Airbus A400M

Airbus A400M

Por Sabine Siebold

BERLIM (Reuters) – Há preocupação dos militares da Alemanha de que a aeronave Airbus A400M não atenderá às suas necessidades a tempo, já que o problemático programa enfrenta mais problemas, segundo relatório visto pela Reuters.

O relatório militar alemão confidencial disse que há um “risco significativo” de que o A400M não cumpra todos os seus requisitos táticos no momento em que as forças armadas retirarem uma frota de aviões de transporte antigos C-160 Transall após 2021.

“Não está claro se, quando e quantos A400M estarão disponíveis com o pacote de recursos táticos contratualmente necessário”, disse o relatório.

“Há riscos significativos associados à disponibilidade das capacidades táticas necessárias no momento da aposentadoria do C-160. Uma lacuna de capacidade não pode ser excluída após 2021 ”, acrescentou.

Os problemas incluíam dados como o uso de combustível que precisa ser inserido em vários sistemas, o que significa que pode levar até 50 homens-hora para planejar evacuações médicas e outras missões, o que o relatório disse que “não é aceitável” operacionalmente.

A Airbus, que no mês passado cobrou mais 1,3 bilhão de euros pelo programa multinacional A400M, disse que a avaliação alemã do tempo de planejamento de missões difere significativamente de outras nações. Por exemplo, os militares franceses levaram no máximo 90 minutos para planejar uma missão tática e apenas 40 a 60 minutos para uma missão de rotina, disse um porta-voz da companhia à Reuters.

O programa A400M foi inicialmente avaliado em 20 bilhões de euros (US$ 25 bilhões), mas alcançou mais de 30 bilhões de euros, disseram fontes à Reuters no ano passado.

A Alemanha, o maior comprador do A400M, recebeu mais de 17 das 53 aeronaves A400M que planeja comprar.

A400M decolando de pista de terra

PROBLEMAS “CRÍTICOS”
O relatório alemão disse que o processo de planejamento da missão significava que certas tarefas, como o fornecimento de socorro a desastres ou a evacuação de soldados feridos, “não podem ser executadas”.

Embora o planejamento possa ser encurtado para seis a dez horas, isso só foi possível com a redução da carga de passageiros e equipamentos, disse o relatório.

O mais recente revés para a Airbus vem de um acordo preliminar pelo qual a Alemanha e outros seis países da OTAN concordaram em desacelerar o cronograma de entrega planejado e negociar a remoção de certos requisitos difíceis de alcançar para a aeronave.

Em troca, a Airbus prometeu fornecer “todo o apoio e recursos necessários” ao maior projeto de defesa da Europa.

O relatório citou as preocupações contínuas sobre a incapacidade do avião em atender aos requisitos, como a capacidade de lançar tropas de paraquedas. A empresa disse que a Airbus também pode buscar recursos adicionais para concluir o trabalho sobre as capacidades autodefensivas.

Ele também citou atrasos na realização de testes do avião devido à insuficiência de infra-estrutura na Europa, e disse que um local em Yuma, Arizona, agora está sendo considerado.

Houve também problemas “críticos” com a produção de chips sensores para o sistema de alerta aéreo do avião que não foram resolvidos, disse o relatório, observando que a Alemanha recebeu cinco aeronaves A400M sem o sistema de alerta.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wellington Góes

Filho com muitos pais dá nisso.

Jean-Marc Jardino

Na forca aérea francesa ele esta trabalhando a todo vapor, em diferentes teatros operacionais.

Rinaldo Nery

Com ou sem problemas? Os aviões de vocês são bem complicados. Sou instrutor de ATR72, 200 e 600, e agora voando A320Neo. Os manuais franceses são péssimos.

jorge Alberto

Uai…. e Pai fala mal de filho? (principalmente se for comercial…)

Mark

Estou achando os ocidentais “sincerões” demais. Mas a democracia cobra seu preço em assuntos que deveriam ser mais reservados. Accountability meus amigos…

JT8D

Enquanto nossos amigos arrancam os cabelos com o A400 e o F-35 a FAB está tranquila com o KC-390 e o Gripen. Não pode só criticar, tem que elogiar também quando as decisões certas são tomadas

Gustavo

disse tudo. Principalmente ao caça

Bosco

Um artigo que jamais leremos seria desse tipo: “Russos têm preocupação sobre a real capacidade do sistema S-400 em detectar, rastrear e interceptar aeronaves sealths.
Isso “non ecsiste”

Mark

Se alguém faz uma declaração dessas lá, passa mal é é internado as pressas depois de beber uma breja em um restaurante. É a famosa gripe russa. ?

