Su-30SM

Sukhoi Su-30SM

O Regimento de Caças do Distrito Militar Ocidental da Rússia receberá um lote de caças Su-30SM em encomenda de defesa do estado com um motor modernizado.

Um lote de caças está planejado para entrega em 2021. As novas aeronaves serão equipadas com os mais modernos motores AL-41F-1C.

Até o momento, tais motores são instalados nas aeronaves de produção Su-35S de geração 4++.

O caça multifunção Su-30SM altamente manobrável foi desenvolvido pelo Sukhoi Design Bureau e está comercialmente disponível na Irkutsk Aviation Plant, uma filial da Irkut Corporation.

O caça biposto Su-30SM tem super manobrabilidade, é equipado com um radar phased array, motores com controle de empuxo vetorial e canards. É capaz de usar armas modernas e avançadas de alta precisão ar-ar e ar-terra.

O novo motor é um turbojato de duplo circuito com dois eixos e design modular com controle de empuxo vetorial e um regulador digital integrado. O desempenho do motor é aprimorado com o uso de um novo compressor de baixa pressão com maior fluxo de ar, além de uma nova turbina com um sistema de resfriamento de palhetas mais eficiente.

Motor AL-41F-1C

FONTE: Ministério da Defesa da Federação Russa

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Máquina fantástica.

Rafael Coimbra

Esse “F-15E” com 20 anos de atraso é bem bonitinho mesmo!

Leo

Desculpa a grosseria, mas você só pode estar dr sacanagem né? Fanboyzismos à parte você está tecnicamente sendo leviano, tenho a mais absoluta certeza que qualquer piloto de F-15E se tiver que enfrentar um SU-30 num cenário real, no mínimo respeita, se não é que ele teme. Fala sério, são duas máquinas em reais condições de vitórias.

Denis

O F-15 continua sendo formidável, até hoje, apesar das limitações impostas pela geração. Mesmo se o Su-30 fosse o que você diz, não seria necessariamente um demérito.

Mauro Cambuquira

Comentário de Facebook. A Trilogia se esforça para trazer material de leitura de qualidade e pérolas ainda podem ser acrescentadas ao nosso enriquecimento intelectual. Tem que rir.

Leo Neves

Provavelmente bem melhor que o motor Chinês que vai equipar o J-20.

Chris

Sim… Mas talvez não por muito tempo !

Andou saindo noticias mencionando o altissimo endividamento dos fabricantes militares na Rússia e dos problemas que estão enfrentando pelos sansões ocidentais, que estão limitando a oferta de peças !

Leo Neves

Só acredito nisso quando ver fábricas fechando . Fora isso essa notícia não tem muito fundamento.

Rafael Coimbra

E os kings das vida sonhando com Drones super modernos etc… não vai ter pecinha nem para hoje…

paddy mayne

Eles estão desesperados para copiar… O ponto mais fraco do J-20 é a motorização, isso é notório.

Brunow Basillio

Este “C” no final não seria um “S” pois tem o AL-41-F1S e o AL-41-F1..
Motor bem mais potentes que os atuais AL-31FP..

ScudB

Exato : АЛ-41Ф-1С = AL-41F-1S

Theo Gatos

Também acho! Do cirílico “C” tem sim de “S”… Mas tem que ver como o próprio fabricante anuncia nos materiais em inglês…
.
Sds

Sargento Pincel

Pergunta… Existem caças russos com apenas um motor? Se a resposta é não… A razão é por causa da doutrina ou baixa eficiência/confiabilidade dos mesmos? Se a resposta é Sim… Os quais são modernos e de alto padrão tecnológico?

DOUGLAS TARGINO

Eu acho que deve ser mais pela logística de ir mais longe e levar mais armamentos!

