F-35A japonês teve 2 aterrissagens de emergência antes do voo que resultou em queda
O Ministério da Defesa do Japão disse que o caça F-35A que caiu no mar ao norte do Japão na terça-feira fez duas aterrissagens de emergência nos últimos dois anos.
O ministro da Defesa, Kenji Harada, falou em uma reunião do comitê da Câmara dos Deputados na quinta-feira.
O ministro se referiu a um voo de teste do fabricante norte-americano Lockheed Martin em junho de 2017, antes de o Japão começar a operar a aeronave. Ele disse que o voo foi interrompido após um alerta do sistema de resfriamento.
O ministro disse que o fabricante encontrou falhas no sistema e substituiu as peças defeituosas antes de entregar o jato ao Ministério da Defesa.
Um funcionário do ministério também disse na reunião do comitê que enquanto a mesma aeronave voava em mau tempo em agosto passado, houve um mau funcionamento no indicador de posição.
O Ministério da Defesa disse que as peças defeituosas foram substituídas.
A Força Aérea de Autodefesa começou a operar os jatos F35A em sua base em Misawa, na província de Aomori, no norte do Japão, em janeiro do ano passado.
O funcionário do ministério disse à NHK que não se sabe se os dois incidentes estavam ligados ao acidente de terça-feira.
Chefe da Força de Autodefesa pede desculpas pela queda do F-35A
O chefe da Força de Autodefesa do Japão pediu desculpas pelo acidente do caça F-35A na costa da província de Aomori.
O chefe do Estado-Maior da SDF, Koji Yamazaki, fez o pedido de desculpas em uma entrevista coletiva na quinta-feira.
O F-35A da base de Misawa da Força Aérea de Autodefesa caiu na noite de terça-feira. A JASDF disse que o piloto ausente é um major de 41 anos, Akinori Hosomi, que pertence à base.
Yamazaki disse que estava profundamente triste por causar preocupação às comunidades locais e às pessoas em todo o Japão. Ele disse que as operações de busca e salvamento continuarão ininterruptamente. Mas ele parou de discutir como o acidente pode afetar o plano de incorporar mais caças furtivos.
Yamazaki disse que a SDF pretende usar a aeronave para interceptação e outras operações depois que o pessoal tiver treinamento suficiente. Ele acrescentou que mais análise será dada ao assunto enquanto o acidente for investigado.
Yamazaki também disse que a SDF vai acompanhar de perto os movimentos de navios de nações vizinhas. Ele indicou que estão sendo feitos esforços para proteger as informações sobre a aeronave de ponta, que também estão sendo introduzidas nos EUA e em outros países.
FONTE: NHK Broadcasting Corp
Me pergunto se em um sistema de produção seriada por exemplo uma tv digital pode ocorrer falhas de mal contato, falha de alguns componentes. Mesmo sendo feito por máquinas com incrível precisão.
Imagina um caça que é montado boa parte manualmente. Sucetivo a erros humanos para todo lado. Fora a falha do próprio componente específico.
Por mais rigoroso o controle de qualidade se o ser humano que monta não estiver em um bom dia. Um erro de montagem pode aparecer em um dia ou em anos, mais isso é só especulação da minha parte.
Abraço.
Todos os componentes deveriam ser testados exaustivamente antes de serem montados.
Um avião leva muito tempo para ser montado.
Renan, a produção manual de equipamentos aeronauticos é feita justamente para manter a qualidade e a precisão, a montagem é muito controlada, examinada e submetida a inumeros testes e provas, peça a peça, digo isso porque tive vizinho bem mais velho, já falecido, que me explicava como era o seu trabalho na montagem de aeronaves. Algumas peças são feitas com o auxilio de maquinas computadorizadas desenvolvidas especialmente para isso. É claro que ele era de outro tempo e a industria aeronautica evoluiu como tantas outras.
Deve ter evoluído para melhor, em tese.
Não é assim que funciona. Principalmente na montagem de aviões.
Existem diversos controles para averiguação do processo de montagem.
Sem falar na redundância dos sistemas.
Alemanha e França tomaram uma decisão sábia.
Desculpe, mas não concordo. Quanto às peças propriamente ditas, acredito que boa parte são automatizadas ou pelo menos feitas dentro de padrões. Por exemplo, ao cortar uma chapa para o estabilizador vertical, deve haver um modelo, uma medida definida. Não se faz isso no olho ou na mão. Tudo bem, a montagem é mais manual. Mas se cobram milhões por cada caça, mesmo isso deveria ser de alta qualidade. Inclusive os processos de trabalho já deveriam considerar eventuais riscos, seja por meio de monitoramento automático ou cada trabalho ser feito por dois, três funcionários ou ter um chefe checando cada… Read more »
Isso pode dar problema para a Mitsubishi Heavy Industries
Esse é o primeiro F-35A montado no japão, se forem identificados problema na montagem será eles que terão que arcar com a responsabilidade
Vixe ! E ja deu problema outras 2 vezes, no mesmo avião….
