Segundo protótipo do helicóptero turco TAI Gökbey

ISTAMBUL – O segundo protótipo do helicóptero Gökbey, produzidos internamente e iniciado no âmbito de um projeto da Presidência das Indústrias de Defesa (SSB) da Turquia, completou com sucesso seu primeiro voo de certificação, informou a SSB em comunicado no sábado.

Os testes de voo de certificação do segundo protótipo do helicóptero Gökbey produzido pela principal empresa de defesa da Turquia, a Turkish Aerospace Industries (TAI), estão previstos para serem concluídos em 2021.

O presidente da SSB, Ismail Demir, compartilhou um comunicado em sua conta na mídia social, dizendo que o helicóptero Gökbey fez seu primeiro voo de teste de certificação.

“Outro passo importante no projeto foi completado com o teste de voo de 45 minutos”, disse Demir, parabenizando todos que contribuíram para o projeto.

O primeiro protótipo fez seu voo inaugural em setembro de 2018 e a produção em massa dos helicópteros está prevista para ocorrer após a conclusão do processo de certificação do segundo.

O helicóptero de propósito geral Gökbey foi projetado para operar efetivamente nos mais desafiadores climas e geografias, em altas altitudes e altas temperaturas e além de sistemas estruturais e aviônicos, o projeto e a produção de sistemas críticos como transmissão, rotor e trem de pouso também foram desenvolvidos utilizando recursos nacionais.

Os helicópteros Gökbey também serão usados ​​em áreas como transporte VIP e de carga, ambulância aérea, serviços de ambulância de busca e salvamento, juntamente com missões de transporte offshore.

FONTE: Daily Sabah

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Se presta ou não, só o tempo dirá, mas ultimamente os turcos vem fazendo uns equipamentos bem interessantes, e diversificando e consolidando bem sua indústria de defesa…

Denis

“Prestar” é só uma questão de tempo: a prática leva ao aperfeiçoamento.

Antoniokings

Parabéns aos turcos.
Estão se tornando um importante player no mercado internacional.

Adriano Madureira

Parece um helicóptero da AgustaWestland…

Jacinto

Na reportagem não tem nenhum dado técnico, mas com base no “olhometro” parece o AgustaWestland AW139

Peter nine nine

Achei o mesmo, já tiveram influência italiana no seu heli de ataque, neste inspiraram se também nos italianos (aw, actual Leonardo)

Gabriel BR

A Turquia nessas últimas décadas tem desenvolvido uma engenharia de primeira qualidade , eles são sem dúvidas a potência industrial do Oriente Médio…o Irã também possui parque industrial , mas é menos desenvolvido.

Antoniokings

Sem dúvidas. O Irã vai lutando do que jeito que pode e está de parabéns pelo progresso alcançado.
A Turquia possui maior interação industrial com outros países mais avançados, fato que traz benefícios para ela.

Carlos Campos

A Turquia tá de parabéns, Helicóptero de ataque e e Tranposte, Veículo Blindado de Desembarque de tropas, MBT, Mísseis, bombas, se o Brasil no passado mantivesse seus projetos hj estaríamos a frente da Turquia, pra mim o que Falta a Turquia é se livrar do Erdogan, já deu o que tinha que dá.

PauloR

Se tirar o Erdogan, a Turquia volta a ser um país fraco e dependente como sempre foi antes dele chegar no poder. Se você acha legal a Turquia chegar ao nível que chegou hoje, então agradeça a ele por fortalecer o país e não baixar a cabeça para as potências dominantes. É isso que um líder faz!

Carlos Campos

Se eu não soubesse ler, e não entendesse minimamente de economia eu ia acreditar em vc, o Erdogan tá sendo um atraso para a Turquia, já chegou a hora de sair, tudo que o país pode ser será abortado se ele continuar no poder nos próximos anos. ele teve seus acertos, mas os erros são maiores.

Denis

É justamente ele que tá coordenando a zorra toda. É o mais novo caudilho da praça. Infelizmente.

Peter nine nine

O pior que poderia acontecer à indústria turca de defesa seria a queda de erdogan

Walfrido Strobel

Vejam esta utilização de um helicoptero para derrubar pedras soltas na encosta, eu não conhecia esta forma de demolir com uma bola de ferro amarrada no helicoptero. Já vi em guindaste.
. https://youtu.be/afI58PRmTJ0

Carlos Campos

Seria mais legal uns tiros de 30mm

Walfrido Strobel

Com certeza.

Guizmo

Caraca, que video legal. E que paisagem pqp

cesar silva

parabéns aos turcos, e quanto isso o brasil que tem uma das maiores frotas de helicópteros civis do mundo não tem projeto próprio nem uma industria independente.

Diogo de Araujo

Eu duvido que a turquia conseguirá projetar e construir um caça de 5 geração mesmo com o know how adquirido com o f-35… Mas tenho que reconheçer, que país avançado! uma população bem menor que a nossa e humilham no quesito tecnologia militar, dispõe de mísseis de cruzeiro de longo alcance concorrendo com os mais avançados da categoria, tem um lá que é concorrente daquele taurus da alemanha, enfim é impressionante

Humberto

Diogo, Na realidade a Turquia PRECISA estar armada. Tem como vizinhos Síria, Iraque e Irã que pode ser qualquer coisa, menos tranquilo. Tem problema com os Curdos, que querem a independência. Já entrou em vias de fatos com a Grécia, mesmo sendo ambos da Otan. Teve grandes conflitos na região da Armênia no século passado e a coisa até hoje é tensa. Isto sem contar a responsabilidade de ser um país da Otan. Sem contar a tradição de um pais gigante que foi, que dominou um bom naco da Ásia e da Europa. A Turquia está tentando lentamente ser algo… Read more »

Denis

Parece que está entrando em cena outro competidor no mercado de material bélico. Se obtiver grande êxito, aposto 10 contra 1 como veremos um novo pretendente a cacique na região do Mediterrâneo.