Bosco

rsrsrr
Uns analistas “sincerões” como os que brotam feito baratas no Ocidente, lá na Rússia, ficariam logo “gripados” . Já sabendo disso eles nem se atrevem!

GIOVANI BENTO

Bosco, é que você ainda não entendeu, tudo que sai das indústrias de defesa russa é perfeito, por isso ninguém relata problemas. rsrsrs

JT8D

Concordo Bosco. Mas acho o caso do F-35 um pouco similar ao do F-4. A indústria sempre tenta “empurrar” o mais caro e sofisticado, por motivos óbvios. O F-4 nem canhão tinha, pois segundo os teóricos de então o combate aéreo seria resolvido apenas com mísseis. Talvez isso seja verdade hoje, mas certamente não era no Vietnam

Wagner

Ainda bem que aqui, ao contrário da China e Russia, temos uma certa liberdade e as informações conseguem chegar até nós, não é mesmo? Ademais, a reportagem se refere ao A400, não ao S400 que derruba até disco voador, ou efinho, ou supertrunfo. Vamos falar sobre a reportagem? Vamos tentar?
Esse A400 é outra jaca com asa. E com motor ruim ainda por cima. Tigre de papel. Especificamente em aviação, toda vez que critérios políticos atravessam pra valer os critérios técnicos, dá nisso. É assim desde o tempo dos dirigíveis ingleses.

amadeuparrinha

Ainda bem que Portugal saiu desse imbróglio e passou para o kc 390

Delmo Almeida

O programa já tem um monte de problemas, mas eu acho que a Alemanha é um deles. Reclama demais, tudo eles dizem que o próprio produto não é capaz de executar enquanto os outros sócios vão ampliando gradativamente o envelope de emprego e ainda tem a cadência de produção. Inicialmente eles pressionaram a Airbus pra reduzir a cadência de produção e postergar a entrega de aviões já prontos por questões fiscais e de alegada não urgência no recebimento dos mesmos, um tempinho veio o trágico acidente com o equipamento Turco, a Airbus reduziu ainda mais pra investigar e corrigir as… Read more »

Caerthal

Delmo,

Acho que o acidente ocorreu com uma aeronave da FA espanhola, onde por um erro de software o combustível foi cortado dos quatro motores. Mudando de assunto a matéria faz referência a problemas com o lançamento de paraquedistas. Alguém sabe algo a respeito?

Delmo Almeida

Era o primeiro vôo de testes de um A400M para a força aérea da Turquia, isso foi na fábrica espanhola da Airbus, onde esse avião é montado. Se não me falha a memória, o corte de potência foi em três dos quatro motores durante a decolagem porque tinha zerado sem querer o software que gerencia os mesmos. A questão é: como é que esse software pode ser zerado tão facilmente???

Rafael Oliveira

Uma grande parte dos custos foi assumida pelos clientes também no caso do A-400M (olhe o preço “de lançamento” e o preço “atual” da aeronave).

Yuri

Não foi a Alemanha q pediu pra reduzir, foi a Airbus q pediu pra desacelerar a produção e retirar alguns requisitos iniciais q n conseguiriam cumprir.

Os países, incluindo a Alemanha apenas concordaram.

Lembrando q a Alemanha tem todo o direito de reclamar. É o maior comprador do programa.

Washington Menezes

A Alemanha poderia encomendar uns KC390

Washington Menezes

Menor capacidade de carga que os C160 mas maior autonomia e maior velocidade.

LucianoSR71

Negativo, amigo:
C-160 max. 16 t X KC-390 max. 23 t ( 26 t p/ carga centralizada )
C-160 Max c/ 16 t=1.850 km X KC-390 max. c/ 23 t=2.850 km

O problema é que eles querem aproveitar a retirada dos C-160 e adquirir uma aeronave c/ capacidade bem maior, no caso do A400M, 37 t.

Carlos Alberto Soares

Jean-Marc Jardino 30 de Março de 2018 at 17:30

Cite-os com as fontes.
_________________________________

“amadeuparrinha 30 de Março de 2018 at 17:53
Ainda bem que Portugal saiu desse imbróglio e passou para o kc 390”

Quando foi assinado o contrato ?

amadeuparrinha

Tem razão ainda não assinaram nada,mas o estado português já começou as negociações para a compra de 5 aviões mais 1 como opção mais 1 fullflight simulator,o flight simulater será para ser instalado em território nacional,Fontes:dn,passaro de ferro.pplware.
O dn tinha também informação que o kc 390 tinha um custo de 59 milhões por unidade, mas não acho credível esse valor pois a linha de produção ainda não está em funcionamento total

Rinaldo Nery

Em 2009 a Força Aérea Francesa pensou na possibilidade de adquirir o KC-390, por conta dos atrasos do A400. A conversa ocorreu num encontro entre o Presidente da COPAC e o comandante da Força Aérea Francesa. O motivo do encontro foi o HX-BR.

Rafael Oliveira

Em algum momento do FX-2, o então MD francês disse que se o Brasil comprasse o Rafale, a França compraria o KC-390, que seria um carrinho de mão voador.
Felizmente o Brasil não comprou o Rafale.

Wellington Góes

E com certeza estamos com nossa aviação de caça no topo dos melhores, não é mesmo?! Rsrsrsrs

Rafael Oliveira

Claro que não.
Mas estaríamos pior com o caríssimo Rafale.
Com o Gripen podemos sonhar com mais 36 ou até 72 unidades. Com o Rafale, não.

HMS TIRELESS

Imaginem se os europeus tivessem projetado o F-35? Teria tido dez vezes mais problemas que o da LM.

Carlos Alberto Soares
Wagner

Eh, Carlos Alberto. Pode ser que a espinha dorsal do transporte europeu acabe nas asas do Hércules. E não consigo enxergar espaço para o KCtão nesse cenário. Complicado para a Embraer.

gilson

É isso mesmo, os custos do F35, e A400M, está ficando muito caro para as forças armas europeias e eles já detequitaram isso, não seria surpresa se isso, KC390, EMBRAER, passar de raspando pela cabeça dos europeus, Portugal, saiu na frente.

Carlos Crispim

O A400 é uma avião magnífico, mas se tivessem optado pelo Antonov An-70 seria a melhor opção e não estariam passando por tantos problemas, o An-70 é uma máquina!

Walfrido Strobel

Mas o Antonov An-70 tem seu motor de hélices contra rotativas da era soviética que usa componentes russos e agora vai ser substtuido por motores turbofan da família D-436 totalmente produzidos na Ucrânia e vai virar An-188.
As turbinas aeronáuticas da família D-436 são testadas e aprovadas e usadas nos Antonov An-148/158/178, Antonov An-72/74, Beriev Be-200, Tupolev Tu-334 e Yakovlev Yak-42M.

Mauricio R.

A Armée de l’Air bem que poderia levar a Luftwaffe pra passear ali pelo Mali, assim coisa de força aérea com veia expedicionária, ou então os alemães poderiam aproveitar os Hércules que a RAF está desativando.

Walfrido Strobel

A Alemanha ja comprou C-130J em conjunto com a França.

Caerthal

O que eu encontrei sobre a dificuldade de lançar paraquedistas:

“One of the A400M’s other roles is dropping parachutists.

Free-jumping from the side doors has been approved but dropping paratroopers from both sides at once to speed up penetration of territory has introduced the risk of collision.”

Será que o KC-390 consegue lançar de ambas as portas laterais simultaneamente?

Rinaldo Nery

Não foi feito no ensaio em Campo Grande? Acho que sim.

Rafael Oliveira

Foi feito. Tem no vídeo da Embraer.

jorge Alberto

Um bloco de nações tao antigas como a Europeia e nao conseguem trabalhar juntas!

Fico a imaginar a real capacidade da OTAM funcionar em caso de conflito…rs

Pois eh…. e os SulAmericanos, com muito menos “tradicao” em avioes, conseguem criar um transportador singular e diferenciado, sem tantos problemas e em menor tempo…

jorge Alberto

Ja testaram essa capacidade, e os PQDTs adoraram, disseram ser muito suave a saida.

SE nao me engano, a Embraer colocou um “spoiler”, para que quando as portas laterais se abrirem, nao gerar turbulencia.

Segue link:
https://airway.uol.com.br/kc-390-realiza-primeira-lancamento-de-paraquedistas/

Mauricio R.

O C-130 tem esse mesmo spoiler, assim como o A-400M.
Então nada de novo no front.