A Mitsubishi tem um histórico de problemas desse tipo que vc não tem ideia… Principalmente nos carros, onde suas vendas são pífias hoje em dia, por causa dos escândalos. Agora passaram o controle da empresa para o grupo Renault/Nissan.
Cansei de ver na TV japonesa.
Quer dizer que todos os outros problemas e os erros de projeto desta porcaria são culpa agora da Mitsubishi é?!…QuáQuáQuáQuá… 😀
Agora esta tudo explicado e resolvido senhores… 😀
Não concordo com vc Victor, é segundo F-35 que caiu, não é o primeiro, o primeiro foi fabricado e montado nos EUA, logo por ser um projecto novo e inovador há muita coisa por se apurar, acredito que os F-35 necessitariam mais 10 anos de Testes e Desenvolvimento, são Aeronaves que inovaram bastante, agora resta saber a eficácia e a eficiência deles em combate e em treinos, ainda é muito cedo para atribuir culpados, se é problema da LM ou da MHI, ou JSDF, ou da USAF/USMC , ou seja lá de quem for, poderemos ter os mesmos problemas com… Read more »
Isso me lembrou do Frankeihornet ou seja lá o nome do f-18 que deu um monte de problema, remontam e igual caiu.
https://www.aereo.jor.br/2010/01/23/fim-de-linha-para-o-frankenhornet/
Só pra mostrar do que estou falando.
Está demorando para a turminha de vermelho falar que esse F-35 não presta e que possivelmente foi abatido por um S-400 russo ou pelo mais do que stealth SU-57. Ambos alocado em Vladivostok.
KKK
daqui a pouco dirão que o Japão deveria comprar SU35.
Certamente não compra porque os patrões não deixam.
comentario desnecesario qur n agrega nada. clubismo tipo torcida organizada.
Relaxa, o f-35 é tão bom q cai sozinho. Nem precisa de s-400.
Gente que nem vc só aparece pra tumultuar sem agregar em nada.
Também não está agregando muito.
Vocês não prestam. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Prezado Francisco vamos ter algum respeito pela vida humana, uma familia perdeu um pai, um irmão ,um tio ou um marido, não é assunto para ser tratado dessa maneira, muito provavelmente se perdeu uma vida, o F-35 é uma maquina ainda em desenvolvimento.
Menos Filipe.
Esse piloto, provavelmente, estaria preparado para bombardear uma casa e matar uma família dentro, se recebesse ordens para tal.
E não teria remorsos.
São coisas da vida.
Não sejamos piegas.
A diferença é que o seu argumento é ‘provavelmente’ enquanto que o do filipe é ‘certamente.’ Enquanto isso, respeito é bom, a menos que deseje condenar alguém antes de uma ação que na sua cabeça é ‘provável’.
Cara, vc já falou com algum veterano de guerra? Pois eu já tive esse tipo de conversar… Lhe digo ele não sente orgulho de ter que matar. Apesar de ter que cumprir tais ordens. Apenas aqueles que entram em combate são dignos de dizer ou falar se sente remorso. Eu e vc e os demais sentados na frente de um computador que ganhamos está oportunidade, graças a estes veteranos que toda a noite tem o seus pesadelos remorsos e lembranças de perder colegas em batalha, ou ter a visão que matou uma pessoa pela mira do fuzil. Sabe o que… Read more »
Comentário raso, sem entendimento de uma situação e de outra…..coisas completamente diferentes. ….só concordo wue é piegas ficar falando “condolências à família” e outras do tipo. ….isso, realmente é exagero. Por outro lado, se ele tinha treinamento para matar (coisa que qualquer militar, de qualquer Força, de qualquer país tem que estar pronto para fazer, a qualquer momento), não significa que sua morte seja algo que deva ser desconsiderado.
O Primeiro voo do Su-35S foi em 2008, introduzido em 2014 e produziram uns 105 deles
Até onde eu sei ele teve 1 acidente grave com um protótipo.
Comparando com o F-35, já foram fabricados mais de 300 e 2 com acidentes graves (esse e F-35 do USMC)
(isso era pra ser uma resposta a alguém que apagou um comentário)
Eu li protótipo?
