Fotos em close-up do caça furtivo Su-57 da Rússia revelam detalhes de sua fabricação
Fotos divulgadas do avião de combate russo Su-57 (PAK FA) de quinta geração, furtivo e testado em combate na Síria, antes da parada do Dia da Vitória, em 9 de maio, revelam detalhes de sua fabricação.
A Rússia tentou vender o avião para a Índia, mas o negócio não foi adiante.
O site americano Business Insider perguntou a um cientista sênior que trabalhava em aeronaves furtivas para avaliar a furtividade do Su-57, e os resultados não foram bons.
Em primeiro lugar, notou-se as junções entre os flaps e a asas da aeronave – elas são grandes. No F-22 dos EUA, os flaps têm junções muito apertadas, que não dispersam as ondas de radar, mantendo assim um baixo perfil.
Em segundo lugar, observou-se os estabilizadores verticais do Su-57. Eles têm uma grande lacuna onde se afastam da fuselagem. Manter um perfil rígido é essencial para a discrição, de acordo com o cientista.
Usando F-35 como referência, os estabilizadores verticais tocam todo o caminho.
Em terceiro lugar, analisou-se o nariz do Su-57. Ele tem costuras notáveis em torno do canopy, o que afeta negativamente a furtividade. O F-35 e o F-22 compartilham um visual mais suave e inclinado.
Nota-se pelos rebites visíveis que a Rússia ainda não tem a tecnologia de usinagem para produzir essa superfície.
Finalmente, observou-se a parte de baixo do Su-57; tem rebites e bordas afiadas em todos os lugares. “Se nada mais convence que nenhum esforço em stealth foi tentado, este é o argumento decisivo”, disse o cientista.
Segundo ele, a Rússia nem pareceu tentar seriamente fazer uma aeronave furtiva. O Su-57 toma certas medidas, como armazenar armas internamente, que melhoram o stealth, mas está muito distante dos EUA ou mesmo da China.
Mesmo com furtividade menor, o Su-57 ainda será perigoso
Por outro lado, o Su-57 conta com radares laterais montados ao longo de seu nariz, um sensor infravermelho de busca e rastreamento na frente e radares adicionais na frente e na retaguarda, bem como nas asas.
Segundo Tyler Rogoway, do site The Drive, os radares montados na lateral do Su-57 permitem que ele se sobressaia em uma tática chamada “beaming”, que pode enganar os radares dos jatos furtivos dos EUA. Irradiando e voando perpendicularmente ao radar de um caça inimigo, ele produz a assinatura do jato como um não-alvo.
Qualquer caça pode fazer “beaming”, mas o Su-57, com radares montados lateralmente, pode realmente guiar mísseis e produzir “kills” com mais facilidade.
A Rússia há muito adota uma abordagem diferente para os aviões de combate em relação aos EUA, mas o Su-57 mostra que, mesmo sem a furtividade de um F-22, os jatos de Moscou podem permanecer perigosos e relevantes.
uma verdadeira cópia externa do F-22.
Sério que você acha isso?
o que tem de igual ao f-22 ,?
Acho então que estou precisando de óculos, porque não achei ele nem um pouco parecido com o F-22
Acho que ele foi irônico no comentário.
Se foi ironia ,totalmente fora de hora e incompreensivel dentro do contexto
O Su-57 poderia ser classicado como um caça da geração 5- ou 4+++ já que lhe falta a base da quinta geração, ser um furtivo verdadeiro. Ele usa o mesmo ferramental do Su-35S.
Nos defina as bases de um caça de 5° geração… por favor.
que vem depois da 4ª?
Isso é um protótipo gente…
com certeza
acredito que muita coisa vai mudar depois que os novos motores estiverem definitivamente prontos
Exceto pelos motores ,ele não é mais
O design dos caças furtivos tendem a ser iguais devido a unica forma angular por trás da diminuição do RCS.
Análise de fotografia é sempre complicada e muito subjetiva.
A aeronave tem evidentes limitações aerodinâmicas quando comparada com os similares ocidentais, mas só isso não da pra deduzir que ela é ineficiente na absorção das ondas do radar.
O mais relevante é a Índia tem pulado fora. Indicativo de que as coisas não andam bem.
Sds.
Quais são as limitações aerodinâmicas que você viu na foto?! Fiquei curioso…
Pessoalmente ainda acho o aparelho russo superior aos chineses (J-20 e J-31). Contudo, está abaixo do F-22 e do F-35.
O J-20 é claramente superior ao Su-57 pela qualidade da construção. E já entrou em serviço.
Tenho minhas reservas Galante! A indústria aeronáutica russa comprovadamente tem mais competência técnica que a chinesa, e a gente não sabe até onde essa “qualidade da construção” do J-20 corresponde à realidade. E cumpre lembrar que até o presente os chineses se mostraram incapazes de produzir um turbofan aeronáutico compatível com o J-20.
