Notas da FAB e do Poder Aéreo sobre queda de caça F-5FM
Nesta manhã de quinta-feira, 24 de maio de 2018, a FAB está divulgando uma série de notas, via Twitter, sobre queda de aeronave F-5FM, na sequência cronológica abaixo, que estamos atualizando conforme mais informações são divulgadas:
Hoje, 24/05, por volta das 07h40, uma aeronave F-5F da Força Aérea Brasileira sofreu uma pane após a decolagem da Ala 12 (Base Aérea de Santa Cruz) no Rio de Janeiro. Os pilotos conseguiram se ejetar. Mais informações em breve.
A aeronave envolvida no acidente foi um F-5M, uma das aeronaves de caça da FAB, empregada no1° Grupo de Caça, em Santa Cruz, no Rio de Janeiro.
Equipes de investigação da FAB estão no local para apurar os fatores contribuintes da ocorrência.
Os dois pilotos envolvidos no acidente já foram resgatados e levados para o hospital da FAB!
Os dois pilotos estão vivos e recebendo cuidados médicos.
Lamentavelmente, vídeos sobre o acidente do F-5M da FAB vêm sendo compartilhados nas mídias, expondo envolvidos em situação de total vulnerabilidade, e à revelia deles e da Instituição. Tal ação, além de desrespeitosa, é também passível de ação judicial.
NOTA OFICIAL DA FAB:
NOTA DO PODER AÉREO: O programa original de modernização dos caças F-5E/F da Força Aérea Brasileira, realizado na Embraer, contemplou 46 caças da frota existente no início da década passada, 43 do modelo monoposto (F-5E) e 3 do biposto (F-5F), que passaram a ser denominados F-5EM e F-5FM. O último exemplar desse lote modernizado foi entregue em 2013. (clique neste e nos demais links do texto para acessar algumas das diversas matérias a respeito publicadas no Poder Aéreo)
Sobre incidentes e acidentes com a pequena frota de três F-5FM (biposto) da FAB, em 5.7.2016, o F-5FM de matrícula 4806 fez um pouso forçado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ). Os pilotos ejetaram-se com sucesso. Em agosto de 2017, fotogravamos o jato no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo – PAMA-SP, com a maior parte dos componentes desmontados para reparos na célula:
Em 20 de março de 2017, um caça F-5FM da FAB perdeu o canopy traseiro em voo sobre o município de Piraí, zona rural do RJ.
Ampliação da frota de F-5FM – Em 2007, foram comprados da Jordânia onze jatos F-5, sendo oito F-5E e três F-5F, com o objetivo principal de ampliar a quantidade do modelo biposto em operação na FAB e, secundariamente, também aumentar a quantidade do tipo monoposto . A compra de oito F-5E decorre do fato do biposto F-5F ser mais raro e desejado no mercado de usados. Assim, ofertantes da aeronave costumam exigir a compra de uma quantidade maior do tipo monoposto para os interessados na compra de certa quantidade do biposto.
As células passaram a ser inspecionadas e reparadas no PAMA-SP, com prioridade para os F-5F. Contrato de abril de 2011, no valor de R$ 276 milhões (US$ 87 milhões), previa que a Embraer atualizasse todas as onze aeronaves, e o primeiro F-5FM desse lote foi recebido em outubro de 2014.
Com o orçamento e a economia problemáticos no Brasil, as atualizações foram muito mais modestas do que o previsto inicialmente. Das onze aeronaves adquiridas da Jordânia, decidiu-se modernizar apenas os três F-5F devido às restrições de verba.
Em 2017 foi noticiado que Força Aérea Brasileira (FAB) estava programada para receber seus dois últimos caças modernizados Northrop F-5FM entre outubro e novembro, e isso concluiria o programa de modernização, totalizando 49 aeronaves (43 F-5EM e 6 F-5FM).
COMPARTILHAMOS ABAIXO VÍDEO DIVULGADO NAS REDES SOCIAIS, MOSTRANDO O LOCAL DO ACIDENTE À DISTÂNCIA, SEM IMAGENS DOS PILOTOS:
SAIBA MAIS SOBRE OS CAÇAS F-5M DA FAB:
- PAMA-SP 2014: Poder Aéreo no Domingo Aéreo – parte 4
- PAMA-SP 2014: Poder Aéreo no Domingo Aéreo – parte 3
- PAMA-SP 2014: Poder Aéreo no Domingo Aéreo – parte 2
- PAMA-SP 2014: Poder Aéreo no Domingo Aéreo – parte 1
- Avançam os trabalhos nos quatro últimos F-5E ‘ex-Jordânia’ que estão no PAMA-SP
- PAMA-SP 2013: os últimos jordanianos e o mistério da asa extra
- Caças F-5M efetivamente nos esquadrões da FAB equivalem ao programa F-X2: 36 aviões
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- PAMA-SP 2012: preparando a casa para o ‘Fim de Semana Aéreo’
- PAMA-SP 2012: venha dar os parabéns, pessoalmente, a esse F-5 ‘quarentão’
- PAMA-SP 2012: F-5E ‘ex-Jordânia’, quem te viu, quem te vê
- PAMA-SP 2012: o primeiro dia do ‘Fim de Semana Aéreo’
- PAMA-SP 2011: muito trabalho pela frente, fabricando peças e revisando caças
- ‘Foxes on the run’: como andam os F-5F comprados da Jordânia
- PAMA-SP 2011: ‘Mikes’ e ‘Foxes’ nas linhas de revisão
- PAMA-SP: uma visita aos bancos de ensaios de motores
- Fotos das revisões dos F-5 no PAMA-SP
- “Mikes” revisando no PAMA-SP
- Quando um F-5 da FAB vai para o PAMA-SP?
Sucatas voadoras, um perigo para os pilotos e para o povo em geral.
F-22 já caiu, B-2 já caiu… são sucatas voadoras também?? aviões caem, rapaz.
Qdo cai F-16… F-18… F-15 ninguém fala nada. Mas qdo é no Brasil, os vira latas acordam…
Como disse Gerry Bacley, do America, algumas músicas não são velhas, são “clássicos”. Acho que o F5 se enquadra perfeitamente nesta definição.
Pode encerrar as investigações, o especialista Roberto já sabe o motivo da pane.
Roberto, você perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.
Não sabe o que escrever, não escreve!!!
Quem escreve o que quer lê o que não quer…
Roberto Santos, por favor mais respeita a instituição FAB e os pilotos!
Sucatas voadoras ? acho que a Tailândia não diz isto, nem os Agressors do EUA. Excelentes aeronaves, logico com um tempo grande de uso, mais acredite ou não da uma surra em vários vetores de combate !
Então a USAF esta completamente sucateada tendo em vista a grande quantidade de quedas de suas aeronaves de 3 anos para cá
Então os B52 com mais de 50 anos de uso e que segundo a USAF irão trocar os motores e mantê-los voando até 2050 são sucatas voadoras também???
Que os pilotos estejam bem!
Valeu Nunão.
Estado dos pilotos não é grave.
Vi no UOL e corri pra cá.
Mais uma perda, se não bastasse, mais um F.
O mais importante foi salvo, as vidas humanas.
Os F-5 estão no limite.
Eu vi no G1 e Corri para cá também. Vou continuar acompanhando aqui, para ver o que realmente ocorreu.
Daniel….
Qualquer avião seja novo ou mais antigo , está sujeito a falha,afinal é uma máquina,
Não tem nada a ver com “estar no limite”.
Superado o estado de saúde dos pilotos é lamentável mais uma perda desse tipo de aeronave.
Quando se tem, se perde, mas quando se tem pouco se perde muito . . .
Perfeito.
que susto!
