VÍDEO: Voe uma missão em um Sukhoi Su-22 Fitter do Vietnã
Voe uma missão em um caça-bombardeiro Su-22 Fitter da Força Aérea do Vietnã.
O Sukhoi Su-17 (Russo: Сухой Су-17) (OTAN: Fitter-B), denominação Su-20/Su-22 para exportação, é um avião russo de ataque ao solo.
Foi o primeiro avião soviético com asas de geometria variável, sendo altamente exportado para países do Bloco do Leste, o qual continua em serviço até hoje.
Foi exportado para países do Oriente Médio, América Latina e África com a denominação Su-20 e Su-22 referente a suas variantes.
Foram produzidos ao todo 2.867 unidades entre 1969 e 1990, sendo 1.165 exportados a 15 países.
Uma das forças aéreas mais letais daquele canto do mundo…
Fez um bom estrago na USAF na então Guerra do Vietnã.
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Fonte: Arial 10.
Sem considerar a superioridade numérica e material americana, obviamente.
Hélio
Evidentemente que estas estatísticas são ‘hiper-exageradas’ pelos americanos de forma a amenizar os fracassos nas Guerras da Coreia e do Vietnã.
Li até que os americanos consideram em suas estatísiticas velhos aviões coreanos a pistão da época da Segunda Guerra.
O fato concreto é que essas estatísticas não batem com o desfecho das guerras, onde em uma foi obrigado a sentar na mesa de negociações e na outra bateu em retirada.
Em tempo: O maior Às da Guerra da Coreia foi um piloto soviético chamado Nikolay Sutyagin
Como de costume nada do que você diz condiz com a realidade (2) A superioridade na guerra da Coréia alternou-se em diversos momentos mas o fato é que nos dois últimos anos do conflito ela pendia favoravelmente para a USAF quer pela missões “Maple Special”, quer pela introdução do F-86F, que era superior ao Mig-15 Apenas para completar os dados sobre os abates soviéticos são exagerados e completamente divorciados da realidade. A demonstração cabal desse fato acontece quando os russos afirmam terem derrubado mais de 600 F-86 no conflito e durante o mesmo foram deslocados apenas 450 aparelhos desse modelo… Read more »
O maior erro dos EUA foi ter aberto mão do canhão no projeto do F-4. Se tivessem canhões, a história poderia ter sido um pouco diferente. Quanto ao desfecho da guerra do Vietnam, pra você escrever o que escreveu, é uma demonstração da sua parcialidade e cegueira ideológica. Durante toda a guerra, os militares dos EUA não podiam agir de forma livre…..existiam as famigeradas regras de engajamento ditadas por Washington. Se você, que diz ler tanto, procure sobre as operações Linnebaker I e II e sobre os ataques aéreos dos EUA contra os portos vietnamitas. São apenas dois exemplos entre… Read more »
Como de costume nada do que você diz condiz com a realidade visto que durante o conflito os Norte-americanos perderam em combates aéreos 79 aeronaves. Enquanto isso os Phantom derrubaram 105 Migs, seguidos pelos F-105 (25) e os F-8 Crusaders (19). O grosso das aeronaves norte-americanas foi perdida para a AAA.
Sinto muito, fatos são fatos….
Sei não se o combate aereo tivesse sido tão fácil então porque os americanos desenvolveram os F14,F15,F16 e F18 todos com ênfase na superioridade aérea e apenas o F117 e A10 para ataque e bombardeio
Caro Antonio. As maiores perdas americanas no Vietnã, de longe, foram helicópteros UH-1, voando a baixíssima altitude, atingidos por vários fuzis de assalto e metralhadoras ao mesmo tempo. Em dogfight, devido ao treinamento e doutrina, os vietnamitas nunca ganharam dos americanos. Nunquinha.
Pesquise sobre os nomes Luu Huy Chao, Nguyễn Nhật Chiêu, Nguyễn Văn Cốc e muitos outros ases vietnamitas que costumavam abater aviões americanos.
Basta colocar o primeiro nome no Google que a pesquisa relacionada vai te mostrar o monte de pilotos vietnamitas que fizeram história na Guerra.
Comparar forças diferentes com objetivos diferentes não faz muito sentido. Era óbvio que o Vietnã nunca poderia suportar a taxa de atrito, as perdas, que os americanos podiam. Tanto que os caras faziam um trabalho de dispersão excelente, escondendo mig’s até em cavernas.
