A400M: Alteração do contrato entre a Airbus e OCCAR
AMSTERDÃ — A Airbus SE, por meio de sua subsidiária Airbus Military SL, assinou a emenda do contrato A400M com a OCCAR, a organização com sede na Alemanha para cooperação conjunta de armamentos, que administra o programa multinacional em nome das Launch Customer Nations Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Turquia, Bélgica e Luxemburgo.
Esta assinatura do contrato conclui as discussões entre os dois lados sobre o Rebaselining Global do programa A400M, que foi iniciado em março de 2017.
“O objetivo geral do Rebaselining Global – tanto para a Airbus quanto para o OCCAR e o Launch Customer Nations – foi recuperar uma base contratual sustentável e assegurar a execução adequada do programa A400M”, disse Dirk Hoke, diretor executivo da Airbus Defence and Space. “Gostaria de agradecer aos nossos clientes pelo envolvimento e apoio durante as discussões nos últimos dois anos. Esta nova situação também apoiará nossos esforços para exportar o A400M em todo o mundo”.
Com a emenda do contrato, a Airbus e a OCCAR e as Nações de Lançamento do Cliente concordaram com o seguinte:
1. Novo plano de desenvolvimento de capacidades
Com base neste novo plano, a Airbus pretende fornecer todos os recursos acordados em um período de tempo ajustado e dar uma sólida visibilidade às Launch Customer Nations para um melhor planejamento de operações e compromissos. Os primeiros elementos desse novo planejamento já foram implementados com entregas de capacidades táticas que permitem que as Launch Customer Nations operem em vários perfis de missão em todo o mundo.
2. Novo cronograma de entrega de produção
Todas as partes concordaram em estender o plano de produção do A400M, mantendo o cronograma contratual do programa até 2030. O novo cronograma de entrega da produção atende às expectativas das Launch Customer Nations e reduz significativamente a exposição financeira.
Além disso, o novo cronograma de entrega permite que o programa A400M ajuste a cadência de produção para acomodar pedidos de exportação nos próximos anos.
3. Novo cronograma de entrega de modernização
O novo contrato de retrofit com as Launch Customer Nations implementará o padrão contratual final com recursos associados a todas as aeronaves A400M entregues.
Este novo acordo minimizará as paralisações de aeronaves para atender às expectativas dos clientes enquanto otimiza o processo de modernização da Airbus.
4. Novos termos financeiros
A Airbus, OCCAR e as Launch Customer Nations concordaram com a implementação de um mecanismo de retenção financeira revisado. Este novo esquema reconhece o alcance das capacidades do A400M que já foram implementadas em serviço, mantendo um incentivo para finalizar o desenvolvimento do padrão contratual final.
Além disso, uma compensação significativa em produtos e serviços foi acordada em troca de obrigações financeiras acumuladas devido a entregas atrasadas. Isso proporciona aos clientes e ao setor uma oportunidade de aprimorar em conjunto a plataforma A400M.
“As discussões com nossos clientes em relação ao Rebaselining Global do programa A400M já haviam fornecido os primeiros resultados tangíveis em 2018. Com base nesta assinatura de alteração do contrato, a Airbus está totalmente comprometida em continuar nesse caminho positivo e fornecer aos seu atuais e futuros clientes do A400M com a aeronave de transporte militar mais poderosa e tecnologicamente avançada disponível no mercado”, disse Dirk Hoke.
A Airbus é líder global em aeronáutica, espaço e serviços relacionados. Em 2018, gerou receitas de € 64 bilhões e empregou uma força de trabalho de cerca de 134.000. A Airbus oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros. A Airbus também é líder europeia no fornecimento de aviões-tanque, aviões de combate, transporte e missão, além de uma das principais empresas espaciais do mundo. Em helicópteros, a Airbus fornece as soluções de helicópteros civis e militares mais eficientes do mundo.
FONTE: Airbus
Tudo isso para dizer alteração contratual.
E a alteração por acaso não precisa ser detalhada?
Você assina folha em branco?
Acho que o plano 3 resume todo o texto e toda a matéria.
Resumindo: o avião ainda não alcançou as expectativas para o qual ele foi criado, e será necessário mais uma extensão de prazo e mais alguns cheques em branco pra consertar isso.
Além disso, o novo cronograma de entrega permite que o programa A400M ajuste a cadência de produção para acomodar pedidos de exportação nos próximos anos.´´
Já tem algum possível comprador?
Todos os participantes do desenvolvimento, pois provavelmente serão obrigados a engolirem a bucha pela Alemanha.
Me expressei mal. Quis dizer algum comprador que não seja do consórcio. Algum cliente não-europeu.
Wilber, a Indonésia decidiu comprar e a Coreia do Sul fazer troca pelos KT-1 e T-50.
Haja água.
Como entusiasta de cargueiros militares, acho o A400M um dos aviões mais espetaculares já construídos, lindo demais!!! Tudo bem, teve vários e tem vários problemas ainda para resolver e as vendas pararam na 174 unidade, mas, para quem gosta de aviação, não to nem aí, sou apaixonado e não economista!!!! rsrsrs!!
Essa aeronave é outra bucha.