DCS: F-14 Tomcat da Heatblur Simulations
Assista acima ao incrível vídeo de lançamento do icônico caça F-14 Tomcat da Heatblur Simulations para o simulador de voo Digital Combat Simulator World.
O Grumman F-14 Tomcat era um caça naval de superioridade aérea de geometria variável, de dois tripulantes, que serviu com a Marinha dos EUA por 32 anos e continua a servir com a Força Aérea do Irã (IRIAF). O F-14 foi o caça da linha de frente da Marinha dos EUA desde a década de 1970 até meados dos anos 2000. Ao longo de sua longa vida útil, tornou-se também a principal plataforma de ataque ao solo de precisão da Marinha dos EUA e o único recurso de reconhecimento aéreo aerotransportado.
As características proeminentes da aeronave são a configuração de asa móvel, dois tripulantes, e o poderoso sistema de controle de armas (WCS) AN/AWG-9 e radar. O AWG-9 permite o emprego do poderoso míssil ar-ar AIM-54 Phoenix, enquanto o pod LANTIRN permite a capacidade de realizar ataques terrestres de precisão usando bombas guiadas a laser.
O F-14 Tomcat esteve presente durante muitos momentos históricos importantes, como os dois incidentes do Golfo de Sidra, a Operação Tempestade no Deserto no Iraque, o conflito na Iugoslávia, a Operação Liberdade Duradoura no Afeganistão e a Operação Liberdade do Iraque. Ele também foi imortalizado no filme icônico, Top Gun, e estrelou vários outros filmes, incluindo The Final Countdown, Executive Decision, entre outros.
Além disso, o Tomcat também foi um jogador vital na guerra Irã-Iraque durante os anos 80, voando para a Força Aérea da República Islâmica do Irã, que havia adquirido o F-14A dos EUA antes da Revolução Islâmica de 1979.
O F-14A/B Tomcat da Heatblur Simulations visa simular esta aeronave icônica como um módulo de alta fidelidade para o DCS, sendo o culminar de vários anos de pesquisa, programação e modelagem.
Pontos especiais de consideração entre as muitas características são o modelo gráfico externo e interno criado usando escaneamento a laser e fotogrametria de verdadeiros Tomcats em vários museus, o detalhado Modelo de Voo Externo (EFM) desenvolvido ao longo dos últimos anos e verificado por verdadeiros pilotos de F-14, a modelagem detalhada do sistema AN/AWG-9 e a capacidade de voar como uma aeronave de dois tripulantes no modo multiplayer.
Já garanti o meu
vou comprar com certeza, já tenho o F-18.
Ao lado do Viggen, um dos caças a jato mais bonitos que já existiram
Entendi direito? Eu posso jogar como operador de radar e armas no segundo assento on line com o piloto? tem que haver muita simetria entre os dois para não dar confusão.
Sim, é isso mesmo.
Sinceramente queria ter máquina para rodar isso. E grana para comprar o módulo também, claro hehehehe
DCS: Digital Combat Simulator World. O melhor simulador de aviação de combate que existe para computadores domésticos. O A-10C, em especial, é uma das aeronaves mais realista contido também neste simulador na minha opinião. Você leva uns 8 minutos para ligar a aeronave rss.
Quando você simula online o consumo de memória RAM aumenta muito, devido a grande quandidade de pessoas que simulam online. No mínimio, para simular online, tem que ter pelo menos 16GB de ram.
Onde poderia comprar esse simulador. Com certeza, marcou a adolescencias de muitos quarentões e cinquentões de hoje!! O F!$ era uma avião fantástico para sua época!!!
Esse caça era uma máquina de combate, e, na minha opinião, não foi substituído à altura. Pra mim continua sendo imbatível, o soberano dos céus, se ainda estivesse voando com os mísseis da atualidade e o radar AESA do F-22, não ia ter pra ninguém! Infelizmente aposentaram ele cedo demais, os custos se tornaram proibitivos, no final tudo se resume a custos.
Eu prefiro o Su-27, mas ai é questão de gosto, mas jogar sem TrackIR é complicado, é uma aeronave icônica pena que não pode ser continuada.
Endosso. Exceto o F5, meus módulos são todos orientais. O Mig 15 é uma maravilha de voar.
Parei de jogar ano passado, exige muito estudo. Ano que vem recomeço no yak e no L39.
O simulador DCS é certamente o mais avançado simulador doméstico de aviação de combate já criado. E está sempre em evolução. Por mais realista que pareça e por mais recursos que existam, a própria DCS só considera finalizado um módulo, que é o F-86 Sabre. Os demais ainda estão em construção e aperfeiçoamento. A cada módulo há mais realismo, mais complexidade e um aumento exponencial do tamanho dos manuais que pode passar de 800 páginas (mas não se assustem, há resumos dos manuais e na comunidade há um saudável costume de compartilhar o que se sabe e dedicar tempo para… Read more »
Sidney, por acaso você não seria o mesmo Sidney do Jambock.com, seria?
Não Leandro, não sou.
Não Leandro, eu não sou e não fiz parte desse grupo.
Ah sim, obrigado, Sidney. Seu homônimo era um cara muito legal. Me deu uma excelente dica sobre um livro a mais de década atrás. Tenho um amigo ex-RAF que fez os mesmos elogios que fez ao DCS.
Infelizmente aqui no Brasil ainda é difícil de encontrar Track IR nas lojas especializadas, e quando encontro os preços são absolutamente abusivos. O jeito é sempre comprar lá fora mesmo.
O F-14 é muito mais que um caça, é ao lado do Flanker uma obra de arte voadora.
Como disseram os alemães ao observarem a beleza do Bf-109 voando “Der flierger meisterwerk”
Parafraseando Raquel de Queiroz, quando se houverem acabado as aeronaves de caça no mundo – quando reinar a paz absoluta – que voem pelo menos os Tomcat como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram!
Com o Tomcat sempre há muito amor envolvido,um ícone da aviação militar imortalizado atravéz de Top Fun.
Na boa… nego acertou (lá no filme) quando escolheram a musica Take my breath away… pois assistir essa demo quase me infartou! 😀
Destaca-se demais os sistemas aviônicos dessas aeronaves.