Changhe Z-11, o Esquilo ‘bombado’ chinês
O Z-11WB ‘Kuang’ (Abutre) é um novo helicóptero de reconhecimento e ataque leve desenvolvido pela AVIC Changhe Aircraft Industry (Group) Corporation (CHAIC). É uma versão militarizada do helicóptero civil multi-papel AC311, que também é derivado do helicóptero utilitário leve Z-11.
É baseado no Eurocopter AS350 Écureuil e o projeto Z-11 começou em 1989, com o primeiro voo realizado em dezembro de 1994. Em outubro de 2000, os voos de teste do Z-11 foram concluídos. O designer-chefe do Z-11 é o Sr. Wu Ximing, que também é o principal designer de três outros helicópteros chineses, incluindo o WZ-10. Sob o Sr. Wu, o Z-11 tornou-se o primeiro helicóptero chinês a ser completamente projetado por CAD/CAM.
O helicóptero Z-11WB fez seu primeiro voo em setembro de 2015 e foi exibido ao grande público pela primeira vez na exposição Airshow China em novembro de 2016. Espera-se entrar em serviço com as Forças Armadas chinesas em 2017.
O helicóptero pode realizar missões de ataque terrestre, campo de batalha e reconhecimento, apoio de fogo, comando e controle, combate ao terrorismo e missões de guerra centrada na rede e aérea.
Projeto do helicóptero Z-11WB
O helicóptero integra uma estrutura composta em forma de lágrima e uma configuração convencional do rotor principal principal mais rotor de cauda. O rotor principal de três pás é montado no centro da fuselagem, enquanto um único motor turbo-eixo está instalado dentro do corpo. A fuselagem está montada com um trem de pouso tipo skid.
O Z-11WB tem um comprimento total de 13m, comprimento da fuselagem de 11,24m, largura da fuselagem de 1,8m e uma altura de 3,14m. O diâmetro do rotor é de 10,6 m, enquanto o peso máximo de descolagem (MTOW) do helicóptero é de 2.200 kg.
Cockpit
O helicóptero apresenta um cockpit redesenhado que integra displays de cabine multifuncional. O design de cockpit de nariz de vidro aberto aumenta a visibilidade da tripulação. O sistema de aviônica altamente integrado a bordo do cockpit reduz a carga de trabalho dos pilotos.
O helicóptero acomoda um piloto e até três soldados. A parte traseira pode ter dois conjuntos de assentos, que podem ser dobrados para instalar armas montadas em pilones. O helicóptero também integra um pod eletro-óptico montado no nariz.
Sistemas de armas
O Z-11WB pode transportar uma variedade de armas e equipamentos pesando até 976kg. É capaz de alojar sistemas de armas montados em pilones, como o lançador automático de granadas LG3 da Norinco 40mm (AGL) e a mini-gun de seis canos CS/LM12 de 7,62 mm.
O helicóptero possui pilones para transportar mísseis e bombas. Os pilones de armas de cada lado da fuselagem podem ser articulados com um lançador quádruplo para mísseis ar-terra Lei Tian-2 (TL-2). O míssil guiado a laser TL-2 destina-se a engajar pequenas plataformas terrestres e navais, bem como pessoal. O helicóptero também pode empregar o míssil ar-superfície AG-300/M e o veículo aéreo não tripulado tático (UAV) assistido do ar SW-6 (Sky Wing 6).
O Z-11WB também pode ser armado com mísseis ar-ar CM-502KG TY-90, mísseis anti-tanque Hongjian-8 (Red Arrow 8) e Lan Jian 7 (Blue Arrow 7), foguetes e bombas de precisão guiadas a laser FT-9 e YZ-212D.
O míssil TY-90 tem uma velocidade de Mach 2 e pode engajar alvos no alcance de 6 km, enquanto o míssil CM-502KG pode transportar uma ogiva de 11 kg para um alcance de até 25 km.
Detalhes do motor do Z-11WB
O helicóptero está equipado com um motor WZ8D turbo-eixo, uma variante licenciada do motor Turbomeca Arriel 2B1A. Ele produz uma potência máxima de 632kW.
O helicóptero tem uma velocidade máxima de 278 km/h e um tanque de combustível com uma capacidade de armazenamento de 535 litros de combustível, fornecendo um alcance operacional máximo de 680 km. O Z-11WB pode subir a uma razão de aproximadamente 8,3 m/s.
FONTE: airforce-technology.com