Tailândia apresenta primeiro F-5F Super Tiger modernizado
Foi apresentado o primeiro protótipo do F-5F Super Tiger (F-5ST) da Força Aérea Real Tailandesa (RTAF) que foi modificado pela Elbit Systems de Israel com novo software e hardware. A RTAF planeja modificar catorze F-5 para o padrão ST.
A atualização conhecida como “Programa F-5 Super Tigris” da Elbit Systems transforma o F-5E/F Tiger II em um poderoso caça tático de capacidade de 4ª geração, equipado com recursos operacionais de última geração, como um poderoso radar, suíte de guerra eletrônica, glass cockpit, capacidades avançadas ar-ar e ar-solo e mira montada no capacete da Elbit Systems.
Em agosto de 2017, o governo tailandês concordou com o programa de atualização do F-5 e assinou um contrato com a Elbit no valor de US$ 96 milhões. O contrato implica quatro atualizações completas dos Tigers, enquanto os dez restantes recebem apenas novos radares.
A Elbit (com a subcontratada israelense Rafael Advanced Defense Systems) está liderando o upgrade, mas o trabalho é executado pela estatal Thai Aviation Industries (TAI).
RTAF comemora 40 anos de operação do F-5
A Royal Thai Air Force (RTAF) celebra o 40º aniversário do F-5 em seu serviço. Dois Tigers receberam marcas especiais na cauda.
Os Tigres da RTAF são baseados em Ubon Ratchathani e são atribuídos à 2nd Air Division/21st Wing, 211sq Eagles.
FONTE: Scramble / FOTOS: RTAF/Elbit
SAIBA MAIS: