Portões Abertos de Brasília – edição 2017
Fotos de Humberto Fernandes Oliveira
A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu os portões da Base Aérea de Brasília neste domingo (3), para visitação do público. A 19ª edição do “Portões Abertos” foi gratuita e teve como destaque a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, às 16h.
Durante o domingo, das 9h às 17h30, os visitantes tiveram acesso ao interior de aeronaves da FAB, e puderam conferir a exposição de equipamentos militares e modelos de carros antigos.
Também foram realizadas apresentações de paraquedismo e shows musicais. Os organizadores esperavam receber mais de 40 mil pessoas.
A programação teve ainda atividades voltadas para o público infantil, como brinquedos infláveis e o “aeroporto das crianças” – uma versão em miniatura de aviões militares da FAB.
Apesar da entrada franca, foi sugerido que cada visitante levasse um quilo de alimento não perecível, que foi trocado por um bilhete em um sorteio de brindes. Segundo a FAB, os donativos arrecadados serão entregues a instituições sem fins lucrativos do Distrito Federal.
Esquadrilha da Fumaça
Sete aviões A-29 Super Tucano com as cores da Bandeira do Brasil, animaram o público durante trinta minutos de acrobacias neste domingo (3) e vão se apresentar também na quinta-feira (7), Dia da Independência.
Estive presente, foi um belo evento… parabéns à FAB, Força irmâ !!!
Foi razoável, faltou o KC 390 e também não teve passagens de Caças, próximo fim de semana será na Base Aérea dê Anápolis, vamos ver se haverá passagens de caças ou não. Aqui em Brasília muito gente além do previsto, muito engarrafamento para entrar, quanto para sair.
2 M2000 em exposição, lindos! Estes caças estão sendo mantidos em condição e Voos?
Não
Poxa, queria ter visto o E-99 no PAMA.
Lindas fotos aliás.
Olhando o Mirage 2000B me toquei de uma coisa: o radome dele é (ou pelo menos aparenta ser) diferente dos monopostos. Inclusive perece muito o instalado nas variantes de ataque 2000N e D. Alguém sabe dizer se os nossos bipostos tinha radar operacional e se era o mesmo do monoposto?
Clesio, pra mim parece o radome deste Mirage 2000B parece ser o mesmo da versão C, tanto que o tubo de pitot fica em sua ponta, diferentemente dos tubos dos Mirage 2000D e 2000-5, por exemplo (o pitot do 2000N fica na mesma posição das versões C e B).
Os pontos negativos dos Portões Abertos em Brasília foram: a ausência do KC-390 e o enorme (bota enormeeeeeeeee nisso) engarrafamento para chegar a base. O resto estava maravilhoso. Parabéns a FAB e Obrigado!
Nunca trazem o KC390… Alguém sabe se estará em Anápolis?
É Nunão, eu estava olhando outra foto de um monoposto da FAB e realmente é o mesmo radome. O ângulo da foto e a pintura me confundiram um pouco.
Será que o KC 390 vai estar em Anápolis dia 10 ?
Cada vez mais fraco.
Enquanto a Força Aerea e a Marinha estreitam laços de amizade com o cidadão, a maior força de todas, o Exercito, é mantido estrategicamente longe da populaçao…Quem nao se lembra da EXPOEX??? Sob a desculpa de que nos quarteis tem muitas armas e que bandidos poderiam tentar rouba-las (como se nas bases aereas e navais tambem nao houvessem) os comandantes miliatares afinados com os governos socialistas destroem as possibilidades de integraçao com a populacao. O objetivo é exatamente esse, o de manter a distancia entre o povo e seu exercito, com as bençãos dos comandantes vermelho-olivas. Foi por isso que… Read more »
Foi o tempo que havia rasantes no período da manhã e à tarde…bons tempos do F-103.
Agora muito engarrafamento até chegar na BABR , só avião estacionado e muita coisa que não tem nada a ver com aviação…tipo exposição de carros antigos(ultima vez que fui na BAAN).
Agora só vou num Portões Abertos para ver os Gripens.
A dúvida óbvia: como estes Mirages se deslocaram de Anápolis até Brasília, uma vez que não voam mais? transportados por via terrestre penso eu!
Eleazar,
Salvo engano meu, os M-2000 ficam hangarados na Base Aérea de Brasilia. Toda vez que pouso em BSB, vejo fora do hangar, um ou dois Mirages 2000. Coisa linda, me dá vontade de pedir pro piloto parar o taxi pra tirar foto.
Guizmo 5 de setembro de 2017 at 17:09
São aeronaves elegantes, certamente. Mas, uma vez que não têm mais condição de voo, há alguma razão para mantê-las hangaradas? E se não serão preservadas por motivos históricos (imagino…), qual a destinação desses Mirage 2000?…
E alguém sabe o que vai ser dos M2000? Só para exercício de imaginação, se fosse para fazer um MLU neles não valeria a pena? Mesmo que fosse só para deixar para interceptação?
Clesio, os M2000B possuíam o mesmo radar dos C. Voei de saco nesse da foto num combate BVR 4 F-2000 vs 2 F-5EM.
André Luis e Alex Nogueira, vejam:
. http://www.aereo.jor.br/2016/05/01/aeronautica-coloca-a-venda-oito-dos-seus-doze-mirage-2000
Cel Nery, o que significa “voar de saco”?
Guizmo, os M-2000 estão estocados em Anápolis. Pelo que sei, só tem um monoplace preservado no MUSAL e esse biplace em Brasília. Os outros estão em Anápolis.
Voar de saco é voar no assento traseiro de uma aeronave biplace. Mas o Cel. Nery pode lhe responder melhor.
Oi Flanker, obrigado…..Imaginei que pudesse ser algo do gênero. Quanto aos Mirage, eu vejo um monoplace, costumeiramente e uma vez vi o biplace junto
Abs
Sou da Superfície, mas vou comentar o que um amigo AvN disse uma vez: no voo solo de He, sai o instrutor e colocam um saco de areia no assento… assim sendo, acredito que “voar de saco” seja tipo pegar carona, apenas não sei se aplicável apenas a nós não pilotos… abraço…
Guizmo, me adiantando ao Cel., voar de saco é ir no assento de trás, rsrsrs.
Aproveitando que vi o ST ali, ele tem sido muito bem avaliado na USAF… http://www.defensenews.com/air/2017/09/05/air-force-completes-first-round-of-light-attack-aircraft-demo/
Walfrido Strobel 6 de setembro de 2017 at 4:11
Obrigado, Walfrido!
Eu, que não tive permissão nessa vida de ser Aviador (não passei nos exames de admissão para a AFA…), ficaria feliz que nem criança de voar de saco em um pássaro desses a qualquer hora! 🙂
Abraços!
Roberto, os aviadores navais da MB receberam treinamento da FAB, da Armada Argentina e da US Navy. Na FAB o treinamento era feito nos T-25, T-27 e AT-26, na ARA era nos MB-326 e na US Navy nos T-45 (nesses era feito o treinamento embarcado, com pousos e decolagens de navios-aeródromos). Quanto à escola de asa fixa, li em épocas e locais siferentes, que a MB realizou estudos para ter sua própria escola de asa fixa, sendo aventada a aquisição de alguns T-27. Mas, isso foi há bastante tempo. Com o que aconteceu com a aviação de asa fixa da… Read more »
No meu tempo de AFA o instrutor líder da formatura podia levar um Cadete de saco ao seu lado no T-23 ou T-25, mas depois que houve um acidente com colisão de dois T-25 em 1984, onde onde caiu o T-25 do líder e faleceu um colega voando de saco foi proibido, não sei se é proibido até hoje. No planador eu ja levei colega de saco, era permitido. No aeroclube em que voei podia levar um passageiro de saco depois que ja era Piloto Privado, mas era tirado o manche do passageiro para que não pudesse pilotar, o passageiro… Read more »
Roberto, complementando o que o Flanker postou, só valeria a pena a MB ter sua própria instrução com mais aviões e muitos pilotos, como as outras Marinhas, só para um Esq. de A-4 não valeria a pena.
Algumas Marinhas reduzidas como a do Equador tem sua própria instrução, com o T-35 Pillan na instrução primária e básica e o T-34C Turbo Mentor na instrução avançada.
O Chile ja faz diferente, a instrução primária e básica feita no T-35 da Força Aérea e a instrução avançada nos seus Pilatus PC-7.
Roberto, Florianópolis e o Galeão não serviriam para colocar uma Escola de Aviação por serem aeroportos internacionais. A MB tem sua Base para instrução, mas se no futuro quisesse outra poderia ser Santos apesar da neblina pela manhã. Ou constroi outra, como exemplo tem a Marinha da Indonésia que tem suas bases mas construiu uma nova para sediar a instrução de asas fixas que estava tumultuando sua base principal e ainda estar em uma área com tráfego civil. Aeródromo da Marinha em Grati, Pasuruan, East Java para ministrar instrução primária e basica nos Socata TB-10 e Beech G-36 respectivamente. (foto:… Read more »
Nos portões abertos de BABR em 2005 lembro que foi a última vez que vi um Mirage IIID antes de sua aposentadoria…já estava para ir embora no final do dia e percebo uma movimentação agitada dos militares próximos ao caça…vem um tratorzinho e começa rebocá-lo…o Mirage passou póximo dos visitantes..foi possível até tocá-lo.Depois de afastado para uma área isolada começa os preparativos para o acionamento do motor…lembro que antes do jovem piloto entrar na cabine ele fez o sinal da cruz.Motor acionado e liberado pelo sinal do sargento da Anápolis que conferiu tudo…o Mirage começou o taxi até a cabeceira… Read more »
Lindas fotos! Os Mirage são mesmo lindos!
Roberto, um comentário meu tambem ficou retido, mas era sobre o Cap 10 que vc citou.
A Marinha da França faz o contrário do que faz a Marinha do Chile, usa os Cap 10 para ministrar instrução inicial, uma espécie de teste vocacional e depois manda os futuros pilotos de asas fixas para ter a instrução completa na Força Aérea.
O CAP 10 está sendo gradativamente substituido por Cirrus SR20, ja compraram 3 SR20 para repor os CAP 10 que eram 10 e ainda tem 7.
. https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRUZLPl8FQi49zbFFpmhEY8KwVYeqMSsrVbSiLI_4qa5itZUA00F1ekYlhRIA
Roberto, uma correção, a Marinha da França não comprou, os 3 Cirrus SR20 são terceirizados.
Nesta foto estão os detalhes.
. http://bdd.deltareflex.com/cns_affiche.php?image=9342