Sargento Pincel

Resumindo dois motores, dobro de manutenção e dobro de consumo… apenas para ter 1 ou 2 hardpoints e levar meia tonelada a mais??? Sem contar velocidade maxima e supercruizer sem pos combustão??? Acho que é por falta de qualidade mesmo…

Brunow Basillio

“Acho que deve ser por falta de qualidade mesmo”

Na sua lógica Rafale, Typhoon, F-15, F-22,F-18 não presta, só por ser bimotor…

Sargento Pincel

Não Não… so me espanta a Russia nao ter uma plataforma de baixo custo operacional com rendimento bom/aceitavel… tipo F16 ou Gripens… Os SU-35 como os rafales e Typhoon são excepcionais, porem Russos contam apenas com a megalomania para apresentar projetos que prestam.

Mirade

Lembrando que o F-16 foi tipo uma resposta americana as lições aprendidas na Guerra do Vietnã onde caças bimotores F-4 apanhavam de MiGs-17 e MiG-21 monomotores. A opção por dois motores deve ter sido racional pois eles produziram ainda o MiG-23/27 monomotor pois teria o dobro de potencia e em caso de perda de um dos motores voaria monomotor.

André

Mirade, de acordo com o migflug, o f4, no Vietnã, teve 155 vitórias e 41 derrotas em combates aéreos, com ainda quase 500 aeronaves tendo sido perdidas para fogo antiaéreo.

O mig21 teve 85 vitórias e 95 derrotas em combate aéreo.

No Vietnã os aviões americanos tomaram coro das baterias antiaéreas. Em combates aéreos foram bem superiores.

Evgeniy (RF).

Sargento Pincel
Não Não… so me espanta a Russia nao ter uma plataforma de baixo custo operacional com rendimento bom/aceitavel… tipo F16 ou Gripens… Os SU-35 como os rafales e Typhoon são excepcionais, porem Russos contam apenas com a megalomania para apresentar projetos que prestam.

——-

A resposta é muito simples. Na época da criação do MiG-29, não havia nenhum mecanismo promissor poderoso que ajudasse a criar um caça monomotor adequado.
F-16 e Grppen, não tão barato. O J-17 será barato.

fico só observando

Alguém parou para pensar no tamanho da RUSSIA ?

Cristiano de Aquino Campos

Se e assim então todos os cacas ocidentais como os F-14, F-15, F-22, rafale e o eurofither, devem ser igualmente deficitários.

Wilson Lobe Junior

O Mig 21 e vários outros caças Russos tinham um só motor, não é por falta de comfiabilidade que eles agora aptam por caças de dois motores.

Rafael Coimbra

Mig 21.. 23.. 27.. su7 … 22…. todos 1 motor…. Junta tudo não da 1 F-16A …. Fato, não opinião…

Brunow Basillio

Posso estar enganado mas os últimos com um motor foram Mig-21/23/27..

Otto Lima

Os jatos de ataque Su-7 e Su-17/20/22 também eram monomotores.

Space jockey

O tamanho do país deve levar em conta.

Pedro

Em 1996 o Ministério da Defesa da Russia deu baixa em todos os jatos de combate monomotores, tendo o Mi-23, Mig-27 e Su-17 aposentados. As razões não são muito claras e conhecidas, ja que os aparelhos estavam defasados e desde fins dos anos 80 sem manutenção adequada e qualquer atualização. Como o $ estava curto, a FA teve que ser enxugada e preferiu-se dar foco nos aviões mais novos, que todos eles eram bimotores. Detalhe: nesse corte, também foi retirado de serviço o Mig-25 que era bimotor. Importante é o fato de que o ultimo projeto de caça monomotor Russo… Read more »

Delfim

Talvez o problema estivesse nas asas enflecháveis, um dispositivo caro e questionável.
O B-1 está em maior parte de sua frota groundeado. Culpa das asas ?

Pedro

Su-24 tambem tem asas de geometria e é usado ate hoje. O mesmo vale ao Tu-22M e ao Tu-160.

Mirade

E o Tornado também.