Era uma guerrilha aérea também. Se um caça vietnamita forçasse um pacote de ataque americano a soltar as bombas de forma prematura para escapar já era considerado um bom resultado. Os caças eram considerados um complemento aos SAM’s.
Tanto que quando os americanos começaram a Linebacker II o Vietnã voltou para a mesa de negociação.
Renato, a Linebaker II foi aquilo que a Rolling Thunder deveria ter sido tal como foi planejada inicialmente pela USAF e USN antes que a malfadada política de McNamara entrasse em campo.
E o interessante é que anos antes McNamara, que era Coronel da USAAF, criticou severamente a campanha de bombardeios contra as cidades japonesas levada a cabo por Curtis LeMay justamente pela sua intensidade e violência. Ou seja, ele nada aprendeu com o sucesso da mesma.
Perdas operacionais também eram altíssimas devido a panes ,erros de navegação e o gigantesco numero de surgidas e vôos.
15:1 no período 1972-1973.
Tá bom para você?
Matemática do quinto ano do ensino básico.
Americanos têm a mania de fantasiar as coisas.
Essa mania vem de longe e às vezes se torna filme em Hollywood.
Como o ‘General’ Custer. Dizem que matou um monte de índios, mas perdeu a batalha.
Não tem nada de fantasia aí! no período 1972-1973 as regras foram mudadas e os pilotos norte-americanos ficaram livres de objeções de cunho político. Aliás a operação Linebaker II, a despeito da perda de 15 B-52, acabou com os estoques de mísseis SAM dos norte-vietnamitas.
Como dizia o líder dos 3 patetas, “nunca, na história do cinema, a cavalaria americana chegou atrasada”…
Quem fez um bom estrago, foram os SAA russos. Você está equivocado.
A relação de perdas de aeronaves vietnamitas em combate ar ar era de cera de 20×1. Para cada vetor americano derrubado por migs, 20 vetores do Vietnã iam para o caixão.
Lembrei de um conhecido que tem um Opala 78. Máquina incrível! Ótima para colecionadores e museus, mas não rola nos dias de hoje.
Avião perigosíssimo e altamente letal,….. para seu piloto.
Achei que era um pacote turístico pra voar realmente em um Su-22 de copiloto e “apertar o botão” da bomba….
E como o Vietnam tem a moeda desvalorizada seria muito interessante….
+- como tem aquele voo de mig-29 na estratosfera
Esse voo no MiG 29 é um dos meus sonhos. Um dia ainda junto um dinheirovisk e vou lá tirar umas fotos do topo do mundo, pra fazer terraplanista chorar…
Caças bombardeiros (a jato) para a função específica de “capacidade de interdição a baixa altitude ” (ou seja, carregador de bomba burra, vide Buccaneer, AMX, SU-22 ou SU-24, por exemplos), são um conceito da década de 1960… Mesmo a RAF está aposentando o binômio Typhoon + Tornado pelo Typhoon + F-35B.
Se os vietnamitas quiserem aguentar o bafo do dragão, vão ter que arranjar coisa melhor, e rápido. Fosse eles, compraria pelo menos duas dúzias de Gripen e aprenderia o que pudesse com os tailandeses, que operam 12 gripens há 7 anos.
O Su-22 é um dos mais belos designs soviéticos/russos da guerra fria, mas hoje seu valor de combate é discutível.
Discutível? Maneira generosa de colocar a questão! A não ser que o adversário esteja igualmente defasado ou que seja uma guerra assimétrica, caças de Geração 3 seriam pouco mais que alvos móveis…
Não vou perder a oportunidade …. será que serve para os Argies
A força aérea vietnamita opera dezenas de Flankers. Esse Su-22 é pra distrair…Eu escrevi dois textos sobre ela em 2012 pra Air Forces Monthly, baseados em entrevistas com especialistas de lá…
Sem dúvida. O problema é que essa “distração” bebe querosene de aviação. Acredito que para países de terceiro mundo, principalmente os que estão ali na rabeira do dragão chinês, até os tostões ajudam.
O vídeo é bacana, o problema é a musiquinha.
Um caça velho que dá lenha ainda desde que consiga levantar vôo.
O piloto polonês do F-16 está parecendo aqueles donos de Chevette que colocam no vidro o adesivo: ‘Foi Deus que me deu’.
Pô! Não seria melhor pedir um Su-30 ou Su-35?
