Primeiro voo do Rafale F3-R
No dia 10 de dezembro de 2018, o primeiro avião Rafale atualizado para o mais recente padrão F3-R da Força Aérea Francesa fez seu primeiro voo da Base Aérea 118 em Mont-de-Marsan.
Implementado pelo centro de especialização em testes aéreos da Força Aérea, o padrão F3-R é o último passo na evolução do Rafale desde sua entrada em serviço em 2004.
Concedido em dezembro de 2013, o contrato para este novo padrão permitirá principalmente que o Rafale opere o míssil ar-ar Meteor de longo alcance, o pod de designação de alvos Talios e a versão guiada a laser da Arma Modular Ar-Terra (AASM), adaptada para atingir alvos móveis.
No F3-R, há evoluções em muitos campos, mas o mais importante é aquele relacionado à segurança e à proteção da aeronave e sua tripulação: o Sistema Automático de Prevenção de Colisão no Solo (AGCAS). O sistema forma uma espécie de bolha protetora ao redor da aeronave, de modo a evitar uma colisão com o solo quando, por exemplo, um piloto perde a consciência. Esta é a primeira vez que tal sistema foi instalado em uma aeronave militar francesa.
Para o centro de testes aéreos militares da Força Aérea (CEAM), os testes de voo continuarão por vários meses para avaliar e definir a doutrina operacional e as táticas que serão recomendadas às forças armadas.
FONTE: Força Aérea Francesa
Quem já teve o quintal invadido, não late para economizar cachorro!!
Entrega menos que o F-35 e custa mais…..
E quem diz isso não sou eu e sim o Premier belga…..
Todo equipamento militar tem um componente político. Só não confio num político opinando sobre equipamentos militares!!
Um caça de quinta geração tem por preceito, ser melhor que um de quarta geração. Quanto aos custos, na minha humilde opnião, a independencia tecnológica é priceless!!
Para a França sim, mas para um cliente estrangeiro não pois ele vai comprar o que for melhor ao menor custo…
Nesse caso ele opinou depois do processo de escolha, bem diferente do que foi visto aqui no Brasil em 2009
Pelo que leio e vejo, o F35 nao esta entregando nada, fica mais no solo com problemas que voando.
Realmente entrega menos, mas é digno de nota a França, um país menor e menos rico que muitos outros países insistir em sua independência tecnológica militar.
É até um pouco de teimosia francesa, mas eles produzem desde submarino, caças, MBT´s até fuzis e outros armamentos menores.
Produzem e exportam. Apesar do custo de produção elevado, do valor do euro e da concorrência com a esmagadora pressão política norte-americana sobre clientes em potencial. Inclusive nós somos um tradicional cliente dos produtos franceses: Mirage, Exocet, Esquilo, Panther, Super Puma e Caracal, Submarino classe Scorpéne, navio patrulha classe macaé, etc.
O Gripen E também possui esse Sistema de Prevenção de Colisão no Solo?
Se for igual ao dos drones militares, não!!
Drones militares nao se chocam com o solo, nem se o operador quiser, exceto se houver alguma falha no sistema, etc. Não sei se existe um caça que tenha um sistema como esse.
O F-16 possui, sendo o único até hoje, e o sistema esta previsto para ser aplicado ao F-35, ambas as aeronaves são da Lockheed. Como as aeronaves são fly by wire, creio ser uma questão majoritariamente de software.
Depende do “padrão” do Gripen. Os Gripen C/D receberam essa capacidade no MS20 (Material Standard 20). Todos as unidades dos suecos receberão o MS20, salvo engano. Já o Gripen E, se projeta que entrará em serviço com o MS21.
Qual padrão tem esse sistema?
Tava demorando pra alguém falar do Gripen…
Eu sei…. Eu sei… O Gripen é muuuuito melhor….
O Rafale era biturbo, voltou pra monoturbina?
Não! O da foto tem dois motores.
Colega joão na minha opinião imparcial no caso: em armamento sim, com o Rafale se esta “amarrado” ao armamento frances no ar-ar e no que a Dassault integrou de armamento externo para o resto, no caso do Gripen E/F os suecos se prontificaram a integrar os misseis que forem solicitados. Em aviônica o Rafale ganha por ter duas turbinas e suportar maior peso em seus 14 hardpoints, mas em velocidade o mach 1.8 do Rafale é inferior ao mach 2.0 do Gripen E, eu diria que o Rafale joga no time dos caças bi-turbina, com alto custo de manutenção e… Read more »
Obrigado, mas eu me referia ao fato de que em qualquer reportagem sobre qualquer avião, qualquer mesmo, temos sempre alguém que comenta sobre o Gripen e como ele é o bacana e o fod**ao do pedaço. Isto é cansativo, principalmente porque o assunto é outro.