Otto Lima

Interessante notar que os chineses também têm dado preferência a caças bimotores, com exceção do multifuncional J-10, do veterano J-7 (derivado do MiG-21) e dos derivados deste último. Os caças de 5ª geração J-20 (operacional) e J-31 (em desenvolvimento) são bimotores, assim como o J-11 (derivado do Su-27), o J-15 (derivado do Su-33 utilizado pela marinha chinesa em seus NAe) e os antigos J-8, J-8II e Q-5 (jato de ataque desenvolvido a partir do MiG-19).

Almeida

Se o problema fosse confiabilidade dos motores russos os chineses não estariam usando os mesmos nos caças J-10 (motor do Su-30) e JF-17 (motor do Mig-29).

Entusiasta Militar

Eu nao sou especialista aeroespacial mas meu palpite, acho que num ranking mundial ficaria assim:

1) EUA
2) RUSSIA
3) SUÉCIA
4) FRANÇA
5) REINO UNIDO
6) ITALIA
7) JAPÃO
8) COREIA DO SUL
9) INDIA
10) BRASIL
665) Lego Aerospace
666) china

bem por ai … fui imparcial já que sou fã dos caças russos

Carlos Campos

Motor bonito, não sei qual as melhorias, mas acho interessante a Rússia conseguir ser um dos grandes fabricantes de turbina e não chegar perto do PW, GE e RR em fatia de mercado

Brunow Basillio

Rússia vende muitos motores para os Chineses e indianos, mas tudo é no silêncio, a algum tempo atrás venderam 399 AL-31FN para eles, e os motores do J-17 e um RD-33 modificado, chamado de RD-93..
Em termo de potência este motor e bem mais potente que os F100-PW-229 do F-15 , mas em termo de durabilidade e consumo deve perder…
Por falar em motores, uma empresa chinesa está comprando a Motor Sich, algo que mídias Ocidentais não alarmou por aqui, se isso acontecer a China vai dar um passo gigante na produção de motores tanto de helicópteros quando aviões…

Jacinto

No mercado civil ou no militar?

Tutu

OFF#
Não vai ter matéria falando sobre o teste do A-29 realizado pela força aérea da Ucrânia?

Otto Lima

Você tem o link de alguma matéria sobre esse teste? Estou curioso para saber como foi.

Otto Lima

Valeu, Tutu!

RENAN

Já tem vídeo no YouTube show

Salim

Este e o motor do s35. Qual razão de colocar um motor mais caro e maior ao invés de comprar logo o s35. Isto e uma duvida/pergunta só falta me negativar por isto.

Brunow Basillio

Talvez seja padronizar a frota, além do motor ser mais potente e moderno é claro..

Lucianno

A Rússia está quebrada, deve ser por falta de dinheiro.

Sincero Brasileiro da Silva

Acho que quebrado tá o Brasil… Só isso explica nossa FAB voar com aviões da década de 70! Abraços!

Leandro

Tive a mesma dúvida.

Salim

Para colocar este motor terão que revisar o software da aeronave e revisar projeto em virtude dos novos parâmetros, náo e tao simples e sai caro. Qual deve ser a razão pois aviões são semelhantes e o S35 teoricamente e superior e mais moderno.

Galeao Cumbic

S35 superioridade aerea
S30 multi propose
Os avioes nao sao para mesma missao
Sds
GC

groosp

O Su-30 e o Su-35 são fabricados em fábricas diferentes. É uma decisão econômica e estratégica para manter ambas as fábricas abertas.

Evgeniy (RF).

Este e o motor do s35. Qual razão de colocar um motor mais caro e maior ao invés de comprar logo o s35. Isto e uma duvida/pergunta só falta me negativar por isto.
—–
O Su-30 é uma aeronave mais versátil.
Mais uma vista para exportação, para a Índia e não só.

100nick-Elã

Ué, a Rússia não estava falida e as fábricas fechado? a Trilogia tem que se decidir de vez…

Carlos Gallani

A trilogia citou fontes não?

