Problema de fadiga nos A-10 da USAF
A Força Aérea dos EUA emitiu uma ordem técnica que exige a inspeção e reparação imediata de fissuras nas asas de uma parcela de sua frota de A-10 Thunderbolt II.
Esta ação vai atingir 130 aeronaves A-10 com cobertura fina nas asas, instalada originalmente durante a fabricação, medida que vai garantir a manutenção da segurança operacional da aeronave.
Outro avião que está sofrendo com problemas de fadiga na USAF é o F-15 Eagle.
Um senhor avião, projeto dos anos 60 que foi fabricado até os anos 80. Segundo o fabricante, em combate ele pode perder ou o bico, ou metade de uma asa, ou uma turbina ou todo um lado do leme (que é duplo) e ainda assim sobreviver. É um tanque alado. Todos os sistemas de controle de vôo duplicados e bem separados.
Mas ainda acho que o nosso AMX pode fazer tudo o que ele faz em termos de agressividade. É só ter as armas certas.
O problema de fadiga era de se esperar, considerando a quantidade de missões que os A-10 vêm executando no Iraque e no Afeganistão
esse problema vem acontecendo com frequencia nos nos cacas americanos……depois vem falar que outros avioes que nao prestao…..
Marcelo, nenhum pais no mundo voa seus avioes tanto quanto a America.
http://www.aircraftresourcecenter.com/Stories1/001-100/0016_A-10-battle-damage/story0016.htm
Ai esta um que voltou danificado.
Além do uso nestes ultimos conflitos [ utilizado também no Kosovo ], na realidade esse canhão com asas deve também está sentindo o peso da idade, não !?
Falando em canhão com asas,
Uma sujestão aos amigos do Blog Poder Aéreo.
O que acham de um post sobre o extraordinário aparelho AC-130U Spooky/Spectre.
Olha ele aí,
http://www.air-attack.com/MIL/ac130/ac130_below_20071210.jpg
digo, Sugestão.
Resumindo,o A-10 vira uma ‘peneira’ no ar mas não cai;
http://br.youtube.com/watch?v=0i0HzaEH0Po
testando seu canhão;
http://br.youtube.com/watch?v=lKRGDCR28g0&feature=related
o matador de tanques em ação;
http://br.youtube.com/watch?v=wCqXbfGEPMI
O A-10 é um pesadelo pra qualquer tanque sem mínima proteção AAe.
Sds.
Interessante que a doutrina de superioridade aérea dos americanos é tão eficiente que até aviões que atuam em níveis médios e baixos como o A-10 não possui padrão de camuflagem típico de aviões de ataque (com tons de floresta, deserto ou montanha )e sim o padrão de tons cinza/azulado da “superioridade aérea”.
O recuo daquele ‘canhãozinho’ de 30 mm é tão brabo que existe a delimitação de uma velocidade mínima abaixo da qual ele não deve ser disparados pois o recuo ‘freia’ o avião de tal forma que ele pode até estolar !!! E aproveitando o tema canhões voadores, lembro do P-39 c/ um de 37mm e sobretudo do DH-98 MOSQUITO versão TSE-TSE que possuia um de 57mm ( os ingleses se referiam a ele como canhão de 6 lbs ) cuja função era perfurar o casco resistente à pressão dos submarinos alemães. Tem um vídeo no YouTube bem interessante :
http://www.youtube.com/watch?v=IZ-a8U1QWUw
Tanto o A-10,como o SU-25, e outros do genero,acredito que
serão utilizados ao limite,pois com o avanço tecnologico
dos misseis de ombro,ou portateis,estes aviões e helicopteros
estão com futuro incerto,investirão em armas inteligentes,ou stand-off, para uso acima de 3Km,por enquanto….
Bem q o Brasil poderia adquirir alguns A-10,deria uma força e tanto para o exécito.Só pra acrecentar no filme transformes mostra o A-10 em ação,tb os raptors,bem legal.
[…] deixou a frota no chão por motivos estruturais, conforme já noticiado no Blog do Poder Aéreo (clique aqui para […]
Um senhor avião, projeto dos anos 60 que foi fabricado até os anos 80. Segundo o fabricante, em combate ele pode perder ou o bico, ou metade de uma asa, ou uma turbina ou todo um lado do leme (que é duplo) e ainda assim sobreviver. É um tanque alado. Todos os sistemas de controle de vôo duplicados e bem separados.
Mas ainda acho que o nosso AMX pode fazer tudo o que ele faz em termos de agressividade. É só ter as armas certas.
O problema de fadiga era de se esperar, considerando a quantidade de missões que os A-10 vêm executando no Iraque e no Afeganistão
esse problema vem acontecendo com frequencia nos nos cacas americanos……depois vem falar que outros avioes que nao prestao…..
Marcelo, nenhum pais no mundo voa seus avioes tanto quanto a America.
http://www.aircraftresourcecenter.com/Stories1/001-100/0016_A-10-battle-damage/story0016.htm
Ai esta um que voltou danificado.
Além do uso nestes ultimos conflitos [ utilizado também no Kosovo ], na realidade esse canhão com asas deve também está sentindo o peso da idade, não !?
Falando em canhão com asas,
Uma sujestão aos amigos do Blog Poder Aéreo.
O que acham de um post sobre o extraordinário aparelho AC-130U Spooky/Spectre.
Olha ele aí,
http://www.air-attack.com/MIL/ac130/ac130_below_20071210.jpg
digo, Sugestão.
Resumindo,o A-10 vira uma ‘peneira’ no ar mas não cai;
http://br.youtube.com/watch?v=0i0HzaEH0Po
testando seu canhão;
http://br.youtube.com/watch?v=lKRGDCR28g0&feature=related
o matador de tanques em ação;
http://br.youtube.com/watch?v=wCqXbfGEPMI
O A-10 é um pesadelo pra qualquer tanque sem mínima proteção AAe.
Sds.
Interessante que a doutrina de superioridade aérea dos americanos é tão eficiente que até aviões que atuam em níveis médios e baixos como o A-10 não possui padrão de camuflagem típico de aviões de ataque (com tons de floresta, deserto ou montanha )e sim o padrão de tons cinza/azulado da “superioridade aérea”.
O recuo daquele ‘canhãozinho’ de 30 mm é tão brabo que existe a delimitação de uma velocidade mínima abaixo da qual ele não deve ser disparados pois o recuo ‘freia’ o avião de tal forma que ele pode até estolar !!! E aproveitando o tema canhões voadores, lembro do P-39 c/ um de 37mm e sobretudo do DH-98 MOSQUITO versão TSE-TSE que possuia um de 57mm ( os ingleses se referiam a ele como canhão de 6 lbs ) cuja função era perfurar o casco resistente à pressão dos submarinos alemães. Tem um vídeo no YouTube bem interessante :
http://www.youtube.com/watch?v=IZ-a8U1QWUw
Tanto o A-10,como o SU-25, e outros do genero,acredito que
serão utilizados ao limite,pois com o avanço tecnologico
dos misseis de ombro,ou portateis,estes aviões e helicopteros
estão com futuro incerto,investirão em armas inteligentes,ou stand-off, para uso acima de 3Km,por enquanto….
Bem q o Brasil poderia adquirir alguns A-10,deria uma força e tanto para o exécito.Só pra acrecentar no filme transformes mostra o A-10 em ação,tb os raptors,bem legal.
[…] deixou a frota no chão por motivos estruturais, conforme já noticiado no Blog do Poder Aéreo (clique aqui para […]