Graças a Deus os pilotos estão bem.
meus sinceros votos para que os pilotos estejam bem!!! devem ter aguentado até onde podiam sem ejetar para conseguir fazer o caça cair em uma área desabitada como essa…
Espero que os pilotos estejam bem de saúde, pois, as ejeções são sempre violentas em termos de aceleração. Considerando que a aeronave estava, presumivelmente, em baixa altitude, também acredito que o impacto com o solo deva ter sido violento e, ocorrido rapidamente após a ejeção. Faço votos que não tenham sofrido maiores danos físicos. Quanto ao aparelho em si, lamento a perda da aeronave, pois esse modelo “F” é realmente muito raro e, não acredito que a FAB tenha muitos sobrando no inventário. SDS.
Olá Jorge
Foi exatamente o que pensei…lembro de ter lido um relato de um piloto da USAF se não me engano, que é sempre uma experiência muito ruim, traumática para um piloto ter que ejetar de uma aeronave…e dados os fatos que você referenciou muito bem…deve ter sido bem ruim mesmo…rezamos para que os pilotos estejam bem
Que os pilotos estejam bem e se recuperem logo! Mas como o canopy traseiro se perdeu, se este caça foi reformado recentemente? Acho que o Brasil deveria pedir à Suécia que acelerasse a fabricação e já começarmos a usar o Gripen o mais rápido possível, não que este também não possa se acidentar, mas é bom já irmos nos adaptando a ele. st4
Leia novamente a notícia, o caça que perdeu o canopy não foi neste mesmo episódio da queda. E não dá para simplesmente pedir a Suécia que acelere a produção do Gripen.
Tens razão, eu não observei a data, me redimo! Em pedir à Suécia seria mais um desejo meu do que uma possibilidade, mas fica aqui minhas desculpas por não ter atentado com a data. st4
Realmente eu li e não me atentei com a data! Fica aqui minhas desculpas, no afã de ler rápido e saber sobre o estado dos pilotos, não priorizei a data! st4
SAAB acelerar a entrega é muito pouco provável, afinal trata-se de um projeto.
Os F-5 estão voando no limite, e se agora estão assim imaginem em 2025 quando se aposentarão.
Caro Daniel, é mais um desejo do que propriamente uma realidade! Abraços st4
Realidade não, possibilidade!!!!!!!
A Suécia não tem pressa, afinal vai modernizar seus C/D para o padrão E/F. Quem precisa é o BR, e com pressa sai mais caro.
Delfim, a Suécia não vai modernizar Gripen C/D para padrão E/F. As fuselagens central e traseira, trem de pouso, motor, dentre vários outros itens, são diferentes.
A Suécia vai comprar caças Gripen E novos de fábrica e, paralelamente, continuará realizando atualizações nos softwares e em alguns sistemas específicos embarcados nos seus caças Gripen C/D, como sempre fez (tem matéria de ontem sobre isso).
Especificamente para os caças Gripen E da encomenda sueca, houve uma proposta de aproveitar algumas partes de caças Gripen C para a produção dos mesmos, mas essa opção foi descartada e todos serão novos de fábrica.
Ontem caiu um T-38 nos EUA. Quinta aeronave da USAF perdida esse ano:
http://www.thedrive.com/the-war-zone/21032/air-force-t-38c-talon-jet-trainer-crashes-in-mississippi
Se me chamasse hoje, para voar num F-5 da FAB eu ia correndo e feliz da vida.Até caça novo cai ou solta pedaços.Sim foi um biposto,é dose mais a dupla está viva e recebe os cuidados médicos no Hospital da Aeronáutica.Bora! FAB monta logo outro.
Esse país, inteiro, está uma verdadeira lástima.
Poucos são os motivos de alegria e exultação.
Que os pilotos estejam bem e que Deus olhe por nós.
Tá difícil, muito difícil.
o que o ___tem a ver com as calças ? ________so mais um ______ se aproveitando para falar _________no blog,cade os moderadores pra fiscalizar comentarios como esse ?
COMENTÁRIO EDITADO. MODERE O LINGUAJAR E NÃO ATAQUE OS DEMAIS. AS OPINIÕES SÃO LIVRES, AVISOS, EDIÇÕES, E SUPRESSÕES DE COMENTÁRIOS SÃO POR CONDUTA. LEIA AS REGRAS DO BLOG.