Pelo menos externamente ele parece ter uma construção mais elaborada e bem trabalhada, mas como o SU-57 ainda é um protótipo, fica difícil fazer a comparação, teremos que esperar o primeiro SU-57 de série sair da fábrica para, ai sim, fazer as comparações pertinentes
Aqui mesmo no PA e em outros sites (como o Spuniknews que nama mais é que uma agência estatal russa), já houveram afirmações que o SU-57 entrará em serviço em 2018 e essas declarações foram feitas em 2017. Pergunto: se são protótipos, onde estão as montagens dos caças que entrarão em serviço ainda em 2018?
https://www.aereo.jor.br/2017/12/14/caca-sukhoi-su-57-entrara-em-servico-em-2018/
As turbinas e sensores do J-20 definitivamente NÃO são superiores. Tanto que compraram um punhado de Su-35 pra fazer engenharia reversa.
Talvez apenas no quesito acabamento da fuselagem, na aviônica, motorização e outros aspectos o Russo deve ser superior.
Neste caso ambos são protótipos, e tanto a Russia quanto a China tem áreas especificas onde um leva vantagem e outro não. O SU 57 é mais manobrável que o J 20, também tem uma eletrônica mais desenvolvida. Os motores também estão (no momento) comprovadamente a frente. O J 20 parece ser mais furtivo e ter uma técnica de construção de sua fuselagem mais avançada (ou mais custosa). O que ocorre na verdade é que devemos avaliar até que ponto esta técnica de construção (rebites) russa afeta o RCS do caça e se os russos vão conseguir sanar estas deficiências… Read more »
Talvez com uma cobertura RAM em placas, o problema dos rebites seja solucionado. Nao acredito que esse caça será tao furtivo quanto o F 22 ou mesmo o F35, mas mesmo assim, será uma excelente arma, mais efetivo do que qualquer coisa que voe na Europa, por exemplo.
SRN
Follow…….
Desculpe… com exceçao dos F 35, é claro!!
Em um confronto entre o O F-22 e Su-57 com certeza o Su 57 sairia vencedor, tendo em vista que seus sensores eletro-ópticos detectar um caça à mais de 100 km. Não há nada igual isso no mundo.
Sinto lhe informar que o F-22 possui o ALR-94, um sistema de detecção passiva que permite a identificação à distância superiores a 100km. E os sensores eletro-opticos do F-35 permite a detecção em distâncias superiores às dos sensores instalados no Su-57
HMS, apenas para efeito de comparação, o DAS do F-35 consegue rastrear pelo calor (apesar de ser um alvo BEM favorável), um míssil balístico à cerca de 800NM.
HMS Tireless, o ALR-94 detecta apenas se o inimigo estiver transmitindo. No caso de estar usando o OLS e em silêncio radar, ele não capta nada.
Que sensor milagroso é esse ? Pq o OLS-35 do Su-35S pega um Su-30 a 35km de frente.
Creio que se existe um cenário onde o SU 57 possa ser páreo com o F-22, seja o dogfight, o resto é torcida. Como já foi dito, se isto acontecer, fizeram algo de muito errado. Obviamente o S-57 e o J-20 tendem a complicar a vida do F-22, mas temos que lembrar que o caça americano está em operação a mais de 15 anos, tempo suficiente para conhecer, treinar, doutrinar. Já os Russos e os Chineses ainda estão engatinhados, MUITO melhor que o Brasil Putencia, com certeza os Chineses e depois os Russos vão estar onde os americanos estão hoje,… Read more »
Nem em dogfight …Olha o tamanho do 57 ,sua area alar é enorme ,e´um caça com pouca agilidade em relação ao F-22 .
Ué, pelo o que eu saiba, quanto menor a carga alar (peso/área), menor é o raio de curva para um dado ângulo de ataque. Você precisa apenas de mais empuxo devido o aumento do arrasto. Quanto a capacidade de giro sobre o eixo de arfagem, precisa de empenagem grande e/ou cg mais traseiro (no limite do que se é controlável pelo FBW.
Asas pequenas são boas para se voar mais rápido…
Eu falei no avião ser grande ,ter uma area alar grande ,com este motor atual não me parece um caça agil ao nivel do F 22 .No visual vc ja ve que o caça é lento em suas manobras .A area de asa do F-22 tbm é grande ,mas ele é menor que o 57 ,mais leve e a relação peso potencia tbm , e no visual e´uma aeronave bastente agil ,Coloco o Rafale neste memso patamar de agilidade
Tem vários sensores eletro-óticos passivos em operação pelo mundo amigo. Rafale, Typhoon, F-35, F16V, casulo pro F/A-18E/F, Mig-29, Su-27, etc…
Infelismente esses sensores russos não compensariam a furtividade do f22, já que com esses rebites o caça russo seria uma árvore de natal, com rcs de 4ª geração. Se for do jeito que está na foto, não sei irá mudar no futuro, acredito que sim, vamos aguardar.
