Caça F-5 da FAB perde canopy em voo em zona rural do RJ
Peça virou uma espécie de atração turística. Ela caiu em março, mas ninguém sabia a origem
Uma peça de avião caiu no quintal de uma casa na zona rural em Piraí, RJ. O local está atraindo a curiosidade dos moradores e virou uma espécie de atração turística. A peça caiu há quatro meses, mas nenhum morador sabia a origem. Eles acreditam que a peça seja a cobertura da cabine do piloto de um avião de caça.
“Estava fazendo almoço, meu menino estava mexendo com animal, aí na hora que eu ouvi aquele barulhão, saí gritando dentro de casa, não sabia o que que era. Fiquei assustada, por que já pensou se isso cai em cima da casa?”, argumentou a dona de casa Odete Teixeira.
Outros moradores também se assustaram com o barulho. “Eu estava pescando na lagoa ali, ouvi o barulho e saí correndo, não sabia o que que era. Depois a peça do avião ficou jogada no pasto alí e ninguém procurou. A gente pegou e guardou aqui no sítio até aparecer alguém, mas até hoje não apareceu nada”, contou o autônomo Jesus Gonçalves Monteiro.
O lanterneiro Newton César está cuidando da peça, enquanto o dono não aparece. “Ficou passando uns aviões por cima aí, mas não conseguiram encontrar ela, não. Estou tomando conta da peça para ver se aparece o dono dela”, disse.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirmou o registro de um caso de perda de canopy, como é chamada a cobertura do cockpit de alguns tipos de aeronaves menores, como dos aviões militares. A peça encontrada na área rural de Piraí se ejetou da cabine traseira de um caça enquanto a aeronave sobrevoava a região de Volta Redonda no dia 20 de março. O Cenipa informou ainda que ninguém se feriu. Os pilotos conseguiram retornar em segurança para base aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, que fará o recolhimento da peça.
FONTE: G1 / COLABOROU: Bruno Correia
Tudo de novo outra vez again and again…
Hummmm.. Pelo jeito foi de um FOX (biposto). E já não temos muitos desse voando.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Normal! Vindo da Força Aérea…kkkkkkkkkk
Não estão aguentando mais 🙁
Denovo ??!!
A peça se soltou do caça no dia 20 de março e ficou jogada no pasto até alguém recolher. Ninguém tomou ciência da perda da peça e não procurou de forma imediata? E se essa peça tivesse caído em cima de uma casa ou de alguém? Qual providência seria tomada?
O mais incrível é que a peça parece estar praticamente intacta e basta bater a poeira e o pouco de barro que tem, que estará pronta pra voar kkk
Impressionante a resistência a impacto do plexiglass…
A notícia diz, em trechos diferentes, que a peça teria caído em março, e que haveria quatro meses da queda do canopy.
A notícia seria, então, de julho?
Acho que pensaram que era da NASA ………
Em 2012 ocorreu um incidente do mesmo tipo e outro em 2009 ou 2010.
http://www.aereo.jor.br/2012/09/28/encontrado-canopy-de-f-5-da-fab-proximo-de-santa-cruz/
É a idade se mostrando.
riso.. e tem gente que reclama dos caças chineses que soltam pecinha.. riso. Lembrei de um video de um A4 argentino soltando pecinhas também
A notícia foi publicada hoje pelo G1.
De que material será que é feito aquilo ali?
.
Caiu sabe lá de que altura. Se espatifou e não quebrou!
Visualmente intacta, deve ser muito resistente um canopy.
Não é que ninguém a tenha procurado: “Ficou passando uns aviões por cima aí, mas não conseguiram encontrar ela, não. Estou tomando conta da peça para ver se aparece o dono dela”.
A questão é como a FAB iria achar essa agulha no palheiro se quem estava com a peça não reportou que a achou.
Agora… é incrível como o Brasil brinca com a sorte ao deixar a defesa de seu espaço aéreo ao encargo de aviões tão velhos. Tomara que o mundo continue pacífico até a chegada de nosso último Gripen.
Por falar em canopy de F-5:
https://www.youtube.com/watch?v=Ay-nf9RbjnY
Acho que é Venezula
Provavelmente esse canopy não poderá ser usado novamente, porque deve ter sofrido torção, amassos etc.
Com o avançar da idade e os diferentes desgastes, um canopy de um avião não serve no outro.
Já vi este filme….
Sds.
Ops soltou pecinha!
Chega logo Gripen!
Acontece.
“Ter não significa operar”… kkkk
Bardini 24 de outubro de 2017 at 17:23
De que material será que é feito aquilo ali?
eu também quero saber, e por favor sem enrolação tipo material compósito etc.
será que é alumínio?
Embora possa servir de casinha de cachorro na fazendinha do Sr. Jesus espero que a FAB vá recolher este mate rial pois, passou a ser tratado como um resíduo, nao se joga lixo no quintal dos outros. O mesmo deverá ser recolhido e descartado pela FAB. A corporação precisa dar o exemplo de housekeeping.
Pode não ser por causa da idade, pode ter sido falta de atenção e mal encaixado durante alguma manutenção, e mesmo peças novas podem quebrar por azar mesmo.
E realmente, esse canopy provavelmente não será mais usado, nosso olhos podem não ver, mas ele deve estar cheio de micro fissuras que enfraquecem bastante sua estrutura.
eu fico imaginando um piloto de f22 perdendo o canopy, e capaz do cara fica tao assustado que se ejeta na mesma hora achando que o avião se desintegrou se.
Um F-16 do Chile se espatifou durante uma aterragem, não sei se o piloto sobreviveu, circulou que os chilenos aconselharam os colombianos a não comprarem aviões F-16 usados, pelo risco de acidentes, dado o estado do avião. O mesmo na Colômbia, e este caso foi real, pilotos se negaram a pilotar o Kfir por falta de segurança, a IAI deu uma sapeada as pressas nos Kfir da FAC para que voltassem a voar nos 12 que ainda possuem em atividade. Acidentes ocorrem, este foi um incidente, não estamos pior que ninguém, se até o F-22 cai e mata seu piloto,… Read more »
Só adiantar umas “pila$” que o F-39 chega logo.
Tendo em vista que o protótipo do F 5 E voa até hoje na FAB, me admira o avião não ter vindo junto.
Enquanto estiver caindo canopy, ainda vá lá, desde que não acerte nada nem ninguém.
O negócio vai ficar esquisito quando começar cair canopy e o resto, com piloto(s) inclusive.
Deus salve a FAB!
A FAB não está nem aí para esse canopy, se não precisar voar até seria um favor, é só cocktail, S4 e soldo, faz um IPM e puni uns praças da manutenção prende alguns soldados da área de faxina e já era, pronto. Pega o teu que eu já garanti o meu.
kkkkkkk… daqui a pouco o AMX entra na dança do desmonte em voo… lamentável!?
Sds
– faz parte do soneto “estamos precisando de dinheiro”!!!!
Pois é, Ivan. Lamentável a situação das nossas FFAA, não só da FAB.
Se fosse aqui perto de São Paulo, iria lá comprar e usar na minha sala de estar ou escritório de alguma forma, como decoração exclusivíssima. Quem sabe uma claraboia! Mas estando lá no Rio… Não sei se chego lá nessa quebrada, muito menos se volto. Cariocas de plantão aproveitem, peça assim aqui no Brasil é raridade. Quanto o senhorzinho da chácara tá pedindo por ela? Troca por uma enxada nova? rsrsrs! Falando sério… Nada de extraordinário, e que bom que não matou ou feriu ninguém em terra, afinal uma peça grande dessas deve ter vários quilos. E com a inércia… Read more »
Se foi realmente de um biposto como sugerido acima, então será que foi de um ex-jordaniano ?
Paninho com cuspe e tá zerado! Vida que segue…
MD 24 de outubro de 2017 at 19:49.
.
Eu até não gosto mais de criticar, acho ruim esse sentimento. Porém, é difícil mesmo esta situação. Contudo, pelo menos não feriu ninguém aparentemente.
Sds.
Chutando baixo 90% do material bélico das FFAA de banânia não tem serventia alguma em um moderno teatro de operações.
Leopard 1A, Kombi (Guarani), Fragatas Niterói e Inhauma (patrulha cara e desdentada), M109… só servem para desfilar e… suprema sem vergonhice… “mostrar bandeira”!
MD 24 de outubro de 2017 at 20:10
Alemanha usa cabo de vassoura pintado de preto em seus Leopard durante exercícios da OTAN para simular uma metralhadora, simplesmente não tem mesmo.
Pilotos Búlgaros voariam em nossos F5???? KKKK
Pra ser honesto, comparado com os outros acidentes que tem acontecido nos EUA, Europa e especialmente India. Estou feliz que foi só um canopy, talves eles tenham algum outro guardado no PAMA, lembro que haviam algumas peças de bi-posto lá quando fui há alguns meses atrás.
Pessoal comentando como se já tivessem caídos vários canopy. Poxa foi só um incidente, vamos acalmar as nádegas.
MD, Sou um crítico de nossa Defesa, em relação ao que elas deveriam ser, dentro de minha forma de ver geoestratégia. Mas daí a afirmar que ela: “MD 24 de outubro de 2017 at 20:15 … só servem para desfilar e…”. Esta afirmação é uma suprema falta de conhecimento que vc mostra possuir, inclusive de português, e de nossas atuações pelo mundo via ONU. Independente de carência de equipamento qualitativos e quantitativos (carência chamais é o mesmo que inexistência, deixar isto bem claro) possuímos umas das maiores FFAA do mundo em termos de tropas, e mais bem preparadas para formação… Read more »
Livrando a vida do piloto ele tinha eh q ter caido…
Ivanmc, não tem expediente, só cocktail. Todos os dias. Você não foi convidado? O que vai querer beber?
Olá, amigos. Esse é um tipo de falha (operacional ou de manutenção) que tem pouco a ver com a idade do avião. Pode ocorrer em qualquer fase do ciclo de vida, pois depende da qualidade e precisão na execução dos processos previstos. Existem inspeções e revisões gerais, controle de fadiga, treinamento, mas tudo isto também está sujeito a falhas, em qualquer fase do projeto. Apesar disso, se o evento servir para direcionar mais recursos para a área de Defesa, menos mal. Quando se solicitam novos aviões de combate, não é porque os anteriores estão “velhos” mas porque não são capazes… Read more »
Rinaldo Nery 24 de outubro de 2017 at 21:34.
.
Pois é Coronel, o fato está publicado eu não tenho nada a ver com isso. Os equipamentos envelhecem prcecisam serem trocados por novos. Expediente eu sei que têm, para alguns.