Caça FC-31 da China mostra grandes melhorias no Paris Air Show
O caça furtivo FC-31 (J-31), da quinta geração da China, apresentou suas últimas atualizações no Paris Air Show, e analistas observaram que o modelo exibido mostra mudanças notáveis no design que podem melhorar significativamente suas capacidades.
Um modelo em escala do FC-31 foi exibido pela estatal Aviation Industry Corporation da China (AVIC) no estande da empresa no 53º Paris Air Show, que ocorre de segunda a domingo.
Observadores militares chineses e meios de comunicação disseram que o modelo em exibição parece ter sofrido muitas mudanças em comparação com os projetos anteriores da aeronave.
A área atrás do cockpit e as áreas onde os dois motores estão alojados agora são mais volumosos, informou Weihutang, uma coluna militar afiliada à Televisão Central da China, na quarta-feira.
O projeto aerodinâmico otimizado reduz ainda mais a resistência ao ar, segundo a reportagem.
Wang Ya’nan, editor-chefe da revista Aerospace Knowledge, disse ao Global Times que essas mudanças podem significar que a aeronave está mais ágil e capaz de transportar mais combustível, o que lhe dará um alcance operacional maior.
Ele também pode levar dispositivos eletrônicos adicionais para comunicação ou links de satélite, disse Wang.
O FC-31 atualizado pode até apresentar um par de novos motores, informou a Ordnance Industry Science Technology, um periódico baseado em Xi’an sobre a indústria de defesa nacional.
Os bocais dos motores do modelo FC-31 exibido em Paris são muito diferentes em estrutura e formato do que os usados anteriormente, disse o jornal, observando que isso significa que o avião de combate se tornará mais competitivo no mercado internacional, dando-lhe uma melhor chance de se juntar ao Exército de Libertação Popular se ele conseguir novos e mais poderosos motores.
Wang disse que o avião de combate continuará aumentando suas capacidades.
Para os países que querem comprar um avião de combate avançado, o FC-31 é semelhante ao F-35, mas muito mais barato, e a China não atribui condições políticas à venda de armas como os EUA, disse Wang.
FONTE: Global Times
O título não seria “A maquete do FC – 31 mostra grandes melhorias”.
Pode ser que um dia chegue lá, mas hoje ainda não é uma alternativa ao F-35.
Falei a mesma coisa do FCAS. Parece haver uma empolgação desproporcional da “midia especializada” com mock-ups, enquanto ignoram as dificuldades operacionais da vida real. São fãs de plastimodelismo.
Tem os desing dos carros chineses são italianos.
Sem contar que muitas marcas chinesas usam motores Toyota, designer italiano e suspensão americana. Depois dizem que são porcarias. Rs!
Verdade caro Gabriel.
Mas vale ressaltar que o Brasil também apostou numa maquete e projetos básicos de caça (Gripen).
Hoje aguardamos nosso eterno “avião de papel”.
Mesmo sendo informações sujeitas a suspeitas, pois foram sediadas por imprensa chinesa, uma qualidade dos chineses é que não desistem de seus projetos em detrimento de importações ou montagem local.
Como um certo paisinho ao sul do trópico de capricórnio!
Mas o Gripen já existia como aeronave. Mesmo que os aviônicos, capacidade do tanque e et cetera não fossem de última geração, como AVIÃO ele já era provado e aprovado. Não dá pra comparar.
China entrou guerra de maquetes. Irã e rewel que se cuidem.
Salim também tiravam sarro da Alemanha sobre a guerra de “brinquedos”, deu no que deu!
Bruno a ironia foi em relação a matéria acima. Em relação a China tenho receio de seu programa de armamento e tamanho de seu exercito, lembro que a divida deles já e bem maior que o PIB. Quando a bolha explodir onde sera que vai dar!?! Ai concordo com você com a semelhança Alemanha nazista.
E nunca teve a pretensão de ser uma alternativa ao F-35, mas sim ser uma evolução aos SU-27 navais que eles tem. A China tem dados passos largos mas firmes na sua pretensão de ser uma força marítima de expressão mundial e enquanto tem gente defendendo dos EUA, a China tem ficado sua bandeira em mais territórios.
