Caças F-22 Raptor perdem revestimento ‘stealth’ na Síria
Caças furtivos F-22 Raptor da Força Aérea dos EUA (USAF), que estão participando de operações militares na Síria, começaram a perder seu revestimento de absorção de ondas radar.
Conforme relatado pela Aviation Week, de fato, o revestimento absorvente de radar, que esconde os Raptor dos radares, enrugou e começou a descascar. Segundo a USAF, uma das razões deste problema são as condições climáticas que afetam a área de operações.
Uma afirmação confirmada por John Cottam, chefe do programa F-22 da Lockheed Martin, que observou que fatores externos, como chuva e poeira de areia, não apenas enrugam e descascam o revestimento, mas também o transformam em seu estado líquido original.
De fato, este não é o primeiro problema enfrentado pelo revestimento de absorção de radiação do F-22: de acordo com o Southfront.org, em 2009, pilotos dos EUA reclamaram que o revestimento era facilmente removido da fuselagem do Raptor durante o contato com óleo combustível e lubrificante.
No entanto, a Lockheed Martin alega que desenvolveu um novo revestimento, mais resistente, que será aplicado a todos os F-22 durante as operações de manutenção. De acordo com estimativas preliminares, este processo levará pelo menos três anos.
Note-se que esta não é a primeira vez que a furtividade do Raptor é comprometida: como foi relatado recentemente, um problema do sistema de armas que afetava a seção reta radar (RCS) de um Raptor F-22 pertencente ao 43º Esquadrão de Caça da Base da Força Aérea de Tyndall (AFB), Flórida, foi resolvido no mês passado por meio de solução de custo-benefício desenvolvida por um militar de 23 anos de idade.
Diferentemente, uma solução econômica será muito improvável para superar este novo problema.
FONTE: theaviationgeekclub.com
Teoricamente 80% da furtividade do F-22 é creditado à sua forma.
Em tese mesmo sem a “pintura” RAM ele ainda tem nível de furtividade VLO.
O maior problema do F-22 é o numero insuficiente de aeronaves fabricadas, um numero maior de F-22 não exigiria que todas tivessem pintura RAM. UM F-22 menos furtivo seria a solução ideal para aposentar os velhos F-15.
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Saudações!
Olá.
Grande mestre Bosco, parece que eu resolvi pegar no seu pé… 🙂
Sim, é verdade que cerca de 80% da furtividade do caça se deve ao seu formato. Mas somente se o feixe do radar o atingir diretamente de frente, pois a RCS (Radar Cross Section) será a menor possível. É óbvio que você sabe disso.
Se o feixe do radar atingir o aparelho por um ângulo diferente (como por exemplo, na “barriga” da fuselagem), ai entra em cena os materiais absorvedores de ondas eletromagnéticas.
É um problema sério, que ainda aflige os B-2 e F-35.
SDS.
Sem dúvida Maurício!
Mas apenas se um feixe der radar atingir perpendicularmente nos aspectos inferior e superior é que há esse rigor e como sabemos é muito pouco provável que isso ocorra. Pelo menos não tempo suficiente para fazer diferença.
Um abraço.
Olá. Grande Bosco, não precisa ser “exatamente” na perpendicular dos planos inferior ou superior. Basta que a projeção do vetor de incidência seja maior no plano base/superior do que na área frontal. Em outras palavras, que o feixe de radar “acerte” mais o plano inferior ou superior da aeronave que o plano frontal. Sem a “proteção” dos materiais absorvedores/dispersores de radiação (tratamento das superfícies), o aparelho stealth será quase tão detectável quanto um avião convencional (equivalente). Considerando que as principais bases de radar estão no solo (naquele TO), o problema apresentado pelos F-22 é bastante significativo. Há pesquisas que tentam… Read more »
o grande problema do f22 é a lockheed martin, que a décadas vem pisando na bola com a usaf, omitindo problemas ou mentindo performance, como também adoram passar a perna na northrop grumman. já não somente ouvi falar como também recebi confirmação através tanto de sites quando notícias, de que o f22 tem muitos mais problemas do que a camada anti radar, o design dele não encaixa direito com a estrutura, tornando ainda mais caro a manutenção e diminuindo a capacidade de manobras, o f22 não pode forçar g muito mais elevado se não causará problemas estruturais imediatamente. o design… Read more »