Ministra da Defesa indiana diz que sabe a identidade do piloto paquistanês abatido
Nirmala Sitharaman admitiu à India Today TV que conhece a identidade do piloto de F-16 abatido pelo MiG-21 indiano
A ministra da Defesa da Índia, Nirmala Sitharaman, admitiu na terça-feira que as forças armadas indianas sabem a identidade do piloto paquistanês cujo avião de caça F-16 foi abatido pelo MiG-21 Bison da Força Aérea Indiana (IAF), pilotado pelo Wing Commander Abhinandan Varthaman.
Sitharaman respondento a perguntas da plateia de Suraksha Sabha, de Aaj Tak, estimulada por Rahul Kanwal e Abhishek Bhalla, da India Today TV, admitiu.
“Sim. Nós sabemos”, disse Sitharaman, sem divulgar nenhuma informação adicional.
Houve relatos de testemunhas oculares, bem como provas eletrônicas para isso, disse o Ministério das Relações Exteriores anteriormente.
O Ministério também disse que há evidências sobre o uso de jatos de combate F-16 pelo Paquistão na forma de partes do míssil AMRAAM recuperado do local, que é transportado apenas por aviões F-16 da Força Aérea do Paquistão.
No combate aéreo em 27 de fevereiro, a Índia perdeu o avião MiG-21 Bis e seu piloto Wing Commander Varthaman foi capturado pelo Paquistão. Varthaman abateu um caça F-16 da Força Aérea do Paquistão disparando um míssil ar-ar R-73 antes de seu MiG-21 Bis ser atingido durante uma luta acirrada.
O Paquistão afirmou que derrubou dois jatos indianos e rejeitou a afirmação da IAF de que uma aeronave F-16 foi abatida por ela durante o combate.
FONTE: India Today
Isso já é fato consumado. O F-16 foi abatido.
E o piloto do Mig-21 já virou celebridade nacional.
Cada caso é um caso, não ?
O F-16 foi abatido enquanto estava em fuga, nao combatendo…
E foi derrubado por outro F-16 !
Oi?!
mimimimimiimimimi
Um MiG-21 abatendo um F-16? Se for verdade, o que eu acho difícil, é algo que me surpreendeu bastante.
Acho que qualquer caça se ficar a menos de 10 km do outro qualquer míssil derruba.
Acho que o treinamento muitas vezes sobrepõe a tecnologia. E ainda há o acaso, os detalhes da batalha, a superioridade numérica, a inteligência, a visibilidade etc. Não acho que o que aconteceu foi um MiG-21 abatendo um F-16 e sim uma soma GIGANTE de fatores que permitiram que esse abate aconteceu.
Mig modernizado com bom míssil, não há grande problema nisso.
Caso se confirme que o F-16 atirou nele e errou aí sim é algo de maior importância.
https://www.aereo.jor.br/2019/03/09/aeronave-a-50-aewc-da-iaf-pode-ter-gravado-combates-entre-f-16-do-paquistao-e-cacas-indianos/
https://m.youtube.com/watch?v=IaPb-v30kzo
Esse video q citei
Vou postar a conclusão de minha análise sobre o ocorrido ” Alguns meios de comunicação e/ou pessoas estão demasiadamente eufóricos sobre o embate aéreo, tentam alavancar individualmente os principais elementos envolvidos (F-16, Su-30MKI e MiG-21). Para alguns, a alegada perda de um F-16 nas “mãos” de um MiG-21 seria algo embaraçoso ou taticamente inesperada e capaz de minguar o valor do F-16 como uma aeronave de caça. “Isso tudo é uma grande besteira”. Mediante ao que foi apresentado, está claro que o combate aéreo, mesmo aqueles durante escaramuças pontuais, é um ambiente extremamente complexo e dominado por eventos e restrições… Read more »
Qualquer um pode matar um oponente com uma garrucha e depois ser morto por um fuzil, basta saber atirar e onde atirar, e o mesmo em combate aéreo
Mas não eram dois pilotos? Não era um f-16 biplace?
Cada hora uma coisa diferente.
Esses indianos sabem de tudo, só não sabe onde está os destroços do F 16.
How to get photographic / video evidence if aircraft crashed inside a enemy country and area cordoned off , and possibly camouflaged ( maskirovka ) to prevent easy detection ? How to get photographic / video evidence if the Pakistani army confisticates all photographic and video evidence of F16 crash site from its citizens who were near the site ? How to get satellite photographs if the satellite revisit time over the area is big enough to allow the Pakistanis to clean up the wreckage and cart it off before it can photograph the suspected areas and if cloud cover… Read more »
*correction
intercepted SATCOM audio evidence between the COAS Musharraf in Beijing and his general Aziz in GHQ Pakistan.
Esse fórum é brasileiro!
Mas é aberto a todos que queiram se informar/compartilhar boas informações. Gringos, desde que não venham para desrespeitar, são muito bem vindos na minha opinião
Um resumo e tradução descuidada do texto do Nostra. Como conseguir evidência em foto e vídeo se o avião caiu dentro de território inimigo e a área foi isolada e possivelmente camuflada para evitar detecção? Como conseguir essas evidências se o exército paquistanês confiscou toda a evidência dos cidadão que estavam próximos? Como conseguir fotos de satélite e se tempo dos satélites fora da área era o suficiente para os paquistaneses limparem os destroços? Como conseguir fotos se o combate havia acabado de terminar e haviam aviões de combate e defesa antiaérea ativa na área? O nível de alerta era… Read more »
Inglês é uma língua mundial ! Vamos agora tirar o idioma das placas de aeroportos do mundo todo, só pq os americanos não fazem o mesmo ?
