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A equipe acrobática “Russian Knights” recebeu quatro novos caças multifunção Sukhoi Su-30SM. Os aviões pintados na cor do grupo receberam os números de 30 a 33.

Estas são as primeiras fotos publicadas dos novos aviões.

Anteriormente, os “Russian Knights” voavam Su-27P e Su-27UB. Tente encontrar as diferenças entre os modelos nas fotos abaixo.

su-27p-russian-knights su-30sm-russian-knights

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

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Ednardo de oliveira Ferreira

O bicho é muito bonito.

hamadjr

Muito bonito mesmo, e a diferença ao menos nas fotos o Su-27UB tem canards

qboavida

O Su-30 é biplace. Originalmente, um projeto do Su-27 otimizado para ataque ao solo.

Hattab

Hamadrj e Roberto Santana, na comparação das fotos, a superior é a antiga aeronave, Su-27 e a inferior, a nova aeronave, Su-30. Na inferior não se trata do Su-27 UB.
Abs

Clésio Luiz

O monoposto não é um Su-30 Roberto, o biposto sim. O Galante botou as duas fotos para comparar.

Clésio Luiz

qboavida, que eu me lembre, o Su-30 original era otimizado como interceptador de longo alcance, sem canards, quando surgiu a negociação com a Índia que resultou no Su-30MKI.

Carlos Crispim

Desses aviões grandões, 2 motores, lemes duplos e entradas de ar idênticas, o F-14 Tomcat é imbatível, o caça mais bonito do mundo.

ivo

existe uma diferença no canopy, outra coisa que me chamou a atenção foi a “colaboração” do Rustam Bogaudinov, pensei que ele fosse só mais um comentarista do fórum….

Clésio Luiz

@Carlos Crispim

You got that right:

comment image

Tomcat3.7

Bela aeronave, mas como disse o Carlos Crispim, o TomCat ,pra mim tbm, será sempre o mais belo desta classe de big vetores bi turbinas e sonhei com uma versão futura do mesmo por muito tempo o que não rolou. Vejam que todas as versões do animê MACROSS (nos USA Robotec), teem como base o F-14(comprei um modelo made in Japan) e desde mais de trinta anos atrás já o apresentavam com bocal das turbinas idêntico ao bocal do F-22 atualmente, vetorado e tal. Imagino um show aéreo com Su-30/27 ,deve ser massa d+ .

luiz paulo barros de souza

muio bom caça para acrobacia aerea

Renato Carvalho

…e bom tbm pra abater F15, F16,Mirage etc

Bill27

Su 30 : Canards, probe de reabastecimento,biplace,trem de pouso do nariz com 2 rodas ….isso externamente e o q da pra diferenciar

Ricardo Da Silva

Só lembrando que ‘ A equipe acrobática “Russian Knights” ‘ é uma unidade de combate.

Eden Rinaldi Prates

Além do que foi apontado acima, notei que o trem de pouso dianteiro tb é diferente, no Su-27P tem uma roda, no Su-30 tem duas rodas.

Rafael Oliveira

Ivo, quando um “comentarista” sugere um link e ele vira matéria, em regra, a Trilogia coloca “Colaborou: o nome do sujeito”. Comigo sem aconteceu assim e eu sou apenas um leitor que eventualmente comenta algo.
.

Clésio Luiz

O nome da equipe mesmo é Russkiye Vityazi. Russian Knights é a tradução para inglês.
.
Então acho que seria mais respeitoso e correto, ou chama-los pelo nome original russo ou simplesmente “Cavaleiros Russos”, se preferirmos usar o nome traduzido.

qboavida

Clésio Luiz, acredito então que o Su-30 era ainda mais capaz na arena ar-ar que o Su-27 “acumulando” também capacidade ar-solo. Um caça multitarefa.

Delmo Almeida

Clésio Luiz, onde eu assino? Usamos o original ou traduzimos de vez…
.
Uma equipe acrobática não precisa de um caça no estado da arte, muito menos se for pegar um biposto que, em tese, vai ser mais pesadão e nenhuma das suas vantagens se aplicam.

Glasquis 7

Achei curiosa a chamada: “novos Sukhoi Su-30SM” Pelo que entendo, o “S” é célula usada e o “M” de Modernizada. Se tivesse sido implementado um aumento na capacidade de combustível seria “SMT”. O “T” seria “Tuplievo” que quer dizer combustível. Daí a nomenclatura SMT dos MIG 29.

bill27

Roberto,pelo que eu ja li sobre a instalação do canard ,é para dar mais sustentação ,pois o radar usado no Su 30 é mais pesado que usado no SU 27.

