Suécia e Reino Unido assinam acordo de desenvolvimento de capacidades futuras de aeronaves de combate
Em 18 de julho, o Ministro da Defesa da Suécia Peter Hultqvist e a Secretária de Estado da Defesa do Reino Unido, Penny Mordaunt, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) em Londres concordando em examinar as possibilidades de desenvolvimento conjunto de futuras capacidades de aeronaves de combate e sistemas de aeronaves.
O MoU é o ponto de partida para os países analisarem as condições para uma cooperação mais profunda no desenvolvimento de futuras capacidades de aeronaves de combate, incluindo o desenvolvimento futuro do JAS 39 Gripen.
O memorando de entendimento não implica compromissos de longo prazo entre os países, mas destina-se a permitir posições futuras. Também não impede que os países se envolvam em estudos e análises similares com outros parceiros.
O contrato terá vigência de dez anos, o que é considerado suficiente para realizar as atividades acima. Se e quando a Suécia decidir iniciar totalmente um projeto bilateral de desenvolvimento e aquisição, acordos adicionais, mais detalhados, precisarão ser assinados.
O atual sistema de aeronaves de combate da Suécia, o JAS 39 Gripen, será a espinha dorsal das capacidades das aeronaves de combate suecas no futuro previsível. Esta colaboração oferece a oportunidade de inserir tecnologias avançadas no JAS 39 Gripen.
FONTE: Ministério da Defesa da Suécia
Começando a sonhar com o Tempest na FAB em 3, 2, 1…
Vai ter bastante tempo pra sonhar, o Tempest é para o ano 2040 🙂
2040 é logo ali 😛
Contudo a triste realidade é que é bem mais provável que em 2040 estejamos discutindo a compra de um lote de Gripen usados da Suécia.
Nem tanto ao inferno. Por que usados da Suécia?
Com a velocidade da computação hoje e as possibilidades da computação quântica, isso é tão longe que talvez não faça mais sentido ter caças nesses moldes atuais em uma força aérea.
Do ponto de vista estratégico, faria todo o sentido planejar a aquisição de novos caças para pouco mais de vinte anos. O problema é que no Brasil o termo “estratégico” não faz sentido algum. Como já disseram, é bem provável que até lá a FAB esteja negociando um lote de Gripens usados com a Suécia…
Vamos torcer que no Brasil aconteça um milagre econômico. Aí talvez possamos fazer parte deste projeto e outros. Parece que a integração com o Gripen será boa, devido a participação da Saab.
Vamos sim! Com uma forte economia, poderemos fazer investimentos deste porte. Espero que o Brasil possa participar e adquirir futuramente um avião de 5ª geração e aproximar-se das demais potências.
Podemos ter no futuro novas tecnologias saidas desse entendimento que poderão ser empregadas futuramente no Gripen ou ate no futuro um caça de 5º geração voando aqui no Brasil
Kkk seguindo a linha de raciocínio e como sonhar não paga nada. Seria interessante o mix Hi-lo. MAS pra não dizer impossível é difícil. Muito difícil da galera ver o Tempest nas cores da FAB nos próximos 20/30 anos…
Hi-lo para a FAB? O Gripen é um omnirole (multitarefa), já porque a FAB não quer hi-lo, e sim um único avião para tudo.
No Brasil em 2040….
Alguns sites dizem que esta aeronave será de 5ª, outros de 6ª geração, será que virá com tantas inovações ao ponto de ser classificada como 6ª geração? Uma coisa é certa, os parceiros envolvidos no projeto, já demostraram potencial para inovações no passado.
Show de bola esses infográficos
Gráfico legal, cara. Muito bom mesmo.
DSC
Infograficos excelentes!
Obrigado por compartilhar.
Até lá muita água vai passar por debaixo da ponte…estarão discutindo o FX3 em 2040…
No momento estou mais interessado nas atualizações que podem vir para os próximos lotes do Gripen do que com a compra do Tempest. Um F-414 EPE e um radar AESA da Ericsson baseado no PS-05/A mk5 utilizando transistores de nitreto de gálio e capacidade de jamming.
Os suecos sempre projetaram os caças mais bonitos. Os ingleses tem uma certa tradição em projetar aviões esquisitos. Vamos ver o que vai sair disso
Bicho feio!!! Rsrsrsrs
Aposto com quem quiser como, caso saia, vai ser o ser o melhor 5aG de todos os tempos, pelo menos no quesito custo-benefício (porque os suecos são soda, em redução de custo). E olha que sou um fanboy do F-22…
Cara, cada vez que vejo o Gripen, lembro da frase do Comandante Saito: impõe respeito. Gosto do bichinho porque ele não tem firulas, nem farofa; é exatamente o que a propaganda diz. Não promete mundos e fundos, mas também não deixa a desejar naquilo que se propõe a fazer.
Na minha opinião eu acredito que ainda não há tecnologias suficientes para se criar um caça puro de 6a geração, acho que no máximo será a 5.5, com exceção da ausência da deriva, que parece já ser uma unanimidade. Isso porque o que se fala que será a 6a geração atualmente nada mais é do que o acréscimo de tecnologias em um avião de 5a geração. Agora é claro que ainda pode existir muita coisa sigilosa em curso, como o hipercruise, por exemplo, o resto é basicamente sensores e eletrônica. Porém acho que uma coisa tem ser muito melhorada: a… Read more »
Talvez a FAB possa um dia operar esse novo caça,lembrando que na década de 1970 ao mesmo tempo que a RN incorporava as Type 21 a MB também encomendava as MK10 que são uma variação da versão britânica,vai que no futuro algo parecido pode acontecer com a FAB no caso do tempest .