Caças de Cingapura treinam desdobramento em rodovias
A Republic of Singapore Air Force (RSAF) realizou o exercício Torrent 2016, de 10 a 14 de novembro, no qual treinou operações de decolagem e pouso na rodovia Lim Chu Kang e na pista da Base Aérea de Tengah.
O exercício contou com a primeira participação dos caças F-15SG Strike Eagle neste tipo de exercício.
Já que em caso de guerra as bases aéreas serão certamente atacadas pelo inimigo, dispersar as aeronaves em estradas pode possibilitar um contra-ataque.
Até Singapura se preocupa com isso defesa, mantendo os equipamentos atualizados…
F-16 com gancho de parada?????? Tá certo isso produção? O.o
Provalmente era treinando pouso em pista reduzida! Por isso o gancho…
Enquanto isso, nas terras tupiniquins, sua força aérea treina em caças da década de 1960 modernizados – F-5 – um caça que poderia ter sido melhor modernizado – o A-1 AMX – e uma aeronave antiguerrilha – o A-29 Super Tucano – , esperando um caça sueco feito para defender a Suécia – do tamanho do Estado do Paraná – e não um continental país como o nosso. . Isso é o Brasil…….
O Gripen pousa em estradas “suecas”, pois no Brasil tem que desviar de um buraco pra cair em cinco…
Putz, Singapura com F-15 e F-16!!!!!!! E nós com o Forévis da guerra do Vietnã, noooooossa, inacreditável!!!!!
Pessoal, Acho meio injusto essa comparação (“Ah!, até Singapura tem F-15 e F-16!, enquanto o Brasil ainda voa F-5…!”). Confesso que foi surpresa pra mim sber que a Força Aéra de Singapura opera F-15, mas é aquilo: além de eles terem orçamento pra isso, eles estão cercados de ‘vizinhos’ que não são exatamente… ‘amistosos’! Deem um olhadinha no mapa: https://www.google.com.br/maps/place/Singapura/@1.2552167,103.2832122,7z/data=!4m5!3m4!1s0x31da11238a8b9375:0x887869cf52abf5c4!8m2!3d1.352083!4d103.819836/url> pra ver do que estou falando! Não é nosso caso no TO da América do Sul. Talvez , nunca seja, mesmo com os devaneios bolivarianos mais ao norte. Então, pra nossa realidade e, principalmente!, pro tanto de dinheiro que a… Read more »
Esses F-15 são alguma versão naval? Digo pelo gancho de parada na traseira.
Poxa vocês não perdem uma pra criticar não? Sei que criticas são essenciais, mas apenas quando são construtivas.
Profissionalismo e seriedade!!! Durante, ano após ano, nós que torcemos pelas forças armadas do Brasil, acompanhamos os mais variados países do mundo, se arrumando se organizando…Trazendo novos conceitos e soluções…E na nossa vez…Sempre é uma situação morosa, desinteressada…Ficamos só na vontade de vermos o reaparelhamento das Forças…Quando isso irá mudar…
Asfalto deve ser bom, se fosse aqui derreteria ou os buracos danificariam ou talvez a fab levava um multa.
Matheus, o gancho é nos F-16, não nos F-15. E não; não há versão naval de nenhum dos dois!! :/
Roberto Santana, as placas são apenas para sinalizar o tamanho da pista. A decolagem varia em função do peso da Acft, altitude pressão e principalmente temperatura.
É o medo do Dragão. A Rand nas simulações descobriu que o uso de pistas improvisadas acabaria com as chances dos chineses de destruir o poder aéreo inimigo, eles só tem misseis balísticos para atacar os aeroportos que são fixos e todos conhecem a sua localização uma pista improvisada teria que ter reconhecimento o que a China não tem
Como eu queria uns F15 no Brasil, podia ser de prateleira, seria muito bom
Show !
Opero no SDU e desconheço essa marcação na pista. Cada decolagem é uma situação diferente (peso, vento, temperatura, pressão, pista seca ou molhada). Numa aeronave de caça o piloto vai marcar na prancheta (que prende na coxa com um elástico) as velocidades para decolagem, dependendo da sua configuração e dos dados que comentei acima. Vai decorar essas velocidades. Essas velocidades vão aparecer marcadas no speed tape. Assim como nas modernas aeronaves comerciais, ou de transporte. No E195/190 prefiro olhar no PFD (colorido), ao invés do HUD (monocromático).
Tanto o F-15 quanto o F-16 têm gancho de parada como padrão, para operações em rodovias ou em pistas curtas/esburacadas dotadas de equipamento adequado. Até o F-22 tem.
Vale salientar que salvo engano é padrão em aviões de caça independente dele ser “naval”.
Sim. Anapolis também possui essas placas. Em aeroportos onde se opera ILS Cat 2 as luzes de pista mudam de cor nos últimos 1.000 m.