F35 opera em sociedades livres, onde há divulgação de acidentes
Mas o Su-35 é um desenvolvimento do Su-27. Os problemas que tinha que dar ocorreram lá atrás, quando o Su-27 estava sendo desenvolvido. Não dá para comparar o desenvolvimento de um equipamento novo com o que é uma evolução de algo já existente.
Engraçado, nessa altura do campeonato três anos atrás, tinha um pessoal criticando a MB por ainda não ter achado o piloto do Skyhawk…
quem faz isso não tem a minima noção do que fala.
Victor, as pessoas tem noção do que falam, mas é muito mais fácil malhar apenas o que é nosso, infelizmente.
Exato e esse tipo de gente me enoja. Um A-1 com 30 anos de uso cai e as críticas se empilham, o caça mais moderno do país mais rico do planeta cai e muitos dos que criticaram a queda do avião brasileiro saem em defesa do avião americano. Enquanto tivermos cabecinhas como essas em nosso país, estamos ferrados.
Para se ter uma ideia do que é o mar, aquele padre maluco que decolou de balões do litoral do Paraná e caiu em Santa Catarina teve o corpo achado por acaso no litoral do Rio de Janeiro.
Reportagem sobre o F-35 do Japão que caiu e o “doente mentalmente perturbado” consegue querer politizar o comentário.
Mas a doença dessas pessoas “tem limite”, quando é para ir morar na Venezuela, Cuba, Coreia do Norte ou mesmo na Rússia, elas milagrosamente melhoram e viram “capitalistas liberais”.
Vai achar uma lenha pra cortar.
Comentário de um típico sem noção! Vou dar uma de sem noção tmb e te perguntar se você quer morar no México, Afeganistão, Líbia, Iraque…?
Ou nas inúmeras democracias africanas.
Xiiii…..se vc for falar em África tem , sim, dedo dos EUA….mas, tb tem da Rússia e da China…..
Mas quem está aqui defendendo esses países?
Não conheço alguém aqui com ideologia de defensor da Argentina, ou da África do sul, ou da Austrália.
Mas defensores do comunismo e países que o representam ou são seus aliados e “inimigos” dos EUA, existem.
Geralmente gostam de Cuba, Venezuela, Rússia, China, Coreia do norte, Irã.
Defendem mas não gostam.
Só para tumultuar.
Ninguém vai passar férias nesses países.
“Gabriel
Mas a doença dessas pessoas “tem limite”, quando é para ir morar na Venezuela, Cuba, Coreia do Norte ou mesmo na Rússia, elas milagrosamente melhoram e viram “capitalistas liberais”.”
Eu também te convido pra ir a Síria conhecer a “Democracia Tipo Exportação” levada pelos seus guerreiros da liberdade… 😉
Enquanto não for divulgado o relatório do acidente vai ficar no acho, uma coisa é certa se for por falha na montagem a coisa vai esquentar.
Só lamento pelo piloto, que até agora, infelizmente, ainda não foi encontrado. E as chances de ser encontrado diminuem a cada hora….
Deve ter morrido em poucos minutos… As águas estão geladas…
Se, (SE) ele teve tempo de ejetar estaria boiando, aquecido e enviando sinal para as equipes de socorro; o mar daquelas bandas é sempre frio.
A não ser que o sistema de ejeção tenha falhado…
Isso é por causa do desespero dos EUA por quererem repassar esse troço de qualquer maneira pra seus aliados.
É evidente que esse projeto tem sérios e inúmeros problemas.
E você pesquisou a história de outros projetos ou está falando sem ter mínima ideia como sempre?
Sabe quantos migs ou sukhois caíram nos primeiros anos ou até chegarem a 150.000 horas de voo?
Deve ter sido um raio.
Sei que é ironia.
Mas se houvesse raio ou tempestade certamente já teriam falado.
Mal tempo é um fator importante para vôos.
Capaz do cara acreditar que o avião não voa com raios…
Deve ter sido fabricado na China…
De novo Máquina Tr?
Boa noite, desculpem minha ignorância no assunto mas acho estranho o piloto não ter conseguido se ejetar… o traje do piloto não está preparado para flutuação? com tanta tecnologia disponível não seria interessante que ao se ejetar houvesse um dispositivo que acompanhasse o piloto indicando a localização do mesmo ?
Tem havido, nos aviões desenvolvidos pelos EUA (F-22), relatos de situação em que os pilotos não conseguem respirar. Neste caso, ele simplesmente perde a consciência (desmaia) e cai junto com o avião. O traje é projetado para flutuar se o piloto se ejetar e cair no mar, mas se ele estava inconsciente ele não se ejetou.
