A-29 Super Tucano

COMUNICADO

São Paulo – SP, 15 de março de 2019 – A Embraer esclarece que a joint venture com a Boeing na área da defesa não envolverá o A-29 Super Tucano.

Sobre a Embraer

Empresa global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços de pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

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Antoniokings

É a decisão sensata.
E parece que a maré anda péssima para a Boeing.
A empresa resolveu paralisar as entregas do 737.

ALDO GHISOLFI

Escreveram?

Paulo Costa

Isso agora, nao quer dizer muita coisa, porque é claro que no futuro isso pode mudar, seja através de um novo acordo ou ate a boeing adquirindo a SNC, enfim, se a boeing quiser mesmo isso terá com certeza.

Walfrido Strobel

A Embraer parece o desgoverno atual, um diz e o outro nega, que bagunça.

Junior

Saiu uma notinha essa semana que o governo tá bem desconfiado e não esta gostando nada do que vem sendo revelado sobre essa “parceria” na área de defesa entre Boeing e Embraer, e que ainda estaria pensando em usar a ação de ouro que tem. Talvez seja por isso que a Embraer correu para soltar essa nota, não sei não, mas da a impressão que a Embraer não contou tudo o que tinha nesse negócio com a Boeing para o governo federal não

Saury Alvarenga dos Santos

Penso que como a Boeing não entrrá com nenhum avião nesta parceria de defesa deveria ser o mesmo da da outra com 80% Embraer e 20% Boeing sem direito a voto. Isto sim seria justiça.

Luis Bacchi

Penso da mesma forma. Esse acordo/venda da Embraer à Boeing está envolto no nebuloso mundo do desconhecido. Nunca vi algo assim.

Alex Nogueira

Esse mundo se chama dinheiro $$$$$, simples e puro interesse de muita gente que vai lucrar com isso, sejam acionistas, funcionários, políticos…

Alesandro

Pois é, no capitalismo não existe paixão, apenas dinheiro. Ganha que tem mais

francisco

E militares lobistas.

rafaelsrs

Parem de dar nomes bonitos como Joint-venture! A embraer foi fagocitada, acabou, já era!
Joint-venture seria a boeing ter 51% e a embraer 49% da nova empresa mas como tem gente que acredita em conto da carochinha, tem gente que acredita que a embraer iria falir se não fosse fagocitada pela boeing…

Alex Nogueira

Se você verificar, nas últimas décadas, diversas grandes empresas tiveram que se fundir pelos mais diversos motivos, sendo assim, não é de se espantar que a Embraer venha a se fundir agora ou em um futuro próximo… é difícil falar se é bom ou ruim sem ler todo o contrato oficial, só com as informações que saem na mídia, não passa nada além de pura especulação ou desinformação.

A mídia não é confiável, principalmente quando envolve assuntos do governo atual.

Sendo assim, eu não considero nada sobre os burburinhos atirados ao vento.

francisco

Todas que se fundem são engolidas pela maior. É fato.

Rafael Coimbra

Sempre foi assim e sempre sera, chora aqui como se a Embraer fosse de vocês, nunca foi… e nunca sera, tem mais é que vender enquanto da lucro, isso é negocio, não adianta esperar a empresa quebrar e sair tentando negociar depois, os brasileiros são muito inocentes com negócios, ficam emotivos pq tem o “BRA” no nome da empresa… se fosse uma gigante seria ela que estaria comprando outras… ae estaríamos todos felizes achando super justo! … parem de se lamentar e que bom que é a Boeing que esta comprando… Ótimo!!!!

Alex Nogueira

A seleção natural também existe no mundo dos negócios, se uma hora ficar inviável de se manter sozinho, junta-se forças com um parceiro que tenha objetivos semelhantes, o que não pode é tentar ir contra o mercado sabendo que é uma luta perdida e acabar sendo extinto por puro orgulho besta de não se autoajudar. Até ontém muita gente metia o pau que a Embraer era só “aperta” parafusos, que não desenvolvia nada, que só juntava peças, que não sabia nada, vide modernização dos A-4 da MB… hoje tem um monte de gente melindrada falando que estamos perdendo a melhor… Read more »

Maurício.

rafaelsrs, concordo com você, e essa ladainha que a embraer iria falir se não fosse a “parceria” com a Boeing é conversa para boi dormir, tanto é que a “parceria” foi proposta pela Boeing e não o contrário.
Mas como você mesmo disse, tem gente que acredita em conto da carochinha.

Alex Nogueira

Não tem o porquê de sofrer por antecedência, a Embraer deve se decidir pelo que é melhor para seus acionistas e ponto final, com certeza o acordo com a Boeing irá respeitar quaisquer outros acordos feitos com o governo brasileiro.

Para os que “pregam” insistentemente, não existe “desgoverno”, o que existe é muito “telefone sem fio” e má vontade, tanto da oposição declarada quanto da oposição velada em associação com a mídia e.s.q.u.e.r.d.i.s.t.a que é extremamente dependente dos acordos de publicidade com o governo, que agora que a “torneira secou”, quer a qualquer custo desbancar nosso Presidente J.a.i.r B.o.l..s.o.n.a.r.o.

Antoniokings

Não é que exista desgoverno.
Não existe nada.
É o vazio. O éter.

