Lista de equipamentos oferecidos pelos EUA ao Brasil inclui caças
O jornalista Roberto Lopes noticiou no Forças Terrestres que, no fim de 2018, Washington enviou uma correspondência com uma lista de material militar usado disponível para o Ministério da Defesa do Brasil.
Os diferentes itens dessa relação são, tecnicamente, considerados “excedentes” das Forças Armadas dos Estados Unidos, e podem ser adquiridos, via Foreign Military Sales (FMS), a preços facilitados, por nações consideradas “amigas” dos EUA (e, em alguns casos, também por doação pura e simples).
A lista incluiria fragatas da classe Oliver Perry, helicópteros Black Hawk, Cobra, veículos utilitários, tanques M1 Abrams e também caças supersônicos, segundo uma fonte.
A Força Aérea dos EUA retirou de serviço no ano de 2010, 135 caças F-15C/D Eagle e 112 F-16C Fighting Falcon. Os aviões foram armazenados no AMARG (Aerospace Maintenance and Regeneration Group), na Davis-Monthan AFB, no deserto do Arizona, juntamente com aeronaves mais antigas.
Em 2013, antes da definição do vencedor do Programa FX-2, noticiamos que um grupo de militares do Comando da Aeronáutica planejava visitar os Estados Unidos para avaliar células estocadas de F-16 no deserto do Arizona. O objetivo era selecionar algumas destas células usadas para equipar a FAB em função da aposentadoria dos Mirage 2000 e de parte da frota de F-5 e A-1.
O número de caças seria superior à quantidade necessária para a formação de um esquadrão (12 aviões), podendo chegar a dois esquadrões. A busca seria por modelos das versões C/D Block 40/42. Seriam aeronaves construídas na época da Guerra do Golfo (1990/1991) e, portanto, células com mais de 20 anos.
Entretanto, depois que o Gripen NG foi selecionado para o Programa F-X2 da FAB, a compra de caças usados da USAF perdeu o sentido, já que as primeiras unidades do Gripen E deverão ser entregues a partir de 2021.
F-15 F-15 F-15 ?
Seria um sonhos ter esquadrões de F15……
Mas os F-15 já não perderam muito de seu poder de eletrônica depois de os Super Eagle foram criados?
Tem que ver o quão bom o radar é uma vez que usa tecnologia muito antiga e comprando por FMS, só se pode comprar peças e partes dos Estados Unidos.
Mas o bixão é bonito, admito.
Amigo esses caças podem ser modernizados . E trabalharem mas 20 anos tranquilo.
É um excelente caça para os EUA!Para a FAB, tem uma hora de voo muita cara!
Verdade, mas deixa eles só para intersectações e os nossos futuros gripens para patrulha.
inter o quê?
Interceptações…
Amigo, sim isso é verdade, a hora voo é cara, mas para somente um esquadrão baseado em Anápolis daria sim! Aliás esse não é o critério que mais pesa contra a compra da aeronave, se fosse isso a FAB estaria voando de Cessna, o problema é que são aeronaves que tem poucas horas de voo ainda disponíveis e o custo de modernização é altíssimo e não compensa investir tanto para algo que operaremos durante tão pouco tempo, comprar uma unidade nova é fora de cogitação devido ao preço.
Acho que nem um esquadrão, não adiantaria ou adiantaria muito pouco ter apenas 1 ou 2 aeronaves disponíveis, se era caro o miragem 2000, pensa o F15, não sei se faria sentido, agora alguns F16 pra substituir os F5, até a chegada do gripen, dependenfo do preço da modernização, pode até fazer.
Realmente, melhor manter 36 gripens mais uns 50 F5, isso aí já é suficiente para nossa defesa aérea, TÁ SERTO!!
Acho que você não entendeu . quando o Gripen número 36° chegar os F-5 não terão mais vida útil, o que eles estão propondo é um substituto ao F-5 uma vez que em tese o Gripen é o substituto do Mirage III .
Os F5M já estão no fim de vida util. Precisamos de um coadjuvante para os Gripens, com a mesma economicidade, e aí a FAB esta estudando adotar o Tejas (indiano) que preenche esses requisitos.
De strike eagle já passaram a super por isso tem de ser mesmo bons
Mas acredito que mesmo tendo alguns itens em obsolecencia o F-15 que seria oferecido ao Brasil, se fossem oferecidos, lógico, seriam superiores a qualquer outra avião do tipo aqui na américa latina.
O bonito não ganha a guerra ,como sempre comprando o lixo do americano .
O F -15 é uma tecnologia obsoleta .
O Brasil está no caminho certo fabricando com parceria aviões de alta tecnologia ,isto é que que importa ,apesar das mazelas social
Compras de oportunidade nem sempre são oportunidade prá nós. Olha o caso dos A-1 da Marinha, esses sucatões são expostos em museu nos EUA, peças, so canibalizando aviões mais ferrados. E aqui ja resultaram acidente com morte.
Vamos parar com aventuras porque são bonitinhos…porém, ordinários.
Vamos trabalhar com profissionalismo.
Pelo menos um esquadrão de F-15 no GDA seria no mínimo interessante! Claro que sonhando alto, pois, por motivo$$ óbvio$$ são proibitivos para nosso orçamento!
Esquece F-15 ….Se o F-16 ja é dificil ,imagina o F-15 …O Brasil alem de não precisar não tem grana para manter F-15
Prescisar dos caças o brasil prescisa. So que o orçamento que è ruim . mas uns f16 seria bons tipo uns 24 caças revisados seria uma boa ate chegar os gripens
O Brasil não precisa do F-15 .A FAB ja deixou claro que vai concentrar seu poder de caças no Gripen .
24 F-16 até chegar o Gripen ??? Bom …ate fechar um contrato destes ,começar a modernização ,começar as entregas ,começar o treinamento de pilotos e equipes de manutenção etc… os primeiros Gripen ja teriam chego por aqui .Se tivessemos em 2013 ,ai sim poderia ser aventada esta possibilidade
A culpa da falta de equipamentos são dos próprios militares curja a previdência privilegiada consome quase todo orçamento da defesa, não adianta culpa os políticos, porque temos um dos maiores orçamento para defesa do mundo, comparado a de países europeus, culpem os próprios militares que agora mesmo estão brigando pra ficar de fora da reforma da previdência dizendo que a previdência deles saem do orçamento da defesa.
Não tinha, você quer dizer?
Também com a roubalheira toda,que saquearam o Brasil, não dava mesmo, más daqui em diante as coisas serão mais fáceis.
Pode ter certeza,com um governo preocupado com a nação,o Brasil tem condições pra manter até mais!
Boa tarde a todos!!!
o pior está aí, um sano!
Se viesse de graça.
É caro de manter por que?
Consume muito combustível? É só voar pouco.
Você luta como você treina. E você treina voando. Se voar pouco, vai treinar pouco. Treinando pouco, vai lutar mal. Se for pra lutar mal, que não venha. E é caro de manter pelo custo de manutenção (quantidade de horas de manutenção por hora de voo, valor das peças, etc). O custo de combustível é apenas um dos fatores, e não é o maior.
O custo da hora de voo dos Eagles é de USD23.124 Trumps, aí você vê que apesar de ser um bom caça de superioridade aérea não seria bom uma aquisição, pois um dos motivos de adquirir o Gripen, além de ser para renovar a FAB, foi por seu custo de voo relativamente baixo…
Se for para comprar mais caças, sejam estes para vir a somar ou substituir, que sejam os Gripen C/D, pois é o mais lógico.
Adriano o custo de hora voo do Gripen não é tão baixo assim, dizem que até mais alto que o F-16.
Digamos que sim, que seja, que a diferença não seja tão grande a diferença de fly cost entre falcon e Gripen, tudo bem, mas aí comprar Eagle com uma hora de voo obscena, já acho demais… É um caça de superioridade aérea, muito bom, não há como negar, mas não sei o porquê de adquirir tal aeronave. Não estamos em guerra, não há eminência de conflito, apesar do que acham muitos alienados apavorados no YouTube, Facebook e páginas de defesa… Devemos seguir o cronograma, os gripen irão chegar, não acho correto gastar recurso na compra de aeronaves e de suas… Read more »
Para isso que existem simuladores avançados.
Boa Noite BILL27,olha desculpe entrar na no mérito da questão em si mas se o Brasil tinha ou tem dinheiro pra bancar a corrupção tem dinheiro sim pra manter os F-16 ou os F-15 sim, e as nossas fronteiras estão completamente desprotegidas, enquanto que chega e não chega os novos caças os gripens ng esses caças F-15 ou F-16 serão muitos bem vindos para a FAB
Só o GTE parar de fazer transporte de políticos que sobra dinheiro pra manter F-15.
A hora mais cara do GTE é do 225M…
Seria interessante para o Brasil uns 12 F-16 pq é um caça monoturbina assim como o Gripen(inclusive usa o mesmo motor sendo numa versão mais velha), a hora de vôo é satisfatória e com certeza iria agregar para a FAB. Mas teria que chegar pra nós com um precinho especial como os americanos ofertaram os tanques para o exército que me parece foram de graça e estavam em ótimo estado.
Tentador mas acredito ser mais sensato esperar…
Também acho Adriano.
Se esperamos até agora, podemos esperar um pouco mais.
Que venha o Gripen E.
E se for para COMPRAR MAIS caças, que se compre Gripen C/D…
Não existe usado para vender.
Os sul-africanos não tem alguns guardados?❓
É pelo que andei lendo, eles tem sim aeronaves para vender, tanto que ofereceram oito C/D para a bulgaria no final do ano passado…
Chega de avião velho. Se vai comprar, que seja um segundo lote de Gripen E/F. F15, 16, Gripen C/D… Fala sério! Tanto investimento em transferência de tecnologia pra comprar caças de segunda mão? E tem gente q acha legal…
Essa é para os defensores de um caça que nunca participou de um combate pra valer.