O principal problema é que, mesmo que ele tenha ejetado a tempo caido no mar em segurança e flutuado, as águas de lá são geladas. Ele teria poucos minutos antes de ter hipotermia.
Já vi ejeção no mar em que o piloto possui um pequeno bote inflável que minimiza os efeitos da hipotermia. Mesmo assim esse tipo de ambiente é um dos piores que existem.
O projeto desta porcaria e daquele boing 737 max devem terem sidos inspirados nos flyers daqueles vigaristas irmãos wright!!!…esta foi a tradição passada pelos “pioneiros” da aviação deles para consagrar toda esta indústria picareta que eles tem hoje…!!!…
Por que faz dois comentários com nicks diferentes na mesma matéria?
Uma pergunta aos queridos leitores: O que sâo essas marcas geométricas na fuselagem do F35?. Parece solda, ou adesivos..mas claro que nâo é.
Algué sabe?
Os painéis de acesso da fuselagem tem bordas serrilhadas (triângulos) para melhor absorver ondas de radar, as “fitas adesivas”, acredito eu, são um revestimento absorvente de radar.
Toda a superficie da aeronave absorve ondas, essas ”fitas adesivas” não sei o que é.
Que seu saiba são camadas de RAM.
Interesante a atitude japoneza…. Todo esse discurso para mandar um recado ao continente…. ou ninguem deu atenção a parte que soa como alerta aos seus vizinhos….
Sutil mas direto…..
A diferença entre um produto militar dos EUA e um da China ou Rússia é que praticamente todas as informações sobre o primeiro estão disponíveis para consulta do público. Tal publicidade é típica das verdadeiras democracias.
https://dailycaller.com/2016/01/22/american-gripen-the-solution-to-the-f-35-nightmare/
A turma do pentagono já estão com o plano B na manga
Não amigo. Isso é uma opinião escrita por um cara que não é da aérea de aviação e com base em dados errados.
A internet aceita tudo, qualquer um pode escrever o que quiser.
Gripen e F-35 foram projetados com requisitos muito diferentes. Se fosse o caso seria F-16V e não Gripen.
O Pentagono nem pensa em pensar nisso. A USAF defende o F-35 com todas as forças, nem F-15X eles queriam.
Não é possível substituir uma aeronave projetada para ataque a longa distância por outra aeronave de superioridade aérea leve.
Não é possível, principalmente com eles produzindo seus próprios F/A-18EF, F-15X e F-16V.
Pouco se fala do F-22 Raptor. Tido como um projeto vencedor não prosseguiu na sua produção. Recentemente foi divulgado estudo para reativar a linha de montagem. É um equipamento com menores recursos (não decolo na vertical, o B) mas como furtivo e letal foi reconhecido nos TO onde foi empregado.
Esse foi literalmente um F-35 ” Natimorto”!!
Comparado a outras caças americanos, o F-35 foi o primeiro a passar de 100.000 horas de vôo sem perder um único exemplar. Agora que passou de 190.000 horas (segundo https://www.flightglobal.com/news/articles/lockheed-f-35-joint-strike-fighter-programme-to-get-457380/ ), o número é parecido com o Rafale que deve rondar pouco acima de 200.000 horas.
Considerando o número de acidentes do EF-2000 e que ele já ultrapassou 500.000 horas ( https://newatlas.com/eurofighter-500k-flight-hours/57175/ ), presumo que as estatísticas do F-35 estão dentro da normalidade. Sendo temerário apontar que esse caça tem mais acidentes que o normal.
Essas Anvs foram montadas no Japão.
Deu pau duas vezes, nao era para ter decolado.
O Piloto pagou com sua vida.
Negligência que pode ter custado a vida não apenas de um provavelmente pai de familia.
Qual negligência, se a investigação ainda nem chegou perto de determinar as causas do acidente?
O lobby empresarial nos EUA é muito forte.
Nao fosse assim, o Congresso americano ja teria barrado novas verbas para o F-35 devido aos inumeros problemas do caça. A integraçao desse sistema de armas ainda vai levar tempo para estar totalmente completa, a questao que fica, sera que o contribuinte americano esta disposto a bancar essa conta? Outrossim qndo o F-35 estiver habilitado e otmizado no estado da arte ele podera subsituir toda uma gama de caças no inventario americano, o que ira gerar reduçao de custos e gastos e com certeza um enxugamento da força.
Meu comentário foi retido por que?
Não respeitei alguma regra?
Não acredito que a milenar e perfeccionista manufatura japonesa tenha culpa neste episódio.
aí me diga uma coisa, o que será construído que não havera defeito ou mal funcionamento, falhas sempre terá mesmo sendo fabricado por robôs isso não importa.