Dois Rafale B equipados com mísseis Mica IR/EM, Mica EM e SCALP-EG

Dois Rafale B do Armée de l´air equipados com mísseis Mica IR/EM e SCALP-EG

O governo federal da Índia aprovou INR2.20 bilhões (US$ 33,6 milhões) para desenvolver instalações em uma base da Força Aérea Indiana (IAF) no norte do país para acomodar um dos dois esquadrões dos 36 caças Dassault Rafale que encomendou no ano passado da França.

Fontes oficiais disseram ao Jane’s em 2 de outubro que a IAF construirá vários abrigos de aeronaves, hangares e instalações de manutenção em sua base de Ambala, localizada a 218 km ao norte de Nova Deli, para os Rafales, que estão programados para começar a chegar lá em setembro de 2019.

As fontes disseram que várias equipes de especialistas da Dassault visitaram a base aérea nos últimos meses e estão agora no processo de finalização de planos para a IAF para receber o primeiro esquadrão de Rafales que será conhecido como “Golden Arrows”.

“Ambala é uma escolha óbvia para a IAF para basear um esquadrão de Rafales no setor ocidental, já que as aeronaves poderão ser facilmente acionadas para enfrentar qualquer ameaça potencial da Força Aérea do Paquistão (PAF)”, disse o analista militar Air Marshal VK Bhatia (da reserva).

A base aérea está localizada a cerca de 200 km da fronteira paquistanesa e foi bombardeada pela PAF em 1965, durante a segunda das três guerras que os países vizinhos lutaram depois de se tornarem independentes há 70 anos.

A base de Ambala abriga dois esquadrões de aviões de ataque Jaguar e um de caças MiG-21 “Bison”.

A IAF também está atualizando sua base de caças de Hashimara no leste da Índia para o segundo esquadrão de Rafales que deverá ser implantado ao longo da fronteira disputada e inquieta do país, com a China.

FONTE: Jane’s

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments