KC-390 acaba de pousar na Índia
O protótipo do KC-390 (matrícula PT-ZNJ), em mais uma pernada da sua turnê mundial, acaba de pousar na Índia. A aeronave deixou o Aeroporto Internacional de Muscat (capital de Omã) hoje bem cedo.
O cargueiro de Embraer passou vários dias sendo demonstrado na Arábia Saudita e deixou aquele país ontem, seguindo para Omã. Em Omã a tripulação fez apenas um pernoite e logo partiu rumo ao Oceano Índico (ver tela de flightradar acima).
O trajeto foi de aproximadamente 2500 km e a velocidade máxima informada pelo flightradar foi de 442 nós (820 km/h). O percurso foi percorrido em menos de quatro horas.
O pouso ocorreu às 10h00, horário local, no Aeroporto Internacional de Chennai (capital do estado de Tamil Nadu). Este é um dos aeroportos mais movimentados da Índia e não compartilha sua pista com instalações militares.
É possível que o pouso em Chennai seja apenas uma escala técnica e a aeronave continue a seguir para o seu destino final de hoje(que não necessariamente é a Índia) antes do pernoite.
Aposto que o pernoite será em algum país do Sudeste Asiático. Índia foi só escala técnica.
Coreia do Sul?
Poggio, se apostasse, ganharia. Já está decolando. Parada apenas técnica.
Poggio, não sei se é só isso, como comentei há pouco no post anterior sobre o KC-390, é bom lembrar que eles desistiram do MTA que desenvolviam c/ os russos. Caso se confirme o interesse, a questão é se vão querer só comprar ou vão querer fabricar lá?
Já? Caramba. Bem curta a parada.
.
Lembrando que já são 17h00, horário local. Em poucas horas escurece. Deve ser por isso que o avião decolou tão cedo de Omã. O trajeto não é curto, está indo contra a rotação da Terra e se aproximando da linha do Equador.
Enquanto eu estava escrevendo, não vi a nova informação do Capoeira.
Lista de países prováveis
.
Tailândia
Malásia
Cingapura
Indonésia
Bornéu
Camboja
Vietnã
Laos
.
Qual a aposta de vocês?
Da lista acima Malásia e Indonésia são dois importantes usuários de C-130. Mais ou menos 15 Hercules em cada força aérea.
E lá vamos nós…
.
No ano passado, a Índia abandonou a parceria com a Rússia no desenvolvimento do Ilyushin Il-214, concorrente direto do KC-390. E em um passado recente, o país adquiriu aeronaves EMB-145 AEW&C para a sua força aérea. Portanto, creio que haja uma boa oportunidade para a Embraer.
Eu apostaria fácil na Indonésia. Os C-130 deles estão em uma situação crítica e com um acidente recente nas costas, que matou se não me engano 140 pessoas.
Mais um chute.
.
Destino de hoje. Base Aérea de Subang, próximo de Kuala Lumpur, Malásia.
Bardini
.
Boa aposta Bardini. Realmente os C-130 da Malásia estão um caco. Já completaram 40 anos e o país está a ponto de decidir o substituto.
Mas não dá pra fazer um tiro longo até a Indonésia, dá?
.
Até Jacarta da bons 6.000km!
Kuala Lumpur da ~5.000 km… Faz mais sentido.
Poggio, aposto junto com vc. Pelo SkyVector, aparentemente está seguindo essa aerovia.
Bardini 7 de julho de 2017 at 9:00
“Eu apostaria fácil na Indonésia…..”
eu não acredito que a indonésia tenha interesse por motivos políticos, eu não esqueci da mancada da dilmanta naquele caso do traficante brasileiro que foi executado por lá e que teve um custo politico muito grande, se não me engano esfriaram as negociaçoes por super tucanos que estavam em andamentos leia em:
http://www.aereo.jor.br/2015/02/23/indonesia-reconsidera-a-compra-de-avioes-super-tucano-do-brasil/
comentário retido.
Vou dar um palpite diferente então: Bangkok. A Tailândia possui 12 C-130 comprados a partir da década de 80.
A Malásia possui 14 unidade do C-130, dez transportes e quatro REVO, talvez dedicados.
