Boeing revela seu treinador T-X
A Boeing acaba de revelar em St. Louis seu treinador T-X, feito em parceria com a Saab, que concorre para ser o novo treinador da USAF, no lugar do velho T-38 Talon.
A maior empresa aeroespacial do mundo enfrenta uma batalha com a Lockheed Martin, a Northrop Grumman e a Raytheon para o contrato de US$ 11 bilhões para produzir cerca de 350 jatos do programa treinador avançado T-X.
Olha aí o Shinshin.
Chegou o favorito ! Deriva dupla?
Para quem apostava que seria um Gripen “pelado”, errou feio. Ficou bem diferente.
Cel R. Nery
Vai começar:
Será nosso Lift, para Argentina é o ideal, a Colômbia vai se interessar, o Uruguay vai querer (3), o Paraguay já está sondando …………. meu D’US !
Shalom
Puxa…não tem mais fotos…?
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Olhando assim, parece ser um peso bem leve ao estilo do proprio T-38…
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alguem tem mais detalhes?
A Argentina com certeza vai avaliar, depois, não compra nada!
É impressão ou o trem de pouso frontal está colocado bem próximo a um alinhamento com o centro de gravidade do avião ?
Ficou fantástico. Outro golaço da Saab
Tirando o F-16, todos os caças da USAF tem deriva dupla, na Navy se usa deriva dupla desde o F-14.
Barbarizou.
O que signica em Ingles, deriva dupla?
Help. Please.
Belissima aeronave.
Golaço da Saab? Porque?
Parte importante da fuselagem foi remetida pela SAAB à Boeing em 13 de junho passado.
https://twitter.com/GripenNews/status/742334400415858688/photo/1?ref_src=twsrc%5Etfw
Sds.
Tadeu Mendes 13 de setembro de 2016 at 13:43
Golaço da Saab porque eles provavelmente conseguirão um negócio bilionário com a maior força aérea do mundo. É pouco?
Esperava mais….
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Ficou parecido com uma versão industrial do BD-10 ou do javelin….
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BD-10
rob.com/pix/var/albums/oops/BD10/bd10_3.jpg?m=1289693961
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ATG javelin
A única coisa que me entristeceu é pensar que este LIFT pode ser o ponto de partida pra projetos de 5ª geração da Saab. Conceitualmente está à frente do J / F-39.
Enquanto na FAB pensa-se em usar o F-39 pelos próximos 40 anos e abandonaram a modernização de outros vetores, os suecos continuam aperfeiçoando o J-39C, estão a ponto de lançar o J-39E / F-39 e já pensam como deve ser o próximo caça.
Também, com o grande Urso do lado, hibernando mas com um olho aberto, não dá pra vacilar.
http://www.airforce-technology.com/projects/javelin-ajt/images/1-javelin.jpg
e este é o BD-10
http://www.aero-news.net/images/content/sportav/2003/bd10-inflight-0203-1a.jpg
Se voa bem não sei. Mas ficou feio. Achei que ficaria mais legal.
Por enquanto eu acho o da Northrop bem mais legal, seguido do da Loockheed/alenia.
Sei não…ele parece bem pequeno….acho que não terá função secundaria não….parece muito leve para armamento, não estou vendo onde seriam pendurados, deve ser focado somente para terino mesmo….
Pintou o campeão.
Último vídeo institucional do Boeing/Saab T-X….
Sds.
http://www.boeing.com/defense/t-x/index.page#/video-player/boeing-t-x-takes-to-the-sky
Ficou parecendo um T-38 / F-5 modernizado…. exceto pela dupla deriva…e por ser monomotor.
Sds.
Ao ver as fotos frontais, percebe-se que as derivas estão inclinadas pra fora, ao estilo stealth. A Saab já está brincando com projetos de 5ª geração.