DanielJr

Boa tarde srs., tenho uma dúvida de leigo: Pelo que entendi, a Rússia receberá novas aeronaves Su-30 com esses motores mais novos ao mesmo tempo em que também recebe o SU-35. Qual o motivo de encomendar as duas variantes de aeronaves ao mesmo tempo em vez de fixar somente na mais moderna/capaz ? Exceto as outras variantes SU-34, 33 e etc esses dois modelos parecem que coexistem para a mesma função. Ao olhar superficialmente parece que essas melhorias caberiam em modernizações de SU-30 já existentes e somente se encomendariam SU-35. Off Topic – A MIG recebeu uma encomenda “simbólica” do… Read more »

Evgeniy (RF).

O principal objetivo dessa modernização é a exportação. Pelos padrões russos. tal contrato também parece simbólico, como no MiG-35.
No futuro, é provável que o radar também seja substituído por um Dzhuk-AE com AFAR (AESA).
Bem, além disso, o Su-30 é uma aeronave mais versátil que o Su-35S. Além disso, também é mais barato, apesar da presença de novos motores.

Otto Lima

Por que os russos utilizam motor tutbojato no Su-30, enquanto outros caças da própria Sukhoi, da MiG, do Ocidente e da China utilizam motores turbofan?

Otto Lima

Turbojato

JPC3

Do Su-30 também é turbofan. Se falaram turbojato se enganaram.

Tomcat

Houve engano sim. O motor Saturn AL-41 é turbofan, e não turbojato

Otto Lima

Tomcat, muito obrigado pelo esclarecimento.

Ramon Grigio

Os motores de caças são conhecidos como turbofan de baixo bypass (Usan Fans menores e possuem menor bypass (arrasto moderado), é um compromisso entre eficiência em vôo subsônico/transônico e desempenho em vôo supersônico).
Aviões comerciais e cargueiros geralmente usam turbofans de alto bypass (Usam fans maiores e alto bypass para alta eficiência, em detrimento da performance/arrasto).

Algumas fontes chamam os turbofans dos caças de “bypass turbojet”. Pode ser por isso. Mas de fato, são todos Turbofans como você citou.

Bueno
Luis Fernando Curvo

Me desculpe, não entendi a reportagem, o que está havendo por lá? Bombardeio ? Vulcão?

Brunow Basillio

Depósito de armamento; Segundo fontes Russas um depósito contendo 40 mil munições de artilharia de 125 e 152mm pegou fogo…
Aí a parada está igual virada de ano em Copacabana..

samuka

Aparentemente explosões em um depósito de munições.

Bueno
RENAN

Na minha visão a Rússia está tentando padronização de seus meios assim o mesmo motor para vários aviões fará uma economia logística.
Abraço

rodrigo v

Pergunta, Ele faz super cruise ?

Otto Lima

Esse motor não só tem capacidade supercruise como foi utilizado no lote inicial de produção do caça de 5ª geração Sukhoi Su-57.

Dan

Su 35 tem envergadura de asa maior e mais pesado projetado para ataque com alta precisão com cargas mais pesadas como bombas, mísseis anti navio, etc. Su 30 variante mais leve multifuncional para combate ar ar, ar terra e embarcado como su 24 que e de superioridade aérea para combate nave/nave. Novo motor mais confiável e econômico, atinge super cruze sem pós combustão. Fato de 2 motores, mais agilidade segurança em combate, fato q o alcance do su 30 e su 24 e maior do q toda família f americana. E é bom de ver toda essa disputa entre cosacos… Read more »

Edimur

Quanta groselha em alguns comentários sobre a Rússia usar caças com dois motores, nego pensa que a Rússia e do tamanho da Suíça , não vou nem falar em atacar a Europa etc e doutrina .

Antunes 1980

É esta versão que a Rússia está oferecendo para a Indonésia?