O Grippen é recruta, precisa de muitas horas de vôo,participar de combates como, Afeganistão e Iraque,deixe o antigo mostre como é que se faz!!!
Ah, então o caça terá que treinar para ganhar o respeito e a fama lendária do falcon, que já foi para muitas guerras é já está mais que mostrado sua eficácia … Se for por esse lado, quantas guerras o F-22 participou, menos que os falcon não é verdade?❓ Então isso quer dizer que o F-16 deve ser melhor que o raptor e também de que o f-35 … O Gripen C/D e nunca foram para a guerra, no máximo participaram da no fly zone na Líbia, que não passou de um passeio no parque, mas mesmo contra um inimigo… Read more »
O caça que vc elogiar hj um dia não teve nem um minuto de hora de vôo! Esse comentário não tem fundamento.
Quem tem que estar treinado é o piloto e não o avião.
O brasileiro sempre espera, pra tudo, e no final nunca faz nada.
É bem assim, uma tigrada braba só almejando o lucro e a ganância.
Esperar o que 36 grpens? Ou acham mesmo que o Brasil tem $ pra comprar mais unidades? Vamos acordar para nossa posição de vira latas. Nós víamos o protótipo do F5 e Jajá vai ser mais atrativo colocar o P47 do Musal em serviço pois ele vai ser mais efetivo que nossos jatos! Seria um grande passo o Brasil ter os Gripens ir comprando de acordo com nossas condições e ter F16 em maior número para ter uma defesa aérea decente. Sem contar que não temos meios de defesa anti aérea de solo. Igla é piada.O Gripens é um salta… Read more »
Gripen perna curta? Não, pois serão esquadrões em bases distribuídas. O Brasil só usa os seus caças para defesa do seu território (historicamente), então não precisamos de uma grande autonomia. Melhor focar só nos gripen por enquanto, e aumentar a quantidade pretendida.
Já com relação a defesa AA, isso sim é uma verdade.
2035?⁉️
Quantos caças uma fábrica decente pode entregar por ano❓
Até 2024 todos estarão aqui.
Quanta besteira, se informe. Todos os 36 já estarão aqui em 2024. Só vamos começar a pagar em 2025. Um segundo lote sairá mais barato e podemos começar a pagar em 2030. Vocês deviam se informar melhor antes denegrir um caça que será superior a qualquer versão do F-16.
Os USA continuam com a mesma tática de oferecer seus equipamentos para controlar as forças armadas dos países “amigos”. Comprar aviões F-15 ou F-16 é o mesmo que colocar uma algema e entregar a chave para um “amigo”, pois ficará dependendo dele sempre que quiser fazer alguma coisa. Lembro que, tempos atrás, o Hugo Chaves quis adquirir armamento para os seus F-16 e os USA não permitiram, foi por isso que a Venezuela comprou os caças da Russia. O Brasil também já passou por isso, na guerra da lagosta (contra a França) quando os USA não permitiram que a marinha… Read more »
Bobagem, bem ou mal tem equipamento americano voando no Irã ate hoje, um país muito inferior industrialmente falando em relação ao Brasil e ao que me consta não tem lá muita amizade com os E.U.A.
https://www.janes.com/article/85866/brazilian-army-seeks-new-helicopters
Defendo a aquisição do F-15 para a unidade de Manaus.
Aviões bi motores = manutenção cara… Fala em F-15 já imagino quanto seria a hora de voo destes caças… O bom avião, porém será que eles aceitaria atualizações mais recentes nesta área? E quanto ficaria? Se nestes f16 que são versões mais antigas já é de se pensar nesta questão, imaginem nos f1t
Amigo esses caças sem dúvidas que são superiores. Aos nossos. Quarentões F5 . Imaginem se forem modernizados?
A que custo? quem de sã consciência troca um carro novo por um que esteja com o motor batido?
A marinha entrou nessa barca furada e comprou o FOX (NAE São Paulo) gastou os tufos e no final aposentou.
O Lula tembém, fez esse tipo de idiotice, adquiriu um lote de mirage 2000 usado, que durou pouco tempo e foram aposentados.
E o Chile como mantém os seus?
F-16?
Lendo os comentários acima, fiquei pensando. Não é possível que estejamos numa situação tão ruim que não possamos nem se quer formar um esquadrão de f 16/15 substituindo tudo que já está dando baixa, tipo AMX(42), mirrage 2000(12) e em breve iniciará os ditosos f 5 (58). Sei bem que está chegando daqui a uns 2 anos os gripens, mas não viram todos de uma vez, logo acho que mal não faria em termos pelo menos uns 12 f16 ou f 15. É só uma opinião !
A guerra que o Brasil participa o tucano resolve!
Pra que F-15 ou F-16 usados e de motor batido? Queremos Gripen ou outro avião, desde que seja novo. Basta de pensar pequeno.
Boa Noite Rafael Borges,você mencionou aí que a manutenção dos bi motores são caras,mas até aonde eu sei sobre os caças F-5M eles são bi motores e como o Brasil consegue mantê-los,não quero contrariar a sua colocação mas você foi infeliz dizendo isso,o Brasil tem condições sim de manter uma aeronave dessas em suas bases militares e o nosso país está necessitando de aeronaves assim pra fazer a proteção das nossas fronteiras e do país inteiro!
Comparar a manutenção dos F5 com F15 só porque são bimotores é o mesmo que comparar a manutenção de um Fusca com uma BMW 780i só porque tem 4 rodas. São aeronaves de gerações diferentes, com eletrônica diferente, necessidades operacionais diferentes e, comparando, quanto custa para trocar o motor de uma e de outra, por exemplo? E um barramento de dados? Radar? Até o pneu. Então sim, o custo do Eagle é bem maior que do Tiger. Nem se compara. Claro que não é só pelo fato de ser bimotor.
Boa Noite Kleber Peters,olha não é a questão de comparação,mas é só olhar ao redor que Tu vai ver que o Brasil tem capacidade sim de manter caças como o F-16 FIGHT FALCON BLOCK 40-42,e também o caça F15 C e D Eagles Basta olhar o Peru que matem o caça Mig-29 são caças bi motores e o Peru é um país muito pequeno perante ao Brasil em questões financeiramente falando A Venezuela com os seus caças SU-30 MKV, são bi motores e a Venezuela mesmo com uma crise financeira sem precedente consegue manter os seus caças Então não há… Read more »
Seriam F-15 Cs…
concordo plenamente com rdx
Eu li a outra reportagem da trilogia sobre material americano para o Brasil.
Seria essa a tão aguardada ‘cooperação’ entre Brasil e EUA?
Tudo material de segunda ou terceira categoria encostado por lá que eles querem repassar.
Como previsto, os EUA não têm como aumentar sua cooperação com o Brasil em outras áreas, visto que em muitas delas são concorrentes.
Restou isso.
O Brasil deveria ter vergonha na cara e recusar essa ‘ajuda’.
De material de quinta categoria seus chefes russos entendem ne rs rs
Agora, voltando ao Brasil, deveríamos aspirar a material novo, comprado ou, melhor, desenvolvido aqui.
Temos de acabar com esse complexo de vira-latas e ocupar o papel de destaque que deveríamos ter.
Não queremos de F-16 usado, nem M1, nem Humvee e muito menos helicópteros totalmente ultrapassados.
Deixem apodrecer no deserto (demora, mas vai).
Não há escala aqui para se produzir MBTs e Helicópteros de ataque. E não custa lembrar que a incipiente Base Industrial de Defesa foi destruída quando colocaram na mesma as mesmas empresas que já vinham saqueando a Petrobrás.
E por falar em helicópteros, mesmo ultrapassados os aparelhos norte-americanos são superiores aos similares russos e chineses. E não custam uma fábula e são defeituosos como os franceses.
Aceite
“mesmo ultrapassados os aparelhos norte-americanos são superiores aos similares russos e chineses”
Qual seu argumento para sustentar tamanha sandice? Já se esqueceu que mesmo os americanos preferiram os helicópteros russos para o Afeganistão justamente por serem bons, mais do que provados e muito baratos?
Acho que você que precisa de argumentos para sustentar as sandices que escreve…. Os EUA compraram aparelhos Mi-17 para os afegãos pelo simples fato dos locais estarem plenamente familiarizados com o tipo visto que os operavam há mais de 30 anos. Agora um fato da vida é que o UH-60 Blackhawk, que vocês chamam de defasados, é tecnologicamente superior ao Mi-17. Para finalizar e adentrando nos helicópteros de ataque, como você explica que o AH-1W/Z e o AH-64 serem altamente sucedidos em combate e em vendas e enquanto isso vemos o Mi-28 perder para o Apache na Índia por não… Read more »
Xiii… Onde estão seus argumentos, meu filho? Dizer que os EUA compraram helicópteros russos para os afegãos por eles estarem familiarizados é mentira, a justificativa dada pelos próprios americanos é que os russos tinham um custo benefício melhor. Mas onde estão seus argumentos para dizer que os helicópteros russos são piores? Onde eles são defeituosos? Agora eu te pergunto, o que a concorrência indiana tem a ver com isso? Por acaso os indianos são referência em critérios em compras militares? E veja só a mentira, o MI28 não suportou operar no Hilamaia? Por quê? Ele não opera na Rússia que… Read more »
“O KA52 não conseguiu operar no Egito por problemas de motor? Mas esse mesmo motor não tem milhares de horas operando nos desertos da África?”
https://defence-blog.com/news/egypt-to-buy-more-apaches-after-faced-difficulties-of-russian-made-ka-52-helicopters.html
“E veja só a mentira, o MI28 não suportou operar no Hilamaia? Por quê? Ele não opera na Rússia que é fria e montanhoda?”
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.pravdareport.com/russia/economics/26-10-2011/119442-india_russia-0/
E agora meu caro Fanboyski?