Essa necessidade da aprovação e de elogios é um negócio complicado.
Alguém sabe informar se essa versão já é equipada com os motores M88-4 de 90kN?
Em 2008 Lula tinha dado sinal verde para os Rafales no Brasil.
Nessas horas acho que teríamos recebido todos os 36
E estaríamos voando de F-5EM ( e de Eterno e Modernizado) por falta de dinheiro para operar o Rafale
Exato. Um baita caça, mas não é para o nosso bico.
Será?
Essa conversa é antiga, dinheiro não é problema, o problema é falta de vergonha na cara e vontade de quem governa.
Se a 7° ou 8° economia do mundo não puder manter 36 caças seja qual for, é melhor fechar logo a FAB.
A setima ou oitava maior continua do mundo paga 5000 generais reformado, totalizando 8000 com os “reformados hereditários”. Assim sendo,não daria para manter 10 rafales, não se engane, os recursos das forças nunca serão os necessários, o custo de pessoal é o câncer dessa equação.
Abs
Rodrigo M 22 de dezembro de 2018 at 13:33
Será?
Se a 7° ou 8° economia do mundo não puder manter 36 caças seja qual for, é melhor fechar logo a FAB.
Essa conversa é ainda mais antiga. Dinheiro não é problema?
Então tá. Problemas resolvidos…. sqn
Dinheiro nunca foi problema, é a solução, pena que não temos. O Brasil está falido.
14 anos de PT realmente corroeu o cérebro de muita gente..
A começar pela boa educação…
Exatamente, a falta da boa educação faz quem não tem argumentos, não aceitar opinião contrária e ficar magoadinho…
Opiniões ou argumentos como este?
“14 anos de PT realmente corroeu o cérebro de muita gente..”
Tudo que tenho a lhe dizer é Feluz Natal e passar bem.
“Opiniões ou argumentos como este?”
Não, como este:
“Essa conversa é ainda mais antiga. Dinheiro não é problema?
Então tá. Problemas resolvidos…. sqn”
O mesmo para você.
Precisamos de caças . a situação muito confusa no norte do país. e não temos Defesa aérea de pronta resposta. tivéssemos ter pelo menos 3 ou4 esquadrões de F 16 modernos poderíamos estar mais tranquilos à espera do Gripen. Infelizmente, Fazer o que?
O país precisa de baterias anti aéreas
Belo avião, acho que nós atenderia melhor que o Gripen.
E conhecendo a cooperação Francesa (caso Prosub/ HX-BR) estaríamos muito bem servidos.
Com certeza melhor que um Gripen que está no nível de um F-16, mas ficaram com medo dos custos.
Lembrando que o governo francês de Emmanuel Macron tem apresentado uma postura bastante crítica ao presidente eleito do Brasil. Melhor não esquecer os ditados antigos e “não colocar todos os ovos na mesma cesta”.
Que venham mais gripens.
Se você se refere à crítica ao Acordo de Paris, ele tinha dois motivos para criticar: 1) o acordo é de Paris, e ele tem interesse que dê certo. O Brasil, por todo o seu simbolismo na questão ambiental devido a Amazônia, saindo fora do acordo, é ruim para todos, para a imagem do Brasil e par ao peso político da França. 2) a frança é quem mais teme um acordo União Europeia x Mercosul, pois o lobby dos seus produtores agrícolas é muito forte dentro do governo, sempre foi. E o Mercosul cobrava uma maior abertura para seus produtos… Read more »
Achei perfeita a análise!
Sr Muamar. também precisamos de baterias AA também. Havia esquecido. Obrigado. Porém aviação de caça se faz necessário para dissuasão e isso não temos. apenas ouço que os Gripens estão dentro do prazo de entrega. Teremos trinta e seis e mais um segundo lote e…… quando afinal????????? Abraços a todos. E’ a chapa só esquentando na região norte” como havia postado anteriormente poderíamos ter… mas não temos. Reitero abraços a todos.
Walfrido Strobel 22 de dezembro de 2018 at 15:06
Com certeza melhor que um Gripen que está no nível de um F-16, mas ficaram com medo dos custos.
Sim caro Strobel.
Melhor que um Gripen que ainda está em desenvolvimento.
O Rafael já se encontra pronto e operacional.
Quanto a Macron e Merkel, talvez estejam vendo no novo presidente eleito do Brasil, traços de presidentes antigos que governaram e ou ditaram Alemanha e França em outras épocas.
Como dizem, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém!
O nome do avião é Rafale.
Rafael Grispen Boing Boing 23 de dezembro de 2018 at 3:13
O nome do avião é Rafale.
Correto, desculpe o erro, foi o maldito corretor de textos de meu dispositivo móvel.