Que confiança tem equipamentos Chineses ???
Talvez não haja confiança nenhuma pois me parece que Você queria falar de “DUVIDAS”, E nisto as dúvidas entre equipamentos Chineses e alguns equipamentos Americanos é exatamente a mesma. Por exemplo: O J-20 e o F-22. Temos informações de que estas duas aeronaves são furtivas, que são equipadas com aviônicas de ultima geração e que são capazes de invadir o espaço aéreo inimigo sem ser notado pelo sistema de defesas. Mas na boa mesmo, Alguma vez em nossas vidas vimos ou soubemos que alguma destas aeronaves teriam participado de algum combate? Já disseram que o F-22 já efetuou missões de… Read more »
O teu Apple computer por exemplo…
toda a tecnologia dos computadores e celulares Apple é norte-americana Giba! Esqueceu disso?
Uma coisa é projetar, outra é montar. Os aparelhos da Apple não vêm com a inscrição “Designed by Apple in California” à toa.
Existe muito preconceito com material chines, particularmente acho que os caças americanos ainda estão anos a frente do chines MAS falando especificamente em celular. Grande parte dos Iphones são fabricados na China, por que? Não é só mão de obra mais barata mas sim toda a estrutura para a a fabricação dos componentes dos mesmos também estão na China, sem contar a agilidade dos chineses, muito complicado competir com eles. E mais, grande parte da infra estrutura de comunicação está migrando rapidamente dos tradicionais fornecedores (Ericsson, Nokia, Alcatel Lucent) para a chinesa Huawei. Muito cuidado em zombar os chineses e… Read more »
Se engana amigo! Não sou do tipo esnobe que ostenta luxo. Uso um simples “chromebook” com sistema operacional Google OS, e nem me venha com esta de “made in USA e xing ling. Mas gostaria de te lembrar que estes sistemas e também a marca que Você citou já foram sim testadas e aprovadas em uso.
Já tive vários produtos eletrônicos da Lenovo, e posso garantir que não ficam devendo em nada em comparação aos ocidentais e asiáticos “top” como Sony, Samsung, LG, ASUS e etc, além de ter os melhores CxB de suas categorias.
Por que vocês acham que os equipamentos russos devem seguir os padrões dos EUA? para começo de conversa, a filosofia é outra: os russos não acreditam na furtividade, acreditam em contornar os radares e não permanecerem invisíveis a eles.
https://br.sputniknews.com/defesa/2018051411217284-f22-caca-eua-su57-russo-comparacao/
Tenho certeza de que se produzíssemos os nossos próprios caças teríamos conceitos muito diferentes das especifidades empregados nos aparelhos que importamos.
“acreditam em contornar os radares e não permanecerem invisíveis a eles.”
Parabéns, você acabou de definir o conceito de furtividade.
Não é de agora que os Russos fazem caças superiores ao dos americanos.
Logo logo os EUA vão dar um jeito de levar um lá pra área 51.
Bruno, você tá lendo Sput(pe)nik demais!
E tu New York Times demais…
Compare o nível do NYT, mídia privada de um país com liberdade de imprensa, com a Sput(pe)nik, mídia estatal de um regime autocrático, Giba!
Pelo amor de deus, colocar o NYT como fonte séria chega a ser engraçado, esse jornal é a carta capital de lá que está entrando em falência e publicando qualquer coisa que lhe renda uns trocados. Sem falar em mais uma vez insistir na ladainha de democracia americana é no mínimo desonestidade. Ainda mais com o nível de censura que se está alcançando no ocidente, e pasmem, sob ordens da mídia tradicional decandente. Sobre o Sputnik, você deve se lembrar que ele é dirigido por liberais, por isso publica tanta besteira. Além que a liberdade de publicação é bem maior… Read more »
EUA é tão democrático que o Snowden teve que fugir de lá por mostrar como funciona a “democrática” internet norte-americana, com a NSA e CIA bisbilhotando tudo o que você faz por lá, sob a desculpa de caçar terroristas.
Defensor da Liberdade 14 de Maio de 2018 at 16:24
é sim, foi lá ensinar para os euroasianos, como manipular, espionar, controlar e bloquear a internet deles, afinal, russos e chineses nunca fizeram isso, são tão “democráticos” rsrs…
Acorda, qualquer coisa digital que tu usa tem risco de estar sendo espionado, bem vindo ao século 21, se tu não gosta da ideia, é melhor jogar tudo fora e viver numa caverna.
Sensacional essa pintura!
Se tem uma coisa que os russos estão disparado na frente dos ocidentais ou chineses é na pintura!
Não tem como a FAB contratar esse russo e acabar com aquelas pintura verde-cinza sem graça nenhuma da FAB???
De novo o assunto pintura…. Esmalte rosa da Marikay.
Até os ATR da azul pintados de rosa são mais bonitos!
As pinturas da FAB são sem graça, sem sal e não camuflam nada.
Apesar de ser o menos importante… a pintura dos aviões da FAB é uma das melhores que já vi… muda não
Depende…
Cuidado com esse russo aí.
Eles também fazem coisas feias de doer:
Já imaginaram o A1 com essa camuflagem do Su25? Deuzolivre…
Já tinha visto essa… nunca gostei muito rsrs
Mas uma que acho fascinante é essa…
https://www.airplane-pictures.net/photo/349124/69-ukraine-air-force-sukhoi-su-27/
Este é o motivo da pintura da FAB, não importa se é bonita ou não aos olhos de X ou Y, importa se é funcional. Imagine a dificuldade de tentar enxergar um caça do tamanho do f-5 longe e mesclado com o terreno
A melhor kkkkk
Valeu o dia.
A pintura tem que ser funcional, não interessa se é bonita ou feia.
Esmalte rosa da Marikay
Eu prefiro fúcsia da Quem Disse Berenice, cmte, sou um nacionalista *rs
E esmalte azulovsky calcinhovsky?
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2008/10/su-34-1.jpg
“Não tem como a FAB contratar esse russo e acabar com aquelas pintura verde-cinza sem graça nenhuma da FAB???” Verde-cinza “sem graça” como o desse MiG aqui? http://www.airliners.net/photo/Russia-Air-Force/Mikoyan-Gurevich-MiG-29-9-13/1743422 Rui, os esquadrões da Força Aérea Russa estão distribuídos em vários locais, com ambientes muito diversos, e por isso ela aplica vários padrões de camuflagem, alguns até parecidos com os da FAB. Essa discussão sobre o padrão tático verde-cinza da FAB é interminável, recorrente, sacal, inócua e irrelevante quando se refere apenas a gostos pessoais. O padrão atual foi estudado, experimentado em algumas variações e enfim padronizado para aplicação gradual em diversas… Read more »
Esse mig continua sem graça! aeiohaeioheao
Sobre a discussão ser ” interminável, recorrente, sacal, inócua e irrelevante ” , eu não discuti com ninguém não, só dei minha opinião. E sim, é gosto pessoal, é óbvio que deve ter algum sentido na FAB fazer essa pintura sem graça.
Ainda assim, pago 5 litro de vodka pra esse russo vir aqui pintar nossos aviões!
Não há Força aérea no mundo que pinta avião tão bonito quanto eles! Cada aparição de um PAK-FA é um show a parte!
“é óbvio que deve ter algum sentido na FAB fazer essa pintura sem graça.”
Se considera óbvio que tem algum sentido, então por que escreveu que ela não camufla nada?
“Não há Força aérea no mundo que pinta avião tão bonito quanto eles”
Então, pela lógica, inclua na lista o MiG da foto que mandei, que é deles e cuja camuflagem é muito parecida com a da FAB…
Concordo que a camuflagem da FAB é muito funcional e foi feita para as areas de floresta .Tem mjuito verde em nosso país e os aviões vistos de cima ,acabam se fundindo com o terreno ,sendo de extrema dificuldae avista -lo no visual …A unica duvida q tive foi o pq não fizeram o mesmo no Mirage 2000 e em alguns H-60 do Hárpia …
Bill, Os caças Mirage 2000 da FAB eram um caça “tampão” (voltado a poucos anos de uso) de uma versão voltada predominantemente ao combate e interceptação (C/B), e a FAB manteve o padrão de pintura que veio da França, não fazendo sentido gastar com repintura completa a não ser que passassem por uma revisão nível parque quando atingissem o número de horas de voo para tanto, o que não estava previsto. Se o emprego do caça incluísse ataque ao solo, talvez fizesse sentido camuflagem semelhante aos Mirage 2000 D franceses. E aí, “voilà”: olha a camuflagem francesa parecida com a… Read more »
Complementando o Nunão, de acordo com as normas de pintura da FAB, os Gripens devem ser pintados todo em cinza, tipo o 767, a não ser que ainda decidam algo diferente… A norma de pintura do M2000, previa a mudança para esse padrão todo em cinza caso fosse feita alguma repintura aqui no Brasil… mas como isso nunca aconteceu, não houve nenhum M2000 assim… Existiram uns dois ou três que tinha uma pequena variação de cor na camuflagem e com as marcações todas em preto… Mas acho que foi só por retoque… Quanto ao camuflado cinza e verde… acho bonito… Read more »
Rui, talvez Você pudesse nos explicar os motivos que a FAB deveria mudar as cores das aeronaves Brasileiras. Pois aí está uma das poucas coisas que é originalmente nossa e que é extremamente funcional. Gostaria de entender o “porque deveríamos ser iguais aos demais”. E quero Te lembrar que existem muitos aqui que criticam os Chineses tachando os de copiadores.
Tinha muitas expectativas quanto a esse caça, mas a cada dia mais e mais protótipos são entregues e fica claro que em nenhum desses protótipos foram corrigidos os problemas que aparentemente são claros a qualquer um que goste e leia um pouco sobre aviação, basta ver o acabamento liso de um F-22 ou J-20 para verificar que tem algumas coisas que talvez seriam simples de resolver, mas que permanessem no caça, como se os russos não se importassem com isso, esses rebites a mostra são um deles, acredito que os russos com um pouquinho de esforço corrigiram isso fácil, muitos… Read more »
Ate os cortes das chapas são torotos ..repara na primeira foto ..da um zoom na asa perto dos flaps
Nem mencionou as enormes tubeiras dos turbofans à descoberto….
Sds.
Os indianos não estavam errados, afinal.
Erraram sim em terem investido $ (three Million dollars) em um projeto que não atendia os quesitos dos quais possivelmente buscavam. Mas ainda restam muitas dúvidas pois é visível que os Russos sequer buscaram revestimento furtivos para esta aeronave apostando em um conceito bem diferente do conceito Americano.
Poxa, com 3 milhões de USD mal se paga uma campanha de ensaios em túnel de vento… isso é dinheiro de pinga num projeto aeronáutico militar.
Permita-me um off-topic: muito legal a foto do seu avatar!
Da pra ver q vc manja de tundel de vento ,principalemnte no KC rs
Muitos nem lembram mas muita gente defendeu a entrada do Brasil no programa (se não me falha a memória existia garantia que em 2016 já estariam operacionais) que era chamado de PAK FA. Saito foi extremamente elegante (não me vem outra palavra) na recusa do caça da Sukhoi, alguns interpretaram como é muita areia para o nosso caminhãozinho, já outros interpretaram como nem a pau, juvenal.
Particularmente não acho que seja muita areia para o nosso jeep-54, Caberia em nossa força aérea se tivemos um sistema de defesa definido e conceituado, com agendas e investimentos sérios. O conceito defensivo desta aeronave poderia ser sim muito util à nós, Mas assim como não serviu aos Indianos tbém não dará para nós. Em relação à organização de sistemas de defesa somos idênticos aos Indianos
Os indianos pagaram 300 milhões em um programa de 6 bilhões e queriam a tecnologia toda da aeronave, sem nenhum tipo de barreira. Os russos, obviamente, não cederam…
Para mim o Su-57 é um aperfeiçoamento do Su-35, assim como o projeto Silent Eagle é um aperfeiçoamento do F-15.
O Su-57 vai além de ser um aperfeiçoamento do Su-35 Delfim! A semelhança entre ambos está apenas nos sistemas que a última versão do Flanker doou ao novo jato.
Exatamente isto HMS, Gostaria de acrescentar que “É muito além de um aperfeiçoamento” , Basta ver a aerodinâmica entre as duas aeronaves, nem se quer o tamanho é o mesmo.
Lembrem-se que o Su-57 ainda é um Protótipo.
Só poderemos opinar melhor quando analisarmos as aeronaves de produção em série.
É por aí mesmo! Aliás é um erro subestimar o Su-57 como sistema de armas
Sim.
A doutrina Russa para emprego de sua aviação parece ser bastante diferente da doutrina Americana, por isso devemos esperar um pouco mais para termos uma real visão das capacidades furtivas e de sobrevivência deste vetor. As análises que tem sido feitas desta aeronave revelam falhas inaceitáveis para um projeto furtivo. As falhas que foram citadas: junções entre flapes e asas, lacunas entre estabilizadores e fuselagem, costuras no canopy, rebites e bordas afiadas que levando em conta o atual nível de conhecimento técnico dos Russos não deveriam ser tão difíceis de serem corrigidos. No atual estágio de desenvolvimento e baseado no… Read more »
KKKK.
Tecnologia Russa.
Opalão com força bruta e muito marketing…..
É um grande erro subestimar as capacidades de um oponente. Enquanto alguns aqui perdem tempo criticando e não reconhecendo as reais capacidades de certas armas Russas e Chinesas, os verdadeiros entendidos e conhecedores de sistemas de combate, respeitam e tratam com seriedade os feitos destes países. É só lembrarmos dos últimos desenvolvimentos Russos na área de mísseis, de seus novos submarinos com capacidades que os tornaram adversários perigosos para as marinhas inimigas, do T-14 Armata e por que não do Su-35. Não nos esqueçamos também dos últimos avanços dos Chineses no tocante a mísseis, de sua marinha que vem sendo… Read more »
Excelente o seu comentário!
