Qual é a função da chave ‘WAR/PEACE’ no painel do Gripen?
O moderno cockpit e painel do caça Saab JAS 39C Gripen possui uma série de botões e interruptores para ativação e desativação de vários equipamentos.
Os mais atentos podem observar que no painel lateral à direita existe um interruptor com as posições WAR e PEACE, com a última posição sendo a default.
Aparentemente, esse interruptor “desbloqueia” uma série de aprimoramentos de desempenho que normalmente não são usados, a menos que seja absolutamente necessário, possivelmente para evitar o desgaste da aeronave.
Diz-se que o interruptor quando colocado na posição WAR libera as capacidades máximas dos sistemas do Gripen, incluindo o motor. Mais empuxo, maior alcance de detecção de radar etc.
Segundo algumas fontes, a configuração WAR aumentaria o desempenho do Gripen em 30%, liberando o avião a ultrapassar o AoA máximo e o limite de +9G para manobras, podendo atingir até +12 G, o que pode ser útil para escapar de mísseis.
Outras fontes dizem que o interruptor WAR/PEACE acionaria também “características adicionais”, como o poderoso “jammer” do avião, que torna a detecção do Gripen mais difícil para os radares inimigos.
Essa última foto da ave é belíssima!
Kings negativou porque não é avião chinês ou russo.
kkkkkkkkkk
Nem americano.
Já foi para minha tela de fundo! Avião bonito da porra!
Se o piloto precisar executar uma manobra de 12Gs para escapar de um míssil é porque ele provavelmente já vai ser derrubado… Misseis modernos superam com extrema facilidade os seus 30Gs e dentro do seu NEZ o piloto pode virar uma bailarina com a aeronave que ele dificilmente vai escapar. Oque faria a diferença mesmo seria os chaff/flares e ECM. Fora da NEZ em distancias mais longas manobras fazem o trabalho (mas não se para de usar chaff/flares e ECM, obvio) porque o míssil não vai ter energia/velocidade para acompanhar ele, mas ai também ele não vai precisar puxar 12Gs… Read more »
Não é bem assim Victor. O raio de uma curva de 9 ou 12G varia bastante de acordo com a velocidade. Mesmo um míssil IR super ágil de 5ª geração, precisa fazer uma curva “quadrada” à baixas velocidades e no início do lançamento, porque ao atingir a velocidade máxima (mach 2 ou 3, depende do míssil) os 50G que ele pode puxar não significam um curva extremamente apertada. Mísseis BVR são ainda menos ágeis, e quando lançados de longe, só tem chance de 100% contra um alvo que não sabe que ele está chegando. Um alvo que manobre para baixo… Read more »
BVR missiles don’t always fly by inertia
Eg
Solid fuel ducted ramjet propelled missiles retains near constant thrust throughout flight eg meteor.
Dual pulse motor propelled missiles fires the 2nd pulse when within terminal to regain required optimal velocity to successfully engage the target eg I derby.
SFDR better than dual pulse, dual pulse better than rocket motor.
A função ‘Peace’ habilita os MFDs à mostrarem um belo repertório de piadinhas e trocadilhos atualizados de acordo com a posição geográfica do Gripen para o caso de interações via rádio com controladores e outras aeronaves originárias daquela região específica, enquanto a função ‘WAR’ habilita os mesmos MFD’s com xingamentos e ofensas, claro.
Achei que não fosse mistério 😛
Tipo o botão turbo que tinha no meu antigo 386
Sabe o que é hard? É eu me lembrar desse botão. Estamos velhos, meu amigo…
Puxa vida. O meu 386, saia de 36 para 40 com o turbo acionado.
A real revolução do 386 foi com o co-processador matemático hehehehehe
Tipo o botão do ar condicionado do meu antigo Fiat Palio 1.0. Na hora da subida era só desligar o ar que o carro voava!!! kkkkkk
O motor FIASA nunca voava Marcelo e bebia mais que eu.
Ele era bem resistente mas carecia de torque.
🙂 boa
Hahaha, lembrei disso tambem, e daquelas capinhas de plastico que a gente cobria tudo quando desligava o pc
Os caças a reação possuem potência militar de emergência? Sei que alguns caças a pistão da IIGM possuiam.
O MiG-21bis, com o motor Tumansky R-25, passava de 6.985 para 9.870 kgf de empuxo por 3 minutos, em emergência de guerra.
É sabido que os MiG-29 alemães tinha potência reduzida para aumentar a longevidade do motor. Pode ser que tal medida seja adotada em outras forças, vai saber.
Obrigado, Clésio.
Alemães voaram Mig-29?
Sim, herdaram da Alemanha Oriental.
Acharam um excelente dogfighter para defesa aérea de curto alcance e conseguiu umas belas vitórias contra caças ocidentais em treinamentos, fora isso não fazia praticamente nada direito.
Venderam para a polonia pelo preço simbólico de 1 euro cada.
antiga Alemanha oriental
A ocidental também depois que caiu o muro.
