Jato tcheco L-39NG de pré-série realiza primeiro voo
A primeira aeronave de treinamento e ataque leve pré-serial L-39NG com o número de série 7001 fez seu primeiro voo em 22 de dezembro, no Aero Vodochody Airport. A nova geração do treinador a jato tcheco foi comandada pelos pilotos de testes da Aero, David Jahoda e Vladimír Továrek. Às 10h38, a aeronave decolou da pista, subiu para 5.000 pés e depois de 26 minutos pousou com sucesso na Aero Vodochody. A maturidade da plataforma permitiu a execução de alguns testes de desenvolvimento durante o voo.
Dois meses após a introdução do mais recente treinador a jato na cerimônia de lançamento, em 12 de outubro, o primeiro L-39NG provou sua prontidão para voar e para iniciar os testes de certificação. A aeronave voou em uma configuração que é representativa de aeronaves em série, incluindo asa molhada atualizada e entradas de ar. Este passo em frente consolida ainda mais a meta da Aero para obter a certificação de tipo até o final de 2019.
“Este primeiro voo pré-série representa um marco significativo, enviando uma mensagem importante aos nossos clientes: podemos cumprir integralmente nossos compromissos e estaremos prontos para entregar a primeira aeronave no primeiro trimestre de 2020”, disse Giuseppe Giordo, presidente e CEO da AERO Vodochody Aerospace. O programa está sendo executado de acordo com o plano mostrando sua plena maturidade graças a um grande compromisso da Aero, instituições tchecas e parceiros do projeto.
“Como parceiro estratégico do projeto, estamos muito confiantes de que este importante passo fortalecerá ainda mais a confiança de toda a comunidade aeroespacial na nova aeronave e ajudará a tornar este grande projeto muito bem sucedido”, acrescentou Jiří Podpěra, Presidente da OMNIPOL.
O L-39NG é um monomotor de dois lugares com assentos escalonados e um design avançado de glass cockpit completo, um sofisticado sistema de treinamento virtual integrado e um monitor montado no capacete. O L-39NG é um componente-chave de um conceito de treinamento inovador desenvolvido pela Aero, que inclui instalações de treinamento de última geração, novos métodos de aprendizado e ambiente e uso extensivo de tecnologias de Realidade Virtual e Inteligência Artificial. O L-39NG foi projetado como uma aeronave de fácil manutenção por muitas décadas de serviço confiável.
Essas capacidades permitem que o L-39NG seja a única plataforma disponível no mercado capaz de executar treinamento básico, avançado e LIFT/OCU ao custo de um turboélice.
“O L-39NG teve um desempenho extremamente bom e atendeu plenamente às nossas expectativas em termos de estabilidade e controlabilidade. Pudemos até realizar alguns testes, como alterações de configuração, aceleração de até 200 nós, voltas para 30, 45 e 60 graus e desacelerar para a velocidade de aproximação. Todos os sistemas instalados funcionavam perfeitamente e as vistas fora do cockpit eram excelentes. O L-39NG é uma aeronave completamente nova e, acredito, tem um grande potencial para se tornar um treinador perfeito para os caças de 4ª e 5ª geração, além de uma plataforma de ataque leve”, disse David Jahoda, piloto de testes da Aero.
Durante o ano de 2018, a Aero anunciou acordos com os primeiros clientes. O primeiro cliente República do Senegal foi anunciado em abril e foi seguido pela companhia privada portuguesa SkyTech e pela empresa privada norte-americana RSW anunciada no Farnborough Air Show em julho. Os pedidos desses clientes garantirão a produção de 38 aeronaves. Atualmente, a Aero também está finalizando um acordo também com o cliente doméstico LOM Praha, a empresa militar estatal tcheca e provedora de treinamento de pilotos, e realizando promissoras negociações com outros clientes em potencial.
O projeto L-39NG também é apoiado pelas instituições financeiras estatais tchecas, o Czech Export Bank e a companhia de seguros de exportação EGAP.
A aeronave L-39NG é um treinador moderno e eficaz projetado como um sistema de treinamento abrangente e unificado para as forças aéreas modernas. O L-39NG é baseado no conceito aerodinâmico do atual L-39, mas utiliza as mais recentes tecnologias e equipamentos. A potência é fornecida pelo moderno motor FJ44-4M, fornecido com o serviço de assistência ao motor TAP Blue, para garantir uma aeronavegabilidade sem precedentes e custos de manutenção previsíveis.
Os aviônicos da aeronave estão preparados para treinar futuros pilotos de aeronaves de 4ª e 5ª geração e podem ser adaptados às necessidades do cliente. O L-39NG está equipado com cinco pontos duros para armas. A aeronave também apresenta uma ampla gama de tecnologias de simulação, incluindo a integração em centros de simulação tática de alta tecnologia com o objetivo de aumentar a eficiência do treinamento. A empresa tcheca Omnipol é parceira estratégico do projeto L-39NG.
A Aero Vodochody Aerospace a.s. concentra-se na concepção e fabrico de aviões militares e civis e é o maior fabricante de aviação na República Tcheca e uma das mais antigas empresas aeroespaciais do mundo. No campo das aeronaves militares, a Aero tem sido uma parceira confiável de longo prazo para muitas das forças aéreas do mundo e tem uma forte posição no mercado de treinamento militar e aeronaves de combate leve.
