Workshop do DCTA discute atividades do KC-390 em 2018
A previsão é que a primeira aeronave seja entregue ainda este ano
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) sediou, em São José dos Campos (SP), o 12º Workshop de Desenvolvimento e Certificação do Projeto KC-390. Durante o evento, realizado em março, foram discutidos apoios governamentais, previstos em contrato, que o Ministério da Defesa fornecerá à Embraer para a realização das Campanhas de Ensaio no ano de 2018.
Serão realizados, em diversas regiões do País, voos de ensaio de Reabastecimento em Voo, Manuseio e Lançamento de Carga e Sistemas de Autodefesa, os quais incluem o reabastecimento do próprio KC-390 pela aeronave KC-130 Hercules, lançamento de CDS (Container Delivery System) e de Chaff / Flare (equipamentos de autodefesa).
A primeira aeronave deve ser entregue à FAB no segundo semestre deste ano. Com a aeronve militar multimissão KC-390, as Forças Armadas Brasileiras estão iniciando uma nova fase de demonstração da capacidade da indústria nacional de defesa.
A reunião de trabalho, organizada pela Gerência Técnica da Divisão de Projetos do DCTA, contou com a presença de representantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), do Comando de Preparo (COMPREP), da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), de organizações do DCTA, do Grupo Kilo (formado por militares responsáveis pela implantação operacional da aeronave), da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Embraer.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Seria ótimo se o KC-390 fosse comprado por muitas forças aéreas, mas independentemente disso, a FAB terá o melhor cargueiro de médio porte do mundo
É uma pena termos um peso político internacional “reduzido”. Não fosse assim, as chances do -390 seriam grandes de conseguir muitos clientes.
Mas creio que sua entrada em serviço na FAB aliada as suas qualidades facilitará alguns negócios.
Galante, um preciosismo: o workshop é o de número 12, não 120.
Abraços.
Tomara que não aconteça a mesma coisa que acontece com o Super Tucano, em que a linha de produção passou para os EUA e eles é que autorizam a venda dos mesmos para os países que lhes interessas. Na verdade a venda da Embraer para a Boeing deveria se dar somente da parte civil e olha lá e em troca a parte militar ficar para o governo como compensação pela perda da Embraer Aviação Civil. A sim sendo teríamos uma empresa de aviação militar parecida com a SAAB (guardando as devidas proporções)
A linha de produção do ST não passou para os EUA. Lá só são produzidos os ST que eles financiam via FMS, ou seja, eles estão pagando pelos aviões. A Embraer pode vender o avião sem a intermediação dos EUA, e aí ele será produzido aqui, como é o caso dos STs vendidos para o Chile. Informe-se melhor antes de escrever essas coisas
Na vdd mesmo os q são vendidos pelos Eua tem partes fabricadas aqui no Brasil.
Sim, eu procurei simplificar a explicação, porque algumas pessoas podem ter dificuldade para acompanhar raciocínios “muito complexos”
Alguém sabe se a Embraer vai levar o KC-390 e o E2 para a Fidae? No site do evento tem um PDF preliminar com a lista das aeronaves que farão apresentações e não vi essas. Consta também o Gripen NG (da FAB). Será que procede?
O Gripen NG da FAB nem voou ainda.
PT-ZNF pousou ainda a pouco em Santiago – SCL