Rússia oferece caças Su-27SM3 ao Irã, que prefere Su-30SM ou Su-35
Rumores estão circulando na Rússia e no Irã de ambos os países estão perto de um grande acordo na esfera da aviação militar.
De acordo com o correspondente especial da Shephard Media, Babak Taghvaee, a Rússia rejeitou o pedido iraniano de comprar 18 caças de superioridade aérea multimissão Su-35 e 8 caças multimissão Su-30SM. Por sua vez, Moscou teria sugerido a Teerã comprar um número desconhecido de caças Su-27SM3.
Devido às sanções da ONU, as tecnologias sensíveis implementadas na produção de aeronaves Su-30SM e Su-27SM3, bem como algumas questões comerciais, alegadamente estão por trás da situação. Em qualquer caso, os EUA conseguiriam bloquear tais entregas ao Irã através do Conselho de Segurança da ONU até 2020, quando as limitações devem ser levantadas.
No entanto, de acordo com outros especialistas, a história de Babak Taghvaee é questionável. Babak Taghvaee argumentou que a Rússia não teve problemas com a entrega de Su-27SM3 este ano, apesar das limitações do Conselho de Segurança da ONU. Isso é muito improvável.
Além disso, a Rússia não produz novos caças Su-27SM3 multimissão. Ela apenas moderniza as versões mais antigas do Su-27.
No último fim de semana, o vice-primeiro ministro russo, Dmitry Rogozin, se encontrou com o ministro da Defesa iraniano Hossein Dehghan e discutiu a cooperação militar entre os dois países.
De acordo com uma fonte no escritório de Rogozin, os lados discutiram possíveis suprimentos de armas e fortalecimento da cooperação militar e técnica e tecnológica em meio às contínuas sanções dos EUA.
FONTE: southfront.org