O Gripen brasileiro permitirá que o piloto tome decisões precisas em um pequeno intervalo de tempo. Quer saber mais? Assista ao episódio 18 da nossa websérie Colaboração Real!

Entre 2019 e 2024, 36 caças Gripen NG serão entregues à Força Aérea Brasileira. Para cumprir o cronograma, a Saab tem uma forte parceria colaborativa com empresas brasileiras, tais como Embraer, AEL Sistemas, Akaer, Atech, Mectron, Inbra e Atmos.

A aquisição dos caças Gripen pela Força Aérea Brasileira representa um enorme salto tecnológico para a indústria brasileira, por meio de um extenso programa de transferência de tecnologia, que vai permitir que aviões supersônicos sejam desenvolvidos, produzidos e mantidos também aqui no Brasil.

Entre outubro de 2015 e 2024, mais de 350 profissionais, entre engenheiros, operadores, técnicos e pilotos das empresas parceiras da Saab e da Força Aérea Brasileira, estão indo à Suécia para participar de cursos e treinamentos on-the-job. Habilidades e conhecimentos estão sendo adquiridos pela indústria brasileira, possibilitando um extenso trabalho de desenvolvimento e produção do Gripen, incluindo a montagem final no Brasil.

A Saab, empresa de defesa e segurança, e a Embraer Defesa & Segurança inauguraram em dezembro de 2016 o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design Development Network – GDDN), em Gavião Peixoto (SP).

No dia 9 de maio de 2018 a Saab apresentou a fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo – a Saab Aeronáutica Montagens (SAM), que terá um papel fundamental no Programa Gripen brasileiro.

A SAM vai produzir o cone de cauda, os freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para a versão monoposto (um assento) e a versão biposto (dois assentos).

Assista aos outros vídeos da série clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauro

Ninguém aguenta mais.

Alexandre Fontoura

Ninguém aguenta mais o que?

GERSON LUIZ ARMILIATO

Quando é a entrega do primeiro Gripen ao Brasil?

Paulo

Acho bom vc se sentar para esperar… Mas não fique preocupado porque esta ¨tudo dentro do prazo¨ e tem tóti.

Bueno

antes do episodio 52 rs , 2020

Bueno
FERNANDO

Quero minha opção para meu carro!!
risos, risos, que painel este. Muito além do
seu tempo.

Adelino

kkkkk, vamos que vamos, enquanto isso ficamos com os f-5 pernas curtas, e sem sistema de defesa aérea…..

Romeo_Delta

Sistema de defesa aérea pra deter quem?

Flanker

Sua opinião, e respeito. Mas, sem “sistema de defesa aérea” é um termo bem amplo. Engloba muito mais do que apenas os aviões. Inclui os radares do SISDACTA, por exemplo, que englobam todos os CINDACTA espalhados pelo país. É uma rede bem grande e eficaz. Quanto ao F-5 ser perna curta, ele é, e não é! Depende para qual missão, com qual carga de armas, se é sem ou com apoio de Revo, etc….se for para uma interceptação, à partir de um acionamento de Alerta de Defesa Aérea, irá interceptar o alvo dentro do seu alcance. Se for para uma… Read more »

Denis

Falou tudo, amigo.

Marcos

R$ 1 Bilhão do contrato foi separado só para fazer os videozinhos né hehehe

Fabio Araujo

Interessante é ver que colocaram uma cena do Gripen sueco escoltando um avião russo entorno de 1:23 do vídeo!

Cleber

Não aguento mais ” 2 ” . E com certeza não haverá segundo lote, muito mais agora com o alinhamento com o Tio Sam .

Joao

Esse alinhamento pode ser temporário. O último gripen desse lote esta previsto somente para 2027. Até la muita coisa pde mudar. Sem mencionar que o Gripen nao é totalmente “desalinhado” com os EUA.

Denis

Pão, pão; queijo, queijo. Uma coisa nada tem a ver com a outra. Ademais, o Gripen só é vendido para quem o Tio Sam dá o aval, devido à quantidade de componentes americanos presentes nele, o Gripen. Um alinhamento não impedirá o outro.

Rommelqe

Ainda bem que os Tugas nao estao nessa……

Rommelqe

Tenho varios amigos portugueses e sou descendente. Ate ja consegui emprego para um amigo portugues em Portugal….admiro nossa historia e respeito muito a eles (voces que nos dao a honra de participar aqui deste forum são muito benvindos!). Mas nossas visões culturais sao diferentes…..

rui mendesmendes

Bem diferentes. Europeus e Latino-Americanos. Sou Tuga, com muito orgulho mesmo.

Flanker

Cada vez que sai uma matéria sobre o Gripen, vem as mesmas perguntas. Vamos lá: – 2019: primeiro Gripen, para a FAB, que ficará na Suecia até o final dos testes e desenvolvimento final. 2021 entrega dos primeiros 8 exemplares para a FAB; – 2024: entrega dos últimos exemplares do lote de 36; – o acréscimo de 900 e tantoa milhões de dólares ao contrato inicial, engloba o painel WAD além de outras coisas que a FAB pediu. Portanto, esse acréscimo não é somente para as telas do WAD. Informações sobre tudo isso, estão disponíveis aqui no PA. Basta colocar… Read more »

Filipe Prestes

Danke schön! Tava coçando os dedos pra digitar isso kkk

Tallguiese

Do Tio Sam e só gostaria que viessem alguns super hornets para substituir os A-4.

Rodrigo

Ae sim concordo, 12 Hornet com radar Aesa para a MB, ou até Super Hornet

Meireles

Bem que o Brasil poderia comprar um lote de uns 12 F-35 esse ano né não? Todo mundo está comprando rsrs…

Rommelqe

Como já comentei no passado , a contratação de um segundo e de um
terceiro lotes iria não só atender às necessidades de defesa do Brasil mas também iria viabilizar a fabricação brasileira dos bipostos.

Bueno

OFF Topic EMBRAER é a segunda maior cliente do BNDES 49 Bilhões dês de 2004 .. a listinha esta com os 50 maiores tomadores de empréstimos, mais os contratos dos países “amigos”.

Filipe Prestes

Contanto que a Embraer honre esses empréstimos, não tem nada demais ou de espantoso. Alias o BNDES existe pra isso.

gero

eu vi a tevezinha da telefunken no cockpit. bonitinha. a montadora EMBRAER tá de parabéns.

Flanker

A “tevezinha” é tão ruim a ponto de os suecos trocarem os vários MFD, que eram planejados para seus NG, por ela. F-35, J-20, ….. também usam um modelo de “tevezinha”…..

ALEXANDRE

Agora mais 3 lotes e tá bom