Aero L-159T2 no primeiro voo
Aero L-159T2 no primeiro voo

A Aero Vodochody realizou o primeiro voo do treinador a jato L-159T2 de dois lugares em 1º de agosto. O voo de 30 minutos foi conduzido pelos pilotos de testes da empresa Vladimír Kvarda e David Jahoda.

A Força Aérea Tcheca encomendou três exemplos em 2016, que devem ser entregues até o final deste ano. As aeronaves L-159 são operadas pelas forças aéreas tcheca e iraquiana, pela empresa americana Draken International e, no passado, foram alugadas pela Força Aérea Húngara para treinamento de pilotos.

Estas novas aeronaves de assento duplo T2 têm uma fuselagem central e dianteira recém-construída e apresentam várias melhorias significativas, principalmente em equipamentos de cockpit e sistema de combustível, e são totalmente compatíveis com o NVG. Cada cockpit é equipado com duas telas multifuncionais e um assento de ejeção VS-20 atualizado. A aeronave também pode oferecer uma capacidade de reabastecimento sob pressão. O radar GRIFO, já em uso na versão de um único assento, agora está integrado ao L-159T2 de dois assentos, assim como os sistemas de autoproteção – contramedidas e receptor de alerta de radar.

No Farnborough Air Show em julho, a Aero Vodochody e sua parceira estratégica, a Israel Aircraft Industries (IAI), introduziram uma aeronave multifuncional para apoio aéreo aproximado – o F/A-259 STRIKER, que combina a robustez e eficácia de seu predecessor de sucesso – o L-159 ALCA – com os mais recentes avanços em aviônica e tecnologia de sistemas de aeronaves. Usando os benefícios de uma asa molhada, o STRIKER fornece desempenho superior, alta capacidade de manobra e um alcance significativo.

“A Aero alcançou outro marco importante. Graças a esta cooperação com o nosso cliente nacional, o programa L-159 recebeu recursos adicionais. Com base nos requisitos da Força Aérea Tcheca, forneceremos mais bipostos adequados para treinamento não apenas de pilotos avançados, mas também para operações militares”, comentou o presidente e CEO da Aero Vodochody, Giuseppe Giordo.

FONTE: Aero Vodochody

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Bruno

E então, senhores, vamos falar sobre o lift na FAB? Espera ai que eu vou ali pegar a pipoca!

Walfrido Strobel

Ireto do PC-21 parapipoca nisso…. Mas não existe certos e errados na questão do LIFT, existem pessoas com opiniões diferentes. Vejam o caso do PC-21, Suiça e França decidiram passar diretamente os pilotos para sua primeira linha, a Suiça decidiu no momento não modernizar seus F-5F para formar um esquadrão LIFT e a França que ja tinha aposentado os Tucanos agora decidiu aposentar os AlphaJets e TB30 para passar os pilotos dIreto do PC-21 aos Rafale. Por outro lado Singapura usa os M346 como LIFT depois do PC-21 e Austrália modernizou seus Hawk 127 para complementar a formação depois do… Read more »

Walfrido Strobel

Desconsiderem a primeira linha, era para ser “Bota pipoca nisso”

Bruno

Um Ps, esse avião tinha uma visão interior horrível para o piloto, espero que tenham melhorado, haviam uns instrumentos bem na cara do piloto.

Clésio Luiz

– Então L-159T2, você é tem chances de vencer no programa OA-X da USAF?

– Claro que sim, eu não estou mentindo!

Delfim

Acho que os EUA preferem LIFT supersônicos.

Anderson

Nossa, o design desse avião com tanques nas pontas das asas dá um ar de ultrapassado.

Satyricon

Alguém, por favor, tem idéia do custo por hora de voo de um desses?

Carlos Alberto Soares
Carvalho2008

Seita rapaz, o bichano tão desejado pelo Mestre CAS. ….rzrzrz

É de fato um vetor muito bem bolado

sergio ribamar ferreira

Como o Sr. Carlos Alberto comentou várias vezes: “com algumas melhorias via Israel” acredito (eu) que esta aeronave pode ser uma boa pedida para países que desejam um caça de ataque aéreo aproximado e não LIFT. Tanques de combustível devem ser com reabastecimento em voo, maior potência e instrumentação de bordo moderno. Pode ser realizado. A empresa Tcheca fez uma proposta ao governo e esta não foi aceita. Uma terceira linha de defesa poderia ser mencionada…Conjecturas.