Você provou o que eu disse, onde estão as provas de que isso aconteceu? Quem foi que disse isso? E veja só, a sua própria fonte DESMENTE o que foi dito, ou será que você não leu? Você sabe inglês, não sabe? Isso é o mínimo para requerer o green card. “A group of Swedish experts, who compared the previous modifications of the Mi-28H and AH64 Apache, said that the US chopper was inferior to the Russian aircraft. The experts came to such a conclusion after the exercise that took place in Sweden in 1995. Three Mi-28A choppers, piloted by… Read more »
“Os EUA compraram aparelhos Mi-17 para os afegãos pelo simples fato dos locais estarem plenamente familiarizados com o tipo visto que os operavam há mais de 30 ano”
Acredito nisso não, pois os USA já estão lá a quase 20 anos e ja tiveram tempo mais que suficiente para treinar os afegãos na utilização de equipamentos norte-americanos.
Ocorre é que os apaches estavam caindo feito baratas tontas, não aguentavam clima daquele pais.
Armamento russos sempre foram bons… Estou do lado dos EUA, mas blindados, aviões (não todos) entres outras infinidade de armas são equivalentes ou até mesmo superiores aos dos EUA, porque? Rússia na antiga União Soviética disputaram quem tinham a higeomonia militar e ambos tiveram muitas experiência na tecnologia militar simples assim
Material Russo é tão bom que estão sendo provados sua eficiência na Síria . Israel está esmagansobas baterias anti aéreas como se fossem nada. Os S 300 não abateram. Nenhum míssil ainda.
É? Quais são os problemas enfrentados pelo armamento russo? Vamos lá, aponte-os. O armamento russo foi muito eficiente para acabar com os terroristas financiados pela OTAN na Síria, fazendo os EUA saírem de lá com o rabinho entre as pernas. E o material americano e europeu? Está indo bem na mão dos árabes? Oras, em questão de oriente médio o equipamento russo está ganhando de lavada.
A questão não é o armamento, é quem opera, você, inscrito de canal de YouTube, não entende isso.
“É? Quais são os problemas enfrentados pelo armamento russo? Vamos lá, aponte-os.” Que tal a baixíssima taxa de acertos ( – de 20%) do Pantsyr na Síria, sem falar que ainda são caçados e destruídos pelas IDFs com direito a imagens espetaculares “fazendo os EUA saírem de lá com o rabinho entre as pernas.” Da última vez que russos, sírios e iranianos resolveram se meter a besta com os EUA na Síria saíram em sacos pretos. E tanto os continuam lá que postergaram indefinidamente a retirada depois do ataque terrorista contra suas forças e ainda mantém 5.000 homens no Iraque.… Read more »
E agora o seu choro está ensurdecedor. De onde você tirou essa taxa de acerto do Pantsier? Mostre sua fonte, aposto que é de alguma “fonte anônima”. E mesmo que fosse real, acerto contra o quê? Operado contra o quê? Por quem? Faça-me o favor, e o equipamento americano, já foi colocado em combate? Como o Patriot se saiu contra uma força aérea profissional como a israelense? Aé, isso nunca aconteceu porque os EUA simplesmente não se expõem, preferem usar os outros como bucha. E quais sacos pretos? Quando existiu contato entre russos e americanos na Síria? Bebeu? O que… Read more »
E quais sacos pretos? Quando existiu contato entre russos e americanos na Síria?
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://parstoday.com/pt/news/world-i26543-300_mercen%25C3%25A1rios_russos_morrem_ou_s%25C3%25A3o_feridos_na_s%25C3%25ADria
“e o equipamento americano, já foi colocado em combate? Como o Patriot se saiu contra uma força aérea profissional como a israelense?”
https://www.aereo.jor.br/2018/07/25/israel-derruba-aviao-da-forca-aerea-siria-usando-misseis-patriot/
Olha a desonestidade aí, cadê o contato com russos? Está querendo colocar mercenários como se fossem uma força profissional? E quando os mercenários americanos morrem? Também contam como a força militar americana? Faça-me o favor, nem você acredita no que postou, você só tem pretexto para seu fanatismo, agora, fatos, argumentos, é ZERO.
E desde quando a força aérea síria é uma força aérea de ponta como a israelense? Agora os sírios se tornaram competentes só para serem usados na sua mentira?
Quanto mais desculpa você arruma, pior fica para o seu lado.
sua defesa obstinada aos russos está ficando vergonhosa Helio… O que é pantsier?
Helio… no Oriente médio o mateiral russo sempre ganhou de lavada? em qual universo paralelo vc vive? para de sonhar e vamos aos números… e pode colocar na conta as vezes que pilotos russos pilotaram para o egito… iraque etc…. larga mão de ser fanático Hélio… isso é ridículo!
Ridículo é você se fazendo de bobo para mentir. Onde foi que eu disse que o equipamento russo sempre ganhou de lavada? Eu disse que o equipamento russo ganha de lavada, no presente, não a 40 anos atrás. E sim, está, sabe quantos blindados o Iraque já perdeu? E a Arábia Saudita com seu show de incompetência?
Rafael.
À luz das novas gravações publicadas por Israel, é cediço que os egípcios derrotaram a IDF em 1973.
Agora, inexplicável, foi interromperem seu avanço até Tel Aviv quando o caminho estava livre.
O desespero demonstrado pelo Alto Comando israelense nessas gravações e os pedidos frenéticos de ajuda aos EUA são prova clara da situação.
Não por outro motivo, Sadat é considerado um traidor da causa árabe.
Dá para ver que você entende muito de armamento pelo seu comentário amigo?… Com certeza é mais um dos muitos que acham que só porque o pantsir foi destruído na Síria, é porque provavelmente a máquina é um lixão tecnológico russo. Se você pesquisasse mais, saberia que os sírios não o estão usando adequadamente. O pantsir teria que atuar juntamente com S -300 e S-400 , mas os Sírios ainda estão em treinamento com o Sistema-S. Israelenses não são burros e sabem que um ataque de saturação é uma boa tática contra qualquer armamento que ao contrário dos filmes de… Read more »
Onde se encontra as evidências que o Pantisr foi saturado?
Até acho que é um sistema bom, mas quem disse foi saturado até acabar a munição?
Quem disse que o Pantsir estava operando sozinho e não estava sendo usado em conjunto com outros radares mais potentes?
Quem garante que os russos não estão repassando informações de seus radares aos sírios?
Tudo suposição?
Eu é que pergunto, onde estão as evidências que não? Porque nas IMAGENS QUE FORAM DIVULGADAS POR ISRAEL mostram isso, ou vai discutir contra as imagens?
Não mostra nada. Mostra dois (02) mísseis para cada pantsir.
Isso não é saturar.
Defesa aérea síria está a décadas recebendo melhorias e treinamento russo. Provavelmente estava sim sendo usada com integração em outros sistemas.
E com grandes chances de estar recebendo informações de radares russos.
Não estou dizendo que Pantisr é ruim, mas pode ter falhado devido a outros motivos. Um deles a competência e táticas da força aérea de Israel
Pera aí, vocês comentam um fato sem nenhuma evidência e pedem evidências de que não é verdade?
Eu acredito que o pantsir seja bom e talvez esteja abatendo a maioria dos mísseis sim.
Porém, como foi demonstrado, pode ter as suas limitações ou pontos fracos, principalmente contra uma força experiente como a de Israel.
A mesma desculpa desde 1967…. não usam o material russo de forma adequada….. kkkkk e quando os russos usaram seus materiais no Afeganistão? eles usaram errado tb?
Usaram igual os americanos usam no Afeganistão e usaram no Vietnã. Ali por acaso tiveram problemas com o material? Ou será que os EUA perderam a guerra do Vietnã e estão admitindo a derrota no Afeganistão por inferioridade material? Ou será que as caríssimas armas americanas são inferiores as armas usadas pelos barbudinhos. Como eu disse lá no comentário acima, ser minimamente honesto na discussão não vai te matar.
Os USA perderam no Vietnam, na Coréia, no Afeganistão e na Síria. Afinal quando eles ganharam alguma guerra sozinhos.
Na Síria tem uma coalizão com cerca de 70 paises e ainda perderam.
A OTAN, formada para combater a Russia, conta com mais de 28 países aliados.
Entao fica a pergunta: quem é o fodão? a Russia que se garante sozinha ou os USA que não dispensa o apoio ada OTAN e de todos os vassalos da Europa e do terceiro mundo?
Verdade. Agora faltam analisar o quanto custou para Israel conseguir destruir um Pantsir. Disparou quantos misseis (dizem que mais de 100) e qual o preço de cada míssil? Israel é um pais pobre e está gastando o que não tem, só para se mostrar o fodão que destruiu um sistema de defesa da Síria. Israel faz muita propaganda, mas só leva vantagem mesmo contra os palestinos. Até o Hezbollah deu uma surra na IDF. A ONU só intervem para forçar um acordo quando Israel tá perdendo, fizerm isso com o Egito em 1973 e com o Hezbollah em 2006. (… Read more »
S-300 não foram usados em nenhum momento na Síria. Só protegem as bases russas, sem nenhum interferência ou proteçaõ ao espaço aéreo Sírio.
Para cada pantsir que foi destruído os judeus perderam 100 misseis, abatidos (então o prejuízo é grande para o estado de Israel). E veja que os S-300 ainda não foram utilizados, porque a Russia está atrasando ao máximo o treinamento dos sírios. Estão dando uma mãozinha aos judeus, Benjamin Netanyahu vive lá babando o Putin.
Parei na ‘incipiente base industrial de defesa’.
HMS Tireless “E por falar em helicópteros, mesmo ultrapassados os aparelhos norte-americanos são superiores aos similares russos e chineses. E não custam uma fábula e são defeituosos como os franceses.” Meu caro… vc vai me desculpar. Mas tem vzs q vc mesmo nao percebe os absurdos q escreve. Nao sei se vc é fanboy USA de carteirinha igual outros aqui ou se vc faz esse tipo de comentario so pra causar polemica… mas, sinceramente, vcs fanboys made in USA estao passando dos limites. Na visao de vcs, se o material nao é americano ou israelense entao nao presta. Pode ser… Read more »
É que o HMS Tireless está um pouco desnorteado com as compras dos portos de Haifa e Asdod pelos chineses.