Luiz. Também pensava assim até as últimas matérias. Mas esta parte do texto deste artigo já mostra que a China está querendo mostrar o FC-31 como alternativa ao F-35. Segue: “…o FC-31 é semelhante ao F-35, mas muito mais barato, e a China não atribui condições políticas à venda de armas como os EUA, disse Wang…”. Veja que a fonte é o Global Times. Então o informe é quase “oficial”. Se lançar como concorrente ao F-35 acho perda de tempo. Quem tem dinheiro, estrutura e gestão, escolhe o F-35. Se lançassem o FC-31 como um avião geração 4+++ (sim, 3)… Read more »
Comparar o FC-31 ao F-35, como nestá última foto, é Cruze com Opala, para dizer o mínimo. ..
.
Sds
Mas entre esses dois que você citou eu iria de Opalão “seis canecos”
Quem teve um Opalão seis canecos e viajava muito nele sabe muito o que é um carro gostoso.
Gostoso e gastador. Com o preço da gasolina seria quase inviável encher o tanque… kkkkkk
Off Topic:
Sukhoi Su-24 russo faz rasante próximo ao porta aviões espanhol Juan Carlos I no mar báltico, quando este se preparava para lançar uma esquadrilha de AV-8Bs:
https://okdiario.com/espana/caza-ruso-vigila-cerca-portaaviones-juan-carlos-i-baltico-4280118
Mesmo vídeo no Youtube para linkar em notícia:
https://www.youtube.com/watch?v=2RcasEFUK1g
Nossa! um caça russo passa ao lado do Porta Aviões Espanhol s/ prévia autorização e s/ que tenha havido uma interceptação ou ao menos tentativa por parte dos Espanhóis? Ou eles simplesmente deixaram isso acontecer? porque é uma puta falta de respeito com a frota deles… rs Isso deve ter deixado os militares espanhóis com os nervos a flor da pele…
Bonita passagem, padrão Russo bem discreto sem quebrar a barreira do som.
Ainda bem que dessa vez os russos não usaram o “embaralhador de cérebros” que faz com que marinheiros pulem desesperados no mar e peçam desligamento da marinha depois.
Ufa!!! Sorte dos espanhóis.
Claro afinal os oficias cmte da Marinha Espanhola sabe a diferença entre um farol e um barco, não precisam de sorte apenas capacidade de discernimento.
Fake
Piada, boa…
ahahahahahaa, Donald Cook!
A falta de profissionalismo de sempre. Fazer o que…
Não vou parar de rir, depois que li os comentários do Bosco e do Nilton
Quanto ao FC-31, os volumes adicionados podem ser para aumentar a capacidade interna de combustível, ao mesmo tempo criando um formado mais favorável à “regra da área”, facilitando acelerações em velocidades transônicas.
Semelhante ao F-35, porque tem duas asas, um radar…
O dois podem ter o mesmo conceito aerodinâmico.
Isso me leva a crer que grande parte dos dados do F-35 adquiridos de forma ilícita foram em relação a sua geometria e aerodinâmica. Vendo por esse lado, os recheios eletrônicos e suite de armas do Fc-31 ainda são um mistério. Eu aposto no papel de ataque, uma vez que a superioridade aérea seria garantida pelo conjunto J-20 + Flankers (Su-30, J-11, etc.).
Muitos acham que a China vai enfraquecer os EUA, eu creio que dessa competição ambos sairão mais fortes, a vida se tornará mais difícil para os demais países tentarem acompanhar esse ritmo.
Sim. Toda vez que alguem falar de “corte de orçamento do pentagono” é só mostrar a foto de um chinês e os cofres se abrirão.
J31 na FAB cairia bem !
Qualquer coisa cai bem na FAB, inclusive nada.
Meu pai já dizia, “carro bom é carro novo”. Não deixa de ser verdade (guardada suas devidas utilizações, lógico).
As coisas “caem bem” é na India… rs
Não tenho razão ou conhecimento para dizer se é bom ou ruim, até acho que pode ser bom sim. Só não entendi porque seria bom para a FAB.
Prefiro mais Gripens do que esse treco chines mil vezes.
Que “cairia bem” eu não duvido, duvido é que “voe bem”!
Que desespero, hein?!?!?