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Os F-5 são antigos? Sim. São sucatas? Não. Os F-5 na FAB voam, em média, 2000 horas/ano, por esquadrão, como no Grupo de Caça e no Pampa. Desde setembro de 2005, quando o primeiro F-5M foi entregue a FAB (F-5EM 4856, entregue ao Pampa), não havia ocorrido nenhuma perda total de F-5 na FAB. A queda, com ejeção dos pilotos, e o pouso “autônomo ” e “milagroso” do F-5FM 4806, também em Santa Cruz, não resultou em perda da aeronave, tanto que ela foi enviada para reparo no PAMA-SP e não sei se já não retornou à operação. Talvez tenha… Read more »
Assino embaixo…SDS
Boa crítica Flanker, concordo em quase 100% do que falou.
Só não concordo quando compara às quedas de outros aviões: F/A-18 E/F, Rafales, Typhoons, Su-27/30, pois acredito que tenham mais aparelhos destes do que F-5 mundo afora.
Daniel, a FAb possuía até hoje 49 F-5EM/FM. Talvez pudéssemos ter uma noção exata dessa proporção, se pegássemos grupos de 49 FA-18, 49 Typhoon, 49 Rafale,etc… e levantássemos quantas perdas, por cada grupo de 49 dessas aeronaves, ocorreram em um período de 13 anos. Mas, basicamente, eu quis dizer que quando uma aeronave moderna e mais nova cai, não é “problema”, ao passo que quando é um F-5, é porque é “sucata”. Essa perda de hoje pode ter sido causada por um equipamento ou peça nova que apresentou uma falha. Entende o que quero dizer?
Fecha o tópico!!!!
o caça não é sucata, mas não deixa de ser antigo, exige mais manutenção de modernização em detrimento de um novo, acho que a crítica do pessoal é neste sentido, de operamos caças antigos ai eles ficam chateados e falam que é sucata. =/
ou seja,um bando de ____________que não entendem bulhufas de nada e ficam falando _____ pelos comentarios
COMENTÁRIO EDITADO. MODERE O LINGUAJAR E NÃO ATAQUE OS DEMAIS. LEIA AS REGRAS DO BLOG.
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O que caiu hj foi o 4811
Obrigado, Alex. Era um ex-jordaniano. E muito pouco voado na FAB, em comparação aos ex-USAF recebidos no final da década de 80.
Então, se não estou enganado, era um dos três que vieram da Jordânia.
Rapaz, o Aéreo tem por política não divulgar todo acidente com aeronave militar que acontece ao redor do mundo. São muitos. A USAF perdeu 5 aeronaves só esse ano, um T-38 caiu ontem, recentemente um F-16 e C-130 deles também caíram. Recentemente caiu um Su-30 russo na Síria por acidente também.
Mas como a maioria não fica sabendo dessas coisas, acha o fim do mundo quando a FAB perde uma única aeronave de tempos em tempos.
Um otimo site é o ejection org. Mostra todas as casualidades da aviacao militar do mundo inteiro ano a ano. Pena que faz tempo que o cara nao atualiza.
O propro site da martin baker tem um escore de vidas salvas. Depoimentos dos pilotos etc. Tem ate depoimento de piloto de A-29 da FAB lá.
Sem contar que a martin baker “associa” eles a um club. Ganham uma gravata, um pin e uma bolacha para colocar no uniforme.
Este video é preocupante, mais a rádio Joven pan noticiou que os pilotos já estavam no hospital e estariam bem , Eu torço e rezo muito por isso , que é o mais importante
Agora com mais esta perda quantos F-5 bi postos ficaram disponíveis ??
NOTA DOS EDITORES: O COMENTÁRIO COM VÍDEO AO QUAL SE REFERE, POSTADO POR OUTRO COMENTARISTA, FOI DELETADO EM RESPEITO AOS PILOTOS.
Fui eu quem postou. Não vi nada comprometedor no vídeo, mas peço desculpa pela assim entendida insensibilidade de minha parte.
Se preferirem, favor me bloquear.
At.te
Os caras ficam filmando ao celular e não ajudam o piloto, que absurdo
Dependendo da pessoa, melhor não ajudar. Só chamar o socorro mesmo.
Ajudar como? Muito ajuda quem não atrapalha, já pediram ajuda e fizeram assim o seu papel.
HMS TIRELESS, recebi os vídeos e não os repassei porque acho um desrespeito com familia, amigos e com a própria pessoa em emergência. Sou motociclista, pego muita estrada, e já passei pelo extremo dissabor de descobrir a morte de um amigo por video de zap zap…. Mas confesso que assisti, até porque não tinha legenda nenhuma advertindo sobre o que era (outro erro comum de quem repassa e que não te dá a opção de não abrir). Julgo, pelo que vi, que os presentes agiram bem. Confortaram os pilotos, mantiveram-nos imóveis e chamaram e guiaram o resgate civil ao local.… Read more »
Eu não repasso nenhum video de acidentes ou de situação onde eu não gostaria de “ser a parte”.
Tudo é uma questão de respeito e acima de tudo humanidade.
Tens razão, Helio. Eu também não gosto desses vídeos de Whats aap.
Como assim ajudar? Os caras não são paramédicos.
Ainda tem f-5 de dois assentos, para treinar os pilotos ?
dod, leia a matéria.
A frota era de seis no total, um deles estava em reparos no ano passado e alguns finalizando a modernização. Terminados esses dois processos, restarão cinco.
Infelizmente esse tipo de situação pode ocorrer, independente do tipo do avião, fico feliz em saber que ambos os pilotos se ejetaram e que nenhuma área habitada foi atingida. *Acho uma covardia e total falta de respeito para com o outro, digina dos piores sentimentos as pessoas que se aproveitam de certas situações para filmar, tirar fotos e compartilhar material (por meio de aplicativos e redes sociais) capitados em momentos de vulnerabilidade de terceiros, quero deixar claro aqui meu total desgosto para com esse tipo de situação, espero que muito em breve algum tipo de pena judicial (durissima) seja aprovada… Read more »
*Digna.
Outro dia compartilhei aqui minha alegria e satisfação em admirar os F5 decolando da Base Aérea. Aqui em Sepetiba todos estão lamentando. Graças a Deus os bravos pilotos estão bem.
Isto mesmo Alex.
Total desrespeito aos guerreiros que nos protegem.
Tem um canal divulgando vídeo dos pilotos no Youtube. Um dos vídeos é forte.
Deus cuidará deles e ficarão bem.
Já tem vídeo rolando nos grupos de WhatsApp dos pilotos
RECEBEMOS OS VÍDEOS MAS NÃO IREMOS PUBLICAR EM RESPEITO AOS PILOTOS.
Parabéns e obrigado aos editores.
Hoje em dia os sites fazem de tudo para conseguir mais cliques.
É bom saber que ainda existem sites de valor e respeito.
Parabéns Galante pela Postura. Cai na besteira e comecei a visualizar um deles sem saber ao certo o que era. Quando reconheci meu amigo naquela situação, o dia acabou ali para mim. Males da inclusão digital.
Exatamente não precisamos de sensacionalismo. Precisamos de mais respeito as pessoas que arriscam suas vidas para defender uma nação inteira.
O maior patrimônio foi salvo, os pilotos.
O problema é saber como repor uma aeronave muito necessária para a FAB, porque é vetor de treinamento, em um número escasso de células em operação.
Não. Não é sucata! Os B-58 da USAF continuam voando, o TU-22 da Rússia, idem. Os Chengdu J7 ou Mig 21, idem, pelo mundo afora. Todas aeronaves com manutenção em dia e eventualmente modernizadas.
Sou louco para ver um Hustler voando. 🙂
Dario, o colega se enganou ao digitar. Ele quis dizer B-52 e escreveu B-58. Mas que os B-58 Hustler era lindão, era mesmo…..hehehe
Atrito operacional como em qualquer Força Aérea do planeta que voa e treina suas equipagens.
