Primeiro protótipo do caça Saab JAS 39 Gripen

O famoso caça sueco Saab J37 Viggen voou pela primeira vez em 8 de fevereiro de 1967. Como o Saab J35 Draken, ele era uma aeronave original e foi o primeiro caça europeu com canards.

A configuração de delta com canards do Viggen foi a solução da Saab para alcançar uma ótima performance em pousos e decolagens: o Viggen podia decolar com apenas 400 metros de pista e pousar em 500 metros.

Costuma-se dizer que o Viggen era um caça à frente do seu tempo, pois se tivesse esperado apenas alguns anos poderia se beneficiar da estabilidade relaxada e do fly-by-wire (FBW), que teriam melhorado significativamente a performance do avião.

Já em 1979 a Suécia estudava um substituto para o Viggen, dotado das últimas tecnologias: FBW, estabilidade relaxada, alta razão potência/peso, carga alar moderada, construção com materiais compostos, um radar multimodo e aviônica moderna.

Para ser barato o novo caça tinha que ser leve, pois o peso e o custo de uma aeronave são diretamente proporcionais, e estudos indicavam que o novo caça poderia pesar a metade do Viggen com o emprego de novos materiais.

Foram estudadas várias configurações aerodinâmicas até que a escolha da versão definitiva de delta com canard e duas entradas de ar nas laterais da fuselagem.

O motor escolhido foi o General Electric F404, o mesmo do F-18 Hornet e do F-20 Tigershark. Os motores PW120 e Turbo Union R199 também chegaram a ser analisados, mas foram descartados.

Projeto NV-O, um dos estudos de configuração do Gripen
Outros estudos de configuração do Gripen
Conceito do Gripen com entrada de ar dorsal

O Gripen foi concebido para integrar o conceito de dispersão Airbase 90, no qual os aviões eram desdobrados em bases cercadas por pequenas estradas e rodovias. Assim os aviões podiam ficar ocultos e dispersos mas com o apoio logístico de uma base aérea.

Cockpit avançado

Cockpit dos Gripen A e B
Cockpit dos Gripen A e B

O cokpit do Gripen seguiu as tendências mais modernas da época, com controles de voo HOTAS (Hands On Throttle-And-Stick), um HUD (Head Up Display) de grande ângulo, três MFD (Multi-Function Display) e um assento ejetável Martin Baker.

Muitos dos equipamentos foram importados, pois é mais barato adquirir sistemas “off the shelf” do que desenvolver o zero.

O radar adotado foi o sueco Ericsson PS-05A pulso-Doppler, com modos similares ao do americano APG-68.


Materiais compostos na fabricação do Gripen

Sistemas do Gripen

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