A oferta da Boeing de US$ 28 por ação da Embraer é inferior à média paga em grandes negócios aeroespaciais e de defesa na última década

Por Brooke Sutherland

A suposta oferta da Boeing Co. para a Embraer SA parece baixa.

A Boeing tem buscado de forma agressiva uma aquisição da fabricante brasileira de jatos regionais, uma mudança notável para uma empresa que apelidou uma combinação similar da Airbus SE e da Bombardier Inc. em outubro de “um acordo questionável” e que não a forçaria a mudar sua estratégia. Muitos detalhes ainda estão sendo resolvidos, o mais importante é se o governo brasileiro, que tem poder de veto, apoiará uma aquisição. Mas, pelo menos, uma coisa foi acertada: o preço. De acordo com o Wall Street Journal, a Boeing e a Embraer concordaram informalmente com um acordo de US$ 28 por ação.

Esse não é o prémio “relativamente grande” que as reportagens anteriores indicaram que estava chegando. Uma oferta de US$ 28 seria 40% maior do que a Embraer estava negociando antes que as notícias surgissem do interesse da Boeing. Isso não é insignificante, mas também não é atípico em M&A, especialmente ultimamente. Também vale a pena notar que as ações da Embraer tiveram um impacto neste outono, já que a empresa enfrentou a perspectiva de aumento de concorrência na combinação Bombardier-Airbus, um problema que poderia lidar melhor com a Boeing.

Os investidores estavam claramente esperando mais. Os recibos de depositários americanos haviam subido para cerca de US$ 27 na sexta-feira, um nível que é insustentável se o preço final for apenas US$ 1 maior porque o negócio ainda não foi oficialmente assinado e enfrenta grandes obstáculos regulamentares. Assim, as notícias do preço enviaram os ADRs da Embraer a uma queda de até 7%.

Os acionistas tinham todo o direito de ser mais otimistas. A Embraer é uma joia da coroa para o Brasil. Enquanto a Boeing ainda está negociando com o governo sobre o que aconteceria com o negócio de defesa da Embraer e quanto os políticos teriam permitido, uma grande oferta foi assumida como parte de seu argumento. A lacuna de jatos regionais no portfólio da Boeing foi descoberta por sua disputa comercial com a Bombardier sobre as reivindicações de que a empresa canadense usou preços baixos para competir injustamente por uma encomenda da Delta Air Lines Inc. para a qual a Boeing nem sequer era um concorrente. Se a Boeing for séria sobre recuperar o atraso em realação à nova união Airbus-Bombardier, não possui muitas outras opções que correspondem à escala da Embraer.

E, no entanto, a oferta da Boeing valoriza os ADRs da Embraer com desconto para a mediana de múltiplos pagamentos em grandes negócios aeroespaciais e de defesa na última década, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. As metas de aquisição de mais de US$ 1 bilhão normalmente pagaram cerca de 13 vezes o Ebitda (Earnings before interest, taxes, depreciation, and amortization – Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

Nem todas as aquisições nesta indústria são comparações perfeitas; a Embraer não tem esperança de obter o tipo de avaliação cara que o fornecedor de aviônica de margem mais alta, Rockwell Collins Inc., fez da United Technologies Corp. no ano passado, por exemplo. Mas a Lockheed Martin Corp pagou 13 vezes o Ebitda para adquirir o fabricante de helicópteros Sikorsky da United Technologies em 2015, ou um pouco mais de 10 vezes se você ajustar os benefícios da manobra fiscal. Algo nessas margens parece mais razoável para a Embraer.

A Boeing ainda tem trabalho a fazer para garantir uma aquisição da Embraer. Talvez isso inclua a reavaliação do preço. O governo brasileiro não é o único interessado que tem para agradar.

FONTE: livemint/Bloomberg

NOTA DO PODER AÉREO: se oferta da Boeing à Embraer fosse equivalente à da Lockheed Martin pela aquisição da Sikorsky em 2015 (10 vezes o Ebtida), o valor pago à Embraer deveria ser de mais de US$ 40 por ação.

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Carlos Alberto Soares

Quem define o preço é quem vende, ai pode sair ou não o negócio.

Quem compra sempre tentará depreciar.

Basta “olhar” para nosso dia a dia, imóvel, carro, moto etc etc….

Ah não é a mesma coisa ?

Quem aqui tem ações da EMBRAER ?

shambruno

eles querem comprar ai abaixa o preco das acoes?as acoes tem que subir para poder vender?querem comprar no preco deles?ai naum a embraer defesa fica no brasil e a unica que presta Socorro querem foder com a embraer mais uma a chupar ja foi o eike batista a sadia a perdigao a petrobras a lavajato a embraer e a bola da veiz e??kkkkkkkkkkk

andrepoa2002

Normal, não entendo o drama.. quem quer comprar quer pagar o minimo possível, quem quer vender quer receber o máximo possível. Livre mercado baby..

Gil

Tampouco entendo o drama, eles querem comprar, a ser possivel barato e a gente com a GS e com a pressão dos militares tem a potestad de vetar essa compra ou melhor dito, que eles tenham o controle da mesma. Argentina, Republica Theca, Polonia e Turquia tiveram a honra de se ferrarem ao venderem suas empresas aeronauticas pra USA, cabe saber se aprendemos dos erros dos outros, ou vamos tragar a mesma M de historia de livre mercado, quando USA vem agora mesmo de vetar a venda de uma empresa sua pra China porque eles alegam que é estrategica So… Read more »

Sidnei gomes

Mas o problema é esse, depois que esses grupos de adolescentes que surgiram na Internet começaram a empurrar a ideia de que o melhor pro Brasil é vender tudo que é nacional e estratégico e que a livre concorrência resolve todos os problemas do mundo, um monte de gado começou a replicar essas baboseiras. Faltaram às aulas sobre dumping, cartel, oligopolio…

A identidade nacional está se perdendo, vamos acabar virando um porto rico da vida. 100% dependentes do mercado de capitais e do capital estrangeiro, na primeira crise veremos a fuga de capitais acabar com nosso país.

Antônio de Sampaio

Gil faz parte do grupo de “nacionalistas” que trouxe o país para a situação em que se encontra.
O exemplo máximo desse suposto nacionalismo é a Petrobrás, aparelhada desde o presidente até o porteiro, literalmente falando, deu no que deu.
Ninguém cai mais no papo furado desses parasitas.
A última coisa que vocês estão preocupados é com o Brasil, muito menos com a Embraer.

Hiroyuki

Antônimo vc sabe que a petrobras e estatal e a Embraer e privada né.

José Lemos filho

António de Sampaio, como vc esplica o nacionalismo das grandes potencias:: USA, RÚSSIA, CHINA,ALEMANHA,FRANÇA, INGLATERRA, JAPÃO, para não sitar mais, esses são algumas e mais poderosas Nações porque simplismente são nacionalistas defende o seus interesses. Quando um país é nacionalista sua primeira preocupação e o fortalecimento bélico milita, r so assim defenderá seus interesses estratégicos e a consequência desenvolvimentista. Acredito eu, se o brasil continuar neste seguimento de entrega de património estratecos, nunca seremos uma nação evoluída e sem poder de decisão e imposição internacional . O Brasil não tem um ideal ideológico político, social, cultural, econômico e sem definição… Read more »

Marcos Thomas

Esse Antônio de Sampaio deve ser um desses “brasileiros” que acha que nacionalismo e patriotismo é palavrão, que acha um absurdo o Brasil possuir uma empresa como Petrobrás ou Embraer, mas bate palmas para a Nasa e Boeing. Colega, corrupção se combate com cadeia e investigação, não com entrega de soberania. Não se mata o boi porque achou um carrapato. A Petrobras por exemplo já rendeu centenas de bilhões para o Brasil, e ao contrário do que se mentem apenas 27% do preço da gasolina hoje é do custo da estatal, é só pesquisar. Já ouviu falar no caso do… Read more »

Antônio de Sampaio

Nacionalismo desses caras = não quero perder a mamata.
É estranho, pois no caso da Embraer eles não têm essa oportunidade.
A grande obra de Celso Amorim foi pomposamemte oferecer o gripen aos argentinos, como se ele estivesse autorizado ou poder para tal.
Até hoje tem argentino esperando esse Gripen.
Nos causou problemas, hoje eles pensam que não terão o Gripen por ma vontade do Brasil.
Não podemos esquecer, a Venezuela é uma democracia……. Segundo esse patriota.
Esses são os noços nacionalistas.