Cris
É só experimentar! Lógico depois nos conte! Rsrsr
Agora falemos sobre a façanha do ” Simplório, pequeno, onipresente e idoso porém eficaz mig-21!
Experimenta então postar em qualquer fórum aqui nos states e sentirá o quanto é bom escrever em outro idioma!
É muito bom mesmo!
Vai lá!
Para de chorar.
Se alguém vier aqui e escrever em Paquistanes ou em cirílico, desde que seja para somar nos conhecimentos não há motivo algum pra reclamar.
Temos só é agradecer por compartilhar os conhecimentos.
Guarde seu rancor para outro espaço.
Que ignorância, rapaz !
Inglês é uma língua mundial ! Vamos agora tirar o idioma das placas de aeroportos do mundo todo, só pq os americanos não fazem o mesmo ?
Adoraria ve-los escrevendo em português em alguns fóruns em inglês!
Tenta lá!
Se ele consegue ler português, pode responder em português, no final pede desculpa pelos erros. O que ele escreveu não acrescentou em nada o que temos, Índia atacou Paquistão, mig21 entrou espaço aereo Paquistão e foi derrubado, os demais fatos precisam ser confirmados, nada contra f16 ser abatido por mig21, a Índia está querendo que EUA aterrem os F16 no tapetão, seria mais natural colocar su30 pra barrar os f16, isto eu acho estranho/suspeito.
Concordo!
Salim
Sérgio Luís, . O visitante (bem vindo) Nostra certamente é indiano ou simpatizante, mas com certeza estrangeiro. Tem apresentado questões muito interessantes sobre o conflito indo-paquistanês na Caxemira, bem como possíveis desdobramentos em outras frentes, inclusive com outros países como China e EUA. . O visitante (igualmente bem vindo) Salim aparentemente é paquistanês ou simpatizante, estrangeiro ou brasileiro, pouco importa. Também tem apresentado questões muito interessantes sobre o conflito em tela, bem como possíveis desdobramentos nas relações do Paquistão com seus vizinhos e outros atores globais. . Obviamente cada um oferecerá a visão que possui e defende: – Nostra com… Read more »
Ivan,
Google tradutor
Eu sei quem matou o Kennedy, mas não vou falar…
Saber quem matou Kennedy é fácil, quero ver achar a fita com o jogo Botafogo 6×0 Flamengo, de 15 de novembro de 1972. Procura pra ver se acha que eu quero ver!
Isso já saiu em outra matéria. O referido piloto paquistanês foi identificado como Wing Commandar Shahzaz UD Din do Esquadrão nº 19 (Sherdils) voando F-16. Ele é filho do Marechal do Ar Waseem Ud Din, Chefe Adjunto do Estado-Maior da Aeronáutica (Operações) da PAF.
Más não há confirmação. Seria interessante a divulgação da identidade do piloto paquistanês.
Essa notícia mostrou-se falsa. O referido Marechal não possui filho aviador.
Boa noite!
Pergunto que a importância do nome do piloto?
Não entendi…
Prestem bem atenção no que diz nesse video entre 0:55 e 0:58
…wing commander Abhinandan paquistani tomar no…
Não entendi direito, ta certo isso? Kkk
https://m.youtube.com/watch?v=IaPb-v30kzo
kkkkkkk
A Índia está aprendendo com a Rússia, em como criar fake news.
Se não mostrar os destroços do F-16 e o corpo do piloto, fica difícil voltar a dar credibilidade ao governo indiano.
A essa altura do campeonato, eventuais provas do abate já foram eliminadas. Somente os EUA saberão se falta ou não falta um F-16 nas bases paquistanesas. E por muitos e muitos anos essa será uma informação sigilosa, pois divulgá-la não interessa nem aos paquistaneses nem aos americanos (em defesa do F-16).
Este assunto Paquistão e India parece que já se esgotou, agora virou fofoca.
Vai demorar um tempo para sabermos os detalhes, mas que foi a maior batalha aérea dos últimos anos.
A situação dessa batalha pode ser resumida, na minha opinião, nos seguintes pontos: 1. O Paquistão vai negar até o fim, já que utilizou seus F-16 além do escopo que o contrato de compra e utilização destes caças o autoriza; 2. Se a aeronave foi derrubada dentro do território paquistanês muito dificilmente aparecerão vestígios da mesma; 3. Nos resta tentarmos analisar, com o mínimo de paixões possível, as manobras deste combate que é, em minha opinião, a mais importante batalha aérea deste século. Cheia de lições interessantes, que já devem estar sendo muito bem analisadas pelas principais Forças Aéreas e… Read more »
O melhor comentário a respeito, sensato e sem paixonites cegantes.
A verdade é que os paquistaneses podem inventar várias desculpas para a falta de um F16B no inventario:desgaste de célula, canibalização, acidente de pouso e várias outras e os americanos oficialmente vão fazer de conta que acreditam mesmo sabendo a verdade só que se o Paquistão sonhava com F16EB70 via FMS já era essa possibilidade.
A Ministra da Defesa sabe a identidade do piloto paquistanês abatido mas até agora não conseguiram expor prova alguma disto em público….aí fica difícil…
MiG 21 abate F-16!
Sabe aquela história de que um fusca deu bucha em Ferrari e, embora alguns dizem que aconteceu, com provas, mas outros rejeitam?
Pois então… Quando o piloto é bom, não importa o equipamento, ele vai lá e executa seu serviço com maestria.
Caças yankees tem sim suas vantagens. Mas, tem muito mais marketing. O sucesso deles se deve a treinamentos bem feitos e destrezas dos pilotos, oras!