Sérgio Luís

Albatroz modernizado!

Sérgio Luís

Nem pra citar o L-39 ??

Delfim

A única possível vantagem de se usar LIFT seria um uso como “low”, em funções em tempo de paz como interceptações de aeronaves média/alta subsônicas, e para defesa de ponto e CAS.
A RAF tem um plano de contingência para uso dos Hawk como segunda linha de defesa. Não duvido que Israel também tenha planos de usar os M-346 em combate se necessário.

Delfim

E afinal, se o L-159 é apenas um treinador porquê tantos cabides sob as asas ?

Walfrido Strobel

Porque o T2 é um treinador com capacidade de combate, todos os biplaces com exceção de um protótipo são velhos L-159A fabricados no fim dos anos 90 que estão sendo convertidos com nova seção central e nariz como diz no texto, uma decisão de aproveitar os muitos L-159 encomendados pela Republica Tcheca que estão na reserva pois com o apaziguamento da região não precisam mais de muitos ativos. “The L-159T2 is a two-seat trainer with full combat capability converted from stored L-159A airframes. ” Foto do primeiro L-159T1 convertido em biplace que mostra as novas partes, em marron o novo… Read more »

Walfrido Strobel

Para se ter uma ideia a Rep. Tcheca encomendou 72 L-159A, todos monoplace pois a instrução seria no L-39.
Hoje eles só usam 16 L-159A e 5 T1 de instrução, agora encomendaram os 3 T2 de instrução, estes que começaram a voar agora após a conversão.
Como o Iraque comprou 12 e tem 24 voando nos EUA, ainda restam 12 em estoque para venda, só depois de vender estes 12 é que voltarão a fabricar mais novos.

Delfim

Então. Muitos países estão agregando capacidade de combate aos treinadores para reforçar a linha de combate.
A FAB mesmo, em seus numerários, a aeronaves que mais teve foram os AT-26 que foram substituídos pelos A-29.
O difícil para a FAB seria encontrar um LIFT que tivesse um custo total tão abaixo do F-39 que justificasse sua presença em termos de aquisição e logística.

Walfrido Strobel

Os L-159 são bem conhecidos da USAF, a Lewis Fighter Fleet LLC tem 3 L-159A a disposição da USAF, estes três aviões tem uma história curiosa, entraram na EADS como permuta por C-295 e a EADS iria os revender, mas a itália proibiu sua venda a particulares pelo uso do radar Selex Grifo-L, como solução foi autorizada a venda a Lewis Fighter Fleet LLC de San Antonio-Texas que os usa a serviço da USAF, isso a Itália autorizou. Usam a matrícula FAA N742RL, N743RL e N744RL.
. http://registry.faa.gov/aircraftinquiry/NNum_Results.aspx?NNumbertxt=742RL

Walfrido Strobel

E a Draken possui 21 Alca L-159E, a versão de exportação para uso como paquera e agressores na USAF, US Navy e USMC.
Conforme citei ontem, as Forças Armadas americanas preferem usar aeronaves terceirizadas para isso, assim não cria a nessecidade de uma logistica a mais.
. https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQaihNlK-FRiHYIwaQy0iTDrX6hAsk5pDgfIuD_Ts24D4mPGM0UZ9MDj1w3

Walfrido Strobel

Correção, eu citei os L-159 como paquera, mas eles são monoplace e os paquera são biplace para levar o piloto mais um acompanhente filmando o avião ou helicóptero a ser acompanhado.

cipinha

Gosto da ideia de um LIFT, não tanto para treinamento, mas com objetivo de completar a nossa defesa, engrossando o caldo com Gripen

Fernando

Acho é que a Embraer antes de ser vendida deveria ter comprado essa empesae entrar neste mercado a partir da Europa. Esse caça cai na medida para paises pequenose com restrição de orçamentos como os vizinhos Sul-Americanos. Por exemplo este caça cairia como uma luva para as Forças Aéreas de Uruguai, Paraguai, Bolívia e até Equador. Assim como poderiam substituir no futuro os AMX da FAB numa versão customizada para ataque e reconhecimento.

Luiz Floriano Alves

Esse equipamento não é projetado para combate. E treinador avançado com capacidade marginal de se armar e ser lançado como recurso extraordinário. Como LIFT pode ser. Se devidamente equipado com aviônicos equivalentes aos de combate. Como fez a Aeramacchi/ M-346.

Jorge Knoll

O desenho é antiguado, um derivado do Xavante com bico alongado.