Glasquis7

E teve quem me “lembra-se” da Golden Share quando eu disse que a BOEING não quer uma parceria mas sim um absorção da EMBRAER.
Se o Mercado e os acionistas pressionar, será muito difícil pro governo manter a EMBRAER como tal. A BOEING sabe e muito bem o que faz. Vai pressionar o mercado pra fazer o preço das ações cair e assim obrigar os próprios acionistas a pressionar pra que o governo abra mão da Goldel Share.

Mauricio R.

Tem nada lá e ainda mais tem o tal do “impiastro” da “golden share”, queriam o que…
A Boeing não é assim tonta!!!!

Ivan BC

De novo comentário afirmando que estão derrubando o preço das ações?? Ontem eu gostei os preços da ação no Brasil e nos EUA. As ações da Embraer estão subindo e não caindo. Aliás, para quem diz que as ações estão caindo, eu quero que você entenda que uma ação cai quando há mais vendedores do que compradores. Quando tem pessoas se desfazendo do negócio as ações caem… É só isso. O caso da Embraer é o contrário, a ação está subindo

BrunoFN

Com essa ”oferta” eu entendo q é a EMBRAER q precisa da BOIENG .. n o contrario , piada ,mas ate isso nego elogia ,ai fica difícil argumentar …Americano fazendo Brasileiro de trouxa , mas fazer o q se uma grande parcela gosta

Glasquis7

Ivan BC 9 de Janeiro de 2018 at 11:51
“De novo comentário afirmando que estão derrubando o preço das ações??”

Não Ivan, as ações estão em alta com o anuncio da possível fusão mas, caso o governo crie travas ou imponha condições sobre a Golden Share, a BOEIN poderá perder o interesse e assim sendo, as ações voltariam a seu custo nominal normal e isso faria os acionistas chiarem.

É um recurso que as poderosas tem quando operam no mercado de capitais. Elas conseguem forçar o preço de determinada ação fazendo-a subir ou cair dependendo do seu interesse.

Delfim Sobreira

Ninguém me respondeu de onde viriam estas ações que a Boeing pretende comprar. As ADR’s dos fundos de pensão americanos só chegam perto de 25%.
Se a Boeing precisa de autorização do GF é porque a aquisição passa dos 35% de ações.
.
Dei uma olhada sobre ADR’s e descobri que, uma vez que ações da Embraer, p.ex. viram ADR’s, não podem mais ser negociadas no Brasil.
Ou seja, bye-bye Brazil.
Saibam mais sobre ADR em http://www.bertolo.pro.br/AdminFin/HTML/ADR.htm

TukhMD

Chileno, este ano no BR têm eleições. O governo, a que pese ser alinhado ao mercado financeiro quanto à necessidade de ajustes fiscais, estará até lá bastante sensível a ações que possam servir de espantalho pela oposição junto à opinião pública.

Seal

Isso não é novidade. Senhores, procurem saber o que a Boeing fez com a Aero Vodochody da República Theca e seus L-159A (alca). Simplesmente depois, essa empresa desapareceu do mapa.

Augusto

Mais ADRs são da bolsa americana, as ações na Bovespa devem ser mais baratas.

Ivan BC

Glasquis7 9 de Janeiro de 2018 at 12:39 Quem opera na Bolsa sabe que não funciona assim…o preço da ação pode cair em decorrência da notícia negativa, o problema que não tem vendedores suficiente para fazer esse tipo de “operação” de comprar na baixa, especialmente grande compradores. Isso é muito mais falácia (teoria) do que realidade, funciona em empresa realmente grande, não na Embraer. “”caso o governo crie travas ou imponha condições sobre a Golden Share””. Eu não tenho dúvidas de que essa situação já está precificada, o mercado (atuais donos de ação Embraer) sabem desse riscos, aliás, esse “risco”… Read more »

andrepoa2002

Pessoal, o pais será forte se tiver industria PRIVADA forte e classe média empreendedora e liberdade com responsabilidade, simples assim. Quantas centenas de estatais existem no Brasil? Quantas centenas dão prejuízo e estão apinhadas de políticos e mais sindicalistas? Ser patriota é defender este estado que determina quando eu devo trabalhar ou descansar? É ser patriota defender este estado sócio indesejado via impostos aviltantes com serviços ruins? Porque o “petróleo é nosso”, o nome Embraer ( só o nome) é nosso? Ser patriota é desejar uma nação aonde cada um é dono do seu nariz e não ficar cantando ”… Read more »

Walfrido Strobel

Não entendi a preocupação do autor, para o brasileiro comum que diferença faz se fot vendida a 28 ou 40 dólares a ação?