Camarada! Podes crer que vem muito mais.
O destino de Israel é ser um entreposto chinês da B&R.
Tireless, não insista, perda de tempo.
“Deveríamos aspirar material novo”
Concordo plenamente. É só as “repúblicas” que o PT financiou pagarem o que devem que vai sobrar dinheiro pra coisa nova.
Você está vendo os fatos novos que estão saindo na imprensa?
Atualize-se.
Os fatos novos não anulam os antigos, que ainda precisam ser apurados e os responsáveis punidos. Ademais é sempre de bom alvitre lembrar que os recursos do BNDES que foram para os amigos do “Rei” como empreiteiras e frigoríficos, caso houvessem sido aplicados no mercado de defesa por exemplo, teriam dado retorno bem maior ao país.
Aceite.
Muito provavelmente o que você chama de imprensa eu chamo de mídia comprada, mas sou todo ouvidos. Coloca um link aí pra eu me atualizar.
Meu receio é passarmos a ter M1 e Humvees andando por Rio das Pedras.
Quem rouba pouco são os ladrões,quem rouba muito são os barões do…
Oras, os projetos estão caminhando, tanto que por “pura coincidência”, tudo o que os EUA ofereceram já estão em processo de aquisição por outros países, tudo novinho e moderno.
e seminovo também!
Quando você diz “não queremos”, está falando em nome de quem? Não lembro de ter passado procuração.
Em nome das pessoas com o mínimo de siso.
Deixa essas velharias pegando poeira no deserto.
O pior é que não são só velharias. O agravante é que ao adquirir equipamentos dos USA, as Forças Armadas ficam subordinadas indiretamente a eles. Pois só podem utilizar o equipamento quando e onde eles permitirem.
Vários países mesmo ricos como Alemanha, Japão e Israel adquirem materiais usado disponibilizado pelos EUA. É bom para os americanos e tb para os países que adquirem esses meios.
Israel, principalmente, adquire para desmontar e fazer um parecido. O Brasil não age desta forma, portanto, não precisamos desses equipamentos.
Só lembrando que no caso de helicópteros NACIONAIS só se for o esquilo, que no máximo serve de emprego geral e olhe lá. Os helicópteros de ataque disponibilizados servem-nos muito bem, e se oferecessem os chinooks para manaus e centro oeste, também cairiam como luva.
Os EUA tem o maior mercado consumidor do mundo seguido pela Europa, Se o Brasil conseguisse entrar nesse mercado cresceria muito. A China cresceu assim, mas para isso o Brasil precisa de indústria que foi destruída pelo petê, ficar dependente de agronegócio é complicado.
O único e fundamental problema é que o que o Brasil vende é exatamente o que eles produzem.
E estou me referindo a produtos primários, nada tão sofisticado.
Eu só discordo de achar que a industria brasileira foi destruída pelo PT. Não foi, a economia inteira foi destruída pelo PT com sua burocracia insana (SPED, Nota Fiscal Eletrõnica, E-Social) e aumento constante de impostos, mas a indústria brasileira nunca foi competitiva, até porque chegada num cartel…
Nada está tão ruim que não possa piorar.
Nem tão bom que não possa melhorar…
Indústria nacional destruída pelo PT é cegueira ideológica, na hora dos benefícios, isenções, desonerações, os barões da Fiesp, Fierj foram todos atrás como raposas atrás de galinhas.
E o que adianta se implodiram a Base Industrial de Defesa quando colocaram no mercado as mesmas empreiteiras que já saqueavam a Petrobrás? E o que me diz de negócios absolutamente lesivos aos interesses nacionais como a compra dos 50 EC725 pagando preço de F-16 novo em folha, um helicóptero defeituoso?
Esqueceu o que aconteceu com a Mectron, que foi comprada pela famigerada empreiteira enrolada na Lavajato? E o alto preço das Kombosas está aí para todo mundo ver….
sei que vc e um dos antigos no site, só não sei por que, mas em se tratando de asneiras és com certeza um rei.Em qualquer lugar do mundo se em uma empresa tem alguém roubando, poe-se na cadeia o ladrão, aqui neste pais esquecido por DEUS quebrasse a empresa a mando. e solta o ladrão. sob a benção do todo poderoso REI DE CURITIBA.
Sintetizou tudo em poucas palavras.
Nota 10.
Figueira, você não sabe que escrever em caixa alta é falta de educação? Tente se controlar mantendo os comentários em bom nível, todo mundo ganha inclusive você. Além de agressivos seus textos estão repletos asneiras mas vamos chamar de equívocos, soa mais delicado. Concentre-se em ensinar e apreender ao invés de agredir. Abraço!
Isso mesmo, o tema em si acaba esquecido pelo derramamento de rivalidades sem sentido. Ninguém precisa pensar igual, mas respeitemos as opiniões.
Nilton Cartaxo- Deixe de ser esquerdista, só por um minuto, F- 15 C Eagle, e F- 16 C/D Falcon, não são demais, em nenhuma força aérea, mas posso te garantir, de fonte segura, que os caças, virão sim, queira ou não queira sua senhoria.
É mesmo, quer dizer que a FAB que vai ter que sofrer financeiramente para, pagar, manter e operar os gripen E/F, agora, do nada, resolveu ter dois tipos de caças. Da onde ela ai tirar dinheiro para isso?
A fab já operou em determinado momento mesmo que não por muito tempo 4 caças diferentes(f5,mirrage,amx e xavante). Qual o problema de passar à operar 2 tipos.
Até deu uma gargalhada aqui, você garante com o quê? Para que a Fab vai querer essa velharia se já vai receber um modelo no estado da arte? Só para gastar bilhões em modernização?
é sério isso?
Não cansa de ser negativado não? eaoiheoaioae
Ninguém tá obrigando ninguém a comprar nada.
Oferecer não ofende, e se ofendesse já estariamos muito bravos com a oferta russa dos Pantsir, que não cumprem o que prometem, mesmo sendo novos.
Quem precisa de aplauso é artista.
Antoniokings,
Se continuar com tantos dislikes assim vai perder faturamento. Ainda mais agora com o PT quebrado.
O dislike é ideológico, não tem nada a ver com a qualidade daquilo que ele fala.
Quem manda ele defender uma ideologia criminosa que extorquiu o cidadão brasileiro e enriqueceu os amigos do rei?
O brasileiro já cansou de “lacradores” de esquerda com seu discurso em bloco.
Mas além da ideologia, ele não fala coisa com coisa sobre assunto nenhum.
Não, não, vocês fazem comentários péssimos com informações erradas, muito erradas.
Ai que você se engana.
Ele costuma se referir a equipamentos russos como “poderoso”, “poderosos”, etc.
Típico comentário de jogador de super trunfo dos anos 80, sem base técnica alguma.
Não amigo… é que ele escreve besteira mesmo! Qualidade passou longe. Negação da realidade, distorção de dados e torcida irracional… tal como a ideologia que ele defende.
Pelo menos a minha fonte de renda não é gás, van ou gatonet, né?
Não sei se percebeu, mas aqui ser negativado ou positivado só está provando que esse lugar está cheio de gente que não se interessa pelo assunto e sim por briguinha politiqueira. Veja como estão os comentários dos melhores e mais antigos comentaristas. Essa nova onda de “entusiastas” não quer discussões técnicas, quer transformar isso aqui num Facebook.
discussão técnica? Me cite aí apenas um texto técnico que tenha saído do teclado do Xings
‘Eu aumento, mas não invento’.
Inventa o tempo todo.
Exatamente. É torcedor do Flamengo negativando o do Vasco e vice-versa.
Você posta um monte de informações erradas, na hora de discutir muda de assunto para economia chinesa.
Dá opinião sobre tudo e não de entende de assunto nenhum relacionado a aviação ou tecnologia.
E tu é que, mais colabora para tornar o debate estéril e para acirrar as diferenças! Um verdadeiro e completo troll!
Hélio,
E você acha que instrumentalizar e demonizar uma simples oferta de material bélico usado e excedente pelos EUA a vários países, dentre os quais o Brasil, é ser muito fiel tecnicamente??
SIM!!!!!!!!!!!
Não teria problema algum se o objetivo não fosse atrapalhar a aquisição de novos meios, como eu disse, o relatório da CIA foi divulgado e está lá publicado no forte, se quiser, vá lá e leia.
Hélio
Nesse comentario aqui eu sou obrigado a concordar totalmente com vc!
O blog realmente esta povoado de briguinha politiqueira estragando os comentarios.
Parecem um bando de moleques brigando em paginas do facebook por causa de time de futebol.
O bom é q se vc estiver muito estressado entao é so vir aqui ler alguns comentarios absurdos para morrer de tanto rir.
Já existe até relatório da CIA vazado explicando esse assunto. Percebe como eles oferecem equipamentos velhos sendo que já existem programas para equipamentos novos? Oferece caça quando já estamos em processo de recebimento de caças novos, oferecem fuzis velhos quando já estamos em processo de adoção de um novo fuzil, oferecem viaturas novas quando já estamos em processo de aquisição de viaturas novas, oferecem fragatas quando já estamos em processo de aquisição de fragatas novas. Tudo isso é para manter a dependência de material americano e para não permitir o desenvolvimento tecnológico da indústria bélica. Tem relatório da CIA dizendo… Read more »
Mas para você su-30 não é ultrapassado né? Pelo contrário, falam que é melhor do que Gripen.
E é óbvio que quando um país está em processo de aquisição, vários países oferecem várias propostas para tentar conseguir a venda.
O Su-35 se mostrou incapaz de detectar os F-22 na Síria, e o Su-57 até 2025 não vai passar de 15 protótipos.
Tá bom pra ti inteligente?
