Chengdu J-20

Chengdu J-20

Chengdu J-20
Chengdu J-20

O propulsor melhorado dará ao jato chinês a capacidade de voar sem ser detectado em velocidades supersônicas, a par com o F-35 dos Estados Unidos

Um motor novo e melhorado projetado para tornar o caça furtivo J-20 da China um jato de combate de classe mundial deve estar pronto para a produção em massa até o final do ano, disseram fontes militares.

O motor WS-15 apresenta lâminas monocristalinas de turbina de ponta e está em desenvolvimento há vários anos, mas os técnicos chineses têm lutado para colocá-lo em produção em massa.

No entanto, muitos dos problemas – que, em grande parte, estão relacionados ao superaquecimento das pás em velocidades máximas – foram resolvidos em testes de solo e voos de teste, colocando a meta de um produto consistentemente de alta qualidade à vista, disseram fontes ao South China Morning Post.

Pequim está disposta a ter uma aeronave furtiva capaz de competir com os melhores do mundo, à medida que as tensões aumentam na região da Ásia-Pacífico e com os Estados Unidos, aumentando a utilização de seus caças F-22 e F-35 na região.

“O WS-15 deverá estar pronto para instalação generalizada nos J-20 até o final deste ano”, disse uma das fontes.

Evolução dos motores chineses em comparação com os modelos americanos
Evolução dos motores chineses em comparação com os modelos americanos

Embora alguns “problemas menores” permanecem, estes devem ser resolvidos uma vez que o motor tenha sido mais “empregado extensivamente na aeronave”, disse a fonte.

O especialista militar de Pequim, Zhou Chenming, disse que a China espera que os EUA posicionem entre 200 e 300 F-35 – o mais avançado caça furtivo – na Ásia-Pacífico em 2025, o que significa que “a China precisa de um número similar de J-20s”, ou pelo menos 200”.

Doze F-35 chegaram à Base Aérea Kadena da Força Aérea dos EUA no Japão em novembro, enquanto a Coreia do Sul disse que planeja receber 40 dos caças.

Uma segunda fonte militar disse que os problemas com o motor WS-15 precisavam ser resolvidos antes que grandes números do J-20 pudessem ser fabricados.

“A China atualmente tem cerca de 20 caças J-20, o que está longe de ser suficiente”, disse a fonte. “Ter um motor caseiro é essencial para o J-20 entrar na produção em massa, já que nenhum outro país estaria disposto a dar à China uma tecnologia de ponta”.

O funcionamento do motor a jato e a lâmina da turbina em detalhe
O funcionamento do motor a jato e da lâmina da turbina em detalhe

As alegações das fontes acrescentam peso a uma reportagem de abril da emissora estatal China Central Television (CCTV), segundo o qual a Chengdu Aerospace Corporation, que fabrica o J-20, abriria uma quarta linha de produção para o caça furtivo em 2019.

No mês passado, a CCTV informou que a Força Aérea da China havia intensificado seu programa de treinamento para pilotos J-20.

O Exército de Libertação Popular disse que o J-20 entrou em serviço de combate em 9 de fevereiro e trabalhava ao lado de outras aeronaves de quarta geração, como os caças J-16 e J-10 e o bombardeiro estratégico H-6K. Em maio, participou de exercícios de cerco em torno de Taiwan.

O Post informou em fevereiro que o J-20 na época estava equipado com um motor “temporário”.

Uma das fontes militares disse que o público poderá vislumbrar pela primeira vez o novo caça furtivo, completo com seu motor aprimorado, na Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China no final do ano.

O evento, que acontece a cada dois anos, será realizado de 5 a 11 de novembro em Zhuhai, província de Guangdong, sul da China.

Motor WS-15 em uma tela capturada de vídeo
Motor WS-15 em uma tela capturada de vídeo

FONTE: South China Morning Post

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Overandout

Mas para alguns a tecnologia furtiva já não presta e deve ser abandonada…

CRSOV

Eu pergunto aos amigos se vale a pena investir tanto em tecnologia furtiva para aeronaves por conta dos contínuos melhoramentos na formas de detecção sejam em radares sejam em IRST ou outras tecnologias ignoradas por mim !! Me parece que os radares e outros meios de detecção evoluem muito mais rápido que a tecnologia furtiva nas aeronaves !!

JPC3

As não furtivas já são obsoletas de certo modo.

Os de 4.5Gs são ótimos para enfrentar Líbia, Síria, Iraque, estado islâmico. Contra Rússia, China ou a OTAN caças não furtivos teriam sérios problemas.

Não adianta muito ser metade do preço para operar se na hora da guerra é 4 vezes mais fácil de ser abatido.

