NASM – Centro Steven F. Udvar-Hazy
Existem milhares de museus de aviação espalhados pelo mundo todo, mas nenhum deles é tão grande, possui uma coleção tão diversificada e atrai tanta gente como o Museu do Ar e do Espaço (National Air and Space Museum – NASM) do Instituto Smithsoniano. O museu localiza-se na capital dos Estados Unidos (Washington, D.C.) ente o obelisco e o capitólio, duas atrações mundialmente famosas e conhecidas.
No entanto, o museu possui um anexo ao sul do aeroporto de Dulles que poucos conhecem. Trata-se do Centro Steven F. Udvar-Hazy, inaugurado em dezembro de 2003. Este anexo já é maior do que muitos museus de aviação existentes e sua coleção impressiona não só pela quantidade como pela raridade das aeronaves ali expostas. Só como exemplo o anexo guarda o B-29 Enola Gay, o bombardeiro que lançou a primeira bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima em 1945 (ver fotos abaixo).
A seguir uma coleção de fotos sobre o anexo. A última das fotos é de uma aeronave que está em processo de restauração. Fica o desafio para os leitores do Poder Aéreo. Que aeronave é essa?
Em outros dois posts mostraremos sessões temáticas com aeronaves alemãs e japonês da II Guerra Mundial. Agradecemos imensamente ao Roberto F. Santana pelo envio das fotos.
Essa é fácil.
“Flak-Bait is a Martin B-26 Marauder aircraft that holds the record within the United States Army Air Forces for the number of bombing missions survived during World War II”
P.s : obrigado ao Roberto Santana pelas belas fotos.
Oh inveja de uma visita dessa … rsrsrs
Fantástico, visitei em 2001. No mural sobre história da aviação, faz uma breve menção ao aviador Santos Dumont.
Caro Jota, essa fera aí é o Northrop P-61 BlackWidow um verdadeiro tanque de guerra voador! Era equipado com quatro canhões, quatro metralhadoras, cinco mísseis, e ainda 3.000 kg de bombas convencionais! Esse monstro tinha dois motores de 18 cilindros radial da Pratt & Whitney R-2800 configurados para gerar de 2.400 Hp a 3.400 Hp em condições de combate com injeção de água! A velocidade do monstro atingia 600 m/hora em voo operacional!! Só de pensar no arranque dessa máquina quando começava a corrida de decolagem com a manete toda a frente eu chego a ter um orgasmo! (vai gostar… Read more »
Tenho o livro “todos aviões do mundo” e me lembro que o caça da II guerra que mais me chamou a atenção de cara foi o P-61 BlackWidow.
B-26 Marauder em tres seçõe e mais as asas…
Ninguém comentou nada (ainda) sobre outro avião raro de se ver. O da última foto logo acima de um P-51.
.
Estava na dúvida se era um Fiat ou um Macchi. Como eu sou burro! Está escrito na cauda!
sim, o motor.
Visitei este museu (em DC) em 2013, fantástico, Bombas V-1 e V-2, da WW2, Módulos lunares, etc…..Mas não fui ao anexo do Aeroporto, infelizmente. obrigado pelas fotos……