O F-16 tem um score de 74×0 ao seu favor! Por outro lado o Su-30 tomou um pau dos F-15 e F-16 da USAF no Red Flag ao passo que o Su-35 é o aparelho que se mostrou incapaz de detectar o F-22 na Síria.
Para de beber Belco loco volta pra Polar que vc vai ver que na Síria quem foi pego de bombacha arriada foi o 22
Você fala daquela foto que o piloto russo tirou para salvar as aparências?
Não, um Mirage grego derrubou um F-16 turco em 1996.
E os pilotos de Su-22 colocam aquele adesivo “dirigido por mim, guiado por Deus”…..só se agarando na fé, mesmo, pois ele vai para o voo, só não sabe se volta!
Haha….deve ser porque a Polônia tem “ótimas lembranças” do tempo em que era comandada pela URSS….
Caminhão Kamaz contra o International. Só pra quem entende né
International: conforto,beleza e estrada pavimentada.
Kamaz: só checar Rally Dakar
Na maioria dos casos são usados para aplicações diferentes, não vejo muita ligação com o tópico.
Vc falou muita besteira! Trabalho no ramo de logistica e os caminhões Internacional foram e serão por muitos anos a maior bomba do meio! O caminhão tinha um motor muito forte, mas o cambio era pior do que o de um FNM, a suspensão era igual a de um esportivo….de dura e a manutenção dele fazia qualquer dono de Peugeot e Citroen se sentir nas nuvens, de tão ruim e difícil. Tanto que era comum nas transportadoras que os tinham, os motoristas que tinham faltas ou falhas eram designados para os mesmos, como uma especie de “Batalhão Penal”. Não é… Read more »
Ainda não vi um caminhão KAMAZ nas nossas estradas. Por que será?
Ps: é International e não internacional! Esse último é o Colorado de POA…
Vc tambem não ve Rolls&Royce, GMC, Cadillac, Bentley e Lincoln em nossas estradas, assim como caminhoes da Renault, Mack, Mitsubishi ou Kenworth! Pq? Simples, nao tem fabricas, rede ou tem outros mercados prioritarios. Se o problema fosse apenas o C no lugar do T, esse era o menor dos problemas dessas bombas relogios.
“Luva de churrasco” ou “Luva de pedreiro”
Obs: lindas aeronaves
o Vietnam e um dos países que precisa troca boa parte da sua aviação, com um vizinho que tem iria de su-35 e no futuro de su-57 mais acredito que irão substitui parte de sua frota com mig-35.
Vendo este vídeo, a aeronave, as instalações, os uniformes, os equipamentos; notei que o Vietnã ainda está na década de 60.
Este merchandising capitalista via YouTube que a força aérea do Vietnã fez, nos mostra como a esquerda mundial adora utilizar as ferramentas do grande inimigo chamado Estados Unidos da América.
E pensar que tudo depende daquela BIZ que aos 8 segundos traz o Piloto para o vôo. Se ela falha o Piloto não chega e adeus missão. Só com muito bom humor para aguentar neste blog as falácias (e bobagens claras) do kings. Jesualdo,porque não vai tirar umas férias em Cuba? Vai estudar e ver os crimes que a Rússia cometeu nos países que ocupou quando era URSS, e vai estudar para ver se os Europeu orientais querem saber ainda de socialismo ou de influência Russa. E outro dia o sábio kings disse que a economia dos países liberais e… Read more »
Video bem interessante, mas não pude deixar de reparar na luva do piloto. Eu tenho uma parecida pra mexer no jardim.
E IMPOSSIVEL NAO NOTAR O QUANTO OS EQUIPAMENTOS MILITARES SOVIETICOS/RUSSOS ESTAO NO MINIMO DEFASADOS EM RELACAO AOS EQUIPAMENTOS EURO/AMERICANOS.CARA AS LUVAS DE VOO DO PILOTO SE-PARESSE COM AQUELAS DE ALGODAO QUE SE USA NA CONSTRUCAO CIVIL, E ESTES CAPACETES CUIA! MEU DEUS OS RUSSOS PELO MENOS PODERIAM MUDAR O DESINE, SAO OS MESMOS DA DECADA DE 50 E NAO ESTOU FALANDO DESTES AI NAO,MESMO OS CAPACETES UTILIZADOS PELOS PILOTOS DE SU-57 SU-35 SAO A MESMA COISA NAO SE VE MODERNIDADE NISSO AI…