés de turbo hélice sem ter que mexer muito em seu designer ??
Não Pavan, não há. Ele foi projetado desde o início para ser turboélice e seria necessário reprojetar a aeronave inteira.
Tenho um amigo que era ex-RAF que disse que se o Tucano fosse um jato, teria sido a aeronave perfeita pois foi o avião mais ‘macio’ e de melhor resposta que ele pilotou. Claro que ele o disse como elogio em forma de comparativo grosseiro, mas serve para ilustrar como mesmo o Shorts Tucano, que era um Tucano um pouco modificado, ainda era um baita treinador.
Obrigado pelo retorno Leandro…
Pavan, o Tucano foi feito para substituir um jato de treinamento, o Cessna T-37. A vantagem do Tucano é justamente ser turboélice e voar como um jato.
Fosse um bimotor, o ponto de equilíbrio e peso até daria, mas motor na frente deixa impossivel. Já vi ensaios para Picara, mas motor na frente não tem jeito não…mas também para que? Quando vc olha o peso, material e potência, o bicho já está quase na perfeição…..lente que é a razão peso potencial e economia que importam
Assisti o documentário, Show!!!! Deveria passar na TV aberta para saber que mesmo com todas as dificuldades, há brasileiros empenhados no desenvolvimento e avanço do nosso país!!! Outra coisa, porque essa vontade sem sentido de negativar todos os comentários que fazemos?
Mas para muita gente, jamais deveríamos ter construído o tucano, ou bandeirante, ou Astros.
São tecnologias muito complexas e caras…
Países pequenos como Suécia não pode desenvolver projetos de submarinos, mísseis, caças.
Países como a África do sul não podem desenvolver mísseis de 5@ geração.
Países como a Turquia não podem fabricar helicópteros de ataque.
Em inglês, quando se quer falar de algo muito avançado, fala-se em “Rocket science”.
Por sinal por volta de 1970, nos estados unidos, vendiam-se kits de foguetes para montar e lançar.
Isso há 50 anos…
Foi um privilégio poder ajudar o João Moralez nos seus livros sobre o T-27 e o A-29. Participei, também, do bate papo online no apto do Flemming, meu 4° ano na AFA, sobre o T-27. Recomendo a leitura do livro sobre o A-29. Nele conhecerão a verdade sobre a origem do projeto.
Quanto à vaca, fiz o que pude. Tinha que dar aquele Tiro de Aviso.
O tiro de aviso só poderia ter sido dado na vaca mesmo. O que era feito antes da lei do abate? Deixar o camarada ir embora simplesmente?
Sim, simples assim.
O documentário é excelente e muito emocionante. O que chama atenção são os depoimentos dos militares e profissionais, que participaram do desenvolvimento do projeto, são exemplos de dedicação, perseverança e competência. Tem toda razão o Cel Oziris, somos um povo com baixa auto estima e não acreditamos em nosso potencial. A Historia do avião e daqueles que o projetaram é um exemplo que merece ser compartilhado, principalmente em tempos como o que atravessamos.
Parabéns a EMBRAER e a FAB que apostaram nesse projeto que tem dado muito certo.
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