Ainda bem que os pilotos estão bem. Recebi o vídeo e um deles estava bem machucado, mas estava lúcido. Ejeção é sempre traumática, ainda mais a baixa altitude como foi. Pena estarmos ficando sem os Foxtrots, que são avis raras no mundo. Será que retornaremos á discussão de um caça LIFT dentro do Comaer?
Avião que fica no hangar limpinho e só voa em dia de parada militar não serve pra nada!
Os pilotos estão bem ao menos… ejeção é bem complicado mesmo, último recurso.
Quais seriam as penalidades possíveis em publicar e/ou compartilhar o vídeo? Acho de um extremo mal gosto, mas penso que deveria ser apenas isso mesmo, autocensura.
*mau gosto
Quedas e panes são algo tão rotineiro na aviação de caça que pode até parecer um espanto o que estou dizendo. Acontece com a USAF, FAB, AMI, RAF, etc e etc. Prefiro aguardar os resultados investigação militar sobre o acidente. Na minha opinião o programa de modernização do F-5M foi um excelente programa que deu mais fôlego e maiores habilidades para a FAB continuar usando esta aeronave em seus esquadrões. A aeronave da mais moderna a mais antiga é passível de sofrer panes. Abaixo listo alguns links aqui do portal anunciando acidentes em aeronaves muito mais modernas que o F-5M:… Read more »
Mesmo com os Gripen o número de aeronaves bipostas será baixo.
Dificilmente a FAB vai repor a célula. Como a matéria deixa bem claro, existem poucas unidades do modelo F. Fora isso, tem toda a situação econômica e política.
A FAB vai seguir fazendo o que faz de melhor (e com maestria), ou seja, se virar com o que tem. Até chegarem os Gripens.
Não há motivos para recuperar, tem 5 bipostos, pelo menos 3 devem estar operacionais ainda e os gripens estão chegando em breve.
Felizmente os pilotos ejetaram. Espero que as notícias sobre seu estado de saúde sejam boas.
Não vi qualquer vídeo com os pilotos e sinceramente espero não ver. Infelizmente não há limites para o brasileiro médio que, espelhando-se na mídia de massa, quer apenas o sensacionalismo em seus ‘feeds.’ Parabéns à Trilogia por manterem o elevado padrão de ética.
Infelizmente eu vi o vídeo, só não repassei para frente. O problema do vídeo é que mostra bem o rosto de um dos pilotos.
Parece que os pilotos bateram nos coqueiros ao pousar, ou é a ejeção que incapacita o piloto?
Os pilotos estão vivos. Isto é o que conta.
O resto a gente repõe. Ou fica sem.
Parabéns aos pilotos por terem levado a aeronave para uma área desabitada.
Apesar de serem boas aeronaves e modernizadas, o tempo de uso e o natural desgaste operacional me leva a crer que todos os F-5E/FM deveriam ser concentrados em Anápolis, promovendo-se um rodízio das células entre alerta e voos de proficiência e treinamento. Até porque quando chegarem os Gripen esses também ficarão concentrados em Anápolis. Se não houver outro lote complementar aos 36 Gripen encomendados, a FAB já poderia ir realocando no 1º/1º GAvCa, o 1º/4º GAv e o 1º/14º GAv os A-29A/B do 3º Grupo e os estocados (se houver), pois provavelmente será essa a ordem de batalha para a… Read more »
Cara…. mano Cara… lh* Caralh** Cara** maluco, Cara*** mano.. maluco, maluco Car***
.
Essa forma de falar do carioca com tamanha riqueza de vocabulário é de uma beleza sem igual..
Tem um vídeo no Youtube de um pessoal sendo içado em uma espécie de cesto de um navio, pelo sotaque são cariocas, não sei como conseguiram falar tanto palavrão em poucas frases.