Enquanto que aqui gastou-se uma grana pelo ToT do F-39… aliás, depois desta comecei a perder o tesão por esta aeronave… já vai chegar aqui ultrapassada… snif…
Pelo jeito a Loockheed vai levar mais um contrato bilionário…
Curuuuiz, mas o bicho é feio hein? rsrs
Na minha modesta opinião e só avaliando por estas fotos também esperava mais, …..apesar que gostei da deriva dupla tipo “F-15 dos pobre” . Uma coisa me parece clara é mesmo somente um treinador… sem função secundária nenhuma.
Mais é cedo ainda pra dizer que o é “fraco” perante os concorrentes é preciso avaliar a performance de todos…Mais esse contrato cm certeza é briga de cachorro grande. ,
Pelas fotos na horizontal não da para ver, mas no link dizponibilizado pelo Baschera tem uma CG onde mostra o perfil das superfícies aerodinâmicas dele. Ficou foi parecido com o F-18F.
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Eu devo desculpas ao Nunão, por ter duvidado dele sobre a colaboração da Saab com a Boeing resultar numa aeronave totalmente diferente do Gripen.
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Então, dos 3 concorrentes usando a F404, dois escolheram usar o motor da GE com pós-combustão. Vamos ver até onde isso vai ajudar ou prejudicar a Northrop com o N-400.
Delfim Sobreira 13 de setembro de 2016 at 13:52
Delfim,
A FAB e a Força Aérea Sueca vão usar o mesmo caça monoposto, com pequenas diferenças, o Gripen E, e no caso da FAB também o biposto F, “nos próximos 40 anos”. Então não entendi o motivo da tristeza, se a comparação que você quer fazer é com os suecos.
Abraços
Do assento do copiloto pra frente ele lembra muito um L-159.
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Esse trem de pouso é muito semelhante ao do F-16… Parece até o mesmo…
Fotos ruins, deu pra ver nada direito.
Vídeo (7 min) com os testes do protótipo do Boeing / Saab T-X.
Sds.
https://www.youtube.com/watch?v=MthE1wVqu40
350 jatos por 11 Blhões de dólares? Estamos pagando 4,6 por 32 jatos! Tem algo muito errado nessa compra do Gripen!
Na VERDADE o video acima é de um T-38 Talon de última versão, onde foram testados alguns conceitos do T-X….
Sds.
Hein?
Algusto, 11 bilhões por 350 treinadores da ~31 milhões por aeronave… Tá no preço, e esse nao tem nada a ver com o do Gripen E e seu pacote.
Tem la um “Q”, de F-14……
Saudades?
Bardini, disseram que o trem é o mesmo do F-16 (provavelmente o “A”) e alguns componentes internos são os mesmos do Gripen. Acho que tanto ele quanto o N-400 reaproveitam muitos componentes de outras aeronaves para baixar os custos.
N38ITX, fala sério não se provoca dessa maneira o fabricante do próximo bombardeiro estratégico americano, vai que eles lá respondem fazendo uma “bombing run” sobre Everett ou Renton… Lindo!!!! Lembra um pouco o Javelin, o Scorpion, e o SH, mas tem aqueles malditos dentes na asa, o troço velho isso!!!! E ainda pode render uma versão armada, que segundo se diz a USAF não tem tanto interesse assim, para se vender para aqueles países para os quais o F-35 é demais da conta. “…seguido do da Loockheed/alenia.” A parceria da Lockheed-Martin é com a sul coreana KAI e o T-50A.… Read more »
Augusto 13 de setembro de 2016 at 15:52
Augusto,
O T-X é um treinador primário, assim como o são os seus competidores… e todos estão mais ou menos nesta faixa de preço. O Gripen E?F é uma aeronave no estado da arte, um multirole fighter provido com inúmeros “acessórios” à mais como suite de combate, sistema de armas radar,,sistemas de defesa etc…etc. Naturalmente é muito mais caro. De outra classe distinta de um simples treinador à jato.
Sds.