Basta saber que o segundo caça (em importância) da China é igualzinho ao melhor que os americanos podem ter.
kkkkkkkkkkk
Só se for no seu mundo da fantasia.
Relaxa JPC. Tem gente que recebe pra isso e ainda se orgulha.
Ô se tem!!!!!
Leonardo,
Acho que não… caças invisíveis a FAB já tem muito.
Invisíveis e intangíveis, diga-se de passagem.
Verdade! a única área onde nossa tecnologia de invisibilidade supera os caças da Fab é nosso sistema de defesa antiaérea , ele hoje é totalmente steath, impossivel de ser rastreado e posteriormente atacado por qualquer nação agressora!!!
cairia bem, mas perderíamos muito com isso. não vale a pena
Cairia mesmo!
Literalmente.
Sds.
Vade Retro!!!
“semelhante”
É cada especialista que aparece que de acordo com os critérios dele eu sou parecido com o George Cloney!
Tá doido. A maquete do caça chinês e o protótipo inacabado do russo são só elogios.
Como os “especialistas “conseguem fazer isso?
O F-35 já em operação e bem sucedido possui nove milhões de matérias apontando seus improváveis defeitos.
Progressistas só agem em uma direção, correto ?
A superioridade intelectual e tecnológica chinesa fica evidente no desenvolvimento dessa maquete que diferente do F-35 não apresentou quase nenhum problema.
Bosco… você é muito respeitado aqui nos comentários, não atoa diga-se de passagem… Mas puxas uma sardinha pros amarelos.
Maquete belíssima, mas não temos noticia nenhuma ruim desse caça, será que ele é tão bom assim ou a china que não deixa vazar nada?
e quanto aos exercícios que o F-35 se mostrou extremamente letal… em quantos desses o brinquedo chines foi melhor?
Sargento pincel, creio que o Bosco tenha sido irônico, já que alguns acham que só o F-35 tem problemas, isso se os “amarelos” que você se refere sejam os chineses é claro.
Sargento Pincel
Creio que no comentario acima o Bosco foi “ironico” ao salientar as “capacidades” da maquete.
Sgt Pincel,
Como os colegas disseram , foi ironia minha.
Desculpas em publico resolve a situação???? rs…
realmente havia ironia…
abraço!
Tu não captou a ironia
Bosco, seu comentário foi divertido, mas desista de fazer ironia por aqui. A interpretação de texto do pessoal é nota zero
Essa geração de cotistas é Soda!
Hahahahahah
Acrescento a sua contribuição o fato de que os chineses apresentaram substancial avanço em relação ao avião copiado, F 35, o que demonstra a superioridade tecnológica e incentiva deles.
Nonato,
A rigor a única inovação que seria bem vinda da China em relação à tecnologia stealth é se eles conseguem fazer stealths indetectáveis pelos radares “quântico fotônico takionicos” que eles mesmos desenvolvem, capaz de detectar um B2 na face oculta da Lua.
Se não conseguirem eles vão ter que se decidir qual produto eles devem vender porque não dá pra vender a doença e a cura juntos.
é que os EUA não sabem fazer aviões kkkkkkkkk
Na verdade, Antunes, essa configuração do FC-31 já voou:
https://www.google.com/search?q=fc-31+v2&prmd=isnv&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiG2I_9_4DjAhU_DrkGHVMyDZ0Q_AUoAXoECA4QAg&biw=393&bih=755#imgrc=TeQhBk6-EAQzWM
A única ressalva que tenho sobre ele é que até agora não foi apresentado os componentes eletrônicos que ele vai levar e qual motor usará, o que seria essencial para convencer clientes estrangeiros a comprarem. Da forma que está, acho que só a PLAAF e a PLAN vão comprá-lo.
É muito sem graça tirar onda de chinês.
Mas pra bom entendedor, meia Huawei basta.
e a China não atribui condições políticas à venda de armas como os EUA, disse Wang.
Então tá fácil!
É só os EUA comprarem uns 12 e podem montar um agressor igualzinho ao original!
Kkkkk. Boa idea, podem aproveitar e colocar uns PL15 no pacote.
Os chinos iriam passar vergonha quando se descobrisse a verdade sobre este fake ” istélfi”.
