Conheça o local onde a Embraer realizará avaliações de congelamento artificial do KC-390
A Base Aérea de Eglin é uma instalação militar de grandes proporções, mesmo para os padrões da USAF (Força Aérea dos EUA). Localizada entre as comunidades de Valparaiso e Lake Lorraine (estado da Flórida), a base cobre uma área de superior a 1,8 mil km2.
São diversas as unidades militares ali estacionadas, sendo que atualmente boa parte das instalações está voltada para a introdução do F-35 em serviço. Ali estão a 33rd Fighter Wing (unidade de treinamento e manutenção de caças F-35), o 58th Fighter Squadron (treinamento de pilotos de F-35A) e o VFA-101 da Marinha (treinamento do F-35C).
Mas além dessas e outras unidades, a Base Aérea de Eglin também hospeda o 96th Test Wing. A unidade e responsável pelo desenvolvimento, aquisição e ensaios em voo de armamentos, sistemas de guiagem, navegação, comando e controle.
Subordinado ao 96th Test Wing está o McKinley Climatic Laboratory. Trata-se de um hangar refrigerado especialmente construído para testar aeronaves em clima extremos. O hangar foi erguido em 1947 e desde então gerações e gerações de aeronaves foram testadas ali sob condições severas e controladas. Aviões como P-51, P-80, F-22, F-117, F-35, C-5A e muitos outros já foram testados nas instalações.
Mas não só aeronaves militares passaram pelo hangar 440 (como é comumente referida a instalação). Aeronaves civis como o Boeing 787 e o Airbus A350 também foram avaliadas sob baixas temperaturas. Como se vê o hangar conta com dimensões consideráveis para ensaiar um leque amplo de aeronaves, incluindo helicópteros.
A câmara principal possui 77 m de largura por 79 m de comprimento e 21 m de altura. Temperaturas entre -54ºC e 74ºC podem ser simuladas, assim como neve, chuva, vento, areia e poeira. Há também uma câmara menor para testes de motores, veículos menores (blindados e carros de passeio entre outros) e unidades de potência. Por fim existem outras câmaras acessórias que simulam: sol, vento, chuva e poeira; ambientes corrosivos (alta salinidade) e altas altitudes.
O hangar 440 é a maior das instalações, mas o complexo conta também com um escritório, um prédio para instrumentação, uma planta para produção de vapor e uma célula para teste de motores.
Embora as instalações permitam a simulação do clima de qualquer região do globo terrestre a Embraer, assim como a FAB, está interessada em um ambiente específico. Conhecer o desempenho do KC-390 em condições de temperaturas muito baixas uma vez que uma das funções do KC-390 será substituir o C-130 Hercules nas missões ao continente antártico.
Além disso há o possível interesse de outros clientes que eventualmente operariam a aeronave sob condições mais frias durante boa parte do ano. Os testes estão marcados para o final do ano e esperamos que o KC-390 cumpra mais essa etapa com sucesso.
Veja nas fotos abaixo algumas aeronaves que já passaram pelas instalações do McKinley Climatic Laboratory.