Muito bom Gilmar.
Ate que enfim um comentario imparcial e sensato.
Da maneira que as coisas estão no Médio Oriente um dia destes os judeus já vão experimentar o F.35 em combate! Depois não fiquem escandalizados como com o abate do sistema de mísseis sírio fornecido pela Rússia, com direito a video e tudo….!
Israel só sobrevive como nação por causa da tecnologia ocidental e a sua determinação como povo milenar e democrático.
Off-topic
Enquanto isso, a realidade Argentina…
http://www.janes.com/article/80048/argentina-finally-buys-five-french-super-etendards
E a falta que faz que pelo menos uma empresa europeia tivesse produzido um 5° geração. ..
Ai sim poderiamos comparar doutrinas e tecnologias. .
Como comparar os 22 e 35 com essas coisas chinesas e russas ?
Nada que venha desses paises tem credibilidade. .
Tudo envolto em tecnologia mística e propaganda high tec..
Se ao menos tivessemos um alemão ou francês, os debates seriam mais produtivos..
Bom e o que eu acho!
Ah , essa pintura da f.a.b e ridícula. .
Nao tem beleza nem funcionalidade !deve ter sido feita por algum neto de brigadeiro…
O avião parece “feito nas coxas”, mesmo para um protótipo.
F-22 e F-35 anos luz a frente e, não duvido, o J-20 esteja a frente também. Até porque já está “pronto”, já voando e agora sendo apenas aperfeiçoado.
Usaram de má fé para fazer essa analise , usaram o protótipo 054 que é o quarto ou o quinto protótipo ao invés de usar o décimo que esta bem mais bem acabado com maior cobertura e mais suavizado , bem diferente desse.
Não podemos tirar conclusões com essas fotos.
E qualquer um sabe que o Su-57 deve ser melhor que o J-20
Não seria mais bonito e pratico envelopar o caca com um adesivo liquido estilo esses da 3M? sera que já não o fizeram por se tratar de protótipo? digo isso pois já vi equipamentos russos com rebites bem mais discretos que esse!
Não duvido das qualidade furtivas do J-20, nem da falta delas no Su-57. A Rússia definitivamente não aposta muito na tecnologia stealth…
Os Russos desenvolvem suas aeronaves de forma diferente do Ocidente. A coisa é mais ‘planificada’. Eles lançam uma aeronave, lançam uma configuração de produção para um lote, enquanto o desenvolvimento continua, no próximo lote a configuração é outra. E assim por diante. Eles fazem assim com todas as aeronaves que produzem.
.
Se pegar um dos primeiros Su-27 e comparar com um Su-35 novo, são aeronaves completamente diferentes, apesar de um descender do outro. Sempre há diferenças entre um lote novo e o anterior.
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Devagar eles vão chegar lá.
Algumas coisas devem ser ponderadas. Primeiro que isso é um protótipo e não se análisa a capacidade de um caça analisando um simples protótipo. Segundo que é de conhecimento geral que o su-57 não será tão stealth como F-22 ou F-35 e tem motivo para isso. Um deles é o custo, fazer um caça extremamente stealth é economicamente inviável, mesmo para a maior potência econômica do globo. Por isso o F-35 que é significativamente inferior ao F-35 e outra questão é que na visão dos russos é muito mais fácil lançar um míssil de longo alcance e destruir uma bateria… Read more »
“Nota-se pelos rebites visíveis que a Rússia ainda não tem a tecnologia de usinagem para produzir essa superfície.” “Finalmente, observou-se a parte de baixo do Su-57; tem rebites e bordas afiadas em todos os lugares. “Se nada mais convence que nenhum esforço em stealth foi tentado, este é o argumento decisivo”, disse o cientista.” . Tecnologia de usinagem. . Parece ser essencial para produzir aeronaves furtivas, além do cuidado com a junção das superfícies, notadamente as móveis. . Parece tolice, mas reduzir o espaçamento da porta de um automóvel de 5mm para 3 mm pode exigir investimentos vultosos em uma… Read more »
“Parece tolice, mas reduzir o espaçamento da porta de um automóvel de 5mm para 3 mm pode exigir investimentos vultosos em uma fábrica automotiva. Agora imaginem em uma indústria aeroespacial.”
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Ivan, mas o problema então não estaria relacionado a conformação?
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Eu não sei se o problema dos russos é esse.
Eu tenho outra suspeita: custo x benefício.
Será que não existiu um estudo do tipo: Até onde eu posso investir em capacidades stealth, podendo pagar pouco, tendo de fazer e manter um número expressivo destas aeronaves?
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Precisão e qualidade custa muito dinheiro…
Exato, talvez chegaram a conclusão de que não é necessário ter o mesmo nível stealth do F-22, que para manter um nível de descrição nesse nível fosse necessário muita manutenção, etc, e que na prática operacional não fosse tão necessário.
