FAB reúne 700 militares e mais de 20 esquadrões em exercício operacional
Exercício operacional Tápio está acontecendo na Ala 5, em Campo Grande (MS), desde o dia 25
A Ala 5 sedia, de 25 de abril a 12 de maio, o Exercício Operacional (EXOP) Tápio. Vinte e um esquadrões aéreos das Aviações de Transporte, Caça, Asas Rotativas, Reconhecimento e Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira (FAB) participam do evento, além do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), da Brigada de Defesa Antiaérea (BDAAE) e seus Grupos Defesa Antiaérea (GDAAE) subordinados, reunindo aproximadamente 700 militares.
O Exercício tem por objetivo adestrar os esquadrões aéreos e unidades de Infantaria do Comando de Preparo (COMPREP) no cumprimento de Ações de Força Aérea em cenário similar ao encontrado em missões de paz da ONU, envolvendo simulações de Busca e Salvamento em Combate, Apoio Aéreo Aproximado, Lançamento de Paraquedistas e Cargas, Reconhecimento Aéreo, Evacuação Aeromédica, entre outras.
Segundo o Coronel Aviador André Luiz Alves Ferreira, codiretor do EXOP, este é o primeiro grande exercício de adestramento realizado após o processo de Reestruturação da FAB. “Ele foi concebido com a finalidade do emprego em conjunto de diversas Ações de Força Aérea e a Ala 5 foi escolhida como sede por seu grande cunho operacional”, ressaltou.
Durante o evento, serão utilizadas diversas aeronaves da FAB, entre elas, o C-130 Hércules, o C-105 Amazonas, o C-95 Bandeirante, o E-99, os caças A-1 AMX e A-29 Super Tucano e os helicópteros H-36 Caracal, AH-2 Sabre e H-60 Black Hawk.
O Comandante da Ala 5 e diretor do Exercício Tápio, Brigadeiro do Ar Augusto Cesar Abreu dos Santos, explica que uma das razões de a Ala 5 sediar o exercício é por se tratar de uma unidade versátil, possuindo capacidade para realizar Busca e Salvamento, Defesa Aérea, Transporte Logístico, atuações em Operações Especiais, entre outros.
“Somos excelência, ainda, na atividade aeromédica, com atendimento pré-hospitalar, tanto em situações complexas, de defesa química, biológica e nuclear, como também em ambiente hostil. O Estado de Mato Grosso do Sul também possui uma meteorologia favorável nesta época do ano e uma área muito significativa por sua localização, contando com o apoio da população local, através de proprietários de fazendas que gentilmente cedem os espaços para que nós possamos fazer esses treinamentos nas áreas rurais, além de contar também com o apoio do Exército, por meio do Comando Militar do Oeste. Todos esses fatores são muito favoráveis para que o evento ocorra em Campo Grande”, finalizou o comandante.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Fotos sensacionais. O Black Hawk com pintura verde escura (da esquerda), na última imagem, é do Exército Brasileiro? No texto é citado apenas um apoio do exército, mas fiquei em dúvida se esta aeronave é do EB ou se é da FAB mas apresenta pintura distinta (talvez para operações especiais com o PARA-SAR?).
Obrigado.
É da FAB. Os primeiros 6 Black Hawk recebidos pela FAB, em 2006, vieram pintados nesse tom único de verde e foram destinados para Manaus, no Harpia. Os 10 seguintes, recebidos em 2011/2012 vieram já pintados de verde/cinza. Um desses do primeiro lote, todo verde escuro, opera em SM com o esquadrão Pantera, tendo sido trocado com o esquadrão Harpia. Hoje, o Pantera opera 7 do segundo lote e 1 do primeiro e o Harpia opera 3 do segundo lote e 5 do primeiro. A única diferença entre eles é a cor. De resto, são iguais. Mas, como o passar… Read more »
Muito obrigado pela interessantíssima informação, Flanker. Pensei que todos os BH da FAB já estivessem com pintura padronizada.
Sds.
Tem alguns do harpia que tbm tem a diferença dos tanques externos .Não sei se são removiveis
Sim, os tanques externos são removíveis.
No Brasil é difícil ver um H-60 com tanque externo, e quando colocam são só dois, tanto o EB quanto a FAB usam.
Taiwan usa 4 tanques externos no S-70C para SAR em áreas distantes.
.
Operação fantástica
Segunda foto H-36 Caracal, AH-2 Sabre operando Juntos.
Escolta para o transporte de tropas …. Legal
Aqui no Aeroporto Internacional Salgado Filho a atividade está intensa. O Caracal e outros, os quais eu acho que são os Helibrás HB-350 estão no ar dia e noite. O Caracal, particularmente, é um belo helicóptero, é bacana ver o seu voo.
Poxa, não tem essas fotos da notícia em alta resolução? =/
Bruno, a FAB mantém uma conta no Flickr. Lá você pode baixar as fotos na resolução original que foram tiradas e é provável que tenha as fotos do exercício acima.
https://www.flickr.com/photos/portalfab/
Obrigado, Clésio!
Bueno além de escolta ele ainda pode detonar blindados pelo caminho. A FAB está na frente do EB nesse quesito! O sabre é um grandalhão tanque voador!
Excelente oortunidade para se comprovar novamete o indice de disponibilidade dos AH2 tão criticado fora da FAB por muitos palpiteiros.
CM
PARABÉNS pela dica Clésio Luiz, eu não conhecia. Excelente as fotos. Valeu.
Que disponibilidade, 1 Sabre na 1ª foto e 2 na 2ª foto????
O Black Hawk realmente é sensacional, o melhor helicóptero que nós temos atualmente, imbatíevl, parabéns à FAB!
Verdade! Não tenha visto que a FABC levou só dois… Você tem outras fotos pra compartilhar ? Vai ficar até terminar o exercício?
Obrigado pelo esclarecimento …
CM
Esses exercícios deveriam ser ininterruptos para fechar a fronteira contra o tráfico.
Aviões circulando 24h por dia ao longo de toda a fronteira, especialmente essa região do Paraná, Mato grosso do sul, mato grosso…
Esse exercício não é de Defesa Aérea. Exercício, como o próprio nome fala, não é missão real. Isso que você falou já realizado diuturnamente por meio da Operação Ostium. Temos 18 mil quilômetros de fronteira seca. Nem a USAF fechava.
Nessa operação, o esquadrão Poker está operando o primeiro A-1B modernizado, o A-1BM 5652. Esse é o quarto A-1 modernizado entregue (5506, 5520, 5525 e agora o 5652).
E acabou.
Ah é, Cel.? Putz…..