FAB auxilia nas buscas ao submarino argentino ARA San Juan
A Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou pelo Twitter que irá empregar, a partir deste fim de semana, uma aeronave SC-105 Amazonas (busca e salvamento – SAR) e um P-3AM Orion (patrulha) para auxiliar nas buscas ao submarino argentino ARA San Juan que está desaparecido.
A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando de Operações Navais (ComOpNav), informa que foram enviados para a área de buscas o Navio Polar Almirante Maximiniano, que se deslocava para Estação Antártica Comandante Ferraz; a Fragata Rademaker, que regressava de uma Operação com a Armada do Uruguai; e o Navio de Socorro Submarino Felinto Perry, que desatracou da Base Almirante Castro e Silva, localizada no Rio de Janeiro.
O porta-voz da Armada Argentina, Enrique Balbi, informou hoje que quase 50% da área onde o submarino está sendo procurado foi coberta; mais aviões e navios estrangeiros chegam para colaborar na busca.
A Armada Argentina informou que as buscas não detectaram o submarino ARA San Juan, com o qual eles perderam contato na quarta-feira passada, então “o protocolo de busca foi para a fase de resgate”.
Para saber mais sobre a operação de busca ao submarino argentino desaparecido, acesso o site Poder Naval clicando aqui.
FAB 6550 pousou em POA deve decolar ainda hoje: https://www.flightradar24.com/data/aircraft/fab6550
o SC 105 Amazonas é aquele que foi incorporado recentemente?
Provavelmente. Mas não lembro se alteraram a denominação dos modelos anteriores do esquadrão Pelicano que não tinham tantos equipamentos quanto o mais recente, então poderia ser um dos antigos. Mas a lógica seria mandarem o novo. Seria a questão de checar a matrícula.
Roberto, não foram desativados quando deixaram Recife. Passaram a compor parte da frota normal de transporte, e podiam ser reconhecidos pelas janelas. No Galeão, ainda podem (ou pelo menos podiam até recentemente, pois a frota está na diagonal de desativação gradual coordenada com a chegada prevista dos KC-390) os C-130 fazer SAR quando acionados.
Nunão, É o SC-105 Persuader. Ou seja, aquele incorporado recentemente, especializado em SAR matrícula FAB 6550. Abraço. 🙂
Os SC-105 antigos tem um radar misto no nariz de pouca capacidade, o mesmo do C-105 e os novos SC-105 tem o mesmo radar Elta EL/M 2022A dos P-3AM fazendo a busca com um custo menor a 400 km da costa, só seria necessário um P-3AM se fosse no meio do oceano atlantico.
Mas para aproveitar mandaram os dois para os Esq. participarem, tanto o SAR quanto o de Patrulha.
Valeu, Matheus.
É o novo mesmo. As matrículas dos anteriores são 2810 e 2811, que já fotografamos em outras ocasiões.
É impressionante como a realidade se impõem aos fatos, mesmo com a quantidade de parafernalha eletrônica e alta tecnologia nem sempre se consegue obter sucesso no seu uso, desejo que a tripulação seja resgatada.
O R 99 tinha que seguir também.
“Walfrido Strobel 18 de novembro de 2017 at 21:05 Os SC-105 antigos tem um radar misto no nariz de pouca capacidade, o mesmo do C-105 e os novos SC-105 tem o mesmo radar Elta EL/M 2022A dos P-3AM fazendo a busca com um custo menor a 400 km da costa, só seria necessário um P-3AM se fosse no meio do oceano atlantico. Mas para aproveitar mandaram os dois para os Esq. participarem, tanto o SAR quanto o de Patrulha.” Penso diferente amigo!!! O principal sensor para ajudar nesse tipo de busca, seria o MAD que equipam os P-3AM, equipamento esse… Read more »
primeiro Boeing C-17 Globemaster acaba de descer em Comodoro Rivadavia com equipes SAR
O radar do C-105 é meteorológico. Não serve pra nada nesse caso. O ELTA do SC-105 só servirá se o submarino estiver acima da linha d’água. O radar SAR do R-99 poderia identificar alguma mancha de óleo sobre a água, caso o submarino tenha sinistrado. Como foi feito no caso do AF447. Ambos, P-3 e SC-105 podem triangular emissões de rádio (VHF/UHF). O R-99 também.
O MAD é eficaz quando o sub está a pequenas profundidades… e a aeronave tem de passar quase que on top… mas certamente, estando disponível, deve ser empregado nas buscas… continuamos torcendo pelo bom desfecho desse drama…
Se estão buscando na superfície é um bom sinal!
Mas se teve problema submerso e desceu além dos 200 metros seria pouco provável que estejam vivos!
Seria interessante no futuro ver versões do kc-390 equipadas para SAR assim como um Persuader
O C-295 tem o MAD como opcional, mas como não teria serventia para o Pelicano SAR e não foi pedido, alguns C-295 ASW do Chile tem o MAD, os C-295 MPA do Chile não tem MAD porque sua atividade principal é busca na superfície.
Como ja foi dito acima o MAD serve para localizar submarinos escondidos a pouca profundidade, não serviria para localizar um submarino naufragado a grandes profundidades.
Foto do C-295ASW do Chile junto com um PC-7 de instrução avançada e limitada capacidade de ataque, a instrução primária e básica é feita no T-35 da FACh.
. https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSkSkbd4S43h6U2KftDoTmual3CWFcreviMnULVECgbgHDZ7OuCnkbwLyYr
overandout 19 de novembro de 2017 at 12:25
Seria interessante no futuro ver versões do kc-390 equipadas para SAR assim como um Persuader
Overandout, se alguem pedir e bancar não existe nunhum impedimento, com certeza a Embraer faria e seria uma boa plataforma, mas com certeza mais cara que um C-295 para adquirir e operar.
Desejo que encontrem. Emergência em sub deve ser terrível.
Alguém sabe se irão fazer uso de sonoboias?
Overandout, A Embraer já ofereceu o KC-390 especializado em SAR pro Canadá. Ia ter um radar de abertura sintética enorme no nariz. Acho até que seria útil na FAB. Mas, infelizmente já fomos de C-295.