Olha só Cingapura ostentando F-15 e F-16 se não me engano logo mais vai chegar o F-35A enquanto isso num certo paif sulamericano utilizam F-5 isso você leu F-5 como linha de frente em pleno século XX. Pra não dizer humilhante isso é no mínimo irônico, abraço pessoal
Sabe o que impressiona?
O número absurdo de erros de português nos comentários…
Os ganchos de parada em caças terrestres são uma medida de emergência para o caso de problemas. Aqui um F-15 japonês com falha no trem de pouso esquerdo faz uso do gancho e cabo de pista numa emergência: . https://www.youtube.com/watch?v=Is56Qizk_iU . Nossos F-5 e A-1 também possuem esses ganchos. Mas deve-se lembrar que esses ganchos são feitos para desacelerações muito mais suaves que as suportadas por caças navais operando em porta-aviões. E é coisa antiga, vem lá dos anos 50. . No segundo vídeo da matéria, aos 0:18 min, podemos ver 2 veículos com o nome FOD killer na frente.… Read more »
Aqui a distância do solo da tomada de ar do F-15, que usa o mesmo motor, notando que a tomada de ar está ao nível do ombro do pessoal:
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Se você se curvar, dá até para ficar de pé embaixo da aeronave:
http://www.af.mil/News/Photos.aspx?igphoto=2000636039
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No caso do F-16 é ao nível da cintura:
Estou com um comentário retido.
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Roberto, como o vídeo lá de Cingapura mostra claramente sem sombra de dúvidas, o F-16 precisa de pistas sem detritos para operar com segurança. Claro, o F-16 passou por aqui em exercícios, mas foi uma vez perdida, não em operação contínua.
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Manter as pistas completamente livres de detritos gera custo, coisa que não ocorre com outras opções, como o Gripen e o Mirage 2000.
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Isso para não falar do trem de pouso “bailarina”, que não admite pousos “navais” como pode ser feito com o AMX, F-5 e o Gripen, por exemplo.
Para efeito de comparação com a limpeza da pista em Cingapura, olha a quantidade de sujeira nessa pista que o Gripen opera na Suécia:
https://www.youtube.com/watch?v=WoW4OXenm0Y
Putz, aqui também tem professores de português…
O amigo me desculpe, mas o comentário sobre os erros de português procede. Escrever observando a gramática do idioma, com pontuação e ortografias corretas (se bem que, às vezes, os teclados nos traem… e só percebemos depois de publicado o comentário) para que nossa opinião seja adequadamente transmitida e compreendida, é imprescindível se queremos ser levados a sério! Isso vale aqui para o PA assim como vale para a comunicação corporativa. Aliás, gostaria de pedir aos editores do PA implementarem o recurso de edição dos comentários; eu mesmo percebo os erros de ortografia de meus posts, e fico me mordendo… Read more »
Se não estou enganado, aqui no Brasil mas precisamente entre Natal e Fortaleza , já fizeram isso em rodovias
A FAB fazia isto com certa regularidade na década de oitenta, quando um trecho da RS 287 era interditado para decolagem e pouso de rodopista do Xavante, depois da desativação deste não tenho conhecimento com aeronave a reação. Um dos terceiros andou fazendo isto a alguns anos atrás com A 29.
G abraço
Roberto, os 737 como você bem lembrou, são verdadeiros aspiradores de pó, especialmente os modelos mais novos com turbofans de grande diâmetro. . Mas acho que aeroportos tem as pistas bem cuidadas justamente porque tem quem pague por isso, afinal o objetivo do aeroporto é servir empresas privadas. . No fim das contas é especulação minha, baseado no que tenho visto dos operadores de F-16, como Singapura com seus veículos catadores de pedrinhas. Inclusive, naquele pseudo-documentário da Boeing com um piloto de F-15E, mostra a USAF fazendo um parede humana com as equipes de terra, procurando pedrinhas e outros detritos… Read more »
Aqui, outro vídeo mostra equipes de terra de Cingapura procurando detritos na base, ao redor de F-16. Novamente, nunca vi operadores de outros caças fazendo isso, só de Viper:
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http://www.gettyimages.com/detail/video/singaporean-air-force-members-perform-a-fod-walk-during-news-footage/516806880
Adota sim Clésio, é procedimento padrão nos esquadrões de caça, inclusive em alguns momento porque questões de tradição, o comandante do esquadrão lidera a caminhada da parede humana caça de FOD.
Caro Bob Santana, o F 16 tem um certa sensibilidade a FOD em função de sua tomada de ar baixa, não é tudo o que alardeiam, mas tem. A FACH em Iquique, cuja a cabeceira oeste fica a poucos metros do mar, e a região é varrida por ventos que trazem maresia e areia do deserto, a pista é literalmente aspirada antes das operações aéreas.
G abraço
Taí uma coisa que eu não sabia sobre a nossa FAB. Obrigado pela informação Juarez.