Se todos estão no osso e quiserem se desfazer deles, penso que precisariam de menos KC-390 para suprir a demanda atual. Eu chutaria dez unidades.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Royal_Malaysian_Air_Force#cite_note-World_Air_Forces_2017-12
*** citando Flightglobal Insight ***
Teremos uma versão de patrulha marítima no médio prazo? Seria interessante se alguma empresa pudesse desenvolver um kit para adaptá-lo para tal missão?
Enquanto isso, o PTZNF vai dando o rolé em São José do Rio Preto.
Olá.
Eu apostaria na Malásia. Ontem, falei que o KC-390 iria pousar na Índia. Quem sabe não acerto hoje também? 🙂
SDS.
Uma das coisas que eu acho interessante é que o cargueiro da EMBRAER consegue fazer uma coisa por aqui que parece extremamente difícil. Ele consegue a quase unanimidade por aqui. Todos nós aqui sabemos que é um produto fantástico. Por mais que a gente possa ter um certo sentimento inconsciente de parcialidade em relação à ele, o produto em si é muito bom e a EMBRAER é renomada por sua qualidade ou não seria a terceira maior do Mundo. É interessante ver como todos torcemos por isso mesmo com o produto ainda sendo finalizado. . Tenho esperanças para seu sucesso… Read more »
Se for na Coreia o KC chega à tempo pra Guerra.
Acho que vai para a Tailândia, por um questão de proximidade, se tem que visitar todos esses países, a Tailândia é o primeiro em uma possível escala.
Não faz sentido do ponto de vista geográfico, ir para a Malásia e depois voltar para Tailândia e Vietnã.
Depois da Tailândia, pode ir para Vietnã, Filipinas, Malásia e Indonésia…
Depois da Indonésia, pode fazer uma escala na Austrália e seguir para Nova Zelândia.
Não descarto a Índia numa volta pelo mesma rota, como alternativa ao MTA.
O indianos não desistiram do MTA e sim “convidados” a se retirar do programa pelos russos. Contribuição financeira insignificante e na área técnica nula e inexistente. Estavam “trolando” os russos.
Existem dois E190-E2 com o PT-ZNF no ar neste momento (callsign PROVA37 e PROVA54)
Olá.
Enquanto isso, o outro protótipo da KC-390 está se preparando para pousar em Gavião Peixoto.
SDS.
Olá.
E o PT-ZNJ parece mesmo estar na rota para Malásia. Kuala Lumpur, ao que se indica.
SDS.
Por enquanto a aposta em Malásia ta ganhando.
É um tremendo feito para uma aeronave prototipo, muito show.
Uma bela viajem…
Bom dia,reduzindo velocidade , indica Malásia. parabéns ao PA pela cobertura.
Ederson Joner, verdade. Atesta a qualidade do produto!!
É meio improvável que a Malásia compre o KC-390 agora, eles tinham programado modernizar seus C-130H e congelaram o processo para comprar seus 4 A400M, agora que acabaram de receber seu quato Atlas decidiram fazer a modernização dos C-130H. Eles tem uma das melhores empresas do mundo na manutenção e modernização do C-130B (A ao J), a AIROD, que era uma estatal em parceria com a LM nos anos 80 e atualmente é uma empresa privada pertencente a um conglomerado malaio. Para se ter ideia da sua capacidade esde 2002 são autorizados pela LM a fazer alongamento do C-130H em… Read more »
Uma correção: A AIROD ganhou a manutenção dos C-130H da USMC e não da US Navy.
Vejam o padrão da AIROD, me lembro que a poucos anos citei a AIROD em outro Blog e o vi como existe o preconceito de alguns em relação a estes países menores da Asia, alguns fizeram brincadeiras insinuando que não voariam em uma aeronave revisada na Malásia.
https://m.youtube.com/watch?v=K_7REMo9Qvo
Vai pousar em Kuala Lumpur.
Hora local: 23:02
Correção da Correção: Hoje começei bem….Agora vai….
A AIROD ganhou o contrato para a manutenção dos KC-130J da USMC.
Mauricio Silva acertou em cheio
Poggio, Um pouco antes de eu postar que eu “apostava” na sua dica, a sua dica tinha sido Kuala Lumpur, após isso, vc postou que dava mais uma dica específica: a Basé aérea de Subang. Apagou o post anterior?
Olá.
O pessoal da Embraer está sendo bem “agressivo” com o KC-390: está indo atrás de grandes operadores internacionais do C-130, mostrando o produto brasileiro.
Não achei que a empresa adotaria essa postura. Parabéns pela coragem.
SDS.
Concordo com vc Mauricio_Silva, e confesso que gosto do que vejo…
E tomara que os interessados também gostem…
Eu vejo esse frenesi todo pra anunciar o produto, justificadamente, pra todos os possíveis compradores, prováveis ou não. Parabéns à empresa! Contudo, nada se fala sobre finalizar os ensaios com pouso noa extremos do mundo, entre outros, pra terminar as possíveis modificações que os ensaios demonstrarão. Demonstrar a aeronave por aí sem finalizar os ensaios não parece uma perda de tempo? De um tempo precioso pra colocar ela nas mãos de algum operador pra mostrar a que veio? Até por que até aonde vi não pousaram nem em pista curta com o KC390, nem em baixas temperaturas. Enfim… quanto mais… Read more »
Não é perda de tempo, porque ao contrário da percepção dos brasileiros, o Brasil no exterior não é muito conhecido por fabricar aviões. Para a Embraer conseguir as primeiras vendas de Super Tucano na Ásia teve que trabalhar mais de 10 anos em marketing, porque a imensa maioria não sabia quem era a Embraer e que ela era brasileira. Eu soube disso quando estive em Singapura em 2012.
Todo esforço de vendas é importante, mesmo que seja para atrair a curiosidade que poderá levar a alguma venda daqui a alguns anos.
o c 130J pode ter algum problema, não muito divulgado… é so desconfiança, mas vi dois artigos no ano de 2005 condenando a aeronave.
Bille 7 de julho de 2017 at 13:51 Bille, vc não está errado… mas a Embraer também não está… aproveitou a feira (Paris) e estendeu a jornada… ensaios são fundamentais para certificação… mas comercialmente falando, a demonstração é que vende… tipo vc vai comprar um carro… olha as revistas 4 rodas (putz tô velho..) consumo, potência, etc… mas quando vc anda é que toma a decisão… Não podia deixar passar a feira… vc falou em pista curta, e lembrei de um vídeo onboard de vôo do mesmo em Paris, e me chamou atenção que pela marcação da pista (e uma… Read more »
Bille 7 de julho de 2017 at 13:51
Não creiio que seja perda de tempo, até porque se demonstra outras qualidades …
Este tempo todo longe de casa faznedo tantos Pits-stops sem apoio logistico específico é algo louvável pra um equipamento tão novo, e em estágio de maturidade …
Acredito que este “rolê” qualifica sim o equipamento como sendo algo bastante qualificado…
Sem contar que não existe apenas uma unidade voando…
Enquanto o primeiro protótipo esta em tour o segundo continua por aqui sendo testado.
Wilton Feitosa 7 de julho de 2017 at 14:29
“Este tempo todo longe de casa fazendo tantos Pits-stops sem apoio logístico específico é algo louvável pra um equipamento tão novo, e em estágio de maturidade …”
Este na minha opinião é um dos grandes pontos fortes que a Embraer deseja demonstrar na pratica, somado as grandes distancias percorridas e o tempo que levou para faze-las…
” Só ” por estes motivos, KC-390 já chamou atenção faz tempo…
Mas avião tem que ser demonstrado mesmo, quem não lembra da LM oferecendo o Sikorsky – PZL M28 na viagem por todos os países da AL como alternativa aos velhos DHC-6 nos outros países e para o EB aqui.
A LM herdou o M28 quando adquiriu a PZL através da Sikorsky, ele é um Antonov An-28 produzido sob licença e até a USAF comprou 16 para uso e treinamento, na verdade para ajudar a LM na divulgação e mostrar em uso, mas só está usando 5 dos 16 C-145A adquiridos.
https://m.youtube.com/watch?v=qR-ypSvPRBI
Concordo com vocês, Ederson e Wilton. Estou achando esse tour simplesmente fantástico!
Wilton Feitosa 7 de julho de 2017 at 14:29
“Este tempo todo longe de casa fazendo tantos Pits-stops sem apoio logístico específico é algo louvável pra um equipamento tão novo, e em estágio de maturidade …”
.
É bom destacar que a EMBRAER possui uma rede de logística mundial para dar suporte logístico e serviços aos clientes que compraram seus produtos como os E-JETS. Este é um dos trunfos do KC-390 para os seus futuros operadores.