Com uma enorme frota existente de L-39 e com uma aeronave nova em folha, a L-39NG, a Aero posiciona-se como líder no mercado de treinamento de jatos. No campo da aviação civil, a Aero é parceira de muitos dos maiores fabricantes mundiais em diversos projetos. Mais recentemente, a Aero tornou-se parceira integral em vários programas de compartilhamento de riscos, assumindo a responsabilidade não apenas pela produção de estruturas, mas também pelo desenvolvimento.
Desde 1934, o OMNIPOL, a.s. tem sido um integrador de sistemas global confiável e fornecedor de sistemas militares, de segurança e de aviação. Além de tecnologia de aviação e sistemas de treinamento em aviação, o foco principal da Omnipol é a eletrônica de defesa e segurança. A Omnipol iniciou uma nova fase de seu desenvolvimento quando adquiriu a ERA, a.s., criando as condições para o rápido desenvolvimento de uma nova geração de sistema de rastreamento e reconhecimento passivo (invisível) exclusivo chamado VERA-NG.
O sistema é complementado por outros tipos de sistemas passivos (como o SDD) e, portanto, oferece uma solução abrangente para o monitoramento do espaço aéreo, marítimo e terrestre com base no princípio de “ver sem ser visto”. A Omnipol também é fornecedora de unidades de produção e serviços tecnológicos para as indústrias de defesa e alimentos.
DIVULGAÇÃO: Aero Vodochody Aerospace
Gosto muito dessa aeronave, acho muito bonita, um treinador de sucesso, gosto de como a empresa o vem modernizando com o passar do tempo mantendo-o atualizado, é uma pena que não venda.
FAB? LIFT? Treinador a jato? Ninguém? Dou-lhe uma… Dou-lhe duas, poxa, ninguém.
Vários países e fabricantes com este tipo de solução de treinador… Vai faltar mercado…
Vai ocupar o espaço entre os turboélices de “alto desempenho” (para turboélices bem entendido) e LIFT supersônicos de maior custo.
Muita tecnologia Israeli embarcada.
Motor super confiável.
Célula/plataforma excelentes.
Ótima anv militar.
Ha anos defendo que a FAB substitui-se o Xavante por um Lift para fazer as missões de treinador e assumir eventualmente algumas das missões que sao hoje feitas pelo próprio A1-AMX quando ele for aposentado.
Se ótimo se o no comandante da FAB pensasse como eu compra-se entre 72 a 108 jatos M-346 Melhorados e construídos aqui no Brasil revivendo a parceria aermacchi/embraer de novo e que esses jatos poderiam trabalhar em conjunto com os Gripens em missoes de uma forma muito melhor que o A29 devido a enorme diferença de performace.
Veja, o M-346 é uma aeronave bem mais sofisticada e muito mais cara que um Xavante. Seu custo de hora/vôo deve ser próximo ao custo hora/vôo do Gripen.
Fossemos ter um lift que coubesse no bolso, seria pegando um lote de MB-339 de segunda mão, mas a FAB já decidiu que não vai ter lift, então isso simplesmente não vai acontecer.
Penso que a Embraer perdeu uma boa oportunidade de entrar no mercado de treinadores a jato, ficou acomodada com o A29 e deixou de lado a oportunidade de fazer um AMX-NG. Enfim, comodismo. Projeto pronto e comprovado más….
Acomodado ou falta de dinheiro?
Quem compraria? Lembre-se de onde vem as peças…
Vão colocar a grana para desenvolver E-Jet que vende muito ou esses treinadores para vender meia dúzia/uma dúzia no máximo?
Deve ser por isso. Nem mercado interno tem, o que dirá fora.
Quantos AMX foram exportados mesmo?
o AMX foi uma aeronave cara de operar tanto que a FAB desativou uma das unidades que o operavam e diminui bastante o numero de aeronaves operacionais então um Amx treinador sempre foi pouco viavel era melhor a embraer fabricar alguma coisa sob licensa tipo como fez com MB326 se fosse viavel economicamente ,porque so para a FAB foram fabricados mais de 180 Xavantes
Ainda acho que será o futuro avião da FAU.
Acho quase impossível a FAU comprar um avião de caça novo.
E acho difícil comprar um avião de caça usado.
Talvez recebam algo doado, turbo-hélice.
Com novo governo pode ser.
Me parece que foram ofertados os A – 29 para os mesmo e ouve interesse, porém faltou verba.
Seria ótimo para um país como eles terem alguns A-29 e, inclusive, Gripens, devido ao tamanho reduzido do país.
Uma boa aeronave como bem citou o Sr. Carlos Alberto Soares. Aprecio esta aeronave. Poderíamos tê-la, porém?!?!? Seria interessante também para a República do Uruguai concordando com o Sr. Alejandro Perez. Grande abraço.
Se vai ter um custo operacional próximo do F-39 não vale a pena pois tal vantagem seria anulada pelas necessidades logísticas.
Então vai-se de simuladores e F-39-F biposto.
O Uruguai não tem dinheiro para comprar 6 Gripens C/D usados?
Para que tanto???