Jr

Glasquis7, problema dos acionistas, tendo em vista que quando eles compraram as ações da Embraer sabiam muito bem da existência da Golden share e sabiam muito bem o que o governo tinha direito de vetar ou não

Lucas Lima

Com este valor de 28 por ação,não devemos nem sentar na mesa para negociações!
caso contrario,se eles oferecer um 747 Presidencial e uns 36 F-18 .. podemos aceitar 😉

André

Ouvi hoje na radio jovem pan: estatais deram 40 Bi de reais de preju em 2017. Não tive tempo de confirmar os números mas não me surpreenderia se estiverem certos.

Também não entendo o chororô: a Embraer já não é de americanos?

Carlito

“André 9 de Janeiro de 2018 at 15:41

Ouvi hoje na radio jovem pan: estatais deram 40 Bi de reais de preju em 2017.”

Arcar com prejuízos é o único momento em que uma estatal realmente pertence ao povo…

José de Padua

O valor oferecido por ação é 3x mais que a cotada hoje. Em termos financeiros é um negocio razoável, mas levando em consideração a importância estratégica da empresa e o desenvolvimento que ela conseguiu nos últimos anos torna o negocio desinteressante. Isso pela cotação da B3 (volátil que da até medo), o valor justo na minha opinião seria de aproximadamente uns R$30.

TukhMD

Com base em quê você chegou a esse valor, José de Pádua?

Mattos

VERGONHOSO O QUE ESTÃO QUERENDO FAZER COM A NOSSA EMBRAER. SE CONCRETIZAR, ELA VIRA HISTORIA E LEMBRANÇAS NO MUSEU AEROSPACIAL.

Marcos Thomas

Andrépoa esse discurso liberal morreu após a revolução industrial, nenhum país mais faz isso de fato. Todos são protecionistas, liberalismo hoje só se vende para os outros. É lindo o vizinho abrir a porta de casa para as minhas empresas entrarem, mas na minha casa nem lascando. É assim que os países que exportam “multinacionais” atuam. Você é mais um que caiu nesse conto de sereia, passou até vergonha. Quanto ao preço da gasolina, como dito acima 27% do preço é da petrobras o restante é imposto e lucro dos postos. Agora ironicamente a petrobras adotou recentemente a política de… Read more »

Billy

Alguém já definiu bem: a flor no meio da …..

Gustavo GB

Estou com a pequena impressão que o destino da Embraer é ser comida pela Boeing. A empresa americana já nem disfarça mais as suas intenções sem contar que seria difícil para a empresa brasileira concorrer sozinha contra os futuros aviões Airbus-Bombardier. Pelo visto o dipólio Boeing-Airbus continuar ditando as regras da aviação comercial por muitas décadas ainda.

Glasquis7

Gustavo GB

“Estou com a pequena impressão que o destino da Embraer é ser comida pela Boeing”

Não diga isso. Por estas bandas é pecado falar algo assim.

Glasquis7

Marcos Thomas 9 de Janeiro de 2018 at 21:35

” Ah vá, me conta outra vai.”

Te conto.
A gasolina no Brasil é a mais cara da região mesmo considerando países que não são produtores. O pior disto é que na qualidade, também perde. Pela obrigação de adicionar álcool à gasolina, a octanagem (medida de pureza da gasolina) é mais baixa que em outros países.

Isso por que o Brasil é autossuficiente em energias (embora compre hidro-carburos da Bolívia).

Gabriel

Legal.quanto vamos ganhar com isso, 100milhoes de dólares. E os 5,4bi que gastamos com a compra do projeto do gripem. O gasto com os st. O kc390. Vai tudo de graça a Boeing e ainda vamos ficar com as dívidas. Brasileiro eh tão bonzinho

Chesterton

Da flor que nasceu no meio da bosta, só vai sobrar a bosta. Enquanto isso, nossos sindicalistas “patriotas” vão continuar se lamentando com a venda, pois vivem na ilusão que a exceção é regra, onde contamos instituições de ensino de excelência em apenas uma mão, sem precisar usar todos os dedos.