O JF-17 será o futuro caça da Argentina. Espiem só.
Amigo poderia me dizer como o governo do Macri iria pagar?
Com commodities, como o Brasil fez com os Meteor.
Como o Ricardo respondeu, com a única coisa que os Argentinos tem: commodities.
E porquê seriam caças chineses? Porque só os chineses aceitam commodities em troca, ou em troca de concessão de
exploração de alguma represa ou obra pública, e enquanto os argentinos estiverem quebrados financeiramente e continuarem com essa palhaçada de quererem as Falklands de volta, nenhum país ocidental vai vender algo pra eles.
Calote na certa.
Acho que com alfajor é doce de leite??‼️
É questão de pouco tempo para os chineses fabricarem e desenvolverem seus próprios motores aeronáuticos… a essa altura do campeonato engenheiros ocidentais de renome devem estar a trabalhar em diversos projetos chineses e recebendo muito bem para isso.
Cristina Kichnner e os peronistas vão vender a Argentina aos chineses em troca de um resgate financeiro que os possibilite governar…as forças armadas e policiais argentinas ainda vão ser reequipadas com material chinês.
Pensei que o Macri fosse o presidente…
O cara ainda esta com o up date do win xp ou então é discípulo do astrólogo e já fez a previsão.
É melhor ser discípulo do astrólogo, do que mula se presidiário!!Igual um monte de desocupados que gostam de fazer paralisações no meio de semana e atrapalhar quem quer trabalhar!
Diga-se de passagem que o Olavo de Carvalho devia ser um excelente astrólogo dada à capacidade de previsão que ele demonstra ter. Há mais de 15 anos ele via cantando a pedra que o PT era uma organização criminosa e ia saquear o país.
Vai ser bom de previsão assim lá na astrologia…
Quem sabe ele encontra o Queiroz
Exato. O Olavo de Carvalho deveria revelar como um vendedor de carros (vulgo fazedor de rolos) como o Queiroz consegue ser tão bem sucedido a ponto de gastar 140 mil reais pagos em dinheiro vivo em um hospital de ponta em SP. Em momento de economia em crise, seria uma grande contribuição ao País…
Eu também me pergunto igual a vc como ele conseguiu tal proeza, mas tem outro que conseguiu uma maior ainda, digno de prêmio nobel. Um simples funcionário do butantã (lulinha)que recolhia dejetos de animais, se transformou num dos maiores empresários do ramo de comunicação, fazendeiro que possui praticamente um pais europeu (tamanho) dentro do Pará, possuidor de jato executivo, ilha, são 2 milagreiros e que merecem o prêmio nobel, se não existir para tal façanha que criem, pois estes 2 são gênios!
Prove.
Sequim,
Melhora esse argumento aí que não ficou muito bom.
*Houvesse esse determinismo o Silvio Santos não seria bilionário.
O fato de alguém ter sido vendedor de carros (até onde eu sei uma pessoa pode enricar vendendo carros, diferente por exemplo de enricar trabalhando num zoo) não o impede de ter 140 mil reais para um dia gastar com a saúde.
Prove.
Usando seu argumento, quando és questionado: Prove!
Nilton,
Eu aposto que o Olavo acha o Queiroz. É só ele se concentrar onde está a Elizângela Barbiere que ele acha o Queiroz. Eles devem estar juntos.
Que achismo contraditório aposta que acha mas esta junto … vai entender, tipo o F-35 é um excelente caça mas o F-22 é melhor.
Os fluídos exotéricos exalados pela Elizângela Barbiere são umas 30 x maiores que os exalados pelo Queiroz. Fica mais fácil pro Olavo rastreá-los.
Bosco, depois de toda a bobagem que o olavo compartilhou no twitter dele, aquele canal do terraplanista, depois de duvidar da curvatura da agua, vc ainda vem defender o olavo aqui?
Sarg,
Se o Olavo disse que acredita que a Terra é plana é algo a se pensar. Será que não é mesmo. O cara acerta tudo e vai que acertou essa também.
Só que ele nunca afirmou isso. Essa estória é fake de vcs vermelhinhos. Me prove que ele tenha falado isso . Caso contrário, vc é parte do problema e não o Olavo.