Paulo

Belo caça.

g2-a5c965c4d12749d7d1bd3c9f9bf06ba8

Roberto, me parece que a família Flanker é produzida em duas fábricas diferentes na Rússia, ambas ligadas à Sukhoi. Elas então vendem subtipos ligeiramente diferentes dele. Inclusive os exemplares do Vietnam que foram mostrado no matéria aqui dias atrás, foram as últimas unidades de uma dessas fábricas, que irá fechar a linha do Su-30 e se dedicar ao Su-35 e Pak-Fa. Imagino então que existam modelos “completos” e “pé-de-boi” disponíveis. Os Su-30 vietnamitas tem o canard, mas os venezuelanos não. Então o cliente especifica que ele quer, como por exemplo, os Mirage IIIE da FAB vinham completos, enquanto outras forças… Read more »

bill27

g2-a5c965c4d12749d7d1bd3c9f9bf06ba8

Justamente o SU30 venezuelano não possui canard ,pois o radar é diferente da versão Indiana por exemplo.O radar do SU30MKV émais leve …

Paulo Vinícios Maffi

Lanço aqui um desafio, inclusive para o nosso amigo russo. O Rustan.
Quais seriam as principais características/particularidades de cada modelo a família flanker? Do Su-27, passando pelo 30, 33, 34, 35, 37 e 50.

Seal

g2-a5c965c4d12749d7d1bd3c9f9bf06ba8 14 de outubro de 2016 at 20:08
Bem lembrado. Os caças Sukhois são fabricados em duas fábricas diferentes. As quatro aeronaves SU-30SM foram montados na fábrica da Irkut, em Irkutsk. A KnAAPO (Komsomolsk-on-Amur Aircraft Production Association) revelou que produziu os dois últimos Su-30MK2.

Carlos Campos

off topic
o J20 já está fazendo manobras mais exigentes
https://www.youtube.com/watch?v=IkOQnehenxk

maximusrs

O bixo impõe respeito. Baita caça!

Madmax

As entradas de ar nao sao idênticas.
A do Su-30 parecem mais curvadas parecem mais aerodinâmicas.

Space Jockey

A minha duvida o Bill27 acabou colocando: ja percebi SU 30s com e sem canards, pq ??
O SU-35 original tinha canards e perdeu na versão definitiva (em serviço) para economizar peso e $$. De toda familia o SU-34 é o mais bonito pra mim, acho aquele nariz e assentos laterais demais.

Clésio Luiz

Eu dei uma pesquisada rápida e acho que é mais ou menos assim: . Os Su-30 produzidos pela KnAAPO, como os venezuelanos e os vietnamitas, não tem canards e tem o topo da deriva horizontal, tal qual o protótipo do Su-37 “711”; . Os Su-30 produzidos pela IRKUT, como os indianos e malaios, tem os canards e tem o topo da deriva inclinada tradicional; . O povo fala que os canards são para compensar o peso do radar, mas nenhum desses dois Su-30, e nenhum modelo de produção em série, possui o radome avantajado que realmente incluía um radar maior… Read more »

Clésio Luiz

Os protótipos do Su-27M, que posteriormente seriam renomeados Su-35 e depois de ganhar vetoração e empuxo, Su-37, tinham números da série “700” pintados nas aeronaves. Eles herdaram os canards do Su-27K naval (posteriormente Su-33), possuíam um radome maior com um novo e mais pesado radar, tomadas de ar maiores e um motor mais potente, e por fim o topo da deriva mais alto e reto. Aqui, aos 2:16min desse vídeo, um (então) Su-35 “703” com carga completa de mísseis, mostra todas as características que expliquei e mostra que o Flanker não perde agilidade quando armado para combate aéreo:
.
https://youtu.be/03dkxAk5Qpc?t=136

Paulo Vinícios Maffi

“Clésio Luiz 15 de outubro de 2016 at 2:28 Os protótipos do Su-27M, que posteriormente seriam renomeados Su-35 e depois de ganhar vetoração e empuxo, Su-37, tinham números da série “700” pintados nas aeronaves. Eles herdaram os canards do Su-27K naval (posteriormente Su-33), possuíam um radome maior com um novo e mais pesado radar, tomadas de ar maiores e um motor mais potente, e por fim o topo da deriva mais alto e reto. Aqui, aos 2:16min desse vídeo, um (então) Su-35 “703” com carga completa de mísseis, mostra todas as características que expliquei e mostra que o Flanker não… Read more »

Bill27

Clésio,
Se não me falhe a memória, as diferenças nas derivas se devem a inclusão de tanques de combustível nelas.
Segundo pesquisei, o cliente escolhe como qer o Su 30, aí dependendo do pacote escolhido , adota se o canard ou não.
Se nao me engano ,outro item que torna o canard imprescindível no Su 30 é o TVC

Rommelqe

Bill27, tambem entendo que o TVC torna, nos Flankers, imprescindivel os canards. Estas superficies aerodinâmicas acrescentam uma porrada de opções e vantagens, mas problemas tambem. No caso do J20, como é mais longo do que seus “concorrentes” é mais ainda importante. Veja que no F22 ele prescinde deste recurso sem contudo diminuir sua capacidade de manobras. Creio que os bocais dos motores do F22 sejam mais eficazes nestas manobras vetoradas justamente por que o fluxo a jusante é mais direcionado ao plano longitudinal que coincide com o plano das asas. Como a vetoração se faz de forma independente entre os… Read more »

Enio Valcanova Castro

Tomcat3.7, há o SE, F15 SE (Silent Eagle) amigo. Abraço!