Vários caças furtivos J-20 foram vistos nos céus acima de Zhuhai, na província de Guangdong, na China, em preparação para o Airshow China 2018 em novembro, disse um especialista militar.

Quatro J-20 da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) sobrevoaram o Aeroporto Zhuhai Jinwan por volta das 8h30 da manhã de terça-feira.

Duas formações de J-20, cada uma consistindo de dois jatos de combate, fizeram um passe baixo pelo aeroporto, após o qual um deles fez uma performance solo de acrobacias.

Os jatos de combate logo partiram sem pousar no aeroporto.

O Airshow China 2018 será realizado em Zhuhai de 6 a 11 de novembro.

Apesar da ausência do J-20 da lista de aeronaves participantes divulgada pelo organizador do show aéreo no sábado, é muito provável que a aeronave faça uma aparição surpresa, disse Song Zhongping, um especialista militar e comentarista de TV, ao Global Times na terça-feira.

O J-20 pode realizar performances de voo para demonstrar o quanto a PLAAF o dominou nos últimos dois anos, disse Song.

No show aéreo anterior, há dois anos, o J-20 fez sua estreia com uma exposição aérea por menos de um minuto na cerimônia de abertura.

Os espectadores disseram que foi muito impressionante, exceto que foi muito curta.

Song disse que espera que o J-20 esteja disponível por um período prolongado de tempo este ano, notando que realizará baixas passagens em formação e performances de acrobacias individuais como aconteceu na terça-feira.

O J-20 mostrará mais de sua manobrabilidade de combate que surpreenderá os espectadores no show aéreo, disse Song.

A aeronave de transporte Y-20, o bombardeiro H-6K, a aeronave de alerta antecipado KJ-500, o veículo aéreo não-tripulado GJ-2 e o caça J-10B estão entre os aviões a serem exibidos no show aéreo, segundo a lista de aeronaves participantes.

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Artur Castro

Os indianos piram!!

Quanto mais os chineses “se exibem” com o J-20, mais os indianos se apressam por um caça stealth. Isso pode acabar favorecendo os russos com o T-50 já tão questionado.

Obs: os J-20 também tem o mesmo problema de baixa furtividade na região do motor? Porque são redondinhos igual o do T-50. Diferente do F-22, que tem um encobrimento quadrado protegendo os motores.

Kelvin

Acho que se o bocal redondo fosse um problema o F-35 não o teria adotado.
Seguindo a tua linha o F-35 também tem problema de baixa furtividade na região do motor.

Antoniokings

Seria interessante saber quantos estão em operação.
Em tempo: Belíssima aeronave.

WVJ

Eu não apostaria em muitos em operação hoje, talvez esses 4.
Mas quanto à capacidade de produzir a todo vapor, eu tendo a acreditar em meus sentidos, que em poucos anos eles estariam com muitas dessas belas naves à disposição pra uso.

Audaz

Será que solta pecinha?…desculpem não resisti…mas, de fato, bela ave!

Nilton L Junior

Não essa copia só quebra o trem de pouso

Petardo

Se esse é o único problema, tá melhor que o F-35. O lightening II quebra o tem de pouso e muito mais.

Rui Chapéu

A China já passou a Rússia em muitos pontos. Um deles é aviação de caça.

Humberto

Creio que ainda não, o calcanhar dos Chineses são os motores, ainda dependem dos Russos. Não que isto não seja resolvido em alguns anos.
Em tempo, não estou desdenhado os aviões chineses, não sou partidário dos que falam que solta pecinha mas os caças Chineses, ainda tem que ser provados em combate.

Rui Chapéu

o J-10B vai aparecer no mesmo show aéreo com motor chinês de empuxo vetorado.

Ou seja, já estão avançados em motores tb.

Humberto

Sim, avançando e rapidamente, mas ainda falta uma caminhada. E tem gente que acredita em Brasil Putencia. afff
Não sabia do empuxo vetorado. Obrigado

LCBASTOS

Ainda vai demorar um pouco!! A compra dos SU 35 eh uma prova disso…

André

Concordo Rui, principalmente se considerar a quantidade. Os russos tem uma quantidade muito pequena de encomendas. 75 su35 e 12 su57 não dão conta nem da força aérea japonesa…

Jodreski

Olha… fizeram essa ave no capricho!
Estava me atentando aos detalhes, os Chineses estão se aproximando da qualidade de produção americana, os russos comeram poeira…
O dinheiro Chines foi muito bem aplicado nesse aeronave, eles se propuseram a construir um caça furtivo e deu certo.
Claro… talvez o F-35 e o F-22 seja mais furtivo do que ele, mas certamente ele é bem mais furtivo do que qualquer aeronave de 4ª Geração.

Alessandro

não entendo os chineses, segundo os “especialistas” da internet a tecnologia stealth para caças de combate já está ultrapassada, não dá pra entender a “teimosia” em continuar fabricando o J-20, se irão ser identificados pelos radares, como diria a cantora Sandra de Sá: “joga fora no lixo” rsss… mas brincadeira a parte, muito bonito o caça chinês.

Defensor da liberdade

Só que para paisecos que mal tem caças 4G operacionais, à exemplo do Brasil, um J-20 pode causar muitos problemas. A Índia, apesar de não ser um paiseco, que o diga.

Bruno

“não entendo os chineses, segundo os “especialistas” da internet a tecnologia stealth para caças de combate já está ultrapassada, não dá pra entender a “teimosia” em continuar fabricando o J-20”.
BINGO!