O Gal Figueiredo cantou a bola antes ……
A eleição ocorrerá em menos de 3 meses , e os dados das pesquisas são fartos
Será até o fim do ano
Os melhores do mundo!!! Vai china!!!
De pé, vós que quereis ser livres
Nossos corpos e sangue serão nova Muralha
Um perigo fatal ameaça a China
A cada um compete o dever de lutar
De pé! De pé! De pé!
Todos em um coração Contra o fogo inimigo Marchai!
Contra o fogo inimigo Marchai! Marchai! Marchai! Já!
Hino chinês, certo?
Canta agora em mandarim
Divirta-se
https://www.youtube.com/watch?v=UbCy5NLukt4
O J-31 ganhou uma corcunda quase igual a do Mig-29, o JF-17 da maquete está estranho, o original não tem aquele formato no cockpit e no nariz, acho que erraram nessa maquete do JF-17, de resto, maquete aceita tudo.
Sendo veridico o fato de milhares de terabytes do projeto F-35 terem sido roubados por hackers chineses, entao por mais que nao se tenha qualquer dado tecnico sobre a reais capacidades do aviao ainda assim parece que o mesmo é mais avançado do que o caça russo. Mas so teremos a prova e contra-prova das reais capacidades do caça somente qndo ele for efetivamente usado, ja que a China nao informa nenhum dado completo sobre o desenvolvimento dele.
Não é melhor do que o caça russo. Os russos tem motores melhores e melhor steath e eletrônica.
O problema dos russos é a capacidade de entrega , prazos e suporte.
Os EUA são as restrições de exportação. Ou seja a China esta muito bem se exportar esse caça pois pra diversos outros países é mais que suficiente e muito melhor do que os caças que eles tem.
“… dando-lhe uma melhor chance de se juntar ao Exército de Libertação Popular se ele conseguir novos e mais poderosos motores“.
*
Quer dizer que a pequena maravilha chinesa de 5a geração tem motor de Fusca debaixo do capô?
E tem gente aqui que ainda jura de pé junto que os chinas já se igualaram aos norte-americanos em termos de tecnologia aeronáutica.
Maldita seja essa tal de realidade que insiste em decepcionar os fanboys de Super Trunfo. 🙂
Sds.
Na verdade, estaria mais para um a Fiat Cronos equipado com um motor de Uno. Para o tamanho do J-20, até os AL-41 seriam insuficientes em questão de potência. Para o J-31, o problema seria o consumo de combustível. A diferença dos motores atuais, como do F-22 e F-35 para os motores mais antigos, como os que equipam o F-16, é que eles debitam bastante energia ao custo de menos combustível, o que dá ao F-31, mesmo com seu tamanho diminuto, um raio de ação de 1300 km. O que os chineses estão querendo agora já não é mais potência… Read more »
Correção: F-35 aonde está escrito F-31
Um caça que não foi lançado mas já está sendo melhorado pela china . Isso mostra que o avanço tecnológico está rápido. O povo invejoso quer um caça igual em desempenho. Mas não precisa. Precisa só ser melhor do que os caças que as forças aéreas clientes já possuem . Pois este caça poderão comprar diferente do caça americano.
não entendi por que tanto deslike, o comentário é perfeito.
“A China oferece o FC-31 como uma alternativa mais barata ao F-35”.
Alternativo e só, em maquinários alternativo é somente alternativo.
O Rafale F4 é minha garota dos olhos verdes
Excelente.
do que se trata essa foto?
https://www.flickr.com/photos/robertofsantana/48107224616/
É o europeu?
Carcara, é a maquete do futuro caça francês/alemão.
Roberto Santana, eu procurei seu Flickr ontem para ver se tinha fotos da feira e notei que o Rafale estava bem presente nas fotos, é um baita caça, notei a bandeira do Japão no que deve ser o Kawasaki C2, quando eu vi a bandeira do Japão lembrei da bandeira do Brasil dentro do KC390 no vídeo do Caiafa e me deu até uma desanimada.
Cavalheiros, os motores a jato chineses ainda precisam ser abastecidos com vodca?
Os especialistas entenderão……
Comparar o caça chinês com o americano dá vontade de rir.
