Paquistão converte caças F-16 para lançar armas nucleares
País que possui arsenal de 130-140 ogivas também emprega caças como vetores
O Paquistão está expandindo seu arsenal nuclear e desenvolveu um estoque estimado de 130 a 140 ogivas para lançamento, bem como converteu alguns de seus aviões de combate incluindo o F-16 para lançar armas nucleares, informou o Boletim de Cientistas Atômicos em seu último relatório.
De autoria de Hans M Kristensen e Robert S Norris, o relatório diz que a análise de um grande número de imagens de satélite comercial de guarnições do Exército Paquistanês e Bases da Força Aérea mostra o que parecem ser lançadores móveis e instalações subterrâneas que podem estar relacionadas com as forças nucleares.
“O Paquistão continua a expandir seu arsenal nuclear com mais ogivas, mais sistemas de lançamento e uma crescente indústria de produção de materiais físseis”, disse o relatório sobre forças nucleares paquistanesas, 2016.
“Nós estimamos que o Paquistão agora tem um arsenal de armas nucleares de 130-140 ogivas, o que excede a projeção feita pela Agência de Inteligência de Defesa dos EUA em 1999 de que o Paquistão até 2020 teria 60-80 ogivas”, informa o relatório divulgado no mês passado.
De acordo com os cientistas, com vários sistemas de lançamento em desenvolvimento, quatro reatores de produção de plutônio e suas instalações de enriquecimento de urânio em expansão, o estoque do Paquistão poderá aumentar ainda mais nos próximos 10 anos.
“As especulações de que o Paquistão pode se tornar o terceiro maior Estado em armas nucleares do mundo – com um estoque de cerca de 350 ogivas em uma década – são, acreditamos, exageradas, principalmente porque isso exigiria um acúmulo duas a três vezes mais rápido do que o crescimento nas duas últimas décadas “, disse.
“Nós estimamos que seu estoque poderia crescer mais realisticamente até 220-250 ogivas até 2025, se a atual tendência continuar, se isso acontecer, faria do Paquistão o quinto maior Estado em armas nucleares do mundo.
“Mas a menos que a Índia amplie significativamente seu arsenal ou acumule mais forças convencionais, parece razoável esperar que o arsenal nuclear do Paquistão não continue crescendo indefinidamente, mas possa começar a nivelar quando seus atuais programas de armas estiverem concluídos”, disse o relatório.
Aviões para ataque nuclear
Ainda de acordo com o relatório, o Paquistão provavelmente atribui uma missão de ataque nuclear aos esquadrões de caça F-16A/B e Mirage III/V.
O F-16 foi provavelmente o primeiro avião no papel nuclear, mas o Mirage rapidamente se juntou à missão, disse, acrescentando que os F-16A/B foram fornecidos pelos EUA entre 1983 e 1987.
Depois de 40 aviões terem sido entregues, o Departamento de Estado dos EUA disse ao Congresso em 1989, “nenhum dos F-16 que o Paquistão já possui ou está prestes a comprar está configurado para lançamento nuclear” e o Paquistão “será obrigado por contrato a não modificar” caças F-16s “sem a aprovação dos Estados Unidos”, disse.
“No entanto, há vários informes críveis na época de que o Paquistão já estava modificando os F-16 fornecidos pelos Estados Unidos para armas nucleares”, disse, acrescentando que há rumores de que o Paquistão pretende fazer o mesmo com que o caça JF-17.
FONTE: Economic Times / Tradução e adaptação do Poder Aéreo
Interessante, mas os EUA não estão reclamando… que coisa…
Podem parar de sonhar com EUA liberando mais F-16 pra eles então
Principalmente se a linha de montagem do F-16 for embora pra Índia. Se os paquistaneses querem mais F-16, pois que comprem logo!!
Interessante mesmo!!! Um país muito instável onde o talibã passeia e faz o que quer com a
Complacência do governo e com 180 ogivas!!! E o pessoal preocupado com o Ira!!!
Urgente confronto no Rio de Janeiro helicóptero abatido 4 PM mortos.
Concordo com o Marcelo. País que não ajuda em nada o combate ao Taliba (pelo contrário), e ainda tinha Osama Bin Laden como vizinho da sua Academia Militar. E vaza segredos nucleares pra outros países. Não é à toa que a Índia vive se armando, a despeito da miserabilidade do seu povo.
E os EUA só efetuam reprimendas quando convém. Vamos ver qual será a postura do governo “Pato Donald” Trump.
o pior de tudo e que se o “Pato” bloquear futuras vendas isso quer dizer que também bloqueará os gripens, e adeus custo + baixo para futuras encomendas da FAB.