Antoniokings

Não estaria ultrapassada quando vc usar contra países que ainda não possuem meios de detecção apropriados.

Bruno

Exato!

Overandout

E até mesmo se usar contra países com meios de detecção apropriados! Por exemplo, até hoje o caça convencional continua absurdamente útil, mesmo a tecnologia do radar “normal” ter sido amplamente dominada por quaisquer país que tiver interesse em comprá-la ou desenvolve-la. O que vai acontecer é que o embate stealh x radar quântico(?) vai se equiparar tanto quanto o embate caça convencional x radar “normal”. O que tende a se tornar impraticável será justamente o emprego do caça não-stealth, visto que a tendência seria vermos essa nova tecnologia de detecção se tornar comum, assim como foi qualquer tipo de… Read more »

VITOR ANTONINO MENDES DE SA

O Japão, mais do que a Índia, tem motivos para se adiantar na resposta. É óbvio que o respaldo defensivo norte-americano não está questionado, mas quem conhece a cultura oriental sabe o que estou falando. Há uma questão de orgulho e honra, de origem milenar, que norteia muitas das relações entre esses povos do Extremo Oriente.

LCBASTOS

Ansioso para toda a “manobrabilidade” dele… rss

Wagner

A aviação militar chinesa não está para brincadeira. Quanto à manobrabilidade, ué, o F35 é menos manobrável que quase todos os caças G4,5… Os especialistas de plantão aqui não defendem que a manobrabilidade é secundária?

Wagner

Quer dizer que Typhoon, Grippen, F-15 e Rafale sem falar do MiG 35, manobram pior que o F-35? Poderia me passar as fontes?

Overandout

Tem que cuidar para não misturar taxa de curva instantânea com a sustentada

Wagner

É puro chute, mas me parece que esse aparelho seja um penetrador em profundidade. Esqueçam Índia, mirem no Japão, Coréia do sul e Armada Americana no Pacífico.

J-20

É sim. O tamanho dele não vai servir para carregar mais armas e sim para combustível. Estima-se que ele vai ter um raio de combate bem maior que do Su-27

Gustavo

que avião lindo! China está de parabéns!

Wagner

Um aparelho com características Stealth, aproximando rápido e baixo, com um monte de decoys e iscas brilhando no radar e chamando a galera para o combate… Certeza que os militares sérios levam essa ideia com muita preocupação…

João Francisco Neves

Parece muito grande e deve ser muito pouco manobrável, mas…enfim, os chinos estão de parabéns, creio que já estão no mesmo nível da Rússia.

Luiz Floriano Alves

Alguém ainda acha que os aviões da China andam poe ai soltando “pecinhas”?

Kelvin

Não sei se perceberam, mas os motores, ou pelo menos os “nozzles”, são diferentes.
Seria meio estranha uma apresentação num show aéreo de um modelo em tais condições.
Se for proposital não consigo entender o motivo.

LBacelar

a “78231” é uma Anv de testes, montaram dois motores diferentes nela

Antunes 1980

Me parece um SU-27 com ” carcaça” stealth.
Só tempo dirá se realmente eles tem a capacidade furtiva.
Pelo menos no quesito marketing, os chineses estão se saindo muito melhor que os russos.

Não podemos esquecer que nenhuma potencia europeia ainda conseguiu desenvolver vetores stealth. Vejo isso como uma grande vergonha para o berço da tecnologia aérea.

Enquanto isso os Estados Unidos nadam de braçada !

LCBASTOS
Luiz Trindade

Eu tenho uma dúvida: Quando G’s ele deve chegar? 7, 8 ou 9?!? O tamanho influência nas manobras?!? Acho que não, porém não deixo de temer ele realizando uma curva puxada e ouvir os estalos na fuselagem…

WVJ

Verdade. Após subestimar tanto, quem vê a China hoje sempre terá dúvida sobre suas capacidades atualizadas e isso a beneficia.

Overandout

Acho que o único até agora, na minha opinião todos os outros foram horríveis

Overandout

Para comparação, segundo o Google:

J-20
Envergadura: 13m
Comprimento: 20m

SU-30
Envergadura: 15 m
Comprimento: 22 m

Tamanho não seria problema no que se trata a manobrabilidade do J-20

Bruno

Realmente, olhando o J-20 ele se parece “grande” em relação a um SU-30 por exemplo, mas na verdade é da mesma categoria em relação a tamanho.

Maurício.

Parece que é muito avião pra pouca asa, acho que isso influi também, se ele tivesse um outro formato de asas ele não ia parecer ser tão grande.
Acho que ele será mais um avião de ataque do que um caça propriamente dito.

Rodrigo M

Tecnologia e muita computação gráfica.
A própria fuselagem também atua na sustentação, tal como o F-35.

Nilton L Junior

As características negativas por certo não serão divulgada pelo Chineses né isso é para o ocidente.

Wagner

Penso que a questão dos segredos militares não seja exclusividade vermelha. Óbvio que a transparência aqui no ocidente é maior, mas temos que lembrar que gastam-se muitos bilhões de dólares em programas militares obscuros e secretos aqui nas bandas do oeste também.

Wagner

e muito do que dá errado fica off the books.

mfb

Deve ser tão stealth quanto um An-225

Jodreski

Aqui acima vemos mais um “especialista”, certamente a LM e a Boeing estão perdendo tempo em não contratá-lo ôhhh mago da aviação!