O chinês pode dar para fazer cobertura do espaço aéreo, missões de baixa intensidade a baixo preço, mas para combate aéreo… é para cair no primeiro embate.
Para chegar ao nível do f35 são precisos muitos, muitos anos de aprendizagem e desenvolvimento.
Você prefere um carro alemão ou chines?
Vc consegue comprar um Audi ou um Fiat uno?vc é capaz de comprar um f-35 ou tem disponível os excelentes caças steath que a fab usa ???endeusam o f-35 um caça que nunca será vendido ao Brasil. . kkkkkkk e acham ruim o f-31 que estará operacional dentro de alguns anos e hipoteticamente a China pode oferecer ao Brasil se o Brasil par de pagar pau pra americanos.
a FAB pode comprar o F-35 ? Os EUA ofereceram o F-35 pro Brasil ? Não fiquei sabendo.
Este país é colônia .
Na visão dos EUA .Não há sentido uma colônia ter armas muito modernas e poderosas.
A China diferente dos EUA. Trata o Brasil como país independente. E se fosse menos puxa saco dos EUA . Obviamente o Brasil entraria numa lista preferencial de compra de armas igual faz com Paquistão.
Mas a questão não é essa, e sim o orçamento e a estrutura já estarem comprometidos com o Gripen. Sem contar a falta de compatibilidade entre os armamentos e a qualidade desconhecida do caça chinês.
Em aviação as coisas precisam ser demonstradas e testadas. Não é assim de sair comprando porque parece bom ou o vendedor diz que é.
Sem contar as consequências políticas.
Acredito que é essa a questão. O comentário foi depreciativo. Não estou falando de orçamento ou qualquer coisa .Os EUA sempre trataram o Brasil como colônia e não vendem armas muito modernas e sempre tem restrição . Lembro da restrição de ter os mísseis do programa FX armazenado nos EUA que mais pra frente mudaram. Mas vai saber. Olhem o que fazem com a índia e Turquia. Vai chamar de pirataria ? Não né. É que eles tratam o mundo como colônia e países que são independentes eles invadem . Nunca deixei de perguntar pq os EUA nunca invadiram o… Read more »
Chen, Você está mentindo. Nunca houve essa restrição imposta pelos EUA de mísseis ficarem lá. Não há eufemismo que caiba. Isso é uma invenção da sua cabeça baseada numa outra invenção que corre na internet de que os amraam chilenos ficariam nos EUA. E quanto a aqui ser colônia americana, se esse é seu entendimento, direito seu. Infelizmente depois de 16 anos de governo petista e antiimperialista sentimos o gostinho de sermos um “país soberano” aos olhos de vocês vermelhinhos, automaticamente desalinhado com a política americana e alinhado com a política russa e chinesa, e não gostamos. Preferimos voltar a… Read more »
China trata bem o Brasil porque quer nos puxar para o lado dela. Simples.
Se lembre da Rússia como tratava os seus aliados….
Olha a Venezuela e a Coréia do Norte como estão, quem você acha que ajuda aqueles ditadores corruptos e incompetentes a se manter no poder?
Verdade.mas eu falo em ser capitalista e ser independente na política externa sem alinhamento como da a índia e Paquistão. A Rússia é o problema? Deixa eu te lembrar que a Rússia tinha um acordo pra não expandirem a OTAN e a união europeia e os EUA e a a Europa quebraram o acordo. Os EUA prometeram a Ucrânia que se ela destruísse seu arsenal nuclear ela teria apoio americano. Quem deu pra traz e traiu os acordos ????? Quem tomou prejuízo e perdeu território ??? Países de fronteira devem tomar cuidado com os acordos que fazem
Se não fosse China e Rússia a Coréia do Norte seria hoje tão desenvolvida quanto a do sul….
É possível existir uma cuba com bases russas e chinesas. Mísseis caças. Tanques tropas navios russos e chineses em Cuba no cangote dos EUA ??? Daí vc tira se é possível existir uma Coreia do sul armada do jeito que está sem que exista uma Coreia do norte .
Mesmo assustador imaginar quem então ajudou a desenvolver a própria China, neste caso ….
