LAAD 2019: Saab apresenta o progresso do Programa Gripen para o Brasil
A Saab apresentou as mais recentes atualizações do Programa Gripen para o Brasil durante a LAAD International Defence & Security Exhibition, no Rio de Janeiro.
A Saab anunciou várias conquistas no último ano, assim como alguns próximos passos.
“O último ano foi bem sucedido para o Programa Gripen brasileiro. Entre outras ações, instalamos o Wide Area Display (WAD) e o motor no primeiro Gripen E para o Brasil. Este ano, a primeira aeronave brasileira será entregue para iniciar a campanha de ensaios em voo em Linköping, na Suécia” disse Mikael Franzén, vice-presidente e head da unidade de negócios Gripen Brasil na área de negócios Aeronautics na Saab.
Em 2018, a Força Aérea Sueca aceitou a proposta da Saab para equipar seus caças com o WAD, o Head-Up Display (HUD) e o Helmet Mounted Display (HMD), desenvolvidos pela empresa brasileira AEL Sistemas.
“Os caças Gripen terão agora a mesma configuração para os displays, harmonizando os programas sueco e brasileiro. Isso significa uma grande economia na manutenção da aeronave e no futuro desenvolvimento de software. Esse é realmente um bom exemplo da colaboração bem-sucedida entre a Saab e a indústria de defesa brasileira ”, explicou Franzén.
O programa de Transferência de Tecnologia continua avançando. Até o momento, 165 engenheiros brasileiros foram treinados na Suécia e concluíram seus treinamentos. Atualmente, a maioria trabalha no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN) no estado de São Paulo. O GDDN foi projetado para servir como centro de desenvolvimento tecnológico do Gripen no Brasil para a Saab, a Embraer e os outros parceiros brasileiros que são beneficiários do Programa.
As equipes envolvidas no desenvolvimento do Gripen E/ F, no GDDN, trabalham no projeto de célula, desenvolvimento de software, instalação e integração de sistemas, aviônica, interface homem-máquina e comunicações. Atualmente, cerca de 120 engenheiros trabalham no local, em uma grande cooperação entre brasileiros e suecos.
Parabéns à Saab/Embraer/FAB pelo trabalho. Mas, uma pergunta de leigo: o Míssil Tático de Cruzeiro que está sendo desenvolvido pela Avibras, que, conforme informações e apontamentos do pessoal mais entendido aqui na trilogia terá alcance superior a 300 km, poderia vir a ser integrado com o Gripen? Digo, no sentido de ser transportado e lançado por esta plataforma. Ou, seria possível utilizar o KC-390 para tal finalidade (cito o KC pois será a maior aeronave disponível pela FAB e recentemente vi uma foto do avião com tanques externos que lhe dão capacidade REVO e fiquei pensando se poderiam ser substituídos… Read more »
Poderá sim ser integrado ao Gripen. Recentemente, o míssil da Avibras foi testado no pilote central do F-5M em Canoas.
E com relação ao KC-390? Ele poderia servir como um bombardeiro pesado?
José Nivaldo,o KC390 não tem compartimentos para lançar bombas na parte inferior da aeronave e nem estrutura para carregar-las em seu interior.Os bombardeiros pesados hoje em dia são usados apenas para o lançamento de mísseis de cruzeiro,o que requer um tipo de aeronave completamente diferente
Pode me confirmar essa informação através de alguma fonte? Fiquei muito curioso para saber disso. Me parece um míssil um tanto longo para um F-5.
Se levar em conta que não talvez não seria necessário o booster do míssil e que o F-5 leva pelo menos uma tonelada no center line… Dá pra tentar acreditar.
Foi noticiado pela FAB que este teste ocorreria no inicio de 2019
Na verdade, o emprego do míssil no F-5 atende à necessidade de efetuar ensaios em voo com o grupo propulsor do míssil, daí o apoio da FAB… abraço…
Mas é somente para testes, tá. Sem o aval dos norte americanos nem pensem instalar essa jamanta no F-5. Ou não estranhem se começarem a faltar peças de reposição…
Se e qndo os suecos concordarem, o produto e a tecnologia são deles, então o aval deles é necessário.
FlghterBR,
Tem algum link sobre o assunto ou fonte.
Acho complicado carregar esse míssil de 1400 kg no pilone central do F-5.
Mesmo o pilote carregar um tanque com 1.041 litros aquele pilone com lançador aumentará muito o arrasto e peso naquele ponto.
Já em relação ao Gripen, não há restrições, já que este pode levar o Taurus KEPD 350, que pesa 1.400kg, nos pilones internos das asas.
Mísseis de cruzeiro podem ser lançado de navios e ou plataformas terrestres. Não há motivo para serem lançados de aviões se bem que pode ser possível sim.
São lançados por aeronaves também e sobram motivos para isso.
http://sistemasdearmas.com.br/ca/macx04ac.html
Achei este texto interessante para ilustrar a discussão.
Prezados editores do Poder Aéreo,
Seria muito interessante entender quais são os sistemas diferentes entre a aeronave Sueca e a configuração Brasileira. Considerando a adoção do WAD teremos a mesma aeronave?
Sistema de comunicação e data link será diferente, o deles é padrão OTAN. Brasil linkBR2.
A FAB também usará a mesma pintura cinza da Força Aérea Sueca. Para economizar
A FAB tem a sua pintura padrão de superioridade aérea.
Economizar? Meu Deus!
A FAB utilizará a mesma pintura dos Gripen suecos? Pode ser, não vi em nenhum lugar essa info…mas, já que vc diz, tudo bem. Entretanto, usará a mesma pintura “para economizar”? O que tem a ver o tipo de camuflagem com o valor? Se usar dois tons de cinza é mais barato do que usar a pintura padrão, verde/cinza, da FAB? Ou uma pintura tipo a dos M2000? Não entendi a questão da “economia”…..
Olá pessoal, hoje, no final da tarde vi um caça F5 passar pela Zona Norte de São Paulo. É primeira vez que vejo um caça nesta região fora de datas comemorativas ou eventos da Fórmula Indy.
É comum e eu nunca percebi ou tem alguma comemoração? A sua direção seguia a mesma dos aviões que seguem para pouso em Guarulhos.
estava indo para Gru ..todos que fazem revisão no PAMA pousam la ..
Não vai rolar matéria sobre o projeto de avião apresentado pela Akaer? O Mosquito
Será que o BADER da AKAER seria um substituto interessante para os tucanos da AFA?
Bader não é da Akaer. É (ou era) da Novaer. E.está acima dos Tucanos, no nível dos Supertucanos.
No mais, não me parece que a FAB queira trocar seus Tucanos no momento.
Pelo que entendi, ele se refere à AFA, e não à FAB.
Os Tucanos da AFA serão modernizados, eles estão bem conservados em média. Contam com bastante peças de reposição e etc. Não vejo motivo para substitui-lo tão cedo.
Seria bom se a SAAB falasse,”estamos tao adiantados que entregaremos 4 fno final de 2019″
O cronograma definido no contrato, desde 2015, prevê 1 em 2019, 5 em 2020, 6 em 2021, IOC com essas 12 aeronaves em 2021, 9 em 2022, 8 em 2023 e os últimos 7 em 2024, com a FOC também em 2024.