Almeida

Furtividade não é invisibilidade, não é binário, vê ou não vê. Furtividade é diminuição ou dispersão da emissão de ondas (radar, rádio, infravermelha, etc), o que dificulta a detecção do vetor furtivo, diminuindo assim a distância com que o inimigo descobre você. Se algum ultra-moderno radar fotônico anti-stealth supostamente detecta um F-35 à 50Km de distância, isso significa que ele detectaria um F-15 à 500Km de distância facilmente, por exemplo. Ainda assim é uma vantagem sobre o inimigo, que teria menos tempo para responder ao ataque de um F-35 do que de um F-15. E isso também ajuda muito o… Read more »

MSB

As vezes me pergunto, os chineses são tecnicamente mais capazes que os Russos ? porque tantas duvidas e criticas ao Su-57, enquanto o J-20 praticamente passa desapercebido aos críticos de plantão, mesmo desconhecendo suas capacidades reais.

MBP77

Provavelmente porque na China a censura prévia é bem mais pesada que na Rússia somado ao fato desta última tem (tinha) interesse em compartilhar os custos dessa tecnologia com a Índia, algo que facilita o vazamento de informações/problemas; ao contrário das aeronaves chinesas de ponta, vez que não são exportadas e, com isso, mantendo-se certo “segredo” sobre suas reais capacidades. Desconfio que esse problema com o desenvolvimento do WS-15 não seja o único desafio enfrentado pelos chineses no programa. Não obstante, é espantoso ver que em termos de fuselagem o J-20 chinês aparenta tê-la mais “limpa” e sem protuberâncias (melhor… Read more »

Carlos Campos

Os EUA são uma democracia madura, então fica fácil o povo ter acesso a informações sobre como o dinheiro deles está sendo sado, a Rússia é mais ou menos uma democracia, aí o governo ainda lida com vazamentos e criticas sobre o dinhero do povo, já a China o governo é super poderoso então fica complicado saber sobre como o dinheiro está sendo gasto e sobre informações dos programas militares. aí parece que o J20 tá indo melhor que o F35 ou SU 57

André

Talvez porque a China já tem 20 unidades do J20 voando e o su57 já foi abandonado pela Índia, que disse que ele não entrega o que tinham combinado, e teve a pífia encomenda inicia de 15 unidades pela Rússia.

Só os muitos fanboys acham que o su57 é foderoso e melhor que os a a aviões americanos.

Pessoalmente acho que a Rússia deveria ajudar a China no desenvolvimento do motor do J20 e produzir este sob licença.

Antonio

O New York Times publicou reportagem esta semana dando conta que a China na equilibrou o poder militar no Pacífico. Agora, com essa avalanche de novos investimentos, ficará claro para onde a balança penderá. Novos tempos.

guilherme santos

Cara, esses doentes ideologicos fazem de tudo para ter razão. Até inventam devaneios tipo esse. New york times comparável a carta capital ? pelaamor.

WVJ

Na minha opinião, eles (americanos) devem fazer as contas bem direitinho. Sabem que a capacidade de produção chinesa é bem consistente, ou seja, em caso de guerra, a China se mobilizaria a produzir uma quantidade de armas sem precedente na história.

Tomcat4.0

Boa,kkkkk ,tive deste jogo e até fiz um na cartolina e com recortes de revista ou figurinhas.rs

Diogo araujo

1,3 bi de habitantes e altamente disciplinados… nada para a china, como tudo na vida, e uma questao de probabilidade

Ricardo Bigliazzi

“disciplinados”, gostei do termo.

O custo dessa disciplina é bem baixo. Basta ressarcir ao Governo Chines o custo da munição disparada no cidadão que sai da linha.

Dr.Telemaco

“Cidadãos de bem” querem disciplina, tolerância zero. Para os outros.

Paulo César Moura

Sem querer ser chato, mas o termo correto não seria mono cristalino alí onde está de cristal único?!

Gilberto Verdi

O desenho mostra um turbo fan. Nunca um jato como este seria equipado com turbo fan e sim com turbo jato

Clésio Luiz

Gilberto, todo caça projetado e fabricado de 1970 para cá usa turbofans. Alguns que entraram em operação naquela época usando turbojatos, mas foram projetados na década anterior, como o Mirage F.1, F-5E e MiG-23 e 25, mas parou por aí.

Almeida

Todo caça moderno usa turbofan, o que diferencia esses motores militares dos jatos civis é o bypass-ratio.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Raz%C3%A3o_de_dilui%C3%A7%C3%A3o

Jose Aedo

Isso mesmo, perfeito.

guilherme santos

Os famosos yankees que vivem pisando no nosso país.
Yankee pra mim é inimigo.

Clésio Luiz

Um ponto que os detratores sempre levantam, é que esses caças novos, russos e chineses, não são tão bons quanto os americanos. Eu concordo com esse ponto. Mas a pergunta essencial é: eles precisam ser tão bons quanto ou até melhores que os americanos, para penetrar as defesas ocidentais e causar danos significativos? Estarão as defesas ocidentais prontas para impedir o avanço de caças com apenas 20 ou 30% da “invisibilidade” de um F-35? E outra: o que acontece com um F-22 ou F-35, quando se debate com um adversário que não tem o RCS de um típico caça de… Read more »

Tomcat4.0

Excelentes questionamentos Clésio , dos quais tbm compartilho !!!

Ricardo Bigliazzi

Clésio, As defesas ocidentais sempre se basearam em sua superioridade tecnológica perante a Russia (a China até 20 anos não era um “problema”). A “doutrina” continua a mesma, vide os investimentos americanos em avioes de 5a. geração, na grana que os Franceses torraram para fazer o Rafale e o nascimento do Thyphoon Britanico. O que aperta para os Russos e Chineses é que hoje o Ocidente mantem a supremacia tecnológica e possuem muito mais aviões de primeira linha que os Russos e Chineses, dada essa condição não faz sentido os “vermelhos” colocarem alguns aviões de 5a. geração “meia boca” contra… Read more »

Maurício.

Quanto aos combates simulados, os mesmos se replicam na prática, vide os acontecimentos na Síria…

Nem sempre se réplica na prática Ricardo.
Vou dar apenas 2 exemplos.
1- Lembra quando o F-18 errou um AIM-9X naquela sucata Síria(Su-22)?
2- Teoricamente o Pantsir era pra ter abatido aquele drone/bomba israelense e o que vimos mesmo?
Aposto com você que nos combates simulados americanos o AIM-9X teria mandado o Su-22 pelos ares, e o Pantsir russo abateria até mosquito, mas na prática real não foi o que aconteceu.

Clésio Luiz

Tenho quase certeza que aquele AIM-9X foi vítima da famosa vibração da ponta de asa do F-18. Todo míssil tem vida útil específica, tantas horas de voo e coisa e tal. Repare que os F-16 usam o AIM-120 na ponta da asa justamente para amenizar vibrações. No caso do F-18 naquele abate da Síria, o AIM-120 que funcionou estava fixado justamente na parte mais rígida da aeronave, que é a fuselagem central, onde estão afixadas as asas, derivas e o trem de pouso. Tem uns documentários no YouTube onde se mostram testes de vibração com caças, infelizmente não pude localizar… Read more »

Ricardo Bigliazzi

OK, aceito os dois casos; agora, você aceita as centenas de casos em que a simulação é repetida na vida real? Teimamos em ressaltar os eventuais fracassos e sublimamos as centenas de acertos… segue o jogo. Os treinos e simulações servem para isso, para minimizar o numero de insucessos e falhas. Falhas acontecem, sempre acontecerão, são maquinas. Existe um ditado bem “diferente” sobre objetos novos que quebram ou apresentam defeitos na primeira vez que vão ser utilizados, o cidadão reclama para o vendedor e ele diz: “Calma, Gente nova também morre” Brincadeiras a parte, tudo está inserido numa curva normal,… Read more »

Maurício.

O problema é o tamanho desses pontos que podem estar fora da curva(vai que um desses pontos seja uma bomba nuclear tática… hahaha),mas concordo com você.

TJLopes

Se tem alguém que sabe como combater caças furtivos é a USAF, afinal eles já contam com aeronaves furtivas muito antes de qualquer outra força aérea.

MGNVS

Clesio
Excelente argumentaçao…
A resposta para tais questionamentos nós veremos no futuro proximo qndo os projetos do SU57 e do J20 ja estiverem concluidos e eles estiverem plenamente funcionais.

Humberto

CRSOV 5 de setembro de 2018 at 10:38 Dizem que para cada veneno, é desenvolvido um remédio. Se for desenvolvido um radar, vão desenvolver maneiras de superar ele. Dois pontos importantes. 1- Uma coisa é desenvolver e outra coisa totalmente diferente é funcionar adequadamente, estes radares estão conseguindo detectar algo? Se a Russia está desenvolvendo, ele tem como testar os mesmo se não tem aviões Steath? Não estou afirmando que não funciona, só comentando que tem que ter um certo cuidado em acreditar nas propagandas (inclusive dos Stealth). 2- Mesmo que a tecnologia de deteção funcione, os países vão adicionar… Read more »

Marcos Andrey

Sera que já pode encarar frente a frente o engolidor de cesta de reabastecimento?

