Gripen e Mirage IIIEBR em Anápolis em 1998

Caças Gripen e Mirage IIIEBR em Anápolis, no ano 2000

Ex-presidente, arrolado pela defesa de seu sucessor, declarou à Justiça Federal que, ao final de seu segundo mandato, ‘achou melhor não fazer uma compra que seria paga por outro governo’

Segundo o Estadão, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta terça-feira, 12, que a Força Aérea Brasileira (FAB) já tinha preferência pelos caças Gripen, fabricados pela multinacional sueca Saab, em 2002, ao fim de seu governo. Em depoimento por videoconferência à 10.ª Vara da Justiça Federal em Brasília, ele explicou que a opção da Aeronáutica foi-lhe manifestada numa reunião, mas que ele preferiu não comprar as aeronaves de defesa naquele momento para não “onerar” a gestão do sucessor, que viria a ser Luiz Inácio Lula da Silva.

“Depois de um longo processo de escolha, houve uma reunião e a decisão da FAB naquela época era de comprar os aviões suecos. Os suecos estavam dispostos a transferir tecnologia”, disse o ex-presidente tucano. “Não foi tomada a decisão. Como estava se aproximando fim do meu mandato, achei melhor não fazer uma compra que seria paga por outro governo”, acrescentou.

Nesta terça, 12, também depuseram como testemunhas de Lula o ex-ministro da Fazenda na gestão de Fernando Henrique Pedro Malan, além dos ex-ministros da Justiça José Eduardo Cardozo e da Defesa Nelson Jobim. Os dois últimos exerceram os cargos nos governos petistas.

As testemunhas negaram saber de qualquer interferência de Lula no governo de Dilma para viabilizar a MP e o contrato dos caças. “Absolutamente, não, nenhuma (tentativa de Lula). Quero lhe falar algo que eu presenciei: a presidente Dilma tinha uma característica de não permitir ingerência política de quem quer que seja. Reagia muito mal”, disse Cardozo.

Jobim explicou que uma comissão da Aeronáutica entendeu ente 2009 e 2010 que os Gripen eram os modelos que mais atendiam às necessidade do Brasil. Porém, em sua gestão, a Defesa decidiu fazer uma reavaliação sobre o caso, levando em conta a estratégia nacional de defesa, que envolvia questões mais amplas, e indicou os caças franceses Rafale como melhor opção, embora eles fossem mais caros.

Ele explicou que deixou o governo em 2011 e não participou mais de tratativas a respeito, mas que a FAB manteve sua opção original. Jobim contou que, ao assumir o cargo, em 2007, o então presidente Lula lhe deu carta branca para tocar o projeto dos aviões e nunca interferiu nas negociações. “Em momento algum, o presidente fez qualquer tipo de referência sobre esse tema”, disse.

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Fábio Mayer

Ou seja, FHC foi um covarde, que abdicou de um ato de governo que teria poupado a FAB de 10 anos de inúmeros custos, de atraso tecnológico, de papo furado e encheção de saco!

Ivanmc

Fábio Mayer 12 de setembro de 2017 at 16:31.

.
Não costumo mais comentar comentários, porém você disse tudo.

Bosco

Fabão,
Ao meu ver quem merece esse puxão de orelha é o Lula que deixou de comprar os caças substitutos do Mirage 3 por conta do populismo de dizer que era para poupar para o “Fome Zero” e depois comprou o Aerolula pra substituir o Sucatão.

Ivanmc

É a raposa fantasiada de Galinha no galinheiro esse FHC. Não tenho como provar, nem idade e saúde para me estressar mas a situação é mais tenebrosa de que se apresenta. É triste.

Bosco

Fabão,
Ao meu ver quem merece esse puxão de orelha é o Lula que deixou de comprar os caças substitutos do Mirage 3 por conta do populismo de dizer que era para poupar para o “Fome Zero” e depois comprou o Aerolula pra substituir o Sucatão.

Gustavo

Foi bom que esperamos… se tivessem optado pelo C/D, o E talvez jamais existisse.

Bruno

Baita atraso em termos de desenvolvimento tecnológico e de doutrina.
Se aparentemente todos os últimos presidentes poderiam ter dado carta branca a compra de novos caças, porque só a Dilma finalmente encerrou a novela? Nunca saberemos!
Pelo menos saiu, saiu atrasado e está tudo atrasado, mas saiu.

André Luiz.'.

Gustavo 12 de setembro de 2017 at 17:21
Discordo do amigo… A Saab aventou o desenvolvimento do Gripen NG, hoje Gripen E/F, exclusivamente em resposta ao Program FX2 do Brasil? Por acaso ela não mirou no reaparelhamento, a princípio, da própria Força Aérea Sueca?
Tivesse o governo FHC feito a aquisição do Gripen C/D, as possibilidades de alguma ‘ToT’ e/ou desenvolvimento conjunto da Saab com a EMBRAER para a futura nova versão do Gripen é que ficariam — acredito — descartadas. Mas acho que o Gripen NG viria ao mundo assim mesmo.
Bem, é o meu entendimento…
Abraços!

Adriano Luchiari

Em setembro de 2009 Lula anunciou o Rafale como vencedor do programa FX-II, antes mesmo de comunicar à FAB essa decisão, que felizmente não se concretizou.

Bosco

Tem comentário meu na casa do chiuaua raivoso.

Guilherme Poggio

Bosco, já foi liberado.

Bosco

Obrigado Poggio!

_RR_

Tivesse o FX se resolvido por aquela época, e hoje estaríamos discutindo o MLU das aeronaves, além de estar projetando uma compra para a década que vem…

Em verdade, creio que o interesse da FAB é até anterior ao ano 2000. Lembro-me de ter lido matérias na época a respeito do caça e de como ele era visto com bons olhos no Brasil.

_RR_

Gustavo ( 12 de setembro de 2017 at 17:21 );

Não creio… Penso que ‘Gripen E’ sairia de um jeito ou de outro; até por interesse dos próprios suecos em manter sua industria aeronáutica viva e o mercado provável… Na realidade, se houvéssemos optado pelo ‘Gripen C’, o modelo seguinte seria uma opção natural na década que vem…

André Luiz.'.

_RR_ 12 de setembro de 2017 at 17:47
“Transmimento de Pensação”?… 😉

João Bosco

Vejam por esse lado…. pelo menos resolveu esse caso – não a melhor escolha, na minha humilde opinião – e teremos uma versão mais avançada que a a da época. Assim não teremos mais uma desculpa em não modernizar a aeronave pois esta será em estado de arte.

Paulo Jorge

Foi melhor assim.
Caso tivessem fechado em 2002, hoje estaríamos voando a variante C, já desatualizado e inferior ao Gripen E em praticamente tudo.
Sem falar que Lula poderia vir com a tesoura e capar as encomendas, restringindo para 12 lá no GDA.

Sds.

adriano

Em uma situação de crise FHC fez o correto: Deixou para o sucessor assinar a compra de uma despesa de bilhões. O problema aí é que o ladrão que veio depois jogou tudo na maracutaia das suas raposas e saiu fazendo lobby para a França e seus caríssimos Rafale. Tava tudo praticamente pronto para fechar logo em 2003 a compra do pacote sueco mas Lula sentou em cima e ainda peidou.

Rodrigo Botelho Campos

O avião da Airbus que serve à Presidência da República foi comprado no governo FHC e entregue quando Lula era Presidente.

Manuel Flávio

O Lula na época candidato a Presidência apoiava abertamente o Mirage2000mk2, chamado pela Embraer de Mirage 2000BR, fictamente um caça brasileiro.

Se o FHC decidisse no final do mandato o Lula iria rever a decisão. Ira causar mais confusão. Era melhor deixar para o novo presidente mesmo.

J.Silva

Calma aí gente, estamos falando de 2002, ou seja, 15 anos atrás. O Gripen C naquela época era avançadíssimo, ainda hoje é uma boa aeronave. O FX-1 envolvia apenas 12 aeronaves, se a decisão fosse tomada naquela época, hoje estaríamos, no mínimo, com mais dois esquadrões, pois atravessaríamos a época da bonança (entre 2004 a 2013 o Brasil teve um PIB médio de 4%). . Muito provavelmente estaríamos planejando a versão E/F com os suecos, sem desespero, para entregas a partir de 2022 (poucos lembram que a Suécia queria a versão E somente para 2022, anteciparam para 2019 com o… Read more »

_RR_

André Luiz.’. ( 12 de setembro de 2017 at 18:07 );

Só… rsrsrs 😀

Carlos Alberto Soares

Ok todo mundo mais a torcida do framengo e do curintias queriam o Gripen,
mas isso não exime ninguém de comissões (café) e é por ai que as investigações tem que rolar.

Carlos Alberto Soares

adriano 12 de setembro de 2017 at 18:14
É por ai …..

Igor Lacerda

Todos já sabiam disto, estamos sofrendo de uma amnésia coletiva seletiva, o preferido por Lula era o Rafalle, quevha estaria por aqui, se não fossem as exigências da FAB. O Gripen era o predileto do alto comando da FAB, e principalmente da Embraer, tudo está nos jornais, revistas, depoimentos. Os aviadores preferiam o SU 30/35 que foram ignorados pela FAB, no início do processo. Lula é um idiota, nas não o culpe por erros e interesses de outros.

Walfrido Strobel

Paulo Jorge 12 de setembro de 2017 at 18:09
.
P. J., esta mentalidade que existe de ficar esperando o melhor acaba atrasando as Forças Armadas.
Ja ouvi que foi bom não modernizarem os Mirage III porque não geraria a compra dos Mirage 2000.
Que foi bom não modernizarem os Mirage 2000 porque poderia atrasar a decisão do FX-2.
Que foi bom não comprar os F-16C/D ou o Gripen C/D no FX-1 porque hoje não seria comprado o Gripen E/F.
E assim vamos voando de F-5E/F modernizados, pelo menos estes foram modernizados.

J.Silva

Walfrido Strobel 12 de setembro de 2017 at 20:01,
.
Exatamente…

Gallina

Isso é o que, no mundo jurídico, se chama de tergiversar. Para que chamar esse Sr., ex Presidente, para falar de um crime que, em tese, teria sido praticado após o impasse “Super Hornet” e antes das eleições de 2014 ??????? Se foi escolhido lá atrás, em 2002, pouco importa. Aliás disso já tínhamos forte indicativos. O fato real, controvertido, é que esse negócio estava empacado. Já se falava em F-16 ex-USAF. E aí, após anos de espera, de repente surgiu uma decisão no final de 2013. Dizer que o Gripen teria sido escolhido em 2002 ou no relatório da… Read more »

Antonio de Sampaio

O KC-390 está lançando o que de paraquedas pela rampa em Campo Grande?

Nonato

Muito bem, Galinha.
Usando a lógica jurídica.
Esse molusco só tentando embolar o meio de campo.
Talvez na defesa também mencione o fato de que até a África do Sul também comprou gripen. É a Suécia também.
Portanto, se lá foram compraram, por que não aqui?
Alguém perguntou as testemunhas porque a decisão só foi tomada no final de 2013 e se os grampos de Obama tiveram influência?
E porque Lula queria rafales e anunciou?
E porque desistiu, já que não dependia dos militares para dar canetada?

Ozawa

Em defesa da SAAB e do Gripen é público e notório que o Lula queria com toda a potência dos motores e supercruise, se fosse possível, a eleição do Rafale… Chegou a declarar isso ao lado do Sarkozy e quase derrubou a página do Poder Aéreo à época…

Se o Rafale tivesse ganho, aí sim, seria o caso de investigar a fundo, ou nas alturas, esse contrato.

Caerthal

O importante e ganhar tempo no processo que fecha um cerco ..

Mas a decisão do presidente FHC foi correta, a oposição eleita para o governo seguinte poderia pensar diferente e uma decisão desta importância mas sem urgência poderia esperar alguns meses.

Se o sucessor ser mostrou um inepto é um outro problema, a ser debitado na conta de democracia.

Gallina

Nonato 12 de setembro de 2017 at 21:38 Galinha é ? Só para esclarecer, eu não li a denúncia, mas vi alguns depoimentos e as delimitações feitas pelo próprio juiz nas audiências. Analisa-se a prática em tese de crimes que somente poderiam ter ocorrido ali entre 2012 (mais ou menos, se não me engano) e 2014. Processo “sigiloso” e tal… mas muita coisa acabou vazando. Aliás, difícil seria se não vazasse para o público civil… Enfim, por que não deu Rafale ? Porque faltaram culhões para o Stalinácio Nine Fingers colocar a assinatura dele no campo da direita, e depois… Read more »

Manuel Flávio

Rodrigo Botelho Campos 12 de setembro de 2017 at 18:54

De modo algum. O projeto de aquisição de uma nova aeronave presidencial começou no Gov. Lula.

Pangloss

A ação penal não versa sobre as capacidades dos três concorrentes, mas sim sobre as práticas espúrias do governo petista no âmbito da concorrência. Ouvir testemunhas como as mencionadas é puro diversionismo, para ganhar tempo. FHC e outrem não têm nada a acrescentar à instrução do processo, e, para o PT, arrancar de FHC que ele não tinha ciência de nada ilícito equivale a dizer que “seu maior adversário político inocentou LUla”. O grande público vai acreditar, e isso lhes basta. Enfatizo que Lula já tem mais de 70 anos de idade, e assim se beneficia da vergonhosa contagem privilegiada… Read more »

Marcelo

Quanto ao caça Gripen, se tem uma coisa confiável nele, talvez seja seu motor. Na época desse negociação do Brasil com a Suécia, li um artigo numa revista, em que a RAF (Britânica), iria trocar os motores (turbinas) rolls roice de seus helicópteros militares, pelos da Saab, tão resistentes, mas com melhor custo/benefício. Alguém viu isso também?

sergio ribamar ferreira

Não sei quem é mais mentiroso o FHC ou o Molusco. ambos mentem descaradamente. Infelizmente a população em boa parte possui memória curta. Houve negligência, superfaturamento, omissão…Cabe a PF investigar mais ainda, o MP aprofundar a denúncia e a justiça acatar ou não.

Delfim Sobreira

A FAB queria o Gripen C mas havia um lobby forte pelo M2000-5.
Na época a Dassault tinha participação na EMBRAER. Houve uma edição da RFA com o então presidente da EMBRAER Maurício Botelho junto de um M2000. Seria produzido aqui e isto influenciou muitos políticos.
Aliás a Dassault adora influenciar, se me entendem.
FHC fez bem em postergar o F-X2. Estava virando negociata.
No final os M2000 vieram mas como tampões (bem) usados do F-103.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Luiz Trindade

Nonato,

O Lula desistiu do contrato do Rafale porque ficou p… da vida que a França puxou pra trás na última hora de apoiar o Brasil numa cadeira no Conselho de segurança da ONU sem direito à veto. Dizem as más línguas e diga de passagem que não há prova que o ex-presidente francês Sarkozy havia prometido duas casas na Riviera Francesa caso Rafale ganhasse! Mas isso é uma coisa que nunca saberemos!

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Se FHC tivesse feito a compra, estaríamos tratando agora de mais 3 lotes de 12 aeronaves, condicionadas a um MLU. E não teriam gasto a fortuna jogada fora no FX 2. Respeito quem pensa em contrário, mas essa não é uma discussão politica, mas técnica. FHC comprou porta-aviões, os A-4, os Super Tucanos, e empacou no processo mais importante do país dessa natureza, porque já poderia estar rendendo frutos industriais e não militares.

Ricardo Da Silva

Aos que não lembram se discute sobre a substituição dos Mirage III desde meados da década de 1980, quando fizeram aquela modernização meia boca da instalação de canards. Lembro da revista “Segurança & Defesa” (ou Tecnologia & Defesa?) com uma matéria de um suposto “ACX” onde tinha uma concepção artística muito parecido como o que viria a ser o IAI Lavi.

Ou seja : de qualquer jeito, estariamos atrasados em quase 30 ou 40 anos !

Gustavo

André Luiz.’. 12 de setembro de 2017 at 17:29 _RR_ 12 de setembro de 2017 at 17:47 A Suécia cogitava apenas uma grande modernização de seus Gripen C/D, sem alteração de autonomia, medidas e etc. De fato eles não precisavam naquele momento pensar nisso, a Suécia é um país pequeno territorialmente e a grande quantidade de Gripens C/D por lá não justificava tal esforço. Em contrapartida, os concorrentes deixavam ele para trás na autonomia e vende-los aos países de maior extensão territorial fazia perder pontos em qualquer concorrência. Eles foram “visionários” o suficiente em ver que em concorrências iguais ao… Read more »

Bueno

Da um bom filme esta novela do FX,

Agnelo

Interessante
Sempre ouço de pilotos de caça e de colegas q tem irmãos pilotos de caça, q o preferido destes é Gripen.
Demorou muito essa decisão.

Hawk

Mais do mesmo…
Sarney, Collor, FHC, Lula, Dilma e Temer.
Tudo farinha do mesmo saco embalados em marcas diferentes para você ficar brigando dizendo qual é o melhor sabor!
Talvez ainda o Itamar se salve dessa turminha.

Joaquim

Aqui temos ótimos engenheiros e pessoas capacitadas para trabalhar . porque não fabricar os próprios caças em vez de comprar , seria muito mais vantajoso para o governo e aeronáutica só a grana que iria gastar para o comprar esses caças que desse esse dinheiro para a Embraer fabricar caças de ponta

EduardoSP

Marcelo 12 de setembro de 2017 at 23:09 Marcelo, a SAAB não fabrica turbinas aeronáuticas. A turbina do Gripen é uma General Electric F-414. Delfim Sobreira 13 de setembro de 2017 at 1:43 A Dassault adquiriu uma participação acionária na Embraer como forma de fortalecer sua proposta para o F-X, com o Mirage 200BR. Quando o processo “andou para trás”, ela vendeu essa participação acionária. Parece que essa associação Embraer/Dassault foi feita sem a aprovação da aeronáutica e pegou muito mal, pois colocou uma faca no peito da Força Aérea, pois amarrou a única fabricante brasileira com um dos concorrente.… Read more »

Juarez

Isto ai é conversa para boi dormir. Não havia em 2002 nenhuma decisão tomada, o que aconteceu foi no apagar das luzes o Brig Batista tentou empurrar a proposta de Kfir usados como tampão, só o negócio está podre e o FHC tinha sido avisado para não entrar neste negócio. No FX 2 em 2012 após o congresso americano liberar a venda do pacote de armas junto com o SH o EMAER se reuniu com a Copac para definir e naquela reunião o SH foi apontado como melhor opção. O GF não queria e colocou o processo na geladeira. Depois… Read more »

Bavaria Lion

Estão procurando pelo em sapo.

Se querem achar algo irregular, olhem a compra da marinha. Chega a ser pornográfica.