” talvez chegaram a conclusão de que não é necessário ter o mesmo nível stealth do F-22″
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O que eu quis disser é mais ou menos: Talvez eles chegaram a um conclusão que não poderiam pagar pelo mesmo nível de capacidade stealth que um F-22 tem.
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Não acho o termo necessidade “certo”.
Se o fator stealth não fosse uma grande necessidade, eles não teriam bolado esse caça. A questão eu creio que reside no “até onde um posso pagar”.
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Mas é tudo achismo…
Talvez 70-80% da discrição do F-22 já seja algo suficiente, mas claro, o fator custo sempre será crucial, além de que o fator “complicação” da manutenção conta muito, pois pode impedir que se tenha uma frota com bom nível de prontidão.
Enfim o fator $$$$$ é sempre o que conta no fim das contas rsrsrs.
Boa análise, tem outro fator que pode influenciar o perfil final do Su-57, muito se tem falado sobre os radares quânticos, com essa tecnológica a furtividade vai pro saco, particularmente eu acho que os engenheiros russos após 15 convivendo com a existência dos f-22 e a muito mais tempo com os f-117 devem trabalhar em contra medidas contra esse tipo de aeronave. Como nunca se sabe muito sobre armamentos russos não se pode precisar isso.
Acho que essa questão de custo é besteira. Afinal de contas, a Rússia não está contratando uma Lockheed Martin ou outra multinacional dessas aí… Os próprios russos desenvolvem e fabricam. Não têm que comprar ferramentais caros da Alemanha. Não tem que pagar royalties para alguma empresa do vale do silício. Tecnologia é só pessoal capacitado e materiais. Isso a Rússia tem de sobra. Não precisa pagar salário mensal de 30 mil dólares para um engenheiro qualificado. O mesmo ocorre com a China. Tem 2 milhões de militares. Pega uns 100 mil desses militares e em vez de ficarem batendo continência… Read more »
O Su-57 não precisa ser melhor que o F-22, só precisa ser melhor que o Su-35.
o Su-35 já é considerado uma ameaça, imagine uma versão dele com supercruise e RCS de 0.1m2 carregando mísseis internamente. Assusta qualquer estrategista militar.
Quanto a Lockheed pagou pela análise dele???
Acho que quem pagou foi a Chengdu Wagner..rs!
Nunca acreditei que o SU-57 fosse stealth, os russos não dominam essa tecnologia, ou estão muito atrasados, mas é um avião formidável, é um avião russo, feito para os russos, com sabedoria russa.
Rudo indica que o rumo da aviação de caça é o caça sem piloto. Não ter necessidade de sistemas de apoio à vida e imprimir carga G inimagináveis para o corpo humano será o comum nos caças G+++++. A USNavy já tem seu avião embarcado, pilotless. Em breve relegarõ à sucata, todos estes caças atuais com seus recursos tecnológicos embarcados, só possiveis neste tipo de aparelho. Até as companhias de taxi já estão encomendado frotas sem motorista.
Existem locais na Rússia onde a temperatura chega a -80 Celsius no inverno e outros +40 no verão. Isso dá 120 graus Celsius de amplitude térmica nacional, inexistente em qualquer outro país.
Isto implica em tolerâncias mecânicas. O AK-47 é famoso pelas suas “folgas”.
Na 2WW os equipamentos alemães, famosos por sua precisão, travavam no inverno russo.
Até que ponto isto impacta no projeto do Su-57, quem trabalha no ramo pode informar.
Interessante essa questão! Algo que para quem é leigo é inimaginável.
A China se beneficia das informações hackeadas do projeto do F-35, então certamente leva vantagem sobre a Rússia, se bem que se observar em vídeos e fotos da família SU e MIG, as fuselagens sempre parecem ter alguns amassados, diferente do F-16, F-18, Gripen, Rafale e Typhoon que são lisinhos e com encaixes perfeitos. Os fabricantes russos parecem não se importar com o fator estético, talvez chegaram a conclusão de que não influencia na qualidade geral, vai saber né? Todavia eu gosto de que tudo esteja esteticamente bonito, pois é um investimento muito alto, penso que o mínimo que se… Read more »
No que se refere ao acabamento, devemos ver como será o modelo de produção. Eu esperava que os protótipos do Su-57 apresentassem um aprimoramento mais profundo. Contudo, se considerarmos os F-22 e o F-35, veremos que eles se tornaram bem diferentes dos protótipos YF-22 e X-35 e a mudança não foi gradual.
Também já foi dito que o Su-57 é um caça anti-stealth dotado de supercruise, agilidade, persistência em combate (armamento+combustível), sensores e sistemas defensivos avançados e furtividade no setor frontal em um nível suficiente para fazer frente aos caças americanos.
