Z-20, cópia chinesa do Black Hawk, será desdobrado no Tibete
Como novas fotos de helicópteros Z-20 em desenvolvimento na China estão aparecendo em fóruns militares online chineses, analistas disseram na quarta-feira que o helicóptero apareceria em um show aéreo de novembro e substituiria o UH-60 Black Hawk importado no Tibete.
Fotos mostrando o Z-20 decolando e voando apareceram nas mídias sociais e fóruns militares chineses, informou o Sina Military na segunda-feira.
O Z-20 é um recém-desenvolvido helicóptero utilitário de 10 toneladas, que preencherá a lacuna entre helicópteros leves e pesados, disse Song Zhongping, um especialista militar e comentarista de TV, ao Global Times na quarta-feira.
Como um helicóptero utilitário, ele terá diferentes versões para se adaptar a diferentes terrenos e clima, e espera-se que seja usado tanto pelas Forças Terrestres quanto pela Marinha, disse Song.
O Z-20 pode servir como um helicóptero a bordo de porta-aviões e destróieres da China. O Z-20 também deve ser desdobrado no Planalto Qinghai-Tibet, uma vez que é projetado para lidar com problemas causados por alta altitude, incluindo a falta de oxigênio, observou Song.
A China comprou o UH-60 Black Hawk dos EUA na década de 1980 para realizar missões militares na Região Autônoma do Tibet, e o Z-20 com novas tecnologias será uma escolha melhor no futuro, disse ele.
Fãs militares chineses estão ansiosos para ver o Z-20 entrar no serviço militar o mais rápido possível, seguindo outras aeronaves da série 20. O J-20, um avião de combate furtivo, e o Y-20, um avião de transporte militar, foram comissionados em 2017 e 2016, respectivamente.
“É muito provável que o Z-20 faça sua aparição no festival aéreo de Zhuhai, na província de Guangdong, no sul da China, em novembro”, disse Song.
Um pequeno número de helicópteros já está em serviço experimental e o Z-20 deverá entrar em produção em massa em breve, disse ele.
O Z-20 não é um imitador do UH-60 Black Hawk, afirmaram analistas militares da China.
Os EUA não deram à China tecnologia básica e é impossível para a China copiar o Blackhawk sem um projeto, disse Song. Mesmo que haja semelhanças em termos de aparência, os sistemas aviônicos e de energia são totalmente diferentes, disse ele.
FONTE: Global Times
A conferir. …vão ser fabricados aos milhares, se è bom sò o tempo dirá.
Tem que respeitar os caras viu!!!rs
Teem a manha na engenharia reversa por onde chegaram ao nível tecnológico e independência, em termos de equipamento militar, que estão !!!
Então os americanos venderam Black Hawks aos chineses para eles oprimirem o Tibet? E eu não me surpreendo mais com isso?
Isso é mimimi do Tibet… tem opressão nenhuma lá não.
Se não me engano, a venda do BH, foi na época da invasão Russa no Afeganistão, a China apoiava militarmente (com envio de equipamentos e treinamento) os mujahidins, tendo os americanos ajudando indiretamente, pagando (por debaixo dos panos) pelas armas para a China e permitindo a venda de equipamentos como o BH. Somente depois de alguns anos, que o apoio americanos no Afeganistão, ficou explicito.
Pelo andar da carruagem, a China está conseguindo também fabricar motores, já já, vão deixar os Russos para traz. É impressionante.
Falando de engenharia reversa, a Toshiba vendeu para a China um modulo de controle para o trem de alta velocidade chunes tipo TGV, mas antes de enviar a Tishiba mandou seus engenheiros copiarem o modulo por engenharia reversa pois aí fica mais dificil de ser copiado( o porque nao sei, pois foi o que li a respeito), e o trem esta em uso ate hoje, apos eles copiarem o modulo para o segundo trem nos testes de velocidade este descarrilou e a China deu o braço a torcer e passou a adquirir os modulos para os demais trens
Acho que vale a pena lerem essa matéria:
https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2018/08/19/como-a-espionagem-industrial-da-china-pode-ter-acirrado-ainda-mais-a-guerra-comercial-com-os-eua.htm
Brasil precisa muito de uma unidade desta máquina ” Xerox” chinesa, e precisa mais ainda de um gole do líquido da “coragem e i dependência” Chinesa.
Se hipoteticamente um UFO se acidentasse na China, em quantos anos teríamos uma frota chinesa de “discos voadores” feitos com engenharia reversa?
Bruno , essa foi boa. Eles estao copiando ate as bundas d brasileiras . Agora temos chinesas com popozao..