Realmente as palavras do Chen fazem muito sentido para mim, porem os EUA tem lá sua balança e suas medidas, o brasil se alinhou com a esquerda nos ultimos 13 anos e não tem como negar isso… de tal forma que tinha a tendencia a se juntar com Russia, Cuba, Venezuela e China… acredito que isso tenha levado a decisão de colocar o brasil como suspeito…
a grande questão é que a esquerda mundial não quer mais o controle da economia. Já superou isso mas a esquerda no Brasil e américa latina tem a cabeça de 50 anos atrás e quero controle da economia por isso o desastre que foi. Isso já passou a russia, china são capitalistas , o sistema econômico que dá certo é o capitalista mundo afora. Olha os boatos de que os EUA podem oferecer o F-35 pra India se ela desistir do S-400 russo. Vendem o F-35 pra Turquia. Turquia. E o Brasil??? recebe o bom e o melhor dos EUA???… Read more »
Chen,
O comunismo é um sistema político/econômico e não só econômico. Não é porque há um nível X de iniciativa privada na China que ela deixou de ser comunista.
Na verdade essa discussão se a China é ou não comunista é resolvida com a leitura de sua constituição que é facilmente encontrada na web.
Bom dia colega Bosco.
O papel aceita tudo, a China não é mais comunista desde Deng Xiaoping que institui o lucro como ferramenta de governo, o lucro individual e empresarial chinês é simplesmente incompatível com a ideia de comunismo, “Partido Comunista” é apenas um título, o texto é outro!
Bem verdade.
O Brasil é um refém (dos EUA) com aquela Síndrome de Estocolmo.
Desde que a América se tornou um país forte, constamos como território americano (conesul junto) no mapinha deles.
Venezuela hoje seria um câncer a ser extirpado.
Na pior das hipóteses seremos dominado pela China caso essa suplante o poder dos EUA ou esmagados no processo.
Numa perspectiva melhor, o equilíbrio de forças das grandes nações possa dar a paz necessária para emergirmos apresentando algo legal pro futuro.
Os chineses morrem de medo de alguém roubar suas aeronaves!?! Faz a coisa voar no meio do povão uai!?!
Agora mostrar modelos em escala!?!? Me fez lembrar dos plastimodels da Tamyia, revell, italery!
Que “medão” é esse!?!
o F-31 já está voando. Não está operacional e em produção industrial o que é diferente.
Sim todo mundo está sabendo que está voando! Mas só lá na China !?!?
O povo quer ver de perto uai!!
Esses mock-ups estão cada vez melhores…
Global Times… sem comentários.
realmente eh um “Mig-29 stealth”, e esta adotando a mesma solucao que o Mig adotou, uma protuberancia atras do canopy para alojar mais combustivel. Eh um conceito interessante no geral e a propria Russia deveria partir para algo do tipo em vez de insistir no Mig-35. O mais demorado de desenvolver, ja possuem, motores com vetoracao de empuxo e radar AESA.
Alguém aqui conhece ou poderia citar um PROJETO genuinamente chinês que voe efetivamente ? … além do J-20 é claro, que mesmo assim tem o dedo russo
Sim! A pipa. https://pt.wikipedia.org/wiki/Pipa_(brinquedo)
O F-35 com centenas de problemas, contando com o colossal parque industrial e tecnológico dos EUA. Mas o F35 evoluirá, mesmo com seu ponto de partida tendo sido ousado demais, ele paga o preço dessa ousadia. Os russos, reconhecendo as dificuldades técnicas, partiram para um projeto mais modesto, o SU-57 mas em compensação parecem ter uma aeronave eficaz e operacional com bem menos tempo de desenvolvimento, e que vai continuar evoluindo. Talvez a China chegue a um bom resultado também, mas vai demorar, não basta dizer que o conceito é bom, que é isso e aquilo… e a Turquia? Bem,… Read more »
“Modéstia”, SU-57, ainda é um mito descarado, baseado na ignorância e falsificação já específica de alguns sites ocidentais.
É pq o SU-57 só é de quinta geração com muita vodka na cabeça!
Bem, a julgar pelo seu comentário, você é sobre gerações de aviões, você não tem idéia.
Admiro muito essa força da economia chinesa. Em menos de 50 anos se tornar a maior potencia mundial.