Depois q caiu o muro não tinha mais Alemanha Oriental ou Ocidental. Foram unificadas novamente como Alemanha.?
Verdade.
Nos Su-27S é possível desligar o fly-by-wire e pegar a aeronave na mão, inclusive possibilitando aquelas famosas manobras dos shows aéreos, será que seria possível no Gripen?
Pergunto se o 39 seria capaz de executar uma manobra como a cobra.
Não sei se o cobra exatamente, mas algumas fontes informam um angulo de ataque máximo em torno dos 70 a 80° (It is capable of flying at a 70–80 degrees angle of attack) wikipédia Eng.
Nunca percebi nada próximo disso em apresentações públicas então tenho quase certeza que existe algum grau de “controle relaxado” que pode ser ativado caso exista a necessidade.
O Gripen não sei dizer, mas o Draken “avô” do Gripen já conseguia fazer. Tem até vídeo no YT.
Apesar de impressionante, essa manobra não tem a menor relevância ou importância em um combate aéreo, a não ser se o piloto queira se suicidar!!!
Ai depende se o combate será na arena BVR ou não. Fato que no vídeo de dogfighter entre rafale e F-22 precisou de duas curvas pra velocidade cair de 500 pra 90 (unidades do hud do rafale). E olha que o Rafale é reconhecidamente um caça capaz de guardar energia.
Não é bem assim Marcelo. Num combate real vale tudo. A cobra pode ser executada em qualquer direção, não apenas para cima como nos shows aéreos. Se for o caso de passar dos 30 graus de AOA garantir a vitória, qualquer piloto usará o recurso para derrotar o oponente e sair vivo.
Desligar 100% o FBW não, pois não existe ligação mecânica entre os comandos e as superfícies de controle.
O que pode ser feito é desligar a limitação eletrônica de certas coisas, como ângulo de ataque e G máximo. E isso é possível até no F-16. Imagino que seja algo padrão em todos os caças FBW.
acabei de postar usando uma expressão que acredito que descreva melhor, “controle relaxado” rsrsrs.
Tenho a impressão que mesmo nas demonstrações públicas o 39 pode executar manobras mais ousadas. Quanto ao cobra, independentemente da testosterona que nos cabe, seria a quebra de um tabu, com certeza.
It believe that’s related to training and combat mode with respect to sub systems involved in active emissions and passive receptions.
During peace missions like training with friendly countries fighters etc or even during operational missions like CAPs in the vicinity of hostile airspace , there is 100% probability of falling prey to premeditated probing friendly or hostile ELINT / SIGINT detectors through their active or passive detectors or both.
The said war / peace switch counters that IMO.
Adding…….. Operational frequencies of both emitters and receivers is a closely guarded secret , if found out handicaps the EW capabilities of the aircraft and increases the ECM / EW capabilities of the adversaries or friends who stole it. Threat library of frequencies of EW systems of a aircraft is constantly updated with latest recorded data captured from hostile aircrafts even during peacetime. One reason why IAF did not allow the SU30 to fire their R77 at DMAX-1 because that would have exposed the radars guiding frequency and that too without any possibility of confirmed kill firing solution. The PAF… Read more »
AMRAAM has been fired several times in combat and exercises and the Su-30MKI’s electronic warfare system is Israeli, it is very possible that they already have AMRAAM guidance frequencies.
AMRAAM já foi disparado várias vezes em combate e exercícios e o sistema de guerra eletrônica dos Su-30MKI é israelense, é muito possível que eles já tenham as frequência de orientação do AMRAAM..
And they may have stolen these information from the Pakistanis.
E podem ter roubado essas informações dos paquistaneses também
I believe you are right.
Que irado! “War… it’s fantastic”
Falando de painel e controle a única observação que faço é a de que talvez os projetistas tenham perdido a oportunidade de implantação de um manche lateral ao invés do central como no 35 e o Dassault.
Uma vez sentei numa Ferrari, no volante tinha uma chave seletora com as funções Fun, Race, e F-1 guardada as devidas proporções deve ser mais ou menos, na hora que o pau tora, muda pro WAR e utiliza todo o potencial do avião.
Abrir para + 12 G é uma realidade no Rafale e eu acredito também que seja no Gripen, porém sugerem-se tempos pequenos de uso, ou seja não sair fazendo manobras nesse limite a toa, apenas em emergências e por pouco tempo para não causar danos extruturais. Nesse caso se asume o limite real da extrutura sem a margem de segurança que em geral limita os dois em + 9 G. De certa forma esses dados não são divulgados ao público em geral, mas sempre escapa alguma coisa.
“The WAR setting boast the Gripen performance by 30% and it could attain +12 G”
12 G? Tem que ter um botão desse no piloto tambem para ele não desmaiar…
Agora sei o q q os grupens suecos fizeram no combate simulado contra os Typhoon da Luftwaffe, para dar aquela “surra neles.
Cade o display brasileiro?
Valdez, esse é um Gripen C…