Sr. Rinaldo, há quem diga que a tecnologia nuclear norte-coreana foi comprada do Paquistão (ou pelo menos parte dela). Aí já não sei se procede…. 😉 No mais, os EUA na verdade deveriam, por lógica, querer boicotar o Paquistão, uma vez que eles são aliados da China. Pra manter o equilíbrio, China x Índia já basta. Se a India não tivesse Pequim, aí faria sentido inflar o Paquistão pra manter o equilíbrio regional.
Rinaldo Nery 19 de novembro de 2016 at 19:44 Só um detalhe sobre seu comentário “a despeito da miserabilidade do seu povo”. O Paquistão é um pais em vias de desenvolvimento assim como os países da América do Sul só que a sua economia é muito resistente e os índices tem demonstrado isso ao serem impermeáveis aos solavancos da economia mundial. A Bolsa Paquistanesa tem se mostrado quase que inalterável durante as últimas crises. Seu povo é tão miserável quanto o é a maior parte da América do Sul. O estranho é que eles tem um acesso direto ao desenvolvimento… Read more »
Me referi ao povo da Índia, que joga cadáveres nos rios. Paquistão, Índia, Bangladesh, povos miseráveis.
Rinaldo Nery 19 de novembro de 2016 at 21:24 Só fiz o comentário por que às vezes estes países, Paquistão, Kazaquistão, India, etc., passam a falsa imagem de serem muito pobres e atrasados mas na realidade, tem seu desenvolvimento militar bem à frente dos países da América Latina e acho que tem FFAA muito superiores às da nossa região. Pode ver que eles já tinham F 16 na década de 80. Isso de jogar corpos nos rios é cultural, o Ganges é a personificação da Deusa Ganga e segundo a tradição, um rio sagrado e por isso são jogados o… Read more »
Para se construir armas nucleares bastam duas coisas: capacidade técnica e vontade de fazê-las. No caso do Brasil faltam ambas.
O pulo do gato da arma nuclear é o detonador. Um engenheiro do IME em mestrado nos EUA conseguiu esse segredo, pois um idiota lá, por engano, postou em rede aberta. Vontade, realmente, não temos.
Boa noite a todos. Corrida armamentista. Esses países possuem divergências político-religiosas à décadas e precisam cada vez mais mostrar superioridade. Quanto à utilização de artefatos nucleares o A1 pode carregá-los sem problema algum, basta um pouco de habilidade de engenharia e pronto. Como bem citou o Cel. Temos os meios só não temos vontade.(arma perfeita para dissuasão). Deus abençoe a todos. Caso esteja errado por favor tirem minhas dúvidas. Desde já agradeço.
Bom dia! Sobre a notícia é realmente temeroso um país sem firmeza com os extremistas, desenvolver tão amplamente armas de destruição em massa, enquanto os xerifes do mundo nada fazem. No tocante à miséria na Índia e no Paquistão, elas realmente são drásticas, ambos possuem altíssimos índices de analfabetismo, desnutrição, falta de saneamento básico, fslra de moradia adequada, AIDS, e tudo mais que possamos pensar em atraso social, todavia deve se levar em conta a imensa população dos países. O constraste do Paquistão e Índia serem potências militares se deve a quanto do seus orçamentos são direcionados a defesa. No… Read more »
Sempre fui curioso em saber o que faz uma aeronave ser apta a lançar um armamento nuclear. Não sei se seria apenas as dimensões da bomba ou algum revestimento especial da própria aeronave.
Não fizeram tal capacitação no F 16, ponto.
Quem enterrou o Prog Nuc Brazuca foi o Collor, logo no início do seu desgoverno.
Os milicos deveriam ter batido o pé, era um programa deles, Serra do Cachimbo.
Para o Brazil nunca me agradou a última decisão nas mãos de civis.
Talvez um triunvirato, com militar (es).
A gente não conseguiu nem fazer o nosso míssil balístico disfarçado de lançador de satélite, o que dirá a ogiva nuclear.
O fato do Paquistão estar armando suas ogivas nos aviões explicita que eles têm como alvo basicamente a Índia e não tem prioridade de ir muito mais longe que isso.
segundo ouvi e vi em algumas fontes os arsenais paquistaneses são rotativos mudam de local frequentemente devido ao risco…mais tudo é falho; foi um grande erro permitir o paquistão se armar em breve vai ter uma m….a muito grande…vide o noticiário é um país q não garante sua segurança