Fora do contexto mas vale citar: A investigação sobre o vôo MH 17 concluiu que o mesmo foi derrubado por uma bateria de mísseis BUK pertencente ao 53º brigada de mísseis antiaéreos sediada em Kursk. Isso não apenas demonstra a responsabilidade russa no evento como comprova o envolvimento do Kremlin com os separatistas
https://istoe.com.br/voo-mh17-foi-abatido-por-missil-russo-diz-investigacao/
“Fora do contexto” não, totalmente fora do contexto.
Não quis usar a expressão “Off topic”..rs!
Agradecemos o aviso. Acabamos de publicar matéria sobre a derrubada do voo MH17, solicitamos que futuros comentários sobre o assunto sejam feitos nela.
Ainda bem que o estado dos pilotos não é grave.
O F-5 é antigo, sim. Mas isso muito provavelmente não tem relação com a queda. Vejam na própria USAF a quanto tempo voam os B-52, A-10, F-15, C-130 e com muito mais horas de vôo.
A queda foi logo após a decolagem, pode ter ocorrido até mesmo por um choque com uma ave.
Nada pode ser descartado.
Eu falei tanta coisa que o comentário falhou, até foi bom. Mas, o ______________generalizado com a FAB em adquirirem caças novos é notório. Cadê os leasing dos Gripens C/D??? Ou de qualquer caça novo melhor que o F-5??? Era para terem trazidos os F-18 depois que _____________________________________ _________________________________________ Ideologias furadas a parte, sou nacionalista, já que o assunto é aeronaves que tragam qualquer coisa nova ou seminova, __________ com logística e o diabo a 4, mimi sem fim, o que mais vale é a vida de um ser humano, no caso os pilotos que estudam muito para fazerem a sua… Read more »
Desculpa.
A FAB deve adquirir aeronaves de caça novas urgentemente, qualquer que sejam; Grippens C/D, F-18SH. Já trocaram os presidentes não precisa mais dessa frescura, logística , leasing, mimimi, não são argumentos dinheiro tem de sobra. A vida dos pilotos que estudaram muito e se prepararam para proteger a soberania do nosso território é que é o mais importante.
Corrigindo: Gripen C/D.
Até ficarem prontos os NG.
Sem ideologias furadas, sou nacionalista.
Com relação aos vídeos… trabalho em locais de homicídio, e sempre tem um gaiato que tenta filmar o corpo quando realiza-se a perícia de local, acaba com o celular apreendido até a exclusão das fotos e vídeos.
Exemplo!! Isso sim vale a pena compartilhar! Parabéns!
foro do eixo.
Investigação internacional mostra que míssil que derrubou voo na Ucrânia era russo
Voo MH17 da Malaysia Airlines de julho de 2014 foi derrubado por míssil que partiu de base aérea em Kursk. Rússia nega envolvimento com o incidente.
Agradecemos o aviso. Acabamos de publicar matéria sobre a derrubada do voo MH17, solicitamos que futuros comentários sobre o assunto sejam feitos nela.
Eu assisti o vídeo dos pilotos após a queda, ainda bem que os populares chegaram e acharam rápido, foram socorridos no local, seria pior se ficassem agonizando sem nenhuma ajuda por perto.
Já me mandaram uma cacetada de foto do local da queda e dos destroços via Whatsapp…
Vamos esperar o final das investigações para saber exatamente o que aconteceu.
Vida longa a nossa querida FAB e aos pilotos que estão vivos .
Parabens aos editores pelo post detalhando de forma clara e de rapida compreensao a cronologia das modernizações dos F-5 da FAB.
Vi os vídeos eles se machucaram feio. é sim uma pena que são velhos os aviões são mas isso não e fator para dizer que o F-5M é um lixo.
Tem uma matéria anterior que diz que o canopi foi aberto devido a fumaça dentro do F-5,e
também existe um outro F-5f ,uma célula no Pama-sp,está exposta na entrada,ou na grama.