Xiiii…
Não é isso o que dizem, o SU35 já assustou o F22 várias vezes por lá. Já o F22 e o F35 vão passar quase toda a vida operacional esperando para receber tintinha.
“O SU35 já assustou o F22 várias vezes” – Hélio, acorda cara! Comentário de criança. Avião x assustou avião y… Tente agregar informação, torcer não é proibido mas vê se melhora o nível.
Ué, é o meu comentário que te incomoda? Sou eu que trouxe esse tipo de discussão para cá? Não faças bico não.
É o raríssimo caso do avião que flagra, mas o outro é que tira a foto
De onde você tirou que eu acho o SU30 avançado? Quem acha isso são os aloprados que pregam uma guerra com a Venezuela. Agora, o SU35 sim, é muito avançado.
É vários países oferecem equipamentos novos, não usados para tentar melar o negócio com a desculpa de que “fms é mais barato”. Quais foram as propostas americanas para essas aquisições? Eles nem participaram.
Quanta bobagem.
Figueira, você que é um cara inteligente, acredita que caças franceses sejam diferentes? Que eles integram fácil qualquer armamento? Você acha que a Rússia libera geral? Acha que o Gripen que não é chipado nos dará independência? Poderia brindar nos com sua sabedoria dizendo quem até o momento aceitou participar do desenvolvimento do SU57?
Não? Então mostre relatórios aí provando que o material europeu é chipado. Defender o indefensável acusando os outros de fazerem o mesmo é muito fácil.
Os franceses nos venderam a preço de F-16 novo de fábrica um helicóptero ruim que voa com a MGB bichada. Esqueceu?
Pelo que eu saiba, o que os franceses venderam foi a transferência de tecnologia, coisa que os EUA não fazem, mas nisso eu concordo, a Kombi foi um péssimo negócio, e pensar que poderíamos estar operando o Merlin…
Mas pelo menos a Kombi não veio chipada.
Hélio, já leu alguma coisa sobre o exocet no Conflito das Malvinas? Entrega dos códigos aos ingleses? Não parece…
Parece que quem não leu foi você, por acaso os exocet estavam espionando as bases argentinas? A França, depois de muita briga, só liberou os códigos fonte quando a Inglaterra ameaçou um ataque nuclear contra a Argentina.
Hélio, para de escrever bobagens, a Inglaterra cogitou atacar a Argentina no continente, contou inclusive com ajuda do Chile para infiltrar uma equipe, mas nunca cogitou ataque nuclear. Quanto a confiabilidade dos Franceses: “The French president, Francois Mitterrand, declared an embargo on French arms sales and assistance to Argentina.[35] In addition, France allowed UK aircraft and warships use of its port and airfield facilities at Dakar in Senegal[36] and France provided dissimilar aircraft training so that Harrier pilots could train against the French aircraft used by Argentina.[37] French intelligence also cooperated with Britain to prevent Argentina from obtaining more Exocet… Read more »
De novo essa história de “códigos fontes”. rsrss A fábrica de fakes da internet é pródiga e tem desavisado que acredita.É o conforto da informação. Quando ela é confortável e vai de encontro ao que o cidadão acredita ele não procura se tem cabimento ou não, ele só surfa na informação. rsrsss Pergunte a gente séria da Marinha, oficiais que operam tais mísseis e têm a função de se defender deles, se eles sabem algo sobre…. “códigos fontes”. Já falei isso mil vezes mas vou repetir: essa história saiu da boca de um psiquiatra que atendeu o Miterrand e escreveu… Read more »
“…vai ao encontro…” e não “…vai de encontro…”. Perdão!!
Só li verdades, os “especialistas” aí não concordam?
Vão bater continência para o tio Sam tbm?
Pensem no Brasil e não alianças com X ou Y.
Se estiverem em Bom estado e for viável financeiramente, que venham, caso contrário muito obrigado!
Finalmente alguém com um comentário sensato.Gente temos aue escolher o que for melhor e mais viável pro Brasil.São decadas e decadas de atrazo no tocante a tecnologia bélica do Brasil.E sem falar que o Brasil é um país consumidor e não produtor de tecnologia.
Mas… qualquer país na situação dos EUA fariam o mesmo. Oferecer quase de graça tem essa finalidade: manter cativos mercados diversos, tais como peças de reposição, consultorias, treinamentos, etc…
Por isso o Brasil deve chutar essa macumba para bem longe. Eu acho muita boa ideia comprar material usado desde que esse material já seja operado, por exemplo, já operamos o BH, então é ótimo que venham helicópteros usados porque já somos treinados e já temos estrutura para ele, situação muito diferente é integrar material velho com a desculpa de que vai ser barato, não, não vai, o custo logístico vai ser grande, além de se usar um dinheiro que poderia ser aplicado em novos projetos para comprar coisa ultrapassada.
Só porque a CIA acha que os militares brasileiros são otários não quer dizer que são porque você acha isso.
A outrora toda poderosa CIA agora deixa vazar documentos secretíssimos acerca de como vai influenciar os generais, brigadeiros e almirantes de países “em desenvolvimento”. rrsssss
Só você Hélio, pra alegrar meu dia com suar esquerdices. rsrsss
Faço das suas as minhas palavras, Antoniokings
Posso estar enganado, mas quando o Brasil comprou os Gloster Meteor na verdade queria os F-86, só não comprou porque além de não ter dinheiro os EUA não quiseram vender. Quando comprou os Mirage III na verdade queria os F-4 Phantom, mais uma vez os EUA não quiseram vender. Impressionantemente venderam ambos os jatos para o Japão, país que alguns anos antes tinham tacado um bomba nuclear.
Nunca fomos aliados dos EUA, sempre fomos coleguinhas e sempre seremos.
Melhor oferta ruim que oferta nenhuma. Os russos… nenhuma.
É só a gente dizer : “obrigado, mas não estamos precisando no momento, quem sabe numa outra oportunidade”.
Dentro em breve estarão oferendo bijuterias e espelhos e vc estará feliz com a cooperação americana.
‘Se orienta’!
FMS começou ontem não? Assim apenas para tentar influenciar o Brasil e puxar o Brasil para baixo do guarda-chuva americano. Oferece e dá de graça quem pode, e aceita quem quer e quem precisa. O resto é distúrbio de gente invejosa.
Exatamente, os russos fizeram suas ofertar, os EUA não, só oferecem equipamento usado.
Os russos ofereceram um helicóptero através de um traficante de armas paquistanês e um sistema de mísseis que não apenas tem baixa taxa de interceptação como vem sendo batido sistematicamente pelas IDFs na Síria….
E agora?
E agora você está falando a mesma asneira de sempre.
<traficante de armas
Faça-me o favor. Vá tomar seu Rivotril.
Exatamente. Sherpas, Hércules (se não me engano) e agora esse ‘lote’.
Ou o Brasil se livra desse complexo de inferioridade ou continuaremos sempre assim. Com gente batendo continência para a bandeira dos EUA.
O Brasil compra muita coisa nova e não é dos EUA. Aliás, a maior parte do equipamento militar brasileiro não é americano.
Quanto a deixarmos o complexo de inferioridade , já estamos deixando e um passo decisivo foi a eleição de um patriota pra presidente. Antes, era só entreguista de esquerda querendo formar a grande pátria sulamericana pra poderem ter o prazer de explorar mais gente.
‘Bosco 2 – O retorno’
Espera lá, quem é patriota? Quem presta continência para bandeira estrangeira é patriota? Quem defende base estrangeira no Brasil é patriota? Quem defende alinhamento automático é patriota? De que pátria você está falando? Só se for dos EUA.
Enéas acaba de ter uma convulsão no caixão.
Te respondi mas o Galante deve ter deletado. Na minha resposta eu estava dizendo o que eu considero “NÃO” ser patriota, feita por pessoas que você apoia e as consideram patriotas.
Mas agora estou com preguiça de escrever tudo de novo. Me deu “guipriça”… ooooaahhhaa…
Você deveria aprender o que é e como se presta a continência. Não confunda com apenas um aceno.
Depois que um presidente tomou um pé na b… de um presidente boliviano bater continência para a bandeira dos EUA virou um pecado menor.
A propósito os EUA não ofereceram os Hércules e os Sherpas foram solicitados pelo próprio EB. Enquanto isso a Rússia nos oferece um sistema SAM que se mostra incapaz de cumprir o seu papel na Síria.
E agora?
Acho que o Hércules foi para a Etiópia.
Equipamento novo tem que partir do comprador, geralmente numa disputa entre vários concorrentes e aí, as empresas americanas irão se apresentar como qualquer outra. Material usado, excedente, é oferecido a quem queira.
E só pra constar, não só ao Brasil, mas ao mundo todo.
Ué, as empresas americanas não tiveram problema algum para apresentar propostas no FX-2, vê como sua tese não faz o menor sentido. Pior, quem governada os EUA durante o governo petista? Não era a esquerda?
????????? Não entendi!!! Que hora que eu disse que “empresa americana tem problema de participar de concorrência aqui no Brasil” ? ?? Eu não disse isso! O que disse em resposta ao seu belíssimo comentário: “Exatamente, os russos fizeram suas ofertas, os EUA não, só oferecem equipamento usado” é que se o Brasil quiser equipamento novo ele faça concorrência e pague o preço de mercado, que aí os EUA irá se apresentar com suas empresas e ofertar equipamento novo. Já os EUA enquanto “Estado” oferece a preço de banana ou dá de graças os seus excedentes usados e a oferta… Read more »
Bolsonato patriota ?????????? faz-me rir.
A paixão cega a razão!
Você já passou o atestado faz muito tempo,mas com essa vc se superou: ¨Como previsto,os EUA não têm como aumentar sua cooperação com o Brasil em outras áreas,visto que muitas delas são concorrentes¨
Parabéns, alcançou 100 votos negativos nesse comentário.
Quanta ignorância. Não compramos novo de fábrica porque estamos sem dinheiro, não porque eles não nos venderiam . Usa o cérebro.
