Texto e fotos de Roberto F. Santana

Brasília, início dos anos noventa. A Força Aérea Brasileira expõe ao público alguns exemplares de sua força de aeronaves de caça e ataque.

No pátio dos hangares do 6º Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA), caças como o Mirage III, Northrop F-5E, AMX A-1 e AT-27 Tucano.

As fotos, tiradas com uma máquina fotográfica simples da época, não deixam de revelar o excelente estado de conservação das aeronaves da FAB, como camuflagem original dos F-5E e uma das primeiras variações na pintura dos Mirage III, um belo azul acinzentado.

A exposição revelava também todo um capricho e atenção dispensadas ao público por parte da Força Aérea Brasileira, as aeronaves eram expostas com todo seu arsenal, perfeitamente ordenado e exposto em frente aos aviões.

É possível notar também que o Mirage III já tinha sofrido uma de suas modificações, como os ‘canard’ e os tanques externos capazes de transportar bombas (réservoir penduraile Kangourou RPK).

As fotos do F-5E mostram algo interessante, a aeronave está equipada com três tanques externos, cada um com capacidade de 1.040 litros de combustível, configuração extremamente rara de ser vista, principalmente em voo.

Subscribe
Notify of
guest

110 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments