Boeing é a primeira a apresentar proposta para o T-X
A Boeing tornou-se o primeiro concorrente a apresentar à Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) sua proposta para o programa de substituição de treinadores de caça (T-X), anunciou a empresa em 30 de março.
Em um tweet afirmando que estava “aumentando o calor!”, a Boeing disse que havia apresentado sua proposta para o Advanced Pilot Training (APT) Family of Systems (FoS) da USAF, como o T-X é oficialmente conhecido. Não foram fornecidas mais informações.
Desenvolvido com a Saab, a oferta da Boeing para o T-X é uma plataforma monomotor de dois lugares que possui uma cabine de comando “glass”, semelhante à do Lockheed Martin F-35 Lightning II, e uma arquitetura de sistemas abertos. Parece incorporar elementos do Boeing F/A-18E/F Super Hornet e do avião de combate Saab Gripen. Apelidado de BTX, o primeiro voo da aeronave foi conduzido das instalações da Boeing em St. Louis, Missouri, em 20 de dezembro de 2016.
Com a proposta da Boeing agora com a USAF, as ofertas dos outros concorrentes são esperadas nos próximos dias. Além da Boeing e Saab, a concorrência do TX está sendo disputada pela Lockheed Martin e Korean Aerospace Industries (KAI) com o T-50A (um derivado do T-50 Golden Eagle) e pela Leonardo DRS com o T-100 (um derivativo do M-346 Master). Uma equipe composta pela Sierra Nevada Corporation e a Turkish Aerospace Industries (TAI) também está desenvolvendo um projeto novo, enquanto a empresa norte-americana Stavatti diz que vai oferecer o seu Javelin reprojetado.
A Textron descartou o Scorpion, que antes era considerado um possível concorrente, enquanto em 1 de fevereiro a Northrop Grumman e a BAE Systems anunciaram que não competiriam para o requisito, apesar de terem tido seu novo modelo 400 fotografado em agosto do ano passado.
FONTE: Jane’s