Humberto

Não, ainda falta muuuito para o J-20 ser um adversário do F-35. Não que o caça Chinês seja ruim, mas são muitos anos de experiencia que separam os caças.
Quanto ao engolidor, quem disse que o J-20 já não passou por este desgosto? Não existe comparação na transparência da divulgação de informações no desenvolvimento entre os caças.

Antonio

Marcos. Aqui tudo é no campo das conjecturas. Tenho certeza absoluta que quem, aqui, diz que o F-35 é melhor que o Su-57 ou J-20 não tem acesso a nenhuma informação dos três aviões. Eles acham isso. Não sei por qual motivo (até sei), mas acham.

Humberto

Bom, eu faço conjecturas livre de tendencias políticas. Não tenho vies ideológico ou de torcida, se voce acredita que décadas de desenvolvimento de tecnologias de americanos, pode ser alcançado por alguns anos pelo Chineses ou que os mesmos tem a liberdade que a dos americanos, é sua opinião, particularmente discordo totalmente.
Se voce acha que o F-35 não é o melhor, perfeito, não sei baseado no que, alguns acreditam no que pode e não no que é.

JPC3

Não sabe por qual motivo confiam mais nos caças americanos que no J-20???

Então você conhece aviação ainda menos do que demonstra.

Ricardo Bigliazzi

Claro que dá, o que não dá para saber é o tempo que o J20 permanecerá no ar.

DOUGLAS TARGINO

Alguém sabe quantas aeronaves a China pretende fabricar?

Diogo Prado

ele é muito maior que um F-22? Por foto parece ser bem maior

Sérgio Luís

Su-21 melhorado!

Dr.Telêmaco

Então não há com o que se preocupar.

Sérgio Luís

Não mesmo! Onde a quantidade prevalece sobre a qualidade!

romp

hoje não é a melhor versão do mercado, mas ninguém garante que daqui 10, 15, 20 anos, eles não sejam, ou pelo menos, uma versão muito próxima disso.

smichtt

O “superaquecimento das pás em velocidades máximas” poderia ser detectado por sensores (como o IRST), eliminando a vantagem furtiva? Seria isso? Em caso positivo, qual o alcance efetivo aproximado para um IRST de última geração?
Obrigado antecipadamente pela resposta.

Overandout

Qualquer caça furtivo existente (ou que pelo menos sabemos que exista) pode ser detectado por IRST, seja pelo calor emanado pelo motor quanto pelo aquecimento de suas superfícies devido ao atrito com o ar

Quanto ao alcance, não sei

smichtt

Obrigado.

JPC3

Mas ou menos, porque o IRST na maioria das vezes detecta mas não rastreia sempre. Tem dificuldade em medir a distância, altitude e calcular a velocidade do alvo se este estiver longe.
E ainda é afetado pelo clima.

Por exemplo, caso de um Su-35( pelo que é divulgado) o IRST só consegue calcular a distância até 20km.

Nilton L Junior

Não consigo esquecer aquele caça fodasso com problema de trem de pouso, espero que os chineses não copiem tambem o mesmo problema, afinal copiar é feio agora fazer parecido é legal.

Antunes 1980

Não é possível avaliar qualquer vetor sem que ele tenha tido algum tipo de batismo de fogo. o Su-57 já realizou missões na Síria, o F-35 também foi amplamente utilizado por Israel contra as posições do Irã e do Hezbolah na Síria. E o J-20, alguém saberia me dizer onde ele foi realmente testado? Papel e sites aceitam qualquer coisa. Quero ver provar sua real capacidade de combate.

Samuca

Kkkkkk…parece que a ‘evolução’ da qualidade referente a produtos chineses tem aumentado. veja só! Não muito tempo atrás, quando se queria destratar produtos chineses se dizia sem-cerimônia que o que era Made In China era uma porcaria e ponto final. Agora a tchurma anti-China parece que que tem que ‘recorrer’ a um ‘novo’ patamar de denegrimento do produto chinês: ‘Ó! O produto chinês é bom, sim! Maaaas, mas, não é tão bom quanto o ocidental (ou o japonês – que é aliado do Ocidente e por isso precisa vez por outra uma puxada de saco do establishment ocidental para robustecê-lo… Read more »

Munhoz

Na aparência e com um novo motor este caça pode prometer muito, agora resta saber se cumpri ! No entanto o que me chama a atenção neste projeto é o alcance e a capacidade nas baias internas de armas, se seu RCS for realmente for pequeno, estamos diante de um sistema de ataque potencialmente muito capaz, no entanto o que a China mais precisaria neste momento no meu ponto de vista seria um caça pesado stealth capaz de transportar misseis anti navio ( se possível também stealth) em baias internas para não comprometer o RCS, neste caso eu acho que… Read more »