Fernando EMB

Verdade. Mas mesmo assim é muito melhor que a quadrilha que antes habitava o governo.

Rafaelsrs

Realmente a quadrilha agora é muito mais sofisticada, sargento da pmerj que tem casa n o Vivendas da Barra e em condomínio em Angra dos Reis é outro nível!

Iago

Olá Alex, na verdade não é bem assim, a partir do momento que o governo brasileiro possuí uma ação Golden Share os rumos da conversa devem ser outros. O governo brasileiro não tem que olhar pra acionista coisa nenhuma, o governo brasileiro deve única e exclusivamente cuidar dos interesses da nação, e se a equipe econômica achar necessário usar a Golden Share para barrar o negócio, que assim o faça, mas caso fique provado que o melhor mesmo é essa parceria, que assim o faça também, mas sempre defendendo exclusivamente os interesses da nação brasileira e não de empresas e… Read more »

Alex Nogueira

Olá Iago, entendo que o governo brasileiro possui a opção de barrar o negócio por possuir a Golden Share, porém, acho ridículo que muitos que aqui ficam reclamando sobre a negociação, tacavam pedras falando que a Embraer só sobrevivia devido aos projetos militares em parceria com o governo federal… agora que surgiu a chance de negociar a empresa, muitos vem falar que é estratégica para o país e etc e tal… fala sério, muita gente hipócrita.

francisco

Sem os projetos/investimentos militares a EMBRAER não teria adquirido tecnologia para utilizar na aviação civil. Ambos os setores se complementam.
Não é hora de coxinhas e mortadelas estarem polemizando. É hora de ver o que é melhor para o Brasil. Duvido que o partido democrata, nos USA, fique contra os interesses daquele pais só para prejudicar os seus adversários do partido Republicanos.

francisco

Empresa da área de segurança, que até hoje foi beneficiada pelo governo federal, que está recebendo de mão beijada tecnologia comprada pelo governo e que será a responsável pela construção dos futuros caças não pode ser vendida ou se associar com uma empresa que é controlada pelo governo dos USA ou de qualquer outro pais. Os acionistas, que vendam suas ações, se não concordarem que a EMBRAER continue sob o controle do Brasil. Ninguem é obrigado a permanecer com ações desta ou aquela empresa. Duvido que o Trump aceite que suas empresas estratégicas sejam compradas ou fundias com empresas chinesas,… Read more »

Luiz Trindade

Decisão mais do que sensata. Muito prudente por sinal. Porque se dependesse do governo, o setor de defesa já tinha ido há muito tempo.

Wellington Góes

Em 2017, depois daquele “vazamento” de e-mail falando da venda à Boeing, a Embraer veio a público negar e advinha?!

Brasileiro é muito, muito “ixperto”. Rsrsrsrs

Luiza

Gostaria de saber se as aeronaves 737 da Boeing são utilizados pelas companhias aéreas brasileiras para uso comercia

Grozelha Vitaminada Milani

Mas … mas na área agrícola vai rolar:

Ipanema MAX 8 e Ipanema MAX 10!

kkkkkk

Robsonmkt

Um diretor da Embraer fala que o Supertucano também será comercializado pela Boeing. Agora a Embraer solta uma nota dizendo que não.
Se eu não estou enganado, os executivos da Embraer que hoje estão vendendo correndo para vender a unidade de aviação comercial para a Boeing serão os mesmos que continuarão administrando o que sobrar da Embraer, as unidades de defesa e de avição executiva. Ou seja, acho muito provável que, no futuro a curto prazo, deem mais esse presente para a Boeing: a comercialização dos Supertucanos.

Fernando EMB

Ou seria a imprensa colocando novembro coisas fora de contexto deixando a enteder que ele falou isso???
Não confie em tudo que lê desta imprensa que temos.

francisco

E o governo não leu esse contrato? o Bolsonaro está dando aval a um contrato sem tê-lo estudado e esmiuçado todinho? O governo tem centenas, talvez milhares de advogados trabalhando para ele (na PGR, AGU e assessorias) e ainda não sabem o que está nas entrelinhas desse contrato?
Quando eu vejo certas pessoas (principalmente empresários e políticos) negando algo eu já fico desconfiado. Como diz o velho ditado popular: Onde há fumaça há fogo.

Robsonmkt

A imprensa tem falhas, é fato. Mas a opção à ela é confiar em áudios de Whatsapp e imagens manipuladas no Photoshop compartilhadas no Facebook. Quem se informa pela imprensa pode ser manipulado. Mas quem se informa por rede social é manipulado.

HELIO CASTRO

O Brasil deveria vender a preço de custo ou doar o STF que so da prejuízo ao pais. Embraer é um bem que deve haver investimento nacional.

francisco

Os USA só querem o que dá lucro.

Soldat

Será……

Luiz Floriano Alves

Deveremos produzir apenas o que o mercado aceita. O lucro é decorrente disso. Achar que se fabrica um bem só para dizer que temos capacidade é um despropósito econômico. Só a China vende abaixo do custo para privilegiar a Mão de Obra, que deve ter emprego pleno. Na teoria da mais valia (comunismo) o trabalho vem antes do capital (lucro), mas não prescinde deste.