Paulo Costa,
A aeronave desativada que esteve por pouco tempo exposta como monumento na entrada do PAMA-SP era um F-5B, e não um F-5F. Foi substituída no local por um F-103 (Mirage IIIE). Duas matérias a respeito:
https://www.aereo.jor.br/2011/11/07/pama-sp-2011-um-f-5b-com-roupa-de-mike/
https://www.aereo.jor.br/2012/05/02/cade-aquele-f-5b-que-estava-aqui-o-mirage-comeu/
Acompanhei desde a manhã esse acidente com o F-5 no RJ. Aliviado pelo pilotos estarem bem. Não vi nenhum vídeo além deste exibido pelo PA e acho extremamante inapropriado que tenham divulgado videos dos pilotos feridos. Não acrescenta absolutamente nada às investigações e apenas alimenta as mentes com disturbios desumanos. Quanto ao acidente, pode ocorrer com qualquer aeronave que decole e falhas acontecem. O F-5 é um otimo equipamento, porém infelizmente, ocorreu uma falha grave que exigiu a ejeção. So acontece com quem voa caça. Criticar gratuitamente e oportunamente é agir levianamente, contra a FAB, contra os militares e contra… Read more »
Tem comentarios que so podem ser escritos por _________
________________ ou por alguém mal intencionado ou ainda por alguém que só queira aparecer……esse é o retrato do brasileiro médio. Não sabe nada de nada, não quer aprender e ainda acha que pode dar pitaco naquilo que não tem o menor conhecimento.
COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG.
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
_____________
COMENTÁRIO APAGADO. COMENTE SEM FAZER ATAQUES PESSOAIS. LEIA AS REGRAS DO BLOG.
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Editores, meu post original era uma resposta a outro post de um comentarista. O referido post sumiu, não ficou sequer o rastro…sumiu completamente. Só fiz meu comentário para frisar que se não sabe nada, melhor não falar, ou pior, se posta só para desprezar ou atacar gratuitamente, não agrega em nada. Mas eu me excedi, pois isso é um trabalho para os moderadore e editores. Peço desculpas.
Episódio lamentável, porém dentro do risco normal de se operar aeronave de combate.
Pilotos a salvo, vítimas humanas zero e vida que segue.
O prejuízo só será maior porque foi uma célula da variante “F”, com poucas unidades na FAB.
Fora isso, prefiro aguardar o comunicado oficial sobre o relatório do acidente.
Sds.
Hoje acordei com o forte som da turbina do F-5,achei estranho pelo horário por volta 7:40, corri para ver. O som parou e só vi a fumaça.Não vi o caça caindo,ainda acompanhei quando o H-36 Caracal chegou para resgatar os pilotos e depois pousou na rodovia Rio Santos para resgatar um piloto que estava na ambulância.
Engraçado, estava vendo os vídeos e fiquei pensando: será que depois da ejeção a expectativa era dos pilotos saírem andando como se nada tivesse ocorrido? É claro que os pilotos se feriram, não existe super homem… Prá quê esse mi mi mi em cima das imagens, isso não é fak e news mas a realidade pura e material dos fatos.
BMIKE, não foram divulgadas as imagens por respeito à dignidade dos envolvidos. Anonimato ainda é um direito de qualquer um.
Não penso que ser piloto da FAB seja indigno ou humilhante, foi apenas um acidente e naturalmente deveriam estar feridos pelo impacto, como disse não existe super homem.
Conheça a nota oficial da Força Aérea e entenda como esses acidentes são investigados pelos militares.
https://www.youtube.com/watch?v=VefHdcGjFLA
Quem voa, e voa em treinamento de combate está sujeito a cair. Por outro lado, também é verdade que os Fox estão sobrecarregados com formação e conversão operacional com os “novinhos”. São células antigas que apesar de toda a modernização carregam lá”torções” de “g” ao longo da vida.
Vamos aguardar a FAB se pronunciar oficialmente sobre as causas.
Eu tenho um palpite, que, baseado nas informações disponíveis, ele deve ter perdido o motor esquerdo na decolagem, o resto é consequência
Se tiver algum osso dentro do que sobrou da turbina já sabemos o que foi…