Chuta que é macumba. Chega de comprar velharia.
Os Gripen estão chegando e são zero km. Temos que comprar é lotes adicionais deles, não coisa velha que vai dar dor de cabeça e ter baixa prontidão operacional.
O tempo que levará para comprar e botar em operação essas aeronaves agora (2019) é o mesmo que os Gripens novos de fábrica.
#CHUTAQUEÉMACUMBA
Não vejo qualquer sentido na aquisição de aeronaves usadas com os Gripen já muito bem engatilhados. Como você disse, a concentração deveria ser na aquisição de mais lotes de Gripens e ponto final. Logo logo vão tentar empurrar os F-15 japoneses para qualquer um que possa pagar também.
Seria quase o mesmo que os P-3 que vieram, sendo que agora já tem P-8 0km….
Porém tudo depende do preço…
Clesio, concordo com o amigo o Ideal seriam lotes adicionais. Só que esses não viram tão cedo, e quando vir sera um pequeno lote que vai demorar mais de 5 para ser fabricado. Temos os F-5 e A-1 já quase inoperantes, sem levar em conta que mesmo operantes não são grande coisa. Isto é, muito inferiores aos F-16 mesmo atualizados. F-15 seria um tiro no pé, (com relação a custos), mas os F-16 C/D nos daria um folego longo ate a chegada dos Lotes extras dos Gripen, isso pensando positivamente em se adquirir novos lotes. Os mesmos ainda são passiveis… Read more »
Com todo respeito à todos que pensarem diferente, pois suas opiniões são válidas. Penso que todos são à favor de mais grifos, porém 1º, tem que ser feito o pedido, 2ª eles não estão na prateleira prontos aguardando algum pedido, nesse intervalo entre o pedido e a chegada precisamos repor o que já terá dado baixa. Não dá para ficar com apenas 36 caças, se é que já tiverem todos sido entregues, olhem a dimensão do Brasil. Temos que ter desdobramentos em pelo menos 3 regiões: DF, RJ e Manaus, nem contamos com o sul (canoas). Mesmo que seja o… Read more »
Alguém tem ideia de como é o cronograma de desativação dos F-5M? Temos como manter a capacidade operacional contando apenas com a chegada dos Gripens na FAB? Porque os primeiros exemplares de produção só chegam em 2021… quanto tempo durarão dos F-5M mais longevos?
Concordo. E acho que já é hora da FAB aproveitar o momento com Bolsonaro e começar a pensar em um 5°G já para daqui uns 10/15 anos, aí teríamos uma espécie de HI-LOW com os Gripens.
Concordo… mas sabemos que o histórico de programas militares no Brasil é sempre de parar no meio das encomendas…
Se for para comprar mais caças, sejam estes para substituir alguns em serviços, sejam estes para vir a somar, que se comprem Gripen C/D enquanto os E não vem da Suécia, mas comprar F-15/16 para gastar dinheiro em modernização, adquirir um caça (Eagle)que a hora de voo custa USD23.124 dólares e que com certeza seria a rainha do hangar não é algo inteligente, já que quando propuseram comprar o Gripen, foi pela sua manutenção, sua hora de voo e suas qualidades.
Eagles e falcon que possam voar longe, esperemos o Gripen…
Clesio
Saudacoes
Falou tudo em poucas palavras.
Melhor esperar o Gripen e lotes adicionais.
Nada de comprar velharia de ponta de estoque seja ela americana, russa, chinesa, israelense ou ate klingon/romulana.
Melhor otimizar nossas Forças Armadas com materiais no estado da arte mesmo que isso seja feito aos poucos.
A parceria com a Suécia vai render uma excelente expertise tecnologica para o Brasil.
F-16 usado faria sentido se o F-18E tivesse levado o FX-2, seria uma espécie de HI-Low tupiniquim levando em conta que o custo de manutenção de um bimotor para a Fab seria proibitivo e provavelmente a aquisição dos F-18s morreria nas 36 unidades.
Agora já é passado, o caça brasileiro para os próximos 50 anos é o Gripen E e que a sociedade e os comandantes da Fab pressionem bastante para que o Governo adquira na próxima década a quantidade necessária para a defesa do espaço aéreo brasileiro e quem sabe beliscar algumas exportações via linha de produção brasileira.
vao ser so 36, sempre foi pra ser 36 e nada mais! o resto? conversa fiada…, mas se pensando racionalmente 36 sao 3 esquadroes no estado de arte, bom demais para o brasil que nunca chegou nesse nivel.
Essa parte acho que nos interessa muito: “helicópteros Black Hawk, Cobra e veículos utilitários” o resto não faz sentido F-15 , F-16 muitos caros de operar e não tem sentido pra FAB, agora com o GRIPEN já na com a “bala na agulha” e as Fragatas estão usadas até o talo só se de 4 unidades der pra fazer 2 boas pra operar mais ainda assim duvidoso
Não faz sentido alguma agora. É Gripen ou Gripen e nada mais….
Sou obrigado a concordar contigo. Deixem a velharia apodrecer no deserto. Gripens novos e mais um lote.
Não acho que os F-16 sejam velharias, basta ver que são usados com muito sucesso por Israel e continuam a vender. A questão é que a FAB escolheu o Gripen, portanto deve ir de Gripen.
F-15 nao é velharia…F-16 não é velharia…corretissimo, mas porque cargas d´agua haveria sentido em comprometer qualquer que seja a fração de orçamento da FAB com outro caça agora???? A situação orçamentaria esta tão contada em cada centavo, que ate mesmo se fossem doados ainda assim representariam gastos extras em reforma e atualização acima das capacidades….tendo de abrir mão de alguma coisa no Gripen NG…. e outra, mesmo um F-16 atualizado, não teria a mesma capacidade de eletronica embarcada do NG…entendam que o NG ja esta vindo bem proximo do apice dos melhores caças de 4,5 geração e em varios aspectos… Read more »
Aceito qualquer coisa para o lugar do gripadinho sueco. Depois vamos de 5 geração.
Esse projeto será um fiasco completo de vendas. Mais fácil substituir os f5 por algo decente e embarcar em algum projeto de 5 geração. Gripadinho é para países minúsculos ou sem condições. Aqui tem dinheiro, falta é uma melhor gestão da coisa pública
Pelo nível do seu comentário acima, eu já imaginada a total falta de noção, mas olha, parabéns, você me surpreendeu, é ainda pior do que eu pensava. Vá lá jogar supertrunfo.
Super trunfo. Não se pode rejeitar um avião que a coisa vem para este nível. Patético. Vou encerrar por aqui.
A FAB escolheu o gripen por causa da transferência de tecnologia e ser mais barato de operar, essa é a realidade do Brasil não podemos ainda ter o luxo de ter só os melhores equipamentos pois os problemas das forças armadas vão desde o fuzil até seus navios então primeiro temos que arrumar a casa principalmente no quesito gestão e depois pensar em equipamento de ponta.
Melhor encerrar mesmo. Assim não passa mais vergonha.
Gripadinho sueco? O Brasil se virou muito bem com F-5 por décadas, que agora estão na raspa do osso. O Gripen cai como uma luva aos anseios da FAB. E o processo da escolha do FX-2 foi encaminhado por pessoas com nível de inteligência bem acima do seu comentário.
A FAB investiu no Grippen, o que incluiu tranferencia de tecnologia e capacidade de produção local. Por isso ao invés de comprar outros tipos de aeronaves a FAB deveria se focar na produção de mais Grippens para substituir todos os F-5.
Então o Brasil vai operar apenas 36 gripens ng? Sò isso? Que tal diversificar um pouco com uns f15 ou f16.
Mas vai adicionar custos… Tá, então vamos ficar apenas com o f-5 até vierem os primeiros 2 gripens em 2021, piada né…
Melhor seria comprar mais Gripen para termos um número de células que garanta não apenas a produção como também a manutenção dos mesmos.
A FAB tinha a intenção de comprar 120 caças Gripen, mas este número havia caído para 108 e depois nunca mais foi comentado abertamente. Mas esse número de caças Gripen deve chegar entre 60 a 80 com o decorrer dos anos. Lembrando que o valor unitário dos caças dos futuros lotes será menor, visto que a tecnologia já foi paga e entrou na conta do valor unitário do lote atual. Então, o valor cairá consideravelmente.
O Gripen substituirá o F-5, Mirage e o A-1 por isso o numero era de 120 caças e caiu para 108 aeronaves. E atualmente esse assunto morreu…O mais sensato seria investir em Gripens. Mas ficaremos reféns do Brasil (modo brasileiro de lidar com as coisas e da Suécia).O Preço cairá conforme se compre mais aeronaves.
Tá com pressa? Assina o cheque então.
Acho que o Gripen prioridade de estado, mas isso não empata de termos um outro caça de superioridade aérea, temos um problema serio no que se refere aos F5 M, (raio de ação muito pequeno) e defesa anti aérea, o F-15 C modernizado por aqui na Embraer junto com a Boeing, digamos uns 30 caças, resolveríamos nossos problemas temporariamente e teríamos 2 caças de superioridade aérea em nossa defesa, para o nosso pais que e o maior da AL, não seria um absurdo, claro e aguardando os 36 Gripens e os astros anti-aéreo, estou cada vez mais propenso a ideia… Read more »
Como (a princípio) a provável modernização dessas aeronaves seria feita nos EUA, duvido que haveria interesse brasileiro.
Mas fico me perguntando: será que virão mesmo os pouco mais de 100 Gripens projetados?
Será que não se encerrarão nos 36, dado o histórico dos programas militares brasileiros?
E se ficarem nos 36, a opção não seria comprar F-16 e modernizar para substituir os F-5?
Duvido que sejam feitos 100 Gripens pro Brasil, vai demorar muito.