Bela aeronave. E também, sendo da Boeing deve ter muita tecnologia embarcada. Será promissor com certeza.
Marcelo.
Se os suecos tem um projeto de treinador neste nível, com características de 5ª geração, é porque já devem ter algo na prancheta pra substituir o J-39. Quem projetaria um treinador conceitualmente mais avançado que seus vetores de combate, a não ser que já tenha algo pra substituí-los também. ?
Também explica porque os suecos não desenvolveram uma versão biposta do NG. ou a tela widescreen. Já estão pensando à frente. Nós é que vamos gastar $$$ com estas coisas.
Mas como escrevi antes, quem tem a Rússia como vizinha indigesta não pode se acomodar.
Acomodados somos nós.
Segundo a Saab… o IOC (Initial Operating Capability) do T-X está previsto só para…. 2024 !!
http://www.prnewswire.com/news-releases/boeing-and-saab-reveal-first-two-aircraft-for-air-force-t-x-competition-300327217.html
Sds.
Lembrando que quando compramos nossos Mirage e F-5, os suecos usavam J-35, depois J-37 e J-39. E nós com os mesmos F-5 e Mirage.
Eles não dormem no ponto.
Conceitualmente o T-X já venceu. O melhor airframe para quem irá mandar seus pilotos para F-35 e F-22; Pequeno e simples. Sem provisionamentos para o cumprimento de CAS e COIN. — Para o Brasil a melhor opção é aquela que a FAB já parece ter definido. Fazer o treinamento avançado no A-29 e mandar os caçadores para esquadrões operacionais de A-29. Ou seja, não usar uma aeronave dedicada e a reação, porém, alongar a experiência do piloto naquela aeronave em situação operacional. Para o Brasil, é perfeito. Se o conservadorismo vencer na FAB, então fico com o l 39 NG… Read more »
Foto do T-X em um ângulo mais favorável para se ver minimamente a parte de trás.
Sds.
http://breakingdefense.com/wp-content/uploads/sites/3/2016/09/IMG_5441-768×418.jpg
Reinaldo Deprera 13 de setembro de 2016 at 16:25
Prefiro um bem bolado com o Aermacchi M-346 em troca do KC-390.
https://www.youtube.com/watch?v=OO8R8Z8Jxro
“Mauricio R. 13 de setembro de 2016 at 16:04”
Eae Colega ?
É por ai, boas suas correções.
Esse mercado de Lift ou AT vai acabar saturado de fornecedores, mas a concorrência faz bem.
A questão é quem vai tocar sem o contrato dos Amis ?
Este já tem pedigree:
A parceria da Alenia é com a Raytheon e o T-100, versão do M-346 Master.
http://www.raytheon.com/capabilities/products/t100/
É meu preferido e a Hilary sabe disso. (rs).
Delfim, acho que você está sobrevalorizando a contribuição da Saab nesta aeronave. Essa aeronave é da Boeing, projetada sob sua liderança e procurando cumprir com requisitos da USAF, não é um projeto sueco…
Pronto, confirmado …. é o preferido da Hilary também (rs).
Simplesmente o melhor, quanto ao 390 …..
Caso a Donna Hrinak estivesse nessa, mas está com a outra ….. Boeing !
Shalom
Segundo o gerente do programa T-X na Saab…. eles teriam usado um novo sistema de construção e montagem de aeronaves pré qualificadas e projetadas em técnicas 3D (exatamente como a Embraer já utiliza) Segundo ele, Ted Torgerson,, a montagem de um cockpit de uma aeronave deste tipo leva até seis semanas. Com as novas técnicas eles conseguiram montar as peças e partes e instalar o cockpit na fuselagem em menos de oito dias.. Nesta mesma entrevista, Darryl Davis da Boeing, cita que a aeronave foi projetada e pode ser posteriormente modificada para receber até DOIS pontos duros em cada asa,… Read more »
https://www.youtube.com/watch?v=b7iEct9i63o