Fizeram o “necessário”, pois o “extraordinário” é demais rsrs.
Certo eles.
“No que se refere ao acabamento, devemos ver como será o modelo de produção.”
.
O modelo de produção não pode ser muito diferente desse aí que estamos vendo, pois um protótipo, além de validar os conceitos do projeto, serve para validar a linha de montagem e os processos envolvidos na fabricação.
Ninguém espera ser muito diferente, apenas um refinamento.
Não estou querendo defender o F-35, mas vale lembrar de um post: https://www.aereo.jor.br/2018/03/07/caracteristicas-stealth-do-f-35-sao-causa-da-metade-dos-defeitos-do-aviao/ Destaco: “Para reduzir a assinatura do F-35, os painéis que compõem a sua estrutura devem ser alinhados com precisão. À medida que cada painel passa pelo processo de produção – construir, depois instalar, juntar-se a outros painéis – pequenos desvios podem tornar muito difícil atender aos padrões, mesmo para um mecânico experiente. “Não é um problema humano; esse é apenas o resultado da nossa capacidade. Estamos a abordar os limites da nossa capacidade de construir algumas destas coisas a partir de tecnologia suficientemente precisa”, disse Babione. Ainda… Read more »
Ahh…
Manda pra cá uns 48…
Mesmo se estiver feio ou meio torto os contornos dos flaps, canards, raíz da asa, etc e etc …
Aqui, acho que mesmo pintando de Zarcão, o cara vai reinar nos céus de brigadeiro da America do Sul inteira…
Isso aí avoa bem? Tipo, mió que um Tucano?
O pessoal anda falando dos ratos (rebites) e esquecem dos elefantes (motores). Tudo é muito “aparente” para um stealth.
Esse avião é “bunitão”, acho que não mais do que isso.
Tá explicado os passeios da turma nos céus da Siria.
Que analise ridícula… Postaram a foto do Estabilizador vertical na posição “off”/negativo e vem o especialista falar que o espaço entre as partes são grandes . Notem a posição do LERX também. E os rebites… Eles não olham as fotos do F-22 e f-35 sem RAM antes de falar não? É a mesma papagaiada paga para falar do SU-57… Antes era o radar que era, um evolução do mesmo que o SU-35S Depois foi o computador que era uma evolução do Su-35S Sobre a Índia… cheira muito mais com falta de grana ou problemas de politica interna que com o… Read more »
Quando não se olha o próprio umbigo
É muita hipocrisia de alguns pra um blog só .
Vídeo deles nos preparativos do 9 de maio.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=91&v=kc8RySHLIkU
Provavelmente as fotos foram tiradas nesses dias
O acabamento deixa a desejar.
Lembrando que o Mig 25 que pousou no Japão deixou os ocidentais de cabelo em pé: possuía rebites com cabeça, em uma aeronave que deveria operar em M.3.
Os russos usam rebites boleados nas partes traseiras da aeronave. A cabeça do rebite fica dentro da camada limite do escoamento, que tem centímetros de altura nas partes traseiras da aeronave. Estando dentro da camada limite, o impacto no arrasto da aeronave é bastante reduzido.
Os caras do TsAGI não nasceram ontem…
Eles usam os recursos onde são necessários. O nome disso é pragmatismo inteligente.
Fora que são estagio 1 o protótipo 054
algumas diferenças do estagio 1 para o 2:
http://oi65.tinypic.com/34igsuv.jpg
http://oi65.tinypic.com/2ldhedh.jpg
http://oi68.tinypic.com/nxmiwn.jpg
nenhum link funcionou…
A impressão que da é que estão fazendo um avião 4G com supercruiser e sensores nas asas.
Guerra de informação e contra informação, faz parte do jogo e da guerra propriamente dita.
Até na construção de um vetor stealth a Rússia consegue ser mais falsa que nota de 30 reais. Se já não bastasse a sputinice e as mídias revolucionárias espalhadas por aí, agora uma aeronave que não tem absolutamente nada de invisível. Propaganda falsa uma hora é desmascarada. A pressão dos países da Otan com o F-35 deve ser avassaladora, e por isso inventaram esse vetor a lá maquete Iraniana. Shalom
Tem muita gente viajando na mais pura e vencida maionese… Em primeiro lugar dizer que o J 20 é mais stealth que o S 57 é pura conversa sem fundamento algum, ademais que mágica fizeram os Chineses? Compraram o Su 35 por não terem nada superior, assim como mais atrás fizeram com o Su 30, não são capazes de desenvolverem motores confiáveis, sempre recorrem a motores russos e derrepente, como num passe de mágica, dominaram a tecnologia stealth, kkkkkk…Com relação ao F22, nem sou da corrente que tudo que é Russo é imbatível, nem tão pouco, sou do time que… Read more »