Se houvesse um cronograma definido, com o que foi dito informalmente ate agora, por volta de 2030 o país poderia ter 108 gripens entregues. O problema é que no papel, só houve definição do primeiro lote, e só se voltará a falar de um segundo, quando o primeiro estiver na metade das entregas. O histórico dos programas militares brasileiros não é bom. Eram para ser 14 Inhaumas, foram 4, eram para ser 8 U209 ficaram em 5, eram para ser 78 AMX(s), foram 52… ninguém sabe ao certo quando e como as coisas terminam.
O Brasil optou por comprar a tecnologia do caça por dois motivos principalmente, poder manter a frota sem depender da boa vontade de outros países e poder construir aqui.
Um estudo aqui da FAB diz que um gripen faz o trabalho de quase três caças de terceira geração. Mas, ainda assim, os 36 Gripen não serão suficientes e mais caças precisam adquiridos. Isso é um fato.
O preço do Gripen agora será mais barato que do primeiro lote e a compra dos demais lotes devem ocorrem a partir de 2022, no decorrer da entrega do lote atual.
Até o tal Gripen Ng chegar , por volta de 2021 ? Sei não … até lá ,olha olha … Coloca um esquadrão de 12 F-15 em Manaus que fico mais tranquilo . Cobras , A1 Abrams para o exercito e FN , veículos utilitários , Black Hawks , Chinooks , tamo precisando . Obs: Quando vamos ás compras ?
Apesar de tentador ter F-15’s em nossas fileiras, a melhor opção é a encomenda de mais lotes de Gripens E mesmo, mas tenho quase certeza de que os tomadores de decisões vão aceitar alguns F-16’s ou F-15’s. Devemos aproveitar essa oportunidade para pegar Hunvees e Cobras
Eu como cidadão me sinto extremamente ofendido, em nossa forca aérea voar ainda de F-5 em pleno 2019.
Sou totalmente a favor de um leasing d F-16, até todos os Gripens que a força aérea quer estiverem operacionais, pq se não teremos que operar F-5 até 2030, um completo a absurdo.
Eu acredito que se o governo apoiar a FAB, um leasing pode ser feito sem prejudicar a aquisição dos Gripens.
Trocar uma velharia por outra? A avionica do F5 é mais avançada do que desse f16 aí, é para melhorar ou para piorar?
Depende, se forem os Block 30/32 da ANG, eles já estão no padrão F-16C++, são praticamente um Block 50/52, só não tem o mesmo radar.
Se for os Block 40/42 melhor ainda.
Se vierem com um AIM-120c-5, que é o araam mais padrão hoje em dia, não é o mais avançado, daria capacidade BVR superior aos F-5+Derby, sem contar na capacidade de ataque tático.
Eu ainda não entendi, pq a FAB continua comprando os Derby, se pode comprar Araams pelo FMS, que sairiam mais baratos ainda que o míssil israelense.
São vários os motivos. O AIM120 é maior e mais pesado que o Derby, sendo que o F-5 já sofre para levar o míssil israelense. O Derby é o que foi integrado ao nosso F-5 (radar/aviônica/ensaios de vôo para conferir o envelope e interação aeronave/míssil). Embora o F-5 “pudesse” transportar o AIM120, o fato é que toda uma nova campanha de integração deveria ser feita e não há garantia que daria 100% certo. O próprio Derby que é menor e mais leve já impõe algumas limitações no F-5. É tipo assim: Não adianta colocar dois mega mísseis no pequenino F-5… Read more »
É minha dúvida foi em questão ao Gripen, a FAB já deu entender que o Derby continuará no arsenal, mesmo com a aquisição do Meteor.
Também acredito que não faça sentido ir ao deserto agora. O problema é que se o Gripen ficar só no primeiro lote, daí sim teremos que ir correndo pra lá.
E enquanto isso ficaremos com 36 caças para guarnecer o país todo? Para tirar do deserto e atualizar não é do dia para noite, leva um tempinho também. Se se prolongar muito o tempo para o 2º lote, aí vamos usar A 29 como caça para guarnecer as fronteiras terrestres e marítimas em complemento ao que tiver sido entregue do 1º lote de grifos.
Ok, ok, F-15 seria um sonho, mas esses aí são “velhacos”.. Melhor um segundo lote de 36 Gripens do que 12 ou 18 F-15 desses aí….
Que os F-15 e F-16 são boas aeronaves ninguém discute, agora, temos $$$ para bancar:
1 – A reforma destas aeronaves para coloca-las em condições adequadas de voo ? Com uma sobrevida compensatória ?
2 – E o custo de horas-vôo desses aparelhos ? Sei que o F-15 é muito bom, mas seu custo para voar é proibitivo para nosso orçamento, o F-16 é mais barato para voar, mas nesse ponto o caça sueco ganha longe, e virá novo em folha.
Para mim o grande inconveniente do Gripen é a demora nas entregas, virão a conta-gotas.
Na altura do campeonato, não vejo sentido do F16 tampão, passamos a vez para a Colômbia.
Necessidade a FAB tem. O guerreiro F5M esta no fim da Vida, foi desdobrado e não modernizaram todas as 11 células ex Jordânia além de reduzir quantidade de células modernizada dos A1 AMX.
Melhor seria uns leasing de pelo menos 8 Gripem C/D até a dotação dos 36 Gripen NG. Acho que não vai rola, continuaremos contando com a sorte devido a grana.
Gripen á parte, não podem ser comparados, penso que deveríamos comprar tantos F16 qtos possíveis. Sempre serão renegociáveis e nos colocarão num patamar de modernidade excelente. Um salto tecnológico na FAB à espera dos Gripen. F15 de manutenção e operação muito caras.
Prefiro uma linha de crédito para equipar uma brigada de AH-1Z ou AH-64D mais 12 CH-47 novos; colocar essa Brigada em Tocantins e tem-se uma Brigada de reação rápida.
F16 pra Marinha? Teria nessa feira ! Uma dúzia já daria aos pilotos navais um salto .vamos sonhar ?????
Tenho até vergonha de alguns comentários aqui! O pessoal acha em 2021 chegarão os 36 caças de uma vez, ou pensam que o F-5 ou A-1 serão eternos! Não conseguem enxergar as qualidades na diversificação de defesa, ataque e superioridade aérea. Vamos lá, o Gripen é excelente mas não pode ser a única opção. Precisamos no mínimo de mais 2 lotes mas eles chegarão lá para 2030 (vide o contrato de chegada estipular entregas entre 2021 à 2024 de apenas 36 unidades). Seria excelente a opção por 2 lotes de F-15 modernizados estacionados em Manaus e outro no DF. Claro… Read more »
a França só operará Rafales num futuro próximo!
F-15 ou F-16 para o Brasil? Sim, seria ótimo. Mas NOVO, não SUCATA.
Acredito que pelo novo alinhamento político,independente de razões técnicas,vão forçar a barra,entendo que o certo seria uma nova encomenda de gripens para uniformização mas em se tratando de Brasil é bem possível que ficaremos no lote inicial.
Começemos de novo: A FAB selecionou o Gripen após um longo processo de avaliações com outras aeronaves, considerando que uma aeronave é apenas parte de um sistema de armas. Além disso, as avaliações consideraram a transferência de tecnologia para nossas empresas, a potencialidade do projeto em receber inovações ao longo de sua vida util, a liberdade para integração de armamentos à aeronave, os custos mais baixos envolvidos nas operações, a versatilidade do equipamento conforme as missões operacionais que a FAB determina, os custos de manutenção regulares, dentre outras tantas especificações da FAB. Lembrando que os requisitos para o F-39 são… Read more »
Por que não ofereceram esses equipamentos na época do FX1? Eles que façam bom proveito com esse lixo!
Então. Parece que oferecer eles ofereceram. Lembro de ter acompanhado o programa FX1 pela revista Força Aérea, no período de 1998 a 2002. Eles inclusive faziam “test drive” dos principais concorrentes. O Su-27 (diziam ser o preferido da FAB), o Mirage 2000-5Mk2 (favorito como vencedor por razões politicas e possível parceria Embraer/Dassault) e o próprio F-16 C/D block 50/52 (tinha a melhor oferta comercial do EUA). Todos novos. O FHC enrolou, o Lula cancelou e estamos esperando os aviões novos chegarem até hoje, 20 anos atrás. Quando optamos por trocar Mirage III por Mirage 2000 a oferta destes F16 usados… Read more »
Correção, onde se lê “20 anos atrás”, leia-se “20 anos depois”.
Você está enganado, meu amigo. Essas aeronaves NUNCA foram oferecidas ao Brasil antes por FMS. A FAB tentou comprar os F16 em 1986, mas foi vetado pelo governo americano (mas ironicamente vendido para a Venezuela). No FX1 houve a crônica falta de dinheiro e por isso apelaram para um “caça tampão”. No FX2 a FAB já não tinha interesse por eles, e sim pelo Gripen e sua TT. O fato é que a força aérea morre de medo que o caça tampão vire o novo F5 e acabe com o programa do Gripen. O mais inteligente seria investir em mais… Read more »
Foi vetado na época porque desde o governo Geisel a relação com os americanos azedou, e estávamos desenvolvendo a bomba nuclear até início dos anos 90. Coisa que por óbvio eles abominavam por estarmos muito perto deles geograficamente.
https://www.aereo.jor.br/2008/11/10/cronograma-do-f-x1-em-2003-vale-a-pena-ler-de-novo/
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O F-16 foi oferecido assim como o FA-18…
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Sds
Se é para comprar um caça, então que seja um para cobrir essa lacuna que a FAB tanto precisa, (os F5 M, raio de ação muito pequeno e nossa defesa anti-aérea), o F-16 Raio de ação – 550 km em missão hi-lo-hi, não e adequado, os F-15C tem Alcance bélico 1 967 km (1 220 mi) Alcance (MTOW) 5 550 km (3 450 mi), se o custo operacional e bem mais caro, então que se compre defesa anti aérea urgente, nosso astros anti aéreo e os Gripens sabe DEUS……………….
No que refere-se a caças, a FAB tem que focar no Gripen, principalmente em um segundo lote, não existe a necessidade de caças uma vez que o substituto da atual frota já foi escolhido…talvez lá para 2030 seria legal pensar em algo como F-35 para complementar a frota de Gripens, seria bacana um esquadrão de F-35A com apoio de 72 Gripens…mas isto para 2030 , com uma situação financeira melhor, entre outros devaneios…caças usados agora não…
Bom dia.
Olha acredito que seria melhor investir nos F-39, pois já compramos a tecnologia a vamos fabricar aki, ou seja gerar receita e empregos de alto valor aqui também… se comprar caça via FMS vamos ter que modernizar la, e vai mias estoque de armas, sobressalentes e a conta vai longe!
Na verdade o que eu esperava e continuo esperando é a oferta de alguma arma anti-aéreas de maior alcance! isso sim é pra ontem.
Esse jornalista está é fazendo lobby descarado, essa é a verdade.
Eu pegaria os F15, Black Hawnk , os Cobras e outros itens com certeza!
Todos sabemos que os F-15 e F-16 já estão na categoria de lendas da aviação de caça junto com os Spitfire, P-51 Mustang e Mirage III/5.
Porém, os F-16 hoje concorrem com os Gripen em categoria e, por isso, pouconou nada acrescentando em desempenho. Neste caso, melhor seria compras de lotes adicionais do Gripen – por mais caras que sejam – pois serão caças no estado da arte, fabricados com participação brasileira e que voarão pelos próximos 40 anos. Já os F-15, o problema é outro: seu custo proibitivo é hora de voo e de manutenção.
Os gripen é que tentam concorrer com os F-16.
O F-16 ainda é amplamente utilizado nos EUA e no mundo e assim será por um bom tempo. O F-35 além de caro tem apresentado problemas. Vai demorar para ser a espinha da USAF. E se comprassemos nos seriam para ficar em serviço até 2030, quando terminariam de vir o segundo lote do Gripen E
Chinook que é bom nada?
O F-16 vem aí olé, olé, olá! ??
Saldão de JANEIRO gente.
Compra uns F15, não precisa ser trocentros, mas, um 30 já está bom.
Em relação a discussão sobre uma hipotética aquisição de F-15, existe um detalhe que parece que ninguém se dá conta. Apesar do alto custo para mante-lo é preciso lembrar que um só F-15 faz o serviço de não sei quantos F-5.. Talvez seja um relação 3×1 ou até mais.. Aí entra a famosa conta custo-beneficio. Talvez 10 ou 12 devidamente modernizados by Embraer fossem interessante em Manaus para defender a calha norte, tendo em vista o recebimento do Gripen a conta-gotas. Seria um tampão de luxo que poderia voar mais uns 15 anos até o recebimento de todos os Gripens… Read more »
Mas, aí você vai ter que mudar a ideologia do tacape numa mão e o uísque na outra. Cabeças que vieram de colégios militares sem nunca terem passado trabalho na vida.
Velharia por velharia então é muito melhor aguardarmos os novos Gripen com as velharias que já temos, que é o F-5.
É melhor deixar esses aviões lá no deserto mesmo, a FAB comprou aeronaves novas e modernas, chega de velharias.
Os F-16 que ali estão são de 1991 , possuem menos de 20 anos de serviço. A vida útil de um caça é de 35 anos . Os nossos F-5 já tem mais de 40! Velharia estes F-16? Não , um caça de meia vida que basta uma atualizada e pode servir por 10 anos tranquilamente.
Bem, sou leigo e não entendo nada.
Mas, acredito que EB, MB, FAB e FZN, vão avaliar com carinhos as propostas, e sim, estamos interessados.
Em relação aos F15 ou 16, não sei, mas, acredito que a FAB deveria pegar pelo menos dois esquadrões de F15 ou 16, até pq, nosso F5 estão de molho faz tempo e os GRIPEN, não virão com a força que deveriam.
Vamos lá.. . O que muitos entusiastas esquecem ao analisar uma “oferta” é o valor que será gasto para deixar o equipamento operacional novamente e principalmente o custo logístico para operar por mais 10 anos (no mínimo), além dos gastos com treinamento e estrutura para as adequações necessárias. Quase igual estar há 30 anos comprando e usando carro popular e usado e derrepente resolver comprar uma Ferrari usada até o talo. Não faz sentido nenhum o Brasil comprar F-16/15 usados dos estoques que estão no deserto. Ainda mais com o Gripen E chegando. F-5 e A-1 seguram as pontas até… Read more »
Gabriel Bom Dia, posso discordar de você? Você está alegando que o Brasil não tem condições de gastar com esses caças,pois bem nos sabemos a densidade demográfica do Brasil são 8 milhões de quilômetros de fronteira e os caças que temos aí os F-5M e os AMX,somente 45 F-5M e 1 AMX A1foram modernizados e eles não dão conta de proteger as nossas fronteiras e nem de proteger um país inteiro em caso de uma invasão é lógico que não acontecerá isso, isso foi só uma observação então meu caro seria muito bem vinda sim a aquisição desses equipamentos por… Read more »
Digamos que essa oferta veio com uma década pelo menos de atraso…
Bom mesmo seria, logo da entrega dos primeiros Gripen, anunciar a encomenda de mais dois lotes, totalizando os 108 até 2030.
Agora, seria muito bom ter condições de adquirir uns F-15 SE novos junto à Boeing, 24 para ficar em Anápolis e espalhar os Girpens para as outras bases…
Quanto ao saldão, para se pensar bem: nos BlackHawk’s, nos Cobras, e fuçar se há alguns Chinooks disponíveis e alguns 767 para converter em KC (fazer isso com a Boeing ou com os Isrealenses).
Opa, Gripens*
Essa aquisição do F-16 seria muito boa se tivesse sido feita na época q se escolheu o Gripen, pq primeiro taparia a lacuna q existe na nossa força aérea, pq os nossos F-5 são modernizados mas não se compara com um F-16, mesmo q usado, e segundo q já teria uma preparação e uma adequação para a chegada do Gripen pq já se teria uma adequação das equipes para um caça mono motor e de quarta geração, e nesse caminho os F-16 já iriam funcionando como um treinador para os futuros pilotos do Gripen, mas agora já é tarde, vale… Read more »
Por 12 F15-X novinhos o pentágono pagou 1,2 bilhões (US$). Por 36 gripens novos o Brasil pagou perto de 4,7 bilhões (US$), mais a transferência de tecnologia. Ao invés de um segundo lote de gripens, um lote de F-15 X de prateleira seria uma boa combinação, até para o caso do gripen ser groundeado por eventuais problemas no lote seriado. Seria uma alternativa melhor que adquirir velhos F16 ou F15.
Um segundo lote de Gripen E/F seria mais barato do que o primeiro, adquirido… Não temos que comprar todo o mesmo pacote e consequentemente, os mesmos custos.
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Mais: Estaríamos investindo aqui, onde parte do dinheiro faria nossa economia local girar.
Esse hipotético lote de F-15X não sairia pelo preço que o governo dos EUA pagou. Seriam mais caros para nós.
5,4 bilhões com a integração da monotela e o desenvolvimento do biposto. O segundo lote será mais barato, uns 4 bilhões.
O único motivo desses equipamentos apodrecerem no deserto é o seu custo operacional. O F-15 custa 40.000 dólares por hora, o gripen custa 4.000.
Eu não acredito nesses tais 4000 dólares por hora de vôo do Gripen, esse valor deve chegar nos 10000.
O número realista são 5000
Sem querer entrar no mérito, mas não tem como o Grippen ter hora menor que a do F-5 (algo em torno de 5 mil dolares) e sinceramente não sei qual a magia para ter o valor hora menor que a do F-16, o Grippen está nas casa das dezenas e o F-16 na casa das centenas (para ficar só com as últimas versões). A escala não bate. Quanto o F-15 40k.. por isto é inviável para paises pobres. Mas os EUA, Japão, Coreia, Israel, Arabia Saudita e mais algum que escapou, podem. Eles estão no deserto pois não tem demanda,… Read more »
Na época do FX-2 falou-se em hora-vôo de 12 a 16 mil dólares para o Gripen.
Ola pessoal, é a primeira vez que comento aqui, então queria parabenizar a todos , principalmente os editores e colaboradores que fazem otímas matérias , é um deleite para mim e muitos ler as matérias aqui e os comentários , os comentaristas estão de parabéns, apesar de uns serem um pouco devaneisados. Essa questão da oferta dos cacas, acho que deveríamos aproveitar sei que os gripens serão a espinha dorsal da forca aérea mas, até ele ser implementado vai um bocado de tempo ainda, e quando ele comecar a operar creio daqui, uns dois anos portanto perto já se não… Read more »
F-16? o “aspirador” de pista? Ja se esqueceram do problema que a USAF e a FACh tiveram aq?
F-15, seriam excelentes… Mas o custo da hora de voo… E pior: O custo da modernizacao das celulas…
SE fossem F-18s, seriam muitissimo bem vindos, um “meio termo” entre os F-16 e F-15 e ainda serviriam a MB posteriormente, mas nao creio estarem disponiveis.
O problema , para quem leu o texto, a modernização não poderá ser feita fora do território americano Ou seja não haverá nenhum transferência e ficariamos as escuras com a suposta modernização
Uns 24 caças F15 alocado na base de Santa Maria seria um poder considerável.
Na sua análise, qual a estimativa de custos para comprar as aeronaves, comprar os armamamentos, treinar pilotos e mecânicos, preparar a Ala para receber as aeronaves, treinamentos, vida útil estimada e em quanto tempo tudo isso será implementado, com data provável para inicio de operações regulares e de onde viria o dinheiro para pagar tudo isso?
Creio que seria interessante pegar um lote de F-16 para Esquadrão Agressor enquanto vamos formando o primeiro lote dos Gripens e desativando os F-5. Assim